Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: UIA2021RIO EXPO

Um projeto integrado ao 27º Congresso Mundial de Arquitetura. Aproximando ainda mais sua marca dos g

Candidato: VMS Eventos
Cliente: VMS Eventos
Segmento: Eventos
Categoria: Feira e Salão B2B

Com a mudança do 27º Congresso Mundial de Arquitetura para o modelo virtual, nós da UIA 2021RIO EXPO, a feira oficial do projeto, precisamos dar um 360º nas ativações.

Como transformar uma feira em um projeto muito maior que uma ativação virtual?

Nasceu então uma nova EXPO. Iniciamos criando uma loja conceito no CasaShopping, o maior shopping do setor na America Latina, 

Nele realizamos todas as ativações de divulgação da UIA2021RIO EXPO e dos nossos parceiros. Tudo com a garantia de visibilidade para o mesmo público que abraçou a ideia de realização do maior evento de Arquitetura do mundo aqui no Brasil. 

Foram varias formas de ativar. No Conversa com Especialista, as marcas promoveram, através talks, a exposição de seus produtos aos profissionais de Arquitetura e Design.

Tudo isso em um ambiente preparado para receber até 15 convidados em plateia, equipado com sistema áudio visual e seguindo todos os protocolos sanitários. O projeto  proporcionou um canal de comunicação direto com os especificadores do setor. Para aumentar o engajamento da campanha e atingir o grande público, esse conteúdo foi gravado e editado e disponibilizado em nossas plataformas digitais. Além do conhecimento, a experiência é um fator muito valorizado pelos clientes. Pensando nisso, idealizamos, na loja conceito da EXPO, uma área de aproximadamente 100m2 para receber a exposição de produtos de empresas participantes, em espaços destacados de 9m2  destinados a cada parceiro. Para engajar no mundo digital, juntamos um time de qualidade, todos especializados nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Construção e Design, os EMBAIXADORES DIGITAIS, para participar de grandes encontros em nossa loja conceito. Conversas descontraídas e super engajadas sobre as novidades do universo profissional e do mundo digital, engajando também seus milhares de seguidores. Na parte frontal da loja conceito, estava o espaço da EXPO ART, que ofereceu aos visitantes uma experiência ideal e segura para apreciarem as exposições em cartaz. Criamos no mundo digital o EXPO COMPARTILHA, Série de entrevistas com personalidades da área e expositores, compartilhando as novidades para o canal EXPO TV no Youtube, o Podcast da EXPO. Criação de conteúdos mensais com debates sobre os temas relevantes dentro da cadeia da arquitetura, design, engenharia e construção civil.
Para fechar com chave de ouro, criamos uma plataforma virtual exclusiva , para divulgação dos conteudos criados e stand virtuais.

Vídeo

Galeria de Fotos

Desafio:

Foram 3 anos de muitos desafios. O setor de eventos precisou evoluir 30 anos em 3.

O resultado foi além do esperado o que não seria possível sem o pensamento fora da caixa, receber o desafio de reestruturar uma feira para um evento múltiplo devido aos problemas do momento não foi fácil. 

Solução : 

Com muita energia surgui uma nova EXPO, um projeto que tinha como grande objetivo ocupar a cidade e o mundo na forma presencial e digital. Uma serie de ativideades que vamos listar agora : 

CONCURSO MASCOTE EXPO : Lançamos um concurso, para iniciar essa nova fase materializando uma ideia de projeto e dando um start nas ativações. Quando a gente lançou o Concurso Mascote, a gente não esperava tanta criatividade. E, nesse mar de ideias, nasceu o Kuia, criado pelo Heiron Douglas, estudante de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Estadual de Goiás. Kuia é uma ave João-de-Barro, muito conhecida em grande parte do Brasil e da América Latina. O pássaro destaca-se por sua perspicácia ao escolher onde e como construir – e por que não dizer “arquitetar”– o seu ninho de barro. Essa ave também é chamada de Uiracuiar – nome de origem tupi-guarani que combina as palavras “Gwirá” (pássaro) e “Ku’ya”(abrigo), que deu nome ao nosso mascote e também tem, em sua grafia, o nosso UIA. E na composição, o Kuia ainda foi apresentado com um copinho de café e uma maquete de seu ninho nas mãos, ou seja, bem arquiteto.

Webinars : Com o adiamento da EXPO para 2021, e manter as marcas em evidencia, lançamos uma série de webinar com diversos conteúdos técnicos e uma programação voltada à apresentação e debate sobre materiais, produtos e serviços, aplicáveis ao universo da cadeia da construção civil.

O projeto aconteceu de julho  dezembro de 2020 no canal do Youtube EXPO TV.



