Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Summit Firjan IEL + Festival Futuros Possíveis 2020

Candidato: IEL
Cliente: Firjan IEL
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Técnico-Científico

Todo ano, a Casa Firjan realiza dois importantes eventos: o “Summit Firjan IEL”, focado nos desafios do hoje, com temáticas de gestão, produtividade e inovação; e o “Festival Futuros Possíveis”, que traz reflexões dos desafios do futuro, tanto para as empresas quanto para a sociedade.   
Os dois projetos chegaram às suas terceiras edições unidos para engajar o público em uma narrativa instigante que começou nos desafios e tendências do hoje e foi até as provocações sobre os futuros.
A Casa Firjan funciona como um núcleo de empreendedorismo e inovação, com cursos alinhados às novas exigências do mercado de trabalho, e também como um ambiente de debate e elaboração de políticas públicas. A Firjan IEL impulsiona o desenvolvimento da indústria fluminense e inspira as lideranças empresariais a vivenciarem os mais atuais métodos de Gestão, Produtividade e Inovação.
Somos um espaço comprometido em refletir e criar proposições e soluções para os desafios da nova economia numa sociedade em transformação.
Em quatro dias de evento, reunimos 24 palestrantes, em mais de 15 palestras (nacionais e internacionais), painéis, atividades e oficinas. Os três primeiros dias contaram com quatro horas de conteúdo cada, sempre entre 16h e 20h, e o quarto dia foi todo dedicado às atividades práticas, como oficinas gratuitas. Ao final de cada dia, uma experiência imersiva dentro das novas propostas de interação virtual, encerrava as atividades diárias.

Vídeo

Galeria de Fotos

OBJETIVO

O projeto “Summit Firjan IEL + Festival Futuros Possíveis” tem um grande objetivo:

“Provocar reflexões e sensibilizar líderes e profissionais sobre as características do contexto atual e sobre o futuro das empresas, da sociedade e dos indivíduos demonstrando as oportunidades em Gestão, Produtividade e Inovação.”                 

Além de gerar insights para aperfeiçoamento e adequação do nosso portfólio, alguns dos outros propósitos da realização destes eventos são:

- Disseminação do conteúdo produzido pela Casa Firjan, como reports, jogos e oficinas,  dossiês e artigos;

- Dar visibilidade e gerar leads para os produtos do portfólio da Firjan IEL​;

- Atrair novos públicos para a Casa Firjan.

 

PÚBLICO ALVO

As edições anteriores dos eventos aconteceram separadamente, e nosso público alvo era distinto para cada um dos projetos. O desafio de unir diferentes temas, ao planejar os dois eventos com uma identidade já própria, veio atrelado à dificuldade de unir também os públicos-alvo específicos de cada projeto.

A programação foi pensada para que o público empresarial pudesse conhecer os temas de futuro e aproximas os especialistas às temáticas desenvolvidas pela Firjan IEL.

Público-alvo principal:

Profissionais especialistas, empreendedores, empresários e executivos, líderes sindicais, colaboradores.

Público-alvo secundário:

Pesquisadores e acadêmicos, curiosos culturais, autoridades do setor público, autoridades do terceiro setor, profissionais Jr., makers/desenvolvedores, jovens de 12 a 24 anos, educadores, influenciadores, comunidade do bairro de Botafogo, ao redor da Casa Firjan.

 

PROGRAMAÇÃO

O evento aconteceu dias 24, 25, 26 e 27 de Novembro de 2020, terça a sexta, das 16h às 20h.

Os três primeiros dias de programação foram de palestras e painéis, sempre gratuitos. O último dia contou com atividades extras e oficinas.

O conteúdo foi pensado individualmente, para consumo pós-evento. Assim, cada palestra recebeu um link de transmissão único e não existiu um vídeo completo de cada dia, com quatro horas de duração. O desafio para operar essa escolha foi diminuir, ao máximo, o intervalo entre uma palestra e outra, que não chegou a dois minutos.

A programação contou com convidados nacionais e internacionais. Em função disso, realizamos tradução simultânea do conteúdo para garantir a acessibilidade de todos os públicos.

Todos os dias contaram com uma experiência imersiva, oferecida ao público, ao final da última palestra. Essa atividade foi operacionalizada em parceria com uma Cia de Teatro, Pequeno Ato. Para dinamizar a ação, a experiência era conduzida na plataforma Zoom.

