Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: São Paulo Boat Show 2020

CONEXÃO DE TERRA E ÁGUA

Candidato: Boat Show Eventos
Cliente: Metalu Brasil
Segmento: Serviços
Categoria: Infraestrutura Técnica para Eventos

O São Paulo Boat Show é o maior e o principal evento náutico da América Latina. Em sua 23ª edição, que aconteceu em novembro de 2020, trouxe inovações para se adaptar à nova realidade do mundo, com o objetivo de movimentar e impulsionar, ainda mais, o setor náutico, que chegou a crescer 20% em plena pandemia. 

Respeitando todos os protocolos de segurança e com o apoio do Governo do Estado São Paulo e da Secretária de Turismo, o São Paulo Boat Show saiu do pavilhão e foi realizado, pela primeira vez, em um ambiente aberto, em um dos principais cartões postais da capital paulista, na Raia Olímpica da Universidade de São Paulo, à marginal do Rio Pinheiros.

Estandes conectados a suas embarcações na água, a possibilidade de navegar em um dos cartões postais mais lindos da capital, áreas de conteúdo e experiências que somente o São Paulo Boat Show poderia proporcionar.

Além disso, a edição 2020 do evento foi híbrida, sendo transmitida para o mundo inteiro de um estúdio flutuante da TV Náutica.

O 23º São Paulo Boat Show registrou números expressivos de sucesso. Foram mais de 18 mil visitantes vindos de todas as regiões do Brasil, 57 marcas expositoras, 215 embarcações comercializadas e cerca de R$ 155 milhões em negócios gerados. 

Vídeo

O grande desafio da edição 2020 do São Paulo Boat Show foi transformar a Raia Olímpica da Universidade da USP no palco do maior salão náutico da América Latina, com toda a estrutura necessária para receber mais de 18 mil visitantes em segurança. A organização fez um planejamento especial para implementar toda a infraestrutura náutica em um lugar que nunca havia recebido nenhum evento do tipo. 



Até então realizado no pavilhão, o evento precisou se reinventar, principalmente em se tratando da infraestrutura. A organização criou uma estratégia inédita, incluindo toda a montagem de estandes, áreas comuns, praça de alimentação, estacionamento, bilheteria e ter barcos nas águas da Raia Olímpica, sempre pensando na segurança dos participantes e seguindo os protocolos de saúde.



A universidade foi, desde o início, muito receptiva nas tratativas, entendendo o projeto, o momento e a relevância de uma feira deste porte para trazer benefícios ao local, que ganhou grande visibilidade, principalmente como uma área potencial a ser explorada pelo setor náutico. Além disso, a organização do evento vê uma sinergia nessa associação, uma vez que o Boat Show é o idealizador do projeto “Por Uma Cidade Navegável”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da despoluição e os benefícios de recuperar rios urbanos. A Raia Olímpica da USP fica em frente ao Rio Pinheiros, cuja despoluição está prometida para o final de 2022.

O primeiro passo para a estratégia de infraestrutura do São Paulo Boat Show foi pensar em uma planta que facilitasse a circulação dos participantes, mantendo o distanciamento social e a segurança necessária. A proposta, então, foi deixar toda a montagem do evento sob a responsabilidade da organização. Ou seja, as áreas comuns, espaços para atrações e até mesmo os estandes, que tradicionalmente é montado por cada expositor de sua maneira, foram montados pela organização do evento. Essa foi a forma encontrada para garantir que os protocolos de saúde fossem seguidos.



O local, apesar de ser bem espaçoso e contar com um lindo cenário a céu aberto, precisava ser todo preparado, com a construção de uma estrutura do zero para ser transformado em um salão náutico.  Pensando desde o conforto onde os presentes pudessem ter um estacionamento próximo ao acesso do evento, até a possibilidade de flutuar sob as águas da raia.  



Algumas soluções implementadas:



- Bilheteria com espaço intercalado entre os atendentes e adesivos demarcando o distanciamento social e um acrílico que limitava a interação do cliente com o atendente

- Estandes construídos pela organização todo aberto para garantir a circulação de ar

- Criação de toda uma estrutura náutica, onde estandes em terra se conectavam através de uma passarela de 18m a píeres (balsas flutuantes) que apresentavam embarcações na água de 26 a 50 pés. Fazendo uma  interligação entre terra e água

- Estacionamento implantado para atender ao público, com ajuda da CET, na rua principal de acesso à raia e chancelado pela Maxipark

- Sanitários de alto padrão (com ar condicionado) dispostos ao longo do passeio, facilitando o acesso de todos os visitantes.

- Espaço de alimentação

- Espaços de atrações

- Lounges, criados ao longo do percurso, que serviram como pontos de parada para que os visitantes pudessem acompanhar as atrações ao longo da raia. 

Após meses de trabalho árduo, muita dedicação e cuidado o evento foi entregue, recebendo 57 marcas expositoras e 18 mil visitantes ao longo de seis dias de evento, gerando cerca de R$ 18 milhões em negócios.



As ruas respeitavam os limites exigidos, que tinham seu fluxo de ir e vir todo aberto com estandes dos dois lados. Mesmo com o número do público menor do que o habitual, o São Paulo Boat Show foi um sucesso, recebendo elogios de visitantes e expositores.



Respeitando todas as normas estipuladas por lei, pelo Plano SP e vigilância sanitária, o evento movimentou R$ 155 milhões. Ao todo, foram comercializadas 215 embarcações e os negócios gerados na feira devem refletir pelos próximos três meses para os expositores e, consequentemente, para o segmento em geral.



Os organizadores também se preocuparam com a logística para receber as embarcações, com tamanhos que variam entre 12 e 50 pés (3,6m a 15,2m), vindos de regiões como o interior de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Uma equipe foi dedicada para cuidar dessa parte e garantir a organização e segurança durante a montagem. Além de trazer, pela primeira vez na história da raia, um evento deste porte, com uma infraestrutura jamais vista e com toda segurança que o cenário do País exigia.



A 23ª edição, realizada na Raia da USP, proporcionou, ainda, aos visitantes diversas vivências na água, com mais de 1.000 pessoas praticando atividades náuticas como caiaque, pedalinho, canoa havaiana e vela nas águas da universidade. 



O São Paulo Boat Show 2020 foi aprovado pela reitoria da USP, que recebeu um valor de aluguel da raia, melhorias na estrutura (balizamentos e troca de cabeamento) e preservação do espaço, além da doação de um barco de 18 pés, avaliado em 70 mil e 50% da renda do estacionamento do evento destinada à CEPEUSP.Com isso, somados esses investimentos, o Grupo Náutica, idealizador do evento, espera deixar um legado em torno de R$ 400 mil para a Raia da USP. Neste ano, feira ainda arrecadou mais de 100 mil reais para contribuir com a CUFA (Central Única das Favelas).