Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Torneio SESI de Robótica FLL

Arena com todos alunos e equipes

Candidato: SESI
Cliente: Firjan SESI
Segmento: Eventos
Categoria: Evento VUCA

O Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os temas são diferentes a cada temporada - em 2018, por exemplo, eles tiveram de encarar questões relacionadas a viver e viajar no espaço, como se participassem de uma viagem para outro planeta.

Os jovens, liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Para o evento, a Escola Firjan SESI Duque de Caxias recebeu 33 equipes de escolas públicas e particulares e de garagem para mais uma etapa regional do Torneio FLL, cujo objetivo foi explorar a inteligência, a expertise e a criatividade de estudantes de 9 a 16 anos, matriculados nos ensinos fundamental e médio. Nesta temporada, batizada de City Shaper (cidades inteligentes e sustentáveis), os grupos utilizaram a robótica para apresentar soluções que colaboraram para a construção de cidades cada vez melhores para as gerações futuras.

Formadas por até 10 estudantes e dois técnicos (um sendo suplente), as equipes foram avaliadas em quatro categorias. Uma delas foi o Desafio do Robô, quando os estudantes colocaram os robôs de Lego para cumprir determinadas missões, como capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição. Ao todo, foram 14 missões. Na mesa de competição, os protótipos atuaram simulando situações reais, sempre de forma lúdica. Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também foram avaliados na categoria Design do Robô, onde os times puderam utilizar sensores de movimento, cor, controladores e motores, além da estratégia e programação.

Outra avaliação importante foi o Projeto de Inovação, quando os estudantes apresentaram soluções inovadoras sobre o desafio da temporada, no caso, o tema ?Cidades Inteligentes?. Por fim, na categoria Core Values, os jovens comprovaram a capacidade de trabalhar em equipe, com inclusão, diversão e inovação.

O Torneio SESI de Robótica First Lego League faz parte de um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida.

Vídeo

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  • Produzir o evento com o menor custo possível, buscando reduzir o orçamento inicialmente planejado em 30%, garantindo o conforto dos participantes, bem como a adequada realização das dinâmicas;

  • Produzir um grande evento com diversas atividades paralelas envolvendo grande número de participantes divididos em grupos;

  • Por se tratar de Competição, as atividades desenvolvidas deveriam ser realizadas de forma que todas as equipes tivessem igualdade de condições;

  • Por se tratar de atividade acadêmica, complementar à grade curricular da Escola Firjan SESI, era muito importante que todo evento fosse realizado em alto nível para agregar valor à atuação da Firjan SESI frente aos pais, acompanhantes e demais públicos presentes;

  • Realizar o evento em paralelo ao funcionamento da Unidade Firjan SESI, que possui Escola, Curso Técnico, Clube, Academia e diversas atividades esportivas. Para isso o fluxo de participantes e staff do evento deveriam ser muito bem planejado para evitar desconforto dos clientes da Unidade e a fácil circulação do público do evento;

  • Planejamento de peças de comunicação/sinalização, considerando redução na produção de lixo e coleta seletiva;

  • Dar visibilidade de marca à Firjan SESI nas redes sociais, sites e imprensa;

  • Criar e organizar diversos espaços para realização de atividades paralelas:


Abertura e encerramento do evento;

Transmissão de placar virtual online, para acompanhamento dos alunos (obrigatoriedade de visibilidade por todos que estivessem dentro da Arena);

1 Arena de competição;

1 Arena de treinamento;

41 exposições dos trabalhos;

Lounge de descompressão e relaxamento para os competidores;

14 Salas de avaliações;

Refeitório;

Sala de produção

Sala VIP;

Sala para reunião dos avaliados;

Espaço para gerador. 

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Redução de custos:

Após realizar cotação com Produtoras de Eventos e espaços renomados (Centro de Convenções SulAmérica e RioCentro), a Firjan SESI optou por realizar o planejamento do evento utilizando todos os recursos próprios possíveis. Foi necessário estudar alternativas para substituir equipamentos e materiais que pudessem entregar os resultados esperados, com custo otimizado, sem reduzir o nível da entrega (ex: substituição de painéis de LED por TV’s).



Para isso utilizou espaço próprio (Unidade Firjan SESI Caxias) e diversos materiais/serviços da própria Firjan (mobiliários, equipamentos, bebedouros, limpeza, segurança, manutenção, internet, dentre outros). A produção de todo evento foi realizada pela Gerência de Eventos da Firjan, composta por aproximadamente 12 pessoas.

