Redução de custos:
Após realizar cotação com Produtoras de Eventos e espaços renomados (Centro de Convenções SulAmérica e RioCentro), a Firjan SESI optou por realizar o planejamento do evento utilizando todos os recursos próprios possíveis. Foi necessário estudar alternativas para substituir equipamentos e materiais que pudessem entregar os resultados esperados, com custo otimizado, sem reduzir o nível da entrega (ex: substituição de painéis de LED por TV’s).
Para isso utilizou espaço próprio (Unidade Firjan SESI Caxias) e diversos materiais/serviços da própria Firjan (mobiliários, equipamentos, bebedouros, limpeza, segurança, manutenção, internet, dentre outros). A produção de todo evento foi realizada pela Gerência de Eventos da Firjan, composta por aproximadamente 12 pessoas.
Separação de fluxo:
Paralelamente ao evento a Unidade estaria funcionando (Clube, Academia, Atividades Esportivas, Cursos, etc). Em função disso, foi necessário planejamento detalhado de ocupação dos espaços. Além do conforto de todos os públicos, era fundamental organizar e sinalizar todos os caminhos para que todos pudessem acessar os ambientes de forma orgânica, clara e eficaz. Caso contrário, os clientes da Unidade poderiam ficar insatisfeitos e os participantes do evento poderiam se perder, gerando preocupação e redução de tempo para execução das atividades técnicas.
Visando garantir o fluxo adequado todos os caminhos foram estruturados e equipes específicas foram espalhadas. Como as intervenções deveriam compor todo ambiente foram utilizados uni-filas, grades, seguranças, recepcionistas, adesivos, totens e banners de sinalização.
Produção consciente:
Com objetivo de realizar um evento sustentável e com adequado descarte de materiais, a Firjan SESI buscou alternativas que pudesse minimizar o impacto ao meio ambiente. Exemplos:
Coleta seletiva de lixo;
Ventarolas e lixeiras de papelão reciclável;
As lonas utilizadas na comunicação visual foram doadas para que fossem reutilizadas para produção de bolsas e carteiras, que seriam vendidas posteriormente e todo valor arrecadado convertido para o projeto que ajuda famílias que se encontram em estado de vulnerabilidade social;
Distribuição de pulseiras de papel;
Distribuição de squeezes tanto para os alunos, quanto para a equipe que trabalhou no evento, reduzindo drasticamente a utilização de copos plásticos.
Visibilidade de Marca:
O objetivo era fortalecer a imagem da Firjan SESI e divulgar a metodologia de ensino da Escola com a temática Robótica. O Plano Tático considerou as seguintes ações:
Criação de artes específicas para o evento, dando visibilidade para a marca Firjan SESI e parceiros. Exemplos:
Banner de boas vindas;
Placas adesivadas para balcão de recepção;
Totens de sinalização;
Backdrop receptivo e palco;
Pórticos de acesso aos espaços;
Placas adesivadas nas laterais da arena;
Kit participantes: Camisas, ventarolas, mochilas, squeeze´s; arte digital nas TV´s espalhadas pelo lounge e arena.
Plano de mídia:A estratégia foi utilizar como conteúdo as histórias pessoais dos alunos da Escola Firjan SESI participantes do torneio, para tangibilizar as entregas, divulgar a relevância da metodologia e dos temas.
Público alvo: Alunos, pais e alunos e prospects
Canais de divulgação:
Facebbok Firjan SESI;
Facebok Firjan;
Linkedin Firjan;
Site Firjan SESI;
Site Firjan;
Release para veículos de imprensa da capital e interior;
Peças de Whatsapp;
Matéria na Revista Carta da Indústria Firjan, publicação própria, distribuída para mais de XXX Empresários do Rio de Janeiro.
Criação e organização dos espaços:
Foi necessário grande planejamento para estudo de fluxo e composição dos espaços de modo que a ocupação fosse a mais eficiente possível.
Receptivo:
Banner de boas-vindas na entrada da unidade;
Balcões adesivados;
Backdrop adesivado;
Totens adesivados sinalizando as áreas do evento;
Recepcionistas com camisa do evento, entregando o kit dos participantes (Mochila, squeeze, ventarolas com a comunicação visual do evento, pulseiras de identificação e camisas)
Corredores:
Totens adesivados, sinalizando o fluxo do evento;
Recepcionistas com camisa do evento indicando o fluxo e tirando dúvidas dos visitantes;
Sinalização Posto Médico e Ambulância por todos os corredores;
Lixeiras Recicláveis;
Brigadistas e Seguranças;
Balcões de informações para o público tirar dúvidas;
Arena Treino, Competição e Abertura e Encerramento do evento:
Abertura e encerramento: durante esses 2 momentos do evento, todos os participantes se posicionavam na quadra para execução do Hino Nacional, falas Institucionais, briefing do evento, realização de atividades lúdicas, entrega de premiações, etc. Tendo em vista que a competição era realizada na quadra com posicionamento de 12 mesas de robótica separadas em setores por uni-filas, foi necessário desenhar uma operação de entrada e saída de todos os itens. A movimentação foi realizada em menos de 10 minutos, com apoio de diversos carregadores e equipe de produção.
03 banners aéreos centrais, indicando área de treinamento e área de provas;
Placas com as marcas dos parceiros nas laterais da quadra;
01 backdrop 15m x 3,50m de palco;
Iluminação cênica;
12 tv´S 60 para que o público pudesse assistir às competições e acompanhar os resultados em tempo real;
Unifilas para setorizar as áreas e proteger as mesas;
Chuva de prata para a premiação;
Placas Instagramáveis para os alunos tirarem fotos e subirem as hashtag´s nas redes sociais;
Internet dedicada ao evento;
Jogos interativos para os alunos e público;
Exposição de Robôs;
Bebedouros ao lado da entrada da quadra;
Distribuição de adereções para os alunos;
DJ e Apresentador animando o evento;
Internet para transmissão dos resultados das provas ontime.
Lounge (área de descompressão):
Pórtico de entrada;
Bistrôs e banquetas;
Painel para fotos;
Placas imitando moldura das Redes Sociais, para fotos e selfies;
Paisagismo;
Iluminação;
Café e água;
Totens carregadores para celular e laptop;
Wi-fi gratuito;
41 Área de Pitch´s e Exposição de trabalhos:
41 mesas;
82 cadeiras;
41 porta banners;
41 displays A3 adesivados com os nomes das equipes
Tomadas;
14 Salas de Avaliação:
14 salas exclusivas;
14 mesas de robótica, feitas especificamente para o evento;
14 laptops;
14 projetores;
14 placas de sinalização nas portas;
Internet em todas as salas.
Refeitório: Espaço criado especificamente para o evento no estacionamento, com capacidade para até 280 participantes do evento simultaneamente;
Praça de alimentação coberta;
Tenda para distribuição de lanches;
Tenda para preparo dos alimentos;
Mobiliário completo para refeições e estações de buffet.