Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Responsabilidade Ambiental no transporte terrestre de passageiros

Micro ônibus elétrico

Candidato: SHIFT
Cliente: Bradesco
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Fornecedores para Eventos - Responsabilidade Ambiental

A Shift Mobilidade Corporativa é uma empresa de logística de transporte terrestre de passageiros focada no fretamento eventual e continuo oferecendo todos os tipos de veículo como sedan, blindados, vans, minivans, micro-ônibus, ônibus, veículos híbridos e elétricos. Unimos expertise, tecnologia e comprometimento em todos os serviços que oferecemos, a fim de proporcionar a cada cliente uma experiência única em transporte de passageiros, garantindo segurança, agilidade e economia.
Atendemos em todo território nacional e em mais de 100 países, temos frota própria segurada (veículos e passageiros) e todos nossos serviços são rastreados e monitorados através de um sistema (desenvolvimento próprio) e pelo nosso CCO (centro de controle operacional), 24 horas por dia e 7 dias por semana
Sustentabilidade pelo tipo de serviço prestado é uma das grandes preocupações da Shift, e para tanto, além dos processos e procedimentos que são dados aos veículos para diminuir a emissão de gases e poluentes nos preocupamos também com ações pontuais dentro da nossa sede para colaborar com os resíduos (programa de reciclagem) e baixa geração de lixo (não utilizamos copos plásticos dentro da nossa sede, cada colaborador possui a sua garrafa de água e caneca para café).

Vídeo

Desafio – Oferecer ao Banco Bradesco uma solução para transporte de colaboradores dentro da sede (Cidade de Deus), entre os prédios administrativos, eliminando a emissão de CO2 e fumaça preta

Nos preocupamos com o meio ambiente e, em pequenas atitudes, a Shift minimiza de maneira significativa o impacto de suas atividades na natureza, como por exemplo, utilizar água de reuso para lavagem diária dos veículos e combustível limpo, como Biodiesel e Etanol. Toda frota de micro e ônibus possuem motores “Euro 5” menos poluentes e agressivos à natureza.

Para esse desafio oferecemos ao Banco Bradesco veículos elétricos (4 micro ônibus Volare Access Elétrico) que realizam viagens circulares de segunda a sexta feira das 06:30 as 18:30 dentro da Cidade de Deus (sede administrativa)

Somos responsáveis também pela manutenção e carregamento dos veículos e para tanto possuímos pontos de carregamento (totens) dentro de nossa estrutura e na estrutura do cliente para maior comodidade e logística assertiva

A motorização elétrica ou de fontes de energia renováveis é essencial para o futuro da mobilidade. A escolha pelo micro ônibus elétrico se deu pelos diferenciais do produto: É um veículo moderno, sem emissão de gás carbônico, óxido de nitrogênio, nem da fuligem dos veículos tradicionais movidos a Diesel, confortável e de tamanho compacto, entre vários outros atributos

Os micro-ônibus elétricos, por terem piso baixo, torna mais fácil, ágil e seguro o embarque e o desembarque dos passageiros, inclusive pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A suspensão pneumática dianteira e traseira “Full Air”, com seis bolsas, e o sistema de rebaixamento de 70mm reduzem significativamente as vibrações transmitidas pelo pavimento, proporcionando a todos os passageiros um rodar suave e confortável.

Cada veículo elétrico roda em média 163 KM/dia totalizando em sua operação 3260 km/mês, considerando que utilizamos para a operação 4 veículos elétricos temos no total 13.040 km rodados/mês

Caso a operação fosse realizada com veículos a combustão teríamos como total 29,73Ton CO2/ano (seriam necessárias 213 mudas de arvores para compensar essas emissões)

Com essa grande atitude implementando veículos 100% elétricos, com zero % de poluição, atendemos a expectativa do Bradesco oferecendo um serviço de qualidade aliado a sustentabilidade reforçando cada vez mais os ODS’s para o Bradesco e para a Shift

Galeria de Fotos

A linha de atendimento para transporte de funcionários dentro da Cidade de Deus (sede administrativa) foi implantada em 2018 considerando 3 microônibus elétricos (Access Volare) para deslocamento interno entre os prédios administrativos (Portaria Vila Yara, Unibrad, Prédio azul, Portaria Bussocaba, Predio Prata, Predio Cinza, Portaria W. Bras, Prédios brancos).

Para maior comodidade, conforto e agilidade nos percursos, com a maturação da linha foi identificado que seria necessário um quarto veículo que foi atendido mantendo assim a linha com esse número de veículos considerando o transporte de todos os colaboradores usuários do serviço.

A Shift juntamente com a BYD realizou a instalação de pontos de carregamento dos veículos (abastecimento elétrico) e foi ministrado um curso para os motoristas e coordenadores envolvidos em toda logística para operação dos equipamentos e cumprimento de SLA’s, preservação e manutenção

Atingimos as expectativas em todos os níveis, tanto na redução de CO2 dispendidos dentro da sede administrativa, ruídos sonoros (diminuição significativa) e satisfação dos usuários pelo tempo de espera nos pontos e pela qualidade dos veículos (ar-condicionado, pontos para carregamento USB, previsão de chegada do veículos real time, conforto e rapidez)

Galeria de Fotos

Pelo nível de satisfação dos usuários e feedbacks da gestão do Banco Bradesco entendemos que o projeto atingiu 100% das expectativas na eliminação de CO2 dentro da sede administrativa quanto na experiência do usuário.

Como diferencial foi levado em consideração alguns valores agregados aos veículos e na operação como:

- Duas portas urbanas com sistema de segurança door brake

- Poltrona dos passageiros City Confort com cinto de segurança e encosto de cabeça

- Um posto para pessoa portadora de deficiência

- Rampa de acesso para cadeira de rodas - Acessibilidade

- Pega mão no teto em tubo de aço encapsulado

- Ar-condicionado de teto com capacidade de 85.000 BTU/h

- Sirene de marcha ré com interruptor no painel

- Tomada 12v no painel do motorista

- Iluminação do teto em LED

- Itinerário eletrônico na dianteira

- Câmeras 360 graus

- Keyless

- Contador de passageiros

- Câmeras embarcadas

- Telas com informativo de paradas, rota e publicidade do banco

 

O sucesso na operação já refletiu a longo prazo pois o contrato para prestação de serviço com veículos elétricos foi estendido para 5 anos.