O Desafio SP foi desenhado e desenvolvido por meio da cocriação entre Fundação Instituto de Administração (FIA), Scibiz e Wakalua, utilizando-se de todo conhecimento dessas instituições em estratégia, negócios e inovação, bem como de suas inserções e posicionamentos nos ecossistemas de inovação brasileiros e internacionais. O apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo foi fundamental, pois trouxe conhecimento e inserção no setor de turismo. Dessa forma, o próprio Desafio SP surge como uma inovação, porque uma rede destinada a conectar stakeholder relevantes da tecnologia, negócios e turismo, tanto da academia, quanto do mercado e governo.
A estratégia para o primeiro evento, em 2020, foi o de propor um tema aderente e imprescindível da realidade contemporânea: a pandemia e seus impactos no turismo. Contudo, com foco nas proposições para a retoma das atividades em agenda positiva e que estimulasse o disruptivo, diante das severas mudanças e crises provocadas pelo coronavírus no setor – um dos mais atingidos – e os novos paradigmas emergentes.
Com isso, três verticais foram propostas e os desafios estabelecidos em consulta e parceria com o setor privado de cada uma delas.
Para o Desafio SP, um regulamento foi redigido, com as regras e critérios da competição. Os requisitos para participação foram:
- Natureza inovadora ou disruptiva: utilização de tecnologias contemporâneas ou de modelos de negócio inovadores;
- Potencial de escalabilidade;
- Modelo de negócio validado;
- Penetração no mercado, atual ou potencial;
- Equipe de empreendedores e responsáveis pelo negócio: adequação da equipe diretiva, motivação e interesse;
- Contribuição ao setor: relevância do projeto para a transformação digital do setor e solução de problemas do mercado, potencial de contribuição para ampliar a participação do turismo na economia paulistas e brasileira, melhorar sua competitividade, custo e qualidade;
- Sustentabilidade: implementação do atributo nos serviços, no modelo de negócios e soluções propostas; e
- Responsabilidade Social Corporativa: contribuição do negócio.
Foi constituída uma comissão julgadora, com 10 profissionais da FIA, SciBiz, Wakalua e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, que julgou, dentro de cada vertical, as candidaturas a partir dos seguintes critérios:
- Facilidade de captura de valor por meio da colaboração com a startup: viabilidade da colaboração/implementação ágil no curto e médio prazo para o co-desenvolvimento de produtos/serviços, otimizando o uso dos recursos/infraestrutura existentes e a capacidade de dimensionar o produto.
- Potencial impacto nos negócios: escalabilidade potencial/retorno financeiro e/ou desenvolvimento de vantagens competitivas para os negócios (por exemplo, acesso a novas tecnologias, acesso a perfis técnicos, etc.)
- Maturidade do produto / tecnologia: Grau de disrupção/inovação comparativa no setor; grau de maturidade do produto/serviço, ou tecnologia.
- Maturidade da equipe e da organização: CV dos fundadores/equipe; Grau de maturidade do negócio (por exemplo, alianças/parceiros, investimentos iniciais, clientes, vendas iniciais, etc.); Necessidade de capital (por exemplo, fundos para desenvolver produtos, prazos para finalizar o MVP (minimum viable product), etc.); Motivação empreendedora e interesses pessoais dos fundadores; Organização e processos internos (por exemplo, uso de metodologias lean / scrum).
- Prontidão de parceria: experiência em co-desenvolvimento de produtos (por exemplo, colaboração com universidades, empresas, etc.); Experiência como provedor (por exemplo, venda de serviços de consultoria ou parte do desenvolvimento para uma terceira empresa, experiência no entendimento de problemas de terceiros/definidos por terceiros); Motivação/interesse em colaborar com outras organizações.
- Sustentabilidade: atributo que deve ser implementado nos serviços, modelo de negócios ou soluções, para evitar ou minimizar o impacto ambiental, econômico e social produzido pela atividade comercial, e alinhamento do projeto com os ODS (consultar https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030).
- Contribuição ao setor turismo: relevância do projeto para a transformação digital do setor e solução de problemas do mercado, potencial de contribuição para ampliar a participação do turismo na economia brasileira, melhorar sua competitividade, custo e qualidade.
Todo Desafio SP, desde o processo de inscrição, de avaliação, seleção e premiação foram online. Plataforma específica foi desenvolvida para este fim.
Os vencedores, de cada categoria, receberam um prêmio de R$5.000,00 - além da oportunidade de promoverem pilotos com parceiros privados. O vencedor geral ganhou, também, uma viagem a Madri (Espanha), com programa de formação oferecido pelo Wakalua Innovation Hub, durante a FITUR 2021, a maior feira de turismo do mundo