Compartilha Expo : Série de entrevistas com personalidades da área e expositores, compartilhando as novidades para o canal EXPO TV no Youtube.



PODCAST EXPO:  SER MULTIPLATAFORMA PARA CHEGAR AO CLIENTE EM TODOS OS MOMENTOS, PODCAST da UIA2021RIO EXPO em parceria com a ARQUICAST. Criação de conteúdos mensais com debates sobre os temas relevantes dentro da cadeia da arquitetura, design, engenharia e construção civil. Foi ao ar de novembro 2020 a junho 2021. 



LOJA CONCEITO EXPO : A casa do conhecimento do projeto, Nosso espaço conceitual, localizado no CasaShopping, um dos principais shoppings de decoração do Brasil, foi  o ponto de partida das nossas ações. Nele realizamos todas as ativações de divulgação da UIA2021RIO EXPO e dos nossos parceiros. Tudo com a garantia de visibilidade para o mesmo público que abraçou a ideia de realização do maior evento de Arquitetura do mundo aqui no Brasil.  As ações presenciais receberão um pequeno grupo de convidados, pensados estrategicamente para que as marcas dos parceiros da UIA2021RIO EXPO conseguissem atingir seus especificadores.



EMBAIXADORES DIGITAIS : BUSCA PELOS MELHORES INFLUENCIADORES DE CADA SETOR PARA AUMENTAR O ALCANCE DO PROJETO, Com o objetivo de ser múltiplo e com as dificuldades do novo normal, entendemos a necessidade de juntar um time de qualidade nas redes sociais, influenciadores nichados, todos especializados nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Construção e Design, para participar do nosso projeto.

Conversas descontraídas e super engajadas sobre as novidades do universo profissional e do mundo digital, além de promoções e eventos culturais nos ajudaram a chegar no nosso objetivo de engajar os milhares de seguidores e por consequência o alcance da UIA2021RIO EXPO.



EXPO VIRTUAL : Criação de uma platafonma para divulgação das palestras e um espaço para o stand do parceiros. 

Galeria de Fotos

A UIA2021RIO EXPO é a Feira oficial do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, promovido pela UIA – União Internacional de Arquitetos e realizada pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil com apoio de todas as principais associações e sociedades ligadas a Arquitetura.

 

Pela primeira vez realizada no Brasil, originalmente prevista para acontecer no ano de 2020 e agora confirmada para julho de 2021 no Rio de Janeiro.

 

São mais de 10.000 m2 e com expectativa de 15 mil visitantes por dia.

 

Uma Feira diferente de tudo que existe no Brasil !



A UIA2021RIO EXPO é o espaço de encontros, de relacionamento, da concretização dos negócios, de conteúdo e também dos bons momentos, onde entre apresentações artísticas e culturais permearão as ativações de marcas.

 

Nada aqui é óbvio, não espere encontrar apenas com estandes da forma que vê por aí.

 

Aqui tudo foi e vem sendo pensado para maximizar os negócios e os encontros.



Buscamos ser o mais  analíticos possivel, 



Um projeto integrado ao 27º Congresso Mundial de Arquitetura. Aproximando ainda mais sua marca dos grandes nomes da Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design.



Desenvolvemos uma série de atividades digitais,  para exposição de produtos de nossos parceiros em formato de stands, divulgação de projetos inovadores, realização de palestras, debates, lives musicais, exposições em 360º, áreas destinadas as entidades de classe e membros da UIA de todo o mundo.



Aumentando o alcance do projeto e tornando a EXPO um ponto de chegada de tudo que será discutido de forma digital  até julho 2021.

Acessos na Plataforma, Captação de e-mail, telefone e origem dos visitantes.

Arena do conhecimento, Realização de 15 edições de Webinar em nosso canal do Youtube com média de 600 a 1000 pessoas de audiência simultânea , totalizando mais de 40 mil visualizações.

Embaixadores Digitais, conteudos mensais de embaixadores digitais do projeto. 

Stands Virtuais, Espaço para exposição de marcas , produtos e promoções dos parceiros expo .

Exposições 360º, espaço virtual interativa destinado para exposições de arte .

Promoções: Ações promocionais pensando nas necessidades de ativação dos clientes. 



