A SOLUÇÃO
1 – Planejamento
Primeiro passo foi conectar as pessoas responsáveis por ter o contato presencial com essas pessoas e identificar as dores em comum e como poderíamos ajudar esses clientes, com um conteúdo técnico:
- Objetivo
- Engajador
- Prático
- 100% Online
Segundo passo foi desenvolver uma agenda técnica robusta para engajar esse público a participar, interagir, dar feedbacks e sugerir possibilidades de melhorias.
Terceiro passo foi o treinamento da equipe técnica da
Tetra Pak para que eles pudessem desempenhar o papel de palestrantes online e conseguissem passar todo o conhecimento via online, diante das restrições do isolamento social que não permitia as visitas habituais ao cliente.
2 – Uma plataforma robusta
A MC2 buscou opções no mercado, que poderiam ser escaláveis e versáteis, para atender a Tetra Pak de maneira global, para essa primeira fase do projeto que seria uma série de webinars em toda Europa, em 10 idiomas.
Com possibilidades de toda personalização e customização que a Tetra Pak exige, para que o cliente tivesse a melhor experiência possível. Uma plataforma que o cliente pudesse acessar via notebook, tablets ou smartphones, sem necessidade de instalação de aplicativo ou programas.
Uma plataforma que possibilitasse ao apresentador passar as informações com facilidade, sem os costumeiros problemas de acessibilidade dos computadores coorporativos.
5 – Divulgação e comunicação
A comunicação foi adaptada para cada público, de acordo com o que se ajustasse melhor para cada país, sempre respeitando os guidelines da Tetra Pak.
O desafio era entregar conteúdos que esse púbico pudesse se engajar e participar do projeto. Mesmo sendo um projeto Europa, tínhamos que nos adaptar para cada país, cultura e costumes.
Foi enviado uma comunicação inicial, apresentando a proposta ao cliente e logo após, foi divulgado semanalmente a agenda de webinars, para inscrição.
Foi criado uma comunicação visual incluindo:
Convite;
Lembretes: sinalizando a proximidade do evento: Amanhã, Hoje e Em 1 hora;
Template de transmissão;
Template de apresentação de PPT;
Página de divulgação dos webinars gravados para acesso ondemand;
Posts de redes sociais;
Certificado de participação;
Banner para assinatura de e-mail;
Banner de WhatsApp;
Personalização da plataforma de webinar.
6- CRM e LGPD e GDPR
Para trabalhar online, de uma maneira efetiva e de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e a GDPR (General Data Protection Regulation), implantamos na empresa um novo sistema de CRM que atuava de acordo com todas as regulações necessárias para controlarmos:
Dados dos clientes do banco de dados da empresa;
Interesse desses clientes, de acordo com suas atividades;
Envio de convite para webinars que seriam interessantes para esse cliente;
Novos clientes que se cadastravam para ver webinar;
Leads de vendas, de acordo com a interação no webinar;
Entre outros.
E o mais importante, trabalhando de acordo, com as leis brasileiras (LGDP), e também com a regulação global (GDPR) de proteção de dados.
7- Agenda
A agenda dos webinars foi criada de maneira que o cliente tivesse a oportunidade de participar de todos os webinars de seu idioma, com assuntos complementares uns aos outros, sem custo algum, tais como:
Conhecimento sobre formas de redução de custos dentro dos processos de produção;
Atualização sobre novidades de mercado e tendências;
Como aumentar produtividade;
Digitalização e indústria 4.0;
Treinamentos digitais;
Melhorar qualidade e a segurança do alimento;
Reduzir custos operacionais;
Novos produtos e métodos de produção;
Entre outros.
No período de junho de 2020 a julho de 2021 foram realizados 30 webinars sendo:
02 em inglês
02 em alemão
01 em polonês
02 em português
10 em russo
07 em espanhol
06 multi-idiomas, incluindo:
Inglês
Português (Portugal)
Espanhol
Russo
Alemão
Polonês
Frances
Holandês
Húngaro
Tcheco
8 – Streaming e interação
Os webinars eram transmitidos para os clientes, por uma plataforma robusta que possibilitava:
Webinars simultâneos;
Quantidade ilimitada de participantes;
Até 8 horas de duração de webinar;
Envio de perguntas ao vivo para serem respondidas ao vivo;
Controle de presença dos participantes;
Pesquisa de satisfação com resultado por pessoa;
Quiz/enquete: onde era possível interagir ao vivo, coletando dados importantes para ajudar o cliente e engajar durante os webinar;
Relatório completo de acesso com:
Gráfico de permanência do público;
Origem do registro: site, e-mail, redes sociais, etc;
Dados da pesquisa;
Dados do Quizes/Enquete;
Dados de cadastro para novas comunicações;
Dados de interesses do público;
Perguntas do público;
Leads: contatos dos clientes que teriam interesse nas soluções apresentadas.