Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: ABCasa Pocket Show

uma versão compacta das principais feiras profissionais do setor: ABCasa Fair e Natal, Festas & Parq

Candidato: ABCasa
Cliente: ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa & Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas...)
Segmento: Eventos
Categoria: Feira e Salão B2B

A ABCasa – Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores, foi criada em setembro de 2016, quando um grupo de empresários se reuniu com o objetivo de estimular o setor de artigos para casa e decoração e representar os interesses de seus associados, além de oferecer um olhar de 360 graus para toda a cadeia envolvida, de forma prática e transparente.
Com duas edições anuais, a ABCasa realiza a ABCasa Fair (Edição em Fevereiro e Agosto) um evento B2B exclusivo para lojistas e profissionais do setor, além da edição anual da ABCasa Natal, Festas e Parques (Edição: Maio)


ABCASA POCKET SHOW:
Criada pela ABCasa como uma inciativa de impulsionar a retomada do setor em meio ao cenário de pandemia no ano de 2020 (COVID-19), a feira foi um evento inédito. 

Em um formato mais compacto e intimista, a ABCasa Pocket Show teve como seu maior objetivo levar grandes oportunidades de negócios para expositores, lojistas, decoradores e demais profissionais do setor.
De 19 a 22 de outubro de 2020, o público visitante pode conferir lançamentos e tendências de + de 80 expositores dos segmentos de Decoração,Presentes, UD, Festas, Flores, Têxtil e Natal.

Assim como nas demais feiras realizadas pela ABCasa, a feira contou com um rigoroso processo de qualificação do público, garantido que ele fosse formado apenas por profissionais do setor. Visitantes de todo o país marcaram presença no evento.

A ABCasa Pocket Show seguiu todos os protocolos de segurança contra o COVID-19 estabelecidos pelo Governo de São Paulo e pelos órgãos de saúde, garantindo a segurança de visitantes, expositores, organizadores e prestadores de serviço.
 

Vídeo

Briefing: Criar um evento físico B2B, tendo como base uma versão mais compacta da feira anual ABCasa Fair, em meio a melhoria dentro do cenário de pandemia que vivenciamos na época. Um evento que garantisse a segurança de todos os participantes, mas que fosse capaz de suprir a demanda do momento: reunir lojistas e fornecedores em um lugar para negociação e fechamento de compras que garantisse o abastecimento das lojas após meses sem renovação.



Metas: Criar e gerenciar um evento seguro, seguindo os protocolos de saúde contra a COVID-19 e gerando oportunidades de negócios para lojistas e fornecedores dos setores de decoração, presentes, papelaria, utilidades domésticas, festas, flores e têxtil que ficaram mais de 6 meses estagnados devido à pandemia. O grande objetivo da ABCasa Pocket Show foi ser o primeiro evento da retomada do setor de casa e decoração a oferecer um ambiente responsável e com protocolos em que profissionais de todo o país pudessem voltar a comprar para as suas lojas e escritórios e em que fabricantes e importadores conseguissem voltar a vender, fazendo com que a cadeia de produção, atacado e varejo do setor girasse. Por isso, suas principais metas eram garantir variedade de fornecedores (expositores) para todos os setores, atrair um público visitante qualificado para compras em atacado e oferecer um evento totalmente de acordo com os protocolos da época.



Objetivos propostos pelo contratante: Evento de negócios B2B, com expositores de todos os setores que a ABCasa abrange. Uma versão mais compacta da ABCasa Fair, focada em vendas, que seguisse todos protocolos de segurança contra COVID-19 para montagem, realização do evento e desmontagem. Além de entregar uma feira 100% em conformidade com os órgãos sanitários, o compromisso da ABCasa Pocket Show foi reativar o mercado e facilitar as negociações presenciais entre compradores e fornecedores após meses de estagnação. O foco era incentivar a renovação dos estoques das lojas brasileiras, que no começo da pandemia tiveram dificuldades para se renovar, gerando baixa nas vendas

Desenvolvimento:  Levantamento dos protocolos disponíveis na época para realização de eventos B2B de médio e grande porte para adaptação da estrutura, montagem e organização da ABCasa Pocket Show, seguindo as regras estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. O público visitante também 



Estratégias: Apresentação do projeto ABCasa Pocket Show para os expositores através do time comercial, indicando o novo formato e as oportunidades de negócios trazidas por esse novo evento. O mesmo trabalho foi realizado com fornecedores para a padronização dos protocolos e conscientização sobre as regras a serem seguidas por todos os profissionais que trabalhassem durante a montagem, realização e desmontagem. Para os visitantes, trabalho pré-feira para informá-los sobre um evento seguro, o primeiro do ano e único do setor a ser realizado com o respaldo do Governo, que movimentaria o mercado e auxiliaria no reabastecimento das lojas do setor de todo o Brasil.



Desafios: Organizar e gerenciar um evento com total segurança desde o visitante, expositor e staffs, além de transparecer um ambiente seguro a todos e atrair a visitação para o evento físico na ABCasa Pocket Show. Tudo isso em meio a adaptações de estrutura e economia de gastos para viabilizar a realização do projeto.



Soluções:  Evento com distanciamento mínimo de 1,5 de distância, aferição de temperatura, totens de álcool em gel, praça de alimentação isolada e com distanciamento, equipe médica/ambulâncias preparada para atendimento, estandes mais abertos para circulação de ar e corredores mais largos com sinalização do trajeto para os visitantes. 

 

A ABCasa Pocket Show cumpriu suas metas, reunindo 80 expositores e por volta de 15 mil visitantes, divididos entre os 4 dias de realização. Fomos o único evento de casa e decoração a ser realizado em 2020. Com relação aos fornecedores e organizadores, a feira gerou mais de 3.459 de empregos diretos, entre representantes, expositores, montadores e prestadores de serviço.



Os visitantes da ABCasa Pocket Show (63,5% mulheres e 36,5% homens) foram representantes de lojas, decoradores e arquitetos oriundos de 1.533 cidades brasileiras. Entre eles, 67,1% eram varejistas, 7,1% eram lojas de departamentos, 4,4% distribuidores, 1,5% bares e restaurantes e 1,2% arquitetos e designers de interiores.



A feira também foi protagonista em diversos veículos de comunicação como O Globo, Revista Varejo Brasil, Revista Use, Revista Papelaria, Portal Radar, Portal ABC Paulista, Gazeta Brasília, Gazeta da Semana, Info Feiras, Revista Varejo e Portal Eventos, além de ter contado com o apoio institucional de entidades como  ABEAR, SPCVB (São Paulo Convention e Visitors Bureau) e a Visite São Paulo.