Em um momento desafiador em todos os setores da economia, especialmente no de eventos, o São Paulo Boat Show se reinventou de maneira jamais vista. Após muitas reuniões e pesquisas de interesse com apoiadores e expositores, decidimos manter a realização do maior evento náutico da América Latina em 2020, mas desta vez ao ar livre, com barcos lado a lado na água, na raia olímpica da USP.
Seguindo uma estratégia pensada com muita cautela e respeitando os protocolos estabelecidos pela secretaria de saúde, como sinalização para manter o distanciamento social, distribuição de álcool gel, uso obrigatório de máscaras, medição de temperatura e controle da quantidade do público, o evento registrou boas perspectivas econômicas e na geração e manutenção de milhares de empregos para o setor. Afinal, nosso grande objetivo sempre foi, além de levar entretenimento para as famílias dos amantes do mundo náutico, impulsionar o crescimento desse mercado.
O São Paulo Boat Show 2020 recebeu aproximadamente 18 mil pessoas (até 1.990 pessoas simultaneamente) e movimentou R$ 155 milhões. Ao todo, foram comercializadas 215 embarcações e os negócios gerados na feira devem refletir pelos próximos três meses para os expositores e, consequentemente, para o segmento em geral. Isso inclui, principalmente, empregabilidade para os profissionais do setor, já que a cada nova embarcação vendida, a cadeia náutica emprega 5 pessoas diretamente e 3 indiretamente. Ou seja, a cada mil unidades construídas são 8 mil empregos diretos e indiretos, e 120 mil empregos em todo o Brasil, incluindo marinas, lojas, serviços e assistências técnicas.
Propor uma nova percepção do evento para que os participantes se sentissem seguros foi um grande desafio, mas atingimos o público de todas as regiões do Brasil, do Sul ao Norte. Para isto, precisávamos oferecer muito mais do que a exposição tradicional, apostando em atrações paralelas, conteúdo e, principalmente, na experiência do visitante que, além de conhecer as novidades em embarcações, participou de atividades náuticas como caiaque, pedalinho, canoa havaiana e vela nas águas da universidade.