Durante o ano de 2021 :  



CONCURSO MASCOTE EXPO : Lançamos um concurso, para iniciar essa nova fase materializando uma ideia de projeto e dando um start nas ativações. Quando a gente lançou o Concurso Mascote, a gente não esperava tanta criatividade. E, nesse mar de ideias, nasceu o Kuia, criado pelo Heiron Douglas, estudante de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Estadual de Goiás. Kuia é uma ave João-de-Barro, muito conhecida em grande parte do Brasil e da América Latina. O pássaro destaca-se por sua perspicácia ao escolher onde e como construir – e por que não dizer “arquitetar”– o seu ninho de barro. Essa ave também é chamada de Uiracuiar – nome de origem tupi-guarani que combina as palavras “Gwirá” (pássaro) e “Ku’ya”(abrigo), que deu nome ao nosso mascote e também tem, em sua grafia, o nosso UIA. E na composição, o Kuia ainda foi apresentado com um copinho de café e uma maquete de seu ninho nas mãos, ou seja, bem arquiteto.

Webinars : Com o adiamento da EXPO para 2021, e manter as marcas em evidencia, lançamos uma série de webinar com diversos conteúdos técnicos e uma programação voltada à apresentação e debate sobre materiais, produtos e serviços, aplicáveis ao universo da cadeia da construção civil.

O projeto aconteceu de julho  dezembro de 2020 no canal do Youtube EXPO TV.



Compartilha Expo : Série de entrevistas com personalidades da área e expositores, compartilhando as novidades para o canal EXPO TV no Youtube.



PODCAST EXPO:  SER MULTIPLATAFORMA PARA CHEGAR AO CLIENTE EM TODOS OS MOMENTOS, PODCAST da UIA2021RIO EXPO em parceria com a ARQUICAST. Criação de conteúdos mensais com debates sobre os temas relevantes dentro da cadeia da arquitetura, design, engenharia e construção civil. Foi ao ar de novembro 2020 a junho 2021. 



LOJA CONCEITO EXPO : A casa do conhecimento do projeto, Nosso espaço conceitual, localizado no CasaShopping, um dos principais shoppings de decoração do Brasil, foi  o ponto de partida das nossas ações. Nele realizamos todas as ativações de divulgação da UIA2021RIO EXPO e dos nossos parceiros. Tudo com a garantia de visibilidade para o mesmo público que abraçou a ideia de realização do maior evento de Arquitetura do mundo aqui no Brasil.  As ações presenciais receberão um pequeno grupo de convidados, pensados estrategicamente para que as marcas dos parceiros da UIA2021RIO EXPO conseguissem atingir seus especificadores.



EMBAIXADORES DIGITAIS : BUSCA PELOS MELHORES INFLUENCIADORES DE CADA SETOR PARA AUMENTAR O ALCANCE DO PROJETO, Com o objetivo de ser múltiplo e com as dificuldades do novo normal, entendemos a necessidade de juntar um time de qualidade nas redes sociais, influenciadores nichados, todos especializados nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Construção e Design, para participar do nosso projeto.

Conversas descontraídas e super engajadas sobre as novidades do universo profissional e do mundo digital, além de promoções e eventos culturais nos ajudaram a chegar no nosso objetivo de engajar os milhares de seguidores e por consequência o alcance da UIA2021RIO EXPO.



EXPO VIRTUAL : Criação de uma platafonma para divulgação das palestras e um espaço para o stand do parceiros. 













 

Tivemos resultados superlativos que são demonstrados em números:



RESUMO EXPO: 

65 EXPOSITORES,  32 k LEADS QUALIFICADOS, 27 EVENTOS PRESENCIAIS, 120 HORAS DE CONTEÚDO,  3 Mi IMPACTO MÍDIAS SOCIAIS,  15 AÇÕES PROMOCIONAIS, 7 PROJETOS CULTURAIS.



Social Media 



INSTAGRAM

17 K

397 Postagens

497 k Contas alcançadas 



Youtube 

312 K Visualizações

580 k Impressões

3 k Inscritos 





CONCURSO MASCOTE EXPO

120 INSCRITOS

2 k VOTOS

1 k MASCOTES FABRICADOS



WEBINARS

17 EPISÓDIOS

45 k VIEWS

2,5 k EXPECTADORES SIMULTÂNEOS



COMPARTILHA EXPO

17 EDIÇÕES

45 k VIEWS

2,5 k ACESSOS ÚNICOS POR EPISÓDIO



PODCAST EXPO

7 EDIÇÕES

22 k OUVINTES



LOJA CONCEITO EXPO

35 conversas com especialista

04 exposições 

50 citações na mídia 

3500 visitantes 



Embaixadores digitais 

20 Embaixadores convocados

100 k média de seguidores por embaixador

60 ações promocionais 

2 Mi pessoas impactadas



Expo Virtual 

65 Expositores 

32 Palestras 

8 k Visitantes Cadastrados 

1 k de visitas por stand 

2 k de média de check in/ ou por palestras; 

27 países cadastrados

50 Horas de conteúdo 



Mídia, Mais de 300 citações na mídia nacional e internacional.