Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Expofeira Pelotas 2020

Expofeira Pelotas

Candidato: Agência Esfera
Cliente: Associação Rural de Pelotas
Segmento: Eventos
Categoria: Feira, Exposição, Salão e Mostra B2C

A Expofeira Pelotas é um evento muito tradicional na região, e possui um público fidelizado que sempre aguarda com entusiasmo a sua realização.

Em sua 94ª edição, a feira aconteceu pela primeira vez em formato digital, em uma plataforma totalmente responsiva e intuitiva. Mantendo seus pilares, foi possível proporcionar interação para os visitantes, estimular o contato e a realização dos negócios.

Devido à pandemia, foi necessário adaptar toda a variedade de atividades habitualmente realizadas para que acontecessem online.

Assim, a feira contou com diversas áreas: o Parque de Exposições, que foi simulado em um ambiente 3D, com o intuito de os participantes se sentirem familiarizados, incluindo todos os espaços necessários para as dinâmicas; auditórios; hall institucional; centro de convenções; arenas para shows, leilões e julgamentos.

A Expofeira Pelotas oferece toda essa gama de ações e atividades citadas acima, que, para além do caráter comercial, se voltam a entretenimento, informação e conhecimento, sendo uma referência para o setor do agronegócio.
 

Vídeo

Galeria de Fotos

1. BRIEFING



1.1. Proporcionar a primeira edição digital do evento, de modo inovador e em uma plataforma intuitiva, possibilitando interação, contato facilitado e relações comerciais.



2. METAS E OBJETIVOS



2.1. Criar uma nova experiência para o evento, sem perder sua essência.

2.2. Ser o maior evento digital do Sul do Brasil.

2.3. Foco comercial, para a realização de novos negócios.



3. DESAFIO



3.1. Ineditismo de transformar em formato digital uma das feiras mais tradicionais da região, que aconteceram sempre de forma física.

3.2. Com a pandemia, foi preciso pensar em como adaptar de modo eficiente toda a variedade de atividades para acontecerem de forma online.

3.3. Desenvolver um espaço virtual que pudesse integrar as atividades em seus formatos já adaptados.

3.4. Prazo de 60 dias para captar patrocínios, desenvolver todos os materiais de comunicação e a plataforma, e pré-produzir as lives.

3.5. Aumentar o número de negócios fechados.

3.6. Manter a fidelização e a atenção do público mediante o novo formato do evento.

Para a criação da plataforma exclusiva com ambiente 3D simulando o Parque de Exposição, foi necessário pensar em como distribuir de maneira adequada todos os espaços do evento, com eficiência em suas funcionalidades.



1. ESPAÇOS DESENVOLVIDOS



1.1. Área de Informações - atendimento de visitantes, agenda do evento e anúncios de patrocinadores. 

1.2. Centro de Convenções para a Realização da Conferência Rural (palestras, concursos, seminários).

1.3. 05 auditórios distintos no total, com programação simultânea. Foram 238 atividades realizadas em 08 dias de evento.

1.4. Pista de Julgamentos de animais.

1.5. Pavilhão de Leilões - realizados em formato de live, com interação via telefone.

1.6. Arena de shows com apresentação de artistas regionais.

1.7. Pavilhão de exposição de estandes - ao todo, foram 22 estandes de categorias Diamante, Ouro e Prata, com exposição de conteúdo por vídeo, texto, imagens, captação de mailing e interação via WhatsApp. 

1.8. Hall Institucional - Informações sobre a Associação Rural de Pelotas 

O setor de eventos foi um dos mais impactados em 2020, e certamente a migração para o formato digital trouxe muitos desafios no início.



Com a 94ª Expofeira Pelotas, esse desafio foi ainda maior, pois se trata de um evento já  consolidado com uma longa tradição. Os números confirmam o sucesso da edição, mas um dos mais importantes diz respeito aos acessos.



Ao todo, foram 6.300 cadastrados no ambiente digital e a feira atingiu o maior alcance registrado, com participantes dos mais diversos estados do Brasil.



No Centro de Convenções, os encontros aconteceram em cinco auditórios com programação simultânea, promovendo mais de 230 atividades em oito dias de evento. 

 

A plataforma da 94ª Expofeira Pelotas teve 55 mil acessos durante o período, gerando uma alta de 40% de vendas nos leilões, em comparação à edição física de 2019.



O retorno por parte dos participantes foi positivo, com alto nível de engajamento durante as atividades que, mesmo realizadas de forma totalmente remota, mantiveram o entretenimento do público.