Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Silicon Valley Web Conference - StartSe

Candidato: Origami Marketing e Eventos
Cliente: StartSe
Segmento: Eventos
Categoria: Evento VUCA

A ORIGAMI MARKETING E EVENTOS é uma agência especializada em eventos corporativos, com 10 anos de atuação no mercado e que se caracteriza por sua capacidade de se ajustar às necessidades de seus clientes, exatamente como um origami. A grande experiência de sua equipe permite encontrar soluções criativas e inovações técnicas que transformam ideias em verdadeiros acontecimentos na vida das pessoas e na história das empresas.
A ORIGAMI MARKETING E EVENTOS, além de atuar em todo o território brasileiro, atua no exterior e faz parte de um grupo internacional que conta com parcerias em todo o mundo.

A StartSe, com produção da Origami Eventos, realizou entre 1 e 30 de outubro/20 , o Silicon Valley Web Conference que surgiu como uma oportunidade de abrir sua mente para o novo e mergulhar nas transformações que o mundo, hoje, exige de todos nós. Uma conexão gratuita e acessível com conteúdo de alto impacto, compartilhado pelos principais nomes do Vale do Silício, em um formato que redefinirá sua experiência em eventos online. Serão abordados os temas Inovação, disrupção e cases de sucesso, em cerca de 11 jornadas: AgroTech, MobTech, EdTech, LegalTech, FinTech, ConstruTech, TravelTech, VarejoTech, HealthTech, Investimentos & Venture Capital, e Cultura e Pessoas.
Edições:
> 2017
Edição de abril: +1.500 participantes
Edição de outubro: +2.000 participantes
>2018
Edição de abril: +2.500 participantes
Edição de outubro: +3.000 participantes
>2019
Edição de abril: +3.000 participantes
Edição de outubro: +3.000 participantes
>2020
Edição de outubro: +290.000 participantes

 

Vídeo

Inicialmente, o evento em questão era produzido presencialmente e com duração de apenas de um dia. Durante esse dia, era feito uma verdadeira imersão disruptiva que, de forma neutra, tinha como objetivo trazer o mais variado conteúdo do Vale do Silicio para empreendedores, empresas e investidores. A empresa, quase que mensalmente, tem como produto os eventos destinados a diversos nichos, como: AgroTech, MobTech, EdTech, LegalTech, FinTech, ConstruTech, TravelTech, VarejoTech, HealthTech, Investimentos & Venture Capital, e Cultura e Pessoas. Devido a pandemia e todas as incertezas e inseguranças que pairavam em seu início, em conjunto com o cliente buscamos maneiras de entregar todo esse conteúdo que acontecia ao longo de um ano inteiro e que havia sido adiado, em um único mês. Período ao qual, que tinha a intenção de impactar verdadeiramente os consumidores e o mercado educacional de inovação.

Os objetivos e dificuldades eram claros:

-Manter o engajamento de todos durante um mês inteiro.

-Tornar esse evento viável e ao mesmo tempo acessível a todos os públicos.

-Atingir novos entrantes que se tornariam futuros clientes.

-Entregar com qualidade conteúdos internacionais traduzidos e interpretados em português e libras. Além de gerir todo um time de aproximadamente 100 palestrantes nacionais e internacionais e prepara-los para o ambiente digital.

-Administrar e auxiliar quase 120 expositores/patrocinadores e seus respectivos estandes virtuais, proporcionando um incansável atendimento e auxilio visando sua adaptação ao ambiente digital.

-Exercer uma entrega de qualidade, considerando tempo e investimento relativamente curto/baixo.



Conceito e metas:- Levar o mindset do Vale do Silício para o Mundo.

- Revolucionar a forma de oferecer conteúdo rico sendo relevante e altamente acessível.

- Oferecer informações únicas, direto da fonte.

- Apresentar speakers exclusivos de alto impacto, que criam diariamente inovação em suas áreas.

- Conectar conteúdos especialistas à usuários de interesse através das trilhas de imersão.



Programação do evento:Dias 01, 05 a 08, 12 a 15, 19 a 22 e 26 a 29 de outubro, das 18h30 até as 22h.

Toda agenda do evento ainda pode ser encontrada no site: https://startse.com/svwc/agenda , bem como toda a descrição do evento, plataforma e conteúdo.

 

Para cada dificuldade definitivamente houveram inúmeras saídas que não atendiam exatamente o que o cliente de fato queria, porém através de uma equipe incansável e com muita capacidade, todos foram solucionados da seguinte forma:

A agenda do evento foi programada para acontecer de Segunda a Quinta-feira, das 18h30 às 22h. Duas salas de palestrantes simultâneas aconteciam com diferentes assuntos para sempre atender um nicho diferente. Em determinados momentos, passávamos a transmitir somente uma grande palestra impactante para atrair novos telespectadores e motivar os que já estavam online a se manterem. Durante o dia todo antes do evento, mantínhamos o público aquecido de informações, lives curtas, newsletter, posts e etc, sempre com o call to action para o evento principal.