 

Separação de fluxo:

Paralelamente ao evento a Unidade estaria funcionando (Clube, Academia, Atividades Esportivas, Cursos, etc). Em função disso, foi necessário planejamento detalhado de ocupação dos espaços. Além do conforto de todos os públicos, era fundamental organizar e sinalizar todos os caminhos para que todos pudessem acessar os ambientes de forma orgânica, clara e eficaz. Caso contrário, os clientes da Unidade poderiam ficar insatisfeitos e os participantes do evento poderiam se perder, gerando preocupação e redução de tempo para execução das atividades técnicas.



Visando garantir o fluxo adequado todos os caminhos foram estruturados e equipes específicas foram espalhadas. Como as intervenções deveriam compor todo ambiente foram utilizados uni-filas, grades, seguranças, recepcionistas, adesivos, totens e banners de sinalização.

 

Produção consciente:

Com objetivo de realizar um evento sustentável e com adequado descarte de materiais, a Firjan SESI buscou alternativas que pudesse minimizar o impacto ao meio ambiente. Exemplos:

Coleta seletiva de lixo;

Ventarolas e lixeiras de papelão reciclável;

As lonas utilizadas na comunicação visual foram doadas para que fossem reutilizadas para produção de bolsas e carteiras, que seriam vendidas posteriormente e todo valor arrecadado convertido para o projeto que ajuda famílias que se encontram em estado de vulnerabilidade social;

Distribuição de pulseiras de papel;

Distribuição de squeezes tanto para os alunos, quanto para a equipe que trabalhou no evento, reduzindo drasticamente a utilização de copos plásticos. 



Visibilidade de Marca:

O objetivo era fortalecer a imagem da Firjan SESI e divulgar a metodologia de ensino da Escola com a temática Robótica. O Plano Tático considerou as seguintes ações:

Criação de artes específicas para o evento, dando visibilidade para a marca Firjan SESI e parceiros. Exemplos:

Banner de boas vindas;

Placas adesivadas para balcão de recepção;

Totens de sinalização;

Backdrop receptivo e palco;

Pórticos de acesso aos espaços;

Placas adesivadas nas laterais da arena;

Kit participantes: Camisas, ventarolas, mochilas, squeeze´s; arte digital nas TV´s espalhadas pelo lounge e arena. 

Plano de mídia:A estratégia foi utilizar como conteúdo as histórias pessoais dos alunos da Escola Firjan SESI participantes do torneio, para tangibilizar as entregas, divulgar a relevância da metodologia e dos temas.

Público alvo: Alunos, pais e alunos e prospects

Canais de divulgação:

Facebbok Firjan SESI;

Facebok Firjan;

Linkedin Firjan;

Site Firjan SESI;

Site Firjan;

Release para veículos de imprensa da capital e interior;

Peças de Whatsapp;

Matéria na Revista Carta da Indústria Firjan, publicação própria, distribuída para mais de XXX Empresários do Rio de Janeiro. 



Criação e organização dos espaços:

Foi necessário grande planejamento para estudo de fluxo e composição dos espaços de modo que a ocupação fosse a mais eficiente possível.

Receptivo:

Banner de boas-vindas na entrada da unidade;

Balcões adesivados;

Backdrop adesivado;

Totens adesivados sinalizando as áreas do evento;

Recepcionistas com camisa do evento, entregando o kit dos participantes (Mochila, squeeze, ventarolas com a comunicação visual do evento, pulseiras de identificação e camisas)

Corredores:

Totens adesivados, sinalizando o fluxo do evento;

Recepcionistas com camisa do evento indicando o fluxo e tirando dúvidas dos visitantes;

Sinalização Posto Médico e Ambulância por todos os corredores;

Lixeiras Recicláveis;

Brigadistas e Seguranças;

Balcões de informações para o público tirar dúvidas; 



Arena Treino, Competição e Abertura e Encerramento do evento:

Abertura e encerramento: durante esses 2 momentos do evento, todos os participantes se posicionavam na quadra para execução do Hino Nacional, falas Institucionais, briefing do evento, realização de atividades lúdicas, entrega de premiações, etc. Tendo em vista que a competição era realizada na quadra com posicionamento de 12 mesas de robótica separadas em setores por uni-filas, foi necessário desenhar uma operação de entrada e saída de todos os itens. A movimentação foi realizada em menos de 10 minutos, com apoio de diversos carregadores e equipe de produção.

