Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Porsche World Roadshow Brasil 2020

Candidato: at2d Live Marketing
Cliente: PORSCHE BRASIL IMPORTADORA DE VEICULOS LTDA.
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Promocional

18 dias de adrenalina. Não tem maneira melhor de descrever o que é o Porshe World Roadshow, também conhecido pelos íntimos como PWRS.
 
O evento que dura aproximadamente duas semanas, reúne clientes, prospects, jornalistas e convidados da marca, que têm a oportunidade de testar em seu habitat natural toda a família de esportivos da marca: na pista.

Este é um evento bastante esperando pelo público, tanto pela possibilidade de testar os lançamentos como o modelo elétrico, o Taycan; como também pela experiência além do convencional de um test drive, que é ter treinamento intensivo e especializado em testes de curva, frenagem, entre outros, com toda a segurança.

Fora que o PWRS aproxima marca de jornalistas, prospects e clientes, já que todo o time Porsche está presente e pronto para conversar sobre possibilidades, lançamentos e inovações da empresa, algo que potencializa o relacionamento e a confiança na marca.

O contato direto com o público, ativa compras, o uso e fideliza os clientes, que se sentem muito mais próximos e conseguem negociações in loco diretamente com o time. O resultado é visto no aumento de vendas logo após o evento, que mostra que o mesmo traz resultado.
 

Vídeo

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Pelo segundo ano, a Porsche trouxe para o Brasil a Porsche World Roadshow, um evento mundial, destinado a clientes, prospects e fãs da marca.



Tem por objetivo conquistar novos clientes que atualmente não possuem Porsche, estimular o desejo e a compra por meio da experiência com os veículos do portifólio completo de modelos da marca e, portanto, estamos falando de uma base de 80% do público-alvo ser formado por clientes potenciais e 20% de clientes Porsche.



O público recebe um treinamento de atividades em pista como handling, slalom, frenagem, launch control e off road que potencializam a experiência com um carro Porsche, aumentando a percepção positiva em relação à marca, possibilitando testes em ambiente seguro, com o auxílio de profissionais e trazendo o público para perto.



O evento também atinge os mercados, dando apoio para que ganhem experiência na implementação de atividades do programa Porsche Experience e dando suporte à venda de veículos, com meta de conversão em vendas de 18% medida ao longo de 6 meses após o evento.



Além da necessidade do entendimento do evento como um todo, estruturação das áreas necessárias voltadas não só para o público Porsche, como também áreas de treinamentos de vendas, além de um trabalho de 18 dias sequenciais, fora o período de montagem e desmontagem; 2020 trouxe um novo desafio visto que estávamos no meio de uma pandemia e esse tipo de evento não tem como acontecer de forma 100% online, já que estamos falando de experiências reais com os veículos.

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A estrela da festa, foi sem sombra de dúvidas, o novíssimo Taycan, o primeiro esportivo 100% elétrico com alma Porsche, que acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos no modelo mais potente. Dessa forma a Porsche entra definitivamente na tendência da eletromobilidade, que está sendo adotada cada vez mais pela indústria automotiva.



Durante os dias do evento foram demonstradas as qualidades, os diferenciais e as características inconfundíveis que fazem da Porsche um dos ícones mundiais da indústria automotiva, proporcionando o prazer máximo de dirigir, agora também na versão elétrica. E como o próprio slogan diz, este é um Porsche com “alma eletrificada”.



Dentre as estratégias de desenvolvimento do job para garantir uma entrega com qualidade, todos os dias do evento, visto que estaríamos em campo por 18 anos e ainda em meio a um cenário complexo em virtude da pandemia, tomamos medidas