1. Ação de crachá
Amplamente divulgados nos canais de comunicação da 3M (yamer, e-mails, murais, TV corporativa, entre outros) a primeira ação era a elaboração do crachá virtual por todos os colaboradores. Exato. Não só para, mas por.
Com o Photomatic, uma ferramenta avançada e intuitiva de fotos, instruímos os funcionários para que usassem um QR Code e utilizassem o aplicativo. Ali, eles encontraram diversas opções de molduras e bases, podendo escolher aquelas que mais gostassem e se identificassem.
E de forma simples: bastava tirar uma selfie ou buscar uma foto de sua galeria pessoal de fotos. Em seguida, adicionar o nome. E aí a surpresa: stickers e mais stickers para um crachá personalizado e exclusivo!
Outro ponto importante era a facilidade de divulgação: o aplicativo permitia que as imagens criadas fossem divulgadas tanto por e-mail, como por mensagem de telefone ou diretamente nas mídias sociais.
Uma ação simples, rápida e de muito engajamento. O aplicativo ficou disponível por 15 dias para que os funcionários pudessem fazer quantos crachás quisessem.
2. Live
O local do evento foi o estúdio da AF7 Pro na região de Campinas. Localizado próximo à matriz da Bosch, o espaço de fácil acesso para o cliente atendeu perfeitamente com estrutura necessária para a execução do evento.
Em um estúdio com todos os equipamentos necessários para uma transmissão (câmeras, grides de luz, caixas de som, mesas de controles, etc), foram adicionados ainda dois telões de LED (6 metros de comprimento por 3 metros de altura e 4 metros de comprimento e 3 metros de altura respectivamente), além de chroma-key!
Antes de começarem os trabalhos, toda a equipe técnica, de coordenação, integrantes da banda, artistas e intérpretes foram testados para COVID-19, preservado a saúde de todos e inibindo a possibilidade de qualquer exposição de risco.
Com a estrutura pronta, iniciaram-se os ensaios e, com o apoio de um diretor artístico, todos foram orientados e posicionados. Os testes para as entradas remotas também foram realizados. Foram mais de 7 horas consecutivas de ensaios.
E chega o dia do evento! Countdown na tela! 15 minutos para começar!
A plataforma foi a primeira grande atração do evento. Liberada com 10 dias de antecedência da live, foi criado um hall 3D exclusivo com diversas funcionalidades:
- Museu 75 anos: uma linha do tempo percorreu os 75 anos de 3M no Brasil com analogia de detalhes da história da empresa e fatos verídicos da humidade. Muito dinâmico e de fácil leitura, os textos foram produzidos pela Renase, com suporte da pesquisa da 3M, ainda contando ainda com o apoio de músicas de cada década.
- Hall da fama: 10 funcionários de diversas áreas e tempos de casa, que variavam de 5 anos a 42 anos de empresa, prestaram sua homenagem à empresa em áudios contando um pouco do que viveram na 3M. Nessa página, foi possível ver o rosto de cada um, saber seu tempo de permanência na empresa e celebrar suas trajetórias!
- Galeria de fotos: espaço para encontrar as fotos de todos que participaram desse evento e ajudaram a construir mais um capítulo dessa história.
- Live 75 anos: acesso para a live ao vivo no dia 16 de abril de 2020
Marcos Cabelo foi o mestre de cerimônias contratado para a celebração. Vestido com as cores da empresa, ele deu início às festividades!
Alguns funcionários compartilharam um pouco de suas jornadas direto de seus ambientes de trabalho, ao vivo para todos, durante toda a live. Esta ação se deu através de uma plateia virtual com 75 funcionários, escolhidos aleatoriamente e abrangendo diversas divisões e sedes da empresa, todos projetados no painel de LED e sempre interagindo com o mestre de cerimônias .
Um sonoplasta acompanhou todo o evento, envolvendo a todos com músicas e efeitos sonoros.
Um vídeo institucional foi criado exclusivamente para esse evento. Uma breve retrospectiva contou um pouco da história da 3M para todos. Com duração aproximada de 4 minutos, foram utilizadas diversas imagens do acervo da 3M, com narração de fatos marcantes!
Em seguida, discursos da diretoria e alguns recados importantes foram transmitidos para todos.
Utilizando o recurso de realidade aumentada, Cabelo cantou os parabéns e assoprou as velas de um bolo de aniversário virtual e personalizado para a 3M!
Após aproximadamente uma hora de evento, a grande atração foi anunciada: Thiago Abravanel e Banda. Por mais uma hora, Abravanel cantou diversas músicas conhecidas pelo público, trazendo uma energia sem igual para a comemoração!
O público pôde participar através da plataforma por chat, perguntas privadas e reações por emojis na super tela. Outra ativação foi um QR Code que permitiu que todos pudessem registrar o evento com fotos especiais, que foram compartilhadas nas mídias sociais. No encerramento do evento, essas mesmas fotos formaram um mosaico com o key visual do evento, encerrando de maneira memorável!
Garantindo a inclusão de todos, o evento foi teve duas interpretes de libras que em um fundo de chroma key interpretaram todos os momentos, inclusive as músicas cantadas por Thiago Abravanel.
3. Projeto Drive thru
Ainda como parte do projeto de comemoração do aniversário de 75 anos da 3M no Brasil, cada funcionário recebeu uma caixa de presente.
Em uma caixa de papelão personalizada com um adesivo com o key visual dos 75 anos, os colaboradores receberam:
- Uma carta impressa;
- Uma caneca de cerâmica personalizada;
- Um cordão para crachá personalizado de cetim com trava de segurança;
- Produtos 3M: post-it, esponjas, fita mágica, pano reutilizável e super pano multiuso.
Mais de 3.560 kits foram manuseados, identificados e separados para entrega. Foram aproximadamente três dias de trabalho com uma equipe com mais de 20 pessoas.
315 funcionários em todo o Brasil receberam seus kits em suas residências, de acordo com os endereços informados ao RH.
Os demais kits foram enviados para as seis unidades de negócios espalhadas pelo Brasil: Sumaré, Itapetininga, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Mairinque e Manaus, tendo sido entregues em sistema de drive thru, mediante a um rigoroso controle vinculado a cada funcionário.
Ao todo, a logística de entrega durou pouco mais de quinze dias e as entregas foram realizadas pelas equipes de RH de cada unidade em uma ação conjunta com a campanha de vacinação da gripe. Coordenando esforços para ainda reforçar a importância de cuidar de si.