03 banners aéreos centrais, indicando área de treinamento e área de provas;

Placas com as marcas dos parceiros nas laterais da quadra;

01 backdrop 15m x 3,50m de palco;

Iluminação cênica;

12 tv´S 60 para que o público pudesse assistir às competições e acompanhar os resultados em tempo real;

Unifilas para setorizar as áreas e proteger as mesas;

Chuva de prata para a premiação;

Placas Instagramáveis para os alunos tirarem fotos e subirem as hashtag´s nas redes sociais;

Internet dedicada ao evento;

Jogos interativos para os alunos e público;

Exposição de Robôs;

Bebedouros ao lado da entrada da quadra;

Distribuição de adereções para os alunos;

DJ e Apresentador animando o evento;

Internet para transmissão dos resultados das provas ontime. 

Lounge (área de descompressão):

Pórtico de entrada;

Bistrôs e banquetas;

Painel para fotos;

Placas imitando moldura das Redes Sociais, para fotos e selfies;

Paisagismo;

Iluminação;

Café e água;

Totens carregadores para celular e laptop;

Wi-fi gratuito; 

41 Área de Pitch´s e Exposição de trabalhos:

41 mesas;

82 cadeiras;

41 porta banners;

41 displays A3 adesivados com os nomes das equipes

Tomadas; 

14 Salas de Avaliação:

14 salas exclusivas;

14 mesas de robótica, feitas especificamente para o evento;

14 laptops;

14 projetores;

14 placas de sinalização nas portas;

Internet em todas as salas. 



Refeitório: Espaço criado especificamente para o evento no estacionamento, com capacidade para até 280 participantes do evento simultaneamente;

Praça de alimentação coberta;

Tenda para distribuição de lanches;

Tenda para preparo dos alimentos;

Mobiliário completo para refeições e estações de buffet.

Retorno de Orçamento:

Aprovado: R$ 703.892,21

Custo realizado: R$ 414.088,84



RETORNO DE MÍDIA:

- Total de 180.840 pessoas alcançadas, 618.814 impactos e 145.773 interações, sendo 1.312 reações, 225 compartilhamentos e 15 salvamentos da publicação.

Além disso, tivemos também 4.658 visualizações 100% do vídeo* e 100 cliques no link de direcionamento para o site da Escola Firjan SESI.

- 1.400 visualizações do Site Firjan SESI no período.

Principais fontes de acesso:

Direto: 69,98% (usuário digitou o endereço)

Google: 15,12%

Facebook: 9,40%

- Durante a realização do Torneio SESI de Robótica, nos dias 14 e 15 de fevereiro, aconteceu a cobertura completa do evento no Facebook da Firjan SESI, gerando mais de 248.184 alcances para a página.

Os post de cobertura geraram mais de 2.232 curtidas e 166 comentários.

A divulgação do evento, realizada no Facebook da Firjan SESI e no Twitter, obtiveram aproximadamente 4.797 impressões. Vale ressaltar que essa divulgação foi feita no período da noite do dia anterior ao evento.

Os conteúdos publicados pós-evento, alcançaram mais de 235 mil impressões, sendo: 221.362, no Facebook da Firjan SESI (10.524, no Facebook da Firjan;  2.772, no Linkedin; 1.137 no Twitter).

 

RESULTADOS DE IMPRENSA:

Foram publicadas 46 matérias sobre o Festival SESI de Robótica na imprensa da capital e do interior.

Destaque para os veículos SBT, Jornal Extra, O Dia, G1, Meia Hora, ZM Notícias, A Voz da Serra, O Fluminense, Diário do Vale,

A Voz da Cidade e Agência CNI.

O Dia: https://odia.ig.com.br/nova-iguacu/2020/02/5870273-alunos-da-escola-firjan-sesi-nova-iguacu-vao-participar-de-torneio-nacional-de-robotica.html#foto=1

Agência CNI: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/robotica/equipes-festival-sesi-de-robotica-2020/

 

RESULTADO DE PÚBLICO

Dia 14.02 – 856

Dia 15.02 – 337

Total – 1.193* além de colaboradores Firjan e fornecedores.

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