O último dia de programação foi todo idealizado pela Casa Firjan, em salas individuais para cada oficina, também oferecidas pelo Zoom.

Não houve pagamento para a grande maioria dos palestrantes, que apesar de seu prestígio, aceitaram participar de forma gratuita do evento.

 

SINAIS FORTES: LIDERANÇA PARA O FUTURO | DIA 01

AS EMPRESAS COMO SISTEMAS VIVOS E ADAPTÁVEIS EM CENÁRIOS IMPREVISÍVEIS

Ricardo Guimarães (Fundador e presidente da Thymus)

 

NOVOS IMPERATIVOS DE GESTÃO PARA UM MUNDO TURBULENTO

Yves Morieux (Diretor do BCG Institute for Organization)

 

ÁGIL E DIGITAL: COMO IMPULSIONAR A PRODUTIVIDADE​

Maria Augusta Orofino (Consultora em inovação, metodologias ágeis, liderança e Design Thinking)

Diego Barreto (CFO e VP de Estratégia do iFood)

 

 

PAUSA COM CONTEÚDO: ATENÇÃO PLENA PARA UMA LIDERANÇA CONSCIENTE

Ligia Costa (Instrutora certificada pelo programa SIY)

 

INOVAÇÃO PARA TRANSFORMAR ADVERSIDADE EM OPORTUNIDADE (EN)

Navi Radjou (Criador do conceito de Economia Frugal e consultor de inovação no Vale do Silício)

 

LIDERANÇA EMPÁTICA EM MOMENTOS DE CRISE: CONSTRUINDO CONFIANÇA

Lina Nakata (Cientista de dados do Great Place to Work)

 

 

SINAIS FORTES E SINAIS FRACOS: ESTUDO DE FUTUROS | DIA 02

AS EMPRESAS QUE O FUTURO PRECISA: NOVOS PARÂMETROS PARA OS NEGÓCIOS

Marta Pinheiro (Sócia e diretora da área ASG na XP Inc)

Thomas Eckschmidt (Autor, cofundador do movimento Capitalismo Consciente do Brasil)

Breno Strussmann (Diretor geral na MERCUR S.A)

 

A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DE FUTURO

Riel Miller (Chefe de Letramento de Futuros na UNESCO em Paris)

 

POR QUE PENSAR COMO UM FUTURISTA: ANTECIPANDO CENÁRIOS E SUAS OPORTUNIDADES

Marina Gorbis (Diretora executiva do Institute for the Future)

 

PAUSA COM CONTEÚDO: UM DIA NO FUTURO

Marina Gorbis

CASE EMBRAERX: COMO AS EMPRESAS PODEM APLICAR O PENSAMENTO DE FUTURO EM PRODUTOS E SERVIÇOS

Marco Aurélio Cesarino (Diretor de Produto na EmbraerX)

 

COMO CONSTRUIR FUTUROS PLURAIS ​E DESEJÁVEIS

Bayo Akomolafe (Filósofo e Diretor Executivo da The Emergence Network )

 

MACROTENDÊNCIAS 2021-2022

Carol Fernandes e Isabela Petrosillo (Lab de Tendências da Casa Firjan)

 

SINAIS FRACOS: O FUTURO É ADAPTÁVEL? | DIA 03

QUATRO DIAS EM 2040: COMO NOSSAS VIDAS SERÃO DIFERENTES EM FUTUROS ALTERNATIVOS

Jacques Barcia (Pesquisador do Institute For The Future)

 

PRÉDIOS QUE RESPIRAM E TÊNIS RESPONSIVOS: COMO MUDAREMOS A FORMA DE FAZER E USAR AS COISAS

Yihyun Lim (Diretora no MIT Civic Design Initiative + MIT Design Lab)

Christopher Maurer (Fundador do estúdio Redhouse)

Andrea Piccolo (Diretor geral do think tank Innovation by Design)

 

PAUSA COM CONTEÚDO: REALIDADE AUMENTADA NA PRÁTICA

Thiago Toshio

TECIDOS CULTIVADOS: COMO A BIOTECNOLOGIA TRANSFORMARÁ OS PRODUTOS TÊXTEIS

Hugo Mendes (​Sócio da Biotecam)

 

A TECNOLOGIA REPLICARÁ, INCREMENTARÁ E/OU ROMPERÁ COM A VIDA COMO CONHECEMOS?