Como a intenção do cliente sempre foi democratizar o acesso a informação a tecnologia e inovação, nunca foi cogitado cobrar para acessar o evento. Então para tornar tudo possível, a equipe comercial foi a campo para agrupar grande time de patrocinadores interessados a investir no produto. Para isso, tivemos que criar maneiras de mantê-los interessados a investir, dessa forma criamos diversas cotas de patrocínio ligadas a estandes em nossa Feira de Exposição Virtual com variadas vantagens, além da possibilidade de nomear as jornadas de cada conteúdo e possuir salas de conteúdo com conexão direta aos participantes do evento.

Com relação ao público do evento, sempre tivemos uma grande clientela fidelizada, porém haviam muitas restrições, já que os eventos se restringiam a poucas cidades, o que limitava o crescimento e acesso a um novo público. Com o ambiente digital fomos além, atingimos quem nunca tínhamos atingido antes e com a motivação da gratuidade do evento, no qual não exigia nada além da logística de poucos cliques, fomos muito bem-sucedidos, levando esses novos entrantes a diversos outros produtos pagos que a StartSe possui.

Uma questão leva outra, para atingirmos todo esse público, da maneira que citamos, tínhamos que buscar grandes atrações e torna-las possíveis. A equipe de atendimento de palestrante foi impecável, grandes nomes do mercado destinaram seu precioso tempo e conhecimento ao evento. Enquanto nosso desafio, perto do que eles já fizeram, foi simples, torna-los acessíveis a todos os públicos. Para isso, uma equipe de Libras de excelência estava a postos em todos os conteúdos do evento e Interpretes de idiomas estavam disponíveis em um simples clique do participante dentro da plataforma.

Como citado, os patrocinadores tiveram acesso a quatro tipos de estandes, Startup Village, Prata, Ouro e Oficial, os modelos estão todos em anexo juntamente com os atrativos que desenvolvemos e oferecemos para manter todos os expositores engajados e interessados em veincular sua marca e expor seu conteúdo no evento.

O grande desafio era capacitar os patrocinadores e adapta-los a esse “novo modelo” de Feira de Exposição. Para isso, montamos uma grade de treinamentos, proporcionando todo o conhecimento necessário para administrar seu próprio estande e instruir seus próprios funcionários. Nos disponibilizamos a fazer vídeo conferencias com todos, além de manter todo o contado e esclarecimento de dúvidas constantes via email.

Dentre todos os desafios citados acima, provavelmente o mais desafiador foi efetuar toda essa entrega, atendimento, planejamento, com aproximadamente 8 semanas do dia que recebemos o briefing até o primeiro dia da montagem. Com toda certeza não seria possível se não tivéssemos os profissionais envolvidos e um cliente disposto a correr seus riscos para obter sucesso, fato que está presente em suas raízes empreendedoras.

Galeria de Fotos

O que nos torna dignos de sermos premiados com o Prêmio dessa categoria é uma grande combinação entre os desafios que encontramos, as soluções desenvolvidas, as limitações e incertezas decorrente a maior crise sanitária da nossa geração, o comprometimento da equipe e do cliente com o sucesso e, acima de tudo, a coragem. Ressaltamos a coragem pois nada seria possível se todos os envolvidos no projeto não tivessem essa virtude, a qual nos permitiu arriscar por algo que nenhuma outra parceria havia entregue antes e superar os medos com relação a doença que nos pairava, tornando o Silicon Valley Web Conference 2020, o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina, tudo isso dentro de uma plataforma extremamente completa, com feira de exposição digital, conteúdo gratuito e acessível.



Avaliação do evento por seus participantes:

NPS, ou Net Promoter Score, é uma maneira de medir a probabilidade de um cliente de uma empresa recomendá-la para seus conhecidos. O NPS se tornou um KPI importante para empresas pois vai além de pesquisas de satisfação, identificando a proporção de clientes que são embaixadores da empresa, divulgando e defendendo a marca dela. NPS é uma maneira simples, mas poderosa, de identificar a satisfação e potencial de recomendação com os serviços de uma empresa. O objetivo é evitar longos questionários e concentrar em apenas uma pergunta o necessário para entender como está a experiência dos clientes de uma empresa.

O NPS do Silicon Valley Web Conference atingiu uma das maiores pontuações já antes feitas entre os eventos anteriores produzidos pelo cliente, chegamos a marca de 90 pontos, classificando a experiência do cliente como excepcional. Uma vez que os critérios de pontuação são extremamente rigorosos.



Relatório de fechamento:

+131K de leads distribuídos nos estandes (visita aos estandes)

+1.9k reuniões agendadas

+21k Interações em falar com o expositor

+ 49k de download de materiais



Internet veículos de comunicação interna ou externa da empresa, site, entre outros.

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