Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Tetra Pak Webinars Series - Europa e Ásia Central

Conceito visual do evento

Candidato: MC2 Live Marketing
Cliente: Tetra Pak
Segmento: Eventos
Categoria: Eventos Técnicos-Científicos

UM POUCO SOBRE A TETRA PAK 

 

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos.?Oferece produtos de confiança, alta qualidade, inovadores e ambientalmente corretos que satisfazem centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo.? A Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios, focando no bem-estar dos consumidores e também na sustentabilidade. Além disso, é uma empresa que investe em tecnologia para que a relação entre tempo e resultado melhore cada vez mais. 

 

 

UM POUCO SOBRE A MC2 LIVE MKT 

 

Com uma trajetória de 30 anos no mercado, a MC2 LIVE MKT é uma agência focada na criação, planejamento, produção e gestão de eventos corporativos nacionais e internacionais numa operação 360 graus. Com seu direcionamento voltado sempre ao desenvolvimento de ideias e soluções tecnológicas inovadoras para a exposição e divulgação de produtos e serviços, a MC2 LIVE MKT imerge nos clientes para construírem, juntos, uma só história. Por conta deste perfil, a agência é considerada uma extensão dos departamentos de marketing das contas em que atua. 

 

 

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FICHA TÉCNICA 

 

Título evento: Séries do Conhecimento – Américas 

Categoria: Serviços - Operação e Produção de Eventos 

Tipo de evento: 100% online 

Número de eventos dentro da série: 32 diferentes webinars 

Número de Inscrições: 3.640 

Número de Participantes: 1.620 

Captação do briefing: maio de 2020 

Aprovação da ideia criativa: junho de 2020 

Desenvolvimento: junho de 2020 a junho de 2021 

Período: julho de 2020 a junho de 2021 

Local: Europa e Ásia Central 

Abrangência: Europa e Ásia Central 

Conceito do evento: Tetra Pak Webinars Series 

 

 

 

EQUIPAMENTOS 

 

Sede da MC2 

05 - Mac Book Pro I9 para monitoramento da transmissão 

02 - Ilhas de corte para VMIX I7 

02 - Placas de Captura HDMI para recepção de imagens 

02 - Desktops I7 para monitoramento das salas  

01 - Gerador 270 KVAs 

10 - Nobreaks para segurança redundante de energia 

Sistema de redundância de internet com: 

01 - Link de 600 MB dedicado via fibra óptica 

01 - Link de 200 MB dedicado via fibra óptica 

01 - Link de 100 MB dedicado via rádio 

 

Vídeo

O DESAFIO 



Levar um conhecimento técnico para um público que não está tão acostumado a trabalhar conectado a um computador. Conhecimento técnico que é relacionado a manutenção de grandes maquinários da empresa, de maneira online, através de webinars. 



Mapear as diversas dores comuns nesse público, a nível Europa, com diferentes culturas, idiomas e necessidade.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 



Engajar o público a participar desse projeto, para que eles não se sentissem sem atualização e conhecimento técnico quando operassem os equipamentos e linhas da Tetra Pak. 

Galeria de Fotos

A SOLUÇÃO 



1 – Planejamento 



Primeiro passo foi conectar as pessoas responsáveis por ter o contato presencial com essas pessoas e identificar as dores em comum e como poderíamos ajudar esses clientes, com um conteúdo técnico: 



- Objetivo 



- Engajador 



- Prático 



- 100% Online 



Segundo passo foi desenvolver uma agenda técnica robusta para engajar esse público a participar, interagir, dar feedbacks e sugerir possibilidades de melhorias. 



Terceiro passo foi o treinamento da equipe técnica da  



Tetra Pak para que eles pudessem desempenhar o papel de palestrantes online e conseguissem passar todo o conhecimento via online, diante das restrições do isolamento social que não permitia as visitas habituais ao cliente. 





2 – Uma plataforma robusta 



A MC2 buscou opções no mercado, que poderiam ser escaláveis e versáteis, para atender a Tetra Pak de maneira global, para essa primeira fase do projeto que seria uma série de webinars em toda Europa, em 10 idiomas. 



 

Com possibilidades de toda personalização e customização que a Tetra Pak exige, para que o cliente tivesse a melhor experiência possível. Uma plataforma que o cliente pudesse acessar via notebook, tablets ou smartphones, sem necessidade de instalação de aplicativo ou programas. 



Uma plataforma que possibilitasse ao apresentador passar as informações com facilidade, sem os costumeiros problemas de acessibilidade dos computadores coorporativos. 



 

5 – Divulgação e comunicação 



A comunicação foi adaptada para cada público, de acordo com o que se ajustasse melhor para cada país, sempre respeitando os guidelines da Tetra Pak. 



  

O desafio era entregar conteúdos que esse púbico pudesse se engajar e participar do projeto. Mesmo sendo um projeto Europa, tínhamos que nos adaptar para cada país, cultura e costumes. 



Foi enviado uma comunicação inicial, apresentando a proposta ao cliente e logo após, foi divulgado semanalmente a agenda de webinars, para inscrição. 



Foi criado uma comunicação visual incluindo: 



Convite; 



Lembretes: sinalizando a proximidade do evento: Amanhã, Hoje e Em 1 hora; 



Template de transmissão; 



Template de apresentação de PPT; 



Página de divulgação dos webinars gravados para acesso ondemand; 



Posts de redes sociais;  



Certificado de participação; 



Banner para assinatura de e-mail; 



Banner de WhatsApp; 



Personalização da plataforma de webinar. 



 

6- CRM e LGPD e GDPR 



Para trabalhar online, de uma maneira efetiva e de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e a GDPR (General Data Protection Regulation), implantamos na empresa um novo sistema de CRM que atuava de acordo com todas as regulações necessárias para controlarmos: 



Dados dos clientes do banco de dados da empresa; 



Interesse desses clientes, de acordo com suas atividades; 



Envio de convite para webinars que seriam interessantes para esse cliente; 



Novos clientes que se cadastravam para ver webinar; 



Leads de vendas, de acordo com a interação no webinar; 



Entre outros. 



E o mais importante, trabalhando de acordo, com as leis brasileiras (LGDP), e também com a regulação global (GDPR) de proteção de dados. 



7- Agenda 



A agenda dos webinars foi criada de maneira que o cliente tivesse a oportunidade de participar de todos os webinars de seu idioma, com assuntos complementares uns aos outros, sem custo algum, tais como: 



Conhecimento sobre formas de redução de custos dentro dos processos de produção; 



Atualização sobre novidades de mercado e tendências; 



Como aumentar produtividade; 



Digitalização e indústria 4.0; 



Treinamentos digitais; 



Melhorar qualidade e a segurança do alimento; 



Reduzir custos operacionais; 



Novos produtos e métodos de produção; 



Entre outros. 



 

No período de junho de 2020 a julho de 2021 foram realizados 30 webinars sendo: 



02 em inglês  



02 em alemão 



01 em polonês 



02 em português 



10 em russo 



07 em espanhol 



06 multi-idiomas, incluindo: 



Inglês 



Português (Portugal) 



Espanhol 



Russo 



Alemão 



Polonês 



Frances 



Holandês 



Húngaro 



Tcheco 



 



 



 



8 – Streaming e interação  



Os webinars eram transmitidos para os clientes, por uma plataforma robusta que possibilitava: 



Webinars simultâneos; 



Quantidade ilimitada de participantes; 



Até 8 horas de duração de webinar; 



Envio de perguntas ao vivo para serem respondidas ao vivo; 



Controle de presença dos participantes; 



Pesquisa de satisfação com resultado por pessoa; 



Quiz/enquete: onde era possível interagir ao vivo, coletando dados importantes para ajudar o cliente e engajar durante os webinar; 



Relatório completo de acesso com: 



Gráfico de permanência do público; 



Origem do registro: site, e-mail, redes sociais, etc; 



Dados da pesquisa; 



Dados do Quizes/Enquete; 



Dados de cadastro para novas comunicações; 



Dados de interesses do público; 



Perguntas do público; 



Leads: contatos dos clientes que teriam interesse nas soluções apresentadas. 

O RESULTADO PARA A TETRA PAK 



Como a plataforma possibilitava diversos relatórios tivemos os seguintes resultados em números, que durante a pandemia seria impossível de alcançar: 



84.187 clicks nas páginas de registros; 



3.640 registros; 



1.620 usuários assistiram os webinars ao vivo; 



1506 empresas participantes 



50 empresas (número médio empresas clientes diferentes por webinar); 



1.423 leads (novas oportunidades de contatos/negócios com o cliente); 



81.000 minutos de conteúdo assistidos; 



85 países diferentes impactados/participaram dos webinars. 



Albania 



Algeria 



Angola 



Anguilla 



Argentina 



Armenia 



Australia 



Austria 



Azerbaijan 



Belarus 



Belgium 



Bosnia and Herzegovina 



Brazil 



Bulgaria 



Canada 



Cape Verde 



China 



Costa Rica 



Cote d'Ivoire 



Croatia 



Cyprus 



Czech Republic 



Denmark 



Dominican Republic 



Ecuador 



Egypt 



Estonia 



Finland 



France 



French Polynesia 



Georgia 



Germany 



Ghana 



Greece 



Guatemala 



Honduras 



Hungary 



Iceland 



India 



Indonesia 



Ireland 



Israel 



Italy 



Jan Mayen 



Jersey 



Kazakhstan 



Kenya 



Kyrgyzstan 



Latvia 



Liechtenstein 



Lithuania 



Macedonia 



Mexico 



Moldova 



Morocco 



Netherlands 



Nigeria 



Norway 



Pakistan 



Peru 



Poland 



Portugal 



Romania 



Russia 



Saint Helena 



Serbia 



Serbia and Montenegro 



Slovakia 



Slovenia 



South Africa 



South Sudan 



Spain 



Sweden 



Switzerland 



Tajikistan 



Tunisia 



Turkey 



Turkmenistan 



Ukraine 



United Arab Emirates 



United Kingdom 



United States 



Uzbekistan 



Vietnam 



Zimbabwe 



Além dos números expressivos, em um período de pandemia, foi possível notar: 



Maior proximidade com cliente durante esse período, comparado com período anteriores, mesmo comparando com períodos pré-pandemia; 



Maior retenção dos contratos de manutenção em apoio aos webinars técnicos. 

Galeria de Fotos