Thiago Toshio (Produtor de conteúdo imersivo na GoVision)

Katia Vega (Professora assistente do departamento de Design da Universidade da Califórnia)

André Magnelli (Idealizador, realizador e diretor da instituição de livre estudo, pesquisa, escrita e formação Ateliê de Humanidades)

 

OFICINAS E ATIVIDADES | DIA 04

 

 

DESIGN CIRCULAR: COMO EQUILIBRAR EFICIÊNCIA DE RECURSOS COM OPORTUNIDADES PARA GANHAR MAIS?

 

GESTÃO ÁGIL: DEFINA A ESTRATÉGIA DO SEU NEGÓCIO DE MANEIRA ÁGIL USANDO OKR

 

SERVITIZAÇÃO DE PRODUTOS: ADAPTANDO SEU NEGÓCIO PARA INOVAR E CONQUISTAR CLIENTES

 

JOGO FUTUROS POSSÍVEIS: CONSTRUINDO CENÁRIOS

 

FAB STORMING - 1ª SESSÃO: COMO AS TECNOLOGIAS DE FABRICAÇÃO DIGITAL PODEM TRANSFORMAR AS EMPRESAS

 

MICROSOFT POWER BI: AGILIDADE NA TOMADA DE DECISÃO COM DASHBOARDS​

 

FAB STORMING - 2ª SESSÃO: COMO AS TECNOLOGIAS DE FABRICAÇÃO DIGITAL PODEM TRANSFORMAR AS EMPRESAS

 

Experiência imersiva: FUTUROS POSSÍVEIS

Nesta experiência virtual imersiva e interativa, com direção de Pedro Granato e oferecida através de uma parceria inédita entre o Lab de Tendências da Casa Firjan e o Núcleo Pequeno Ato, os participantes serão convidados a experimentar o poder que suas escolhas têm na construção de diferentes futuros. Durante a interação, viajaremos por algumas décadas, acompanhando mudanças na sociedade.

PANDEMIA x TRANSMISSÃO AO VIVO

Um dos maiores desafios, não somente deste projeto como de vários outros eventos em 2020 foi, sem dúvida, as limitações que a pandemia do Covid-19 impôs. Para evitar seus respectivos cancelamentos, os dois eventos migraram para o ambiente virtual, dando origem a um evento híbrido, sem público presencial, 100% transmitido ao vivo.

O auditório da Casa Firjan se transformou em um grande estúdio, onde foram criados diversos cenários que remetem a alguns espaços icônicos da Casa Firjan, como nossa biblioteca e a Praça Elevada, que é toda revestida em amarelo. O próprio auditório também cedeu seu conjunto de elementos visuais que já é referência na cidade do Rio de Janeiro pelo seu pé direito alto e suas paredes em vidro.

Mesmo sem receber palestrantes presencialmente no Rio de Janeiro (todos os convidados entraram ao vivo, via aplicativo de vídeo), os apresentadores e mediadores dos painéis e palestras estiverem presentes para dar uma unicidade na transmissão. Com isso, também garantimos uma boa qualidade de conexão, som e imagem assegurando a excelência do evento.

Para garantir qualidade de imagem e dar coesão aos diferentes conteúdos, a gravação dos foi realizada ao vivo, da Casa Firjan, por equipe contratada. Este serviço contou com câmeras profissionais, mesa de corte para edição das imagens e toda a operação de luz e som.

A iluminação durante as ações foi toda pensada, uma vez que o evento iniciava às 16h, ainda com iluminação natural, e terminava às 20h, já à noite. Com isso, conseguimos criar uma luz de estúdio que, alinhada ao fornecedor de filmagem, tratou de iluminar todos os participantes, garantindo uma qualidade de imagem final sem qualquer oscilação.

 

OPERAÇÃO  E CENOGRAFIA

Um fornecedor de edição de vídeo foi contratado para criar cartelas animadas para dar movimento ao início e ao encerramento de cada link de transmissão.

Os créditos de todos os participantes também contaram com animação, identificando nome e cargo de cada convidado.

Peças distintas também encerraram cada palestra, direcionando para o próximo conteúdo ou informando a programação do próximo dia.

Com a aquisição do software Vmix, foi possível uma customização da tela de transmissão. Com isso, foram criados vários tipos de leiautes para comtemplar diferentes momentos do evento.

O púlpito recebeu a nova logo da Firjan IEL, garantindo presença de marca nos takes mais corporativos.

Grandes cubos de papel funcionaram como recurso cenográfico para a exposição da marca de maneira leve, permitindo alguns diferentes arranjos, dependendo da quantidade utilizada ou ainda da disposição de suas diversas faces.

Para fazer referência à Praça Elevada, algumas janelas de vidro do auditório foram revestidas de adesivo amarelo para que a identidade da Casa Firjan ganhasse mais força na transmissão.

Utilizamos televisores no para dar dinâmica à transmissão do evento, já que a tela nos permitiu trocar as peças de comunicação sem muito esforço, alternando entre identidade do evento e foto do convidado que daria início a sua palestra.

 

PROTOCOLO

Nas cartelas de abertura de cada palestra e na fala da mestre de cerimônia foi avisado ao público que a gravação ao vivo do evento, direto da Casa Firjan, estava sendo realizada com as devidas medidas de prevenção para a segurança de todos os envolvidos.

Foram criadas diferentes rotas de entrada e saída, e utilização de elevadores,  bebedouros e sanitários, para as diferentes equipes que atuaram presencialmente.

Em alguns momentos, quando houve mais de uma pessoa na gravação de um mesmo take, a distância de dois metros entre os convidados foi respeitada.

Foi disponibilizado álcool em gel para toda a equipe que atuou dentro do auditório.

O uso de máscara foi obrigatório durante a permanência de todos na Casa Firjan.

 

PLATAFORMA DE TRANSMISSÃO

No intuito de valorizar os canais da Firjan, foi criado um hotsite, utilizando o domínio ‘casafirjan’, para hospedar todo o conteúdo do evento, com a identidade criada especialmente para o projeto.

Através desta página foi permitido aos espectadores fazer a inscrição no evento, acompanhar toda a programação, acessar os perfis dos palestrantes e assistir às transmissões ao vivo. Além disso, o hotsite manteve todas as gravações para futuros acessos ao conteúdo.

Para acessar os diferentes dias de programação, o usuário cadastrou login e senha, o que permitiu a criação de relatórios com toda sua jornada dentro do site (primordial para contar produção para a evento e cumprir as metas estabelecidas).

A plataforma de transmissão Vimeo foi escolhida em detrimento ao YouTube por contar com algumas funcionalidades a mais, e não permitir o ‘clique fora’, que dá oportunidade ao espectador de assistir ao conteúdo direto na plataforma do YouTube e, não, no site da Firjan.

 

TRADUÇÃO SIMULTÂNEA

Foi oferecida aos espectadores, a tradução de todo o conteúdo. Ao clicar em determinado vídeo, o público poderia escolher entre assistir à palestra com áudio original ou com áudio traduzido.

Para uma melhor operação do áudio, os intérpretes trabalharam presencialmente, da Casa Firjan.

Foram montadas duas cabines de tradução, para que os profissionais pudessem atuar individualmente e não houvesse a necessidade de higienização da cabine sempre que existisse a troca de intérprete, além de uma televisão com o conteúdo das palestras para que eles pudessem fazer, também, a leitura labial.

 

TRADUÇÃO EM LIBRAS

A tradução para pessoas com deficiência auditiva também foi oferecida durante todo o evento. Foram contratados dois intérpretes que se revezavam em determinados intervalos de tempo.

Para palestras internacionais, os intérpretes de libras aturam com fone de ouvido e recebiam o áudio em Português.

Para melhor funcionalidade, os intérpretes trabalharam presencialmente, da Casa Firjan. Foi montada uma estrutura com câmeras e iluminação para gravação de cada um  deles, além de uma televisão com o conteúdo das palestras para que eles pudessem fazer, também, a leitura labial.

 

FACILITAÇÃO GRAFICA

A Casa Firjan possui histórico de disponibilizar essa técnica para os espectadores de seus projetos. Com a possibilidade da transmissão on-line, este serviço também foi oferecido virtualmente. Os designers trabalharam em opções digitais ao invés do tradicional papel.

Todos os facilitadores atuaram de suas próprias casas, assistindo as palestras e nos encaminhando os painéis finalizados.

Ao final do evento, um vídeo em câmera rápida ofereceu uma visão global de todo o conteúdo tratado nos três primeiros dias de evento.

Como ação pós-evento, os painéis de cada palestra foram enviados por e-mail, a todos que assistiram ao evento online.



COMUNICAÇÃO  E  EVENTO

A junção dos projetos em um único evento proporcionou que a as ações de Comunicação pudessem ter mais força e serem mais assertivas em seus objetivos.

Os empenhos de operação se juntaram também às verbas disponíveis em cada projeto, permitindo concentrar os esforços em uma entrega mais robusta:    

 - Concentrar esforços de toda a equipe de Comunicação, seja Imprensa, Eventos, Atendimento, Design ou Mídias Digitais;

- Reduzir recursos de Comunicação e gastos de mídia, por se tratarem de duas entregas simultâneas;

- Otimizar o tempo de trabalho da equipe organizadora, como Operação e Suprimentos, por exemplo;   

 - Unificar o fluxo de contratação dos palestrantes e serviços.     

 

ACESSOS E INSCRIÇÕES

Até o dia 27 de novembro de 2020, último dia de evento, já havia 1500 inscrições para acesso ao conteúdo de palestras.

Em três dias de programação, o evento rendeu mais de duas mil visualizações.

No primeiro dia de evento, 24 de novembro, contamos com 880 visualizações, do nosso conteúdo on-line e gratuito.

Na sequência, 25 de novembro, aconteceram 739 cliques na nossa plataforma.

O último dia de transmissões, 26 de novembro, contamos com 447 visualizações de página.

Dados completos das transmissões, encontram-se no dashboard de análise do Summit Firjan IEL + Festival Futuros Possíveis:  https://datastudio.google.com/reporting/5d2872e3-4fc1-47df-aa6b-0175256da1ed/page/ADGtB?s=gD1TDbSX7tA



DIVULGAÇÃO X IMPRENSA

Desde o início do projeto da Casa Firjan e da primeira edição dos projetos Summit Firjan IEL e Festival Futuros Possíveis, a Firjan vem ganhando espaço na imprensa como referência de inovação na cidade do Rio de Janeiro.

Inúmeras peças de comunicação foram desenvolvidas para as diferentes plataformas de divulgação, como sites institucionais, e-mail marketing, Instagram, Linkedin, Facebook e Twitter.

A mídia espontânea que conseguimos como retorno da divulgação contabilizou mais de R$50 mil reais.

 

 

ORÇAMENTO

Entre rubricas de programação e estrutura, o orçamento final do projeto somou R$150 mil reais. Apesar de contar com contratações externas, como áudio e vídeo, tradução, libras, facilitação gráfica, plataformas de transmissão on-line e edição de vídeos, grande parte do atividades foram realizadas pelos próprios funcionários da própria Casa Firjan. Especialistas de conteúdo, comunicação e operação foram responsáveis pelo trabalho de base dos projetos, deixando as contratações apenas para ações específicas de mão de obra especializada.



PLANO DE MÍDIA

 

Com o objetivo de divulgar o evento para os públicos de interesse e reforçar o posicionamento da Casa Firjan de ser um lugar comprometido com a reflexão e a criação de propostas e soluções inovadoras para os desafios da nova economia, a intenção da mídia foi inicialmente gerar tráfego para o site e, em segundo plano, a conversão dos visitantes em inscrições.

 

A proposta foi iniciar a mídia no dia 13/11/2020 para termos 11 dias de veiculação, concentrando 53% do investimento para divulgação das postagens referentes ao evento, as inscrições abertas e nas inscrições para as oficinas. Além disso, outras postagens abrangeram posts de conteúdo e aspas de palestrantes, apresentando um pouquinho os temas que seriam abordados durante o evento.

 

Após cinco dias do início da veiculação, iniciamos a estratégia de marketing, reimpactando, assim, os usuários que iniciaram a inscrição, mas não finalizaram.

 

As postagens em Facebook e Instagram alcançaram de mais de 38 mil usuários e 837 cliques para a página de destino. Foram 11 publicações, entre vídeos, page post, links genéricos, posts direcionados para participação no evento, stories e posts de conteúdo. O post de abertura da campanha apresentou um dos melhores resultados em cliques no link, junto com o de participação no evento.

 

Em relação às origens de tráfego para a página da campanha, 19% do fluxo de usuários no site foi proveniente das mídias pagas. O tráfego direto levou a maior quantidade de usuários à página. Em muitos casos, os usuários foram impactados com a divulgação em outros canais digitais e em um segundo momento fazem uma pesquisa para obter mais informações.

 

Analisando o perfil do público que acessou o site, temos um leve equilíbrio entre homens e mulheres, apresentando uma pequena vantagem para as mulheres (51,2% x 48,8%). Também temos o mesmo equilíbrio quanto aos acessos via desktop e mobile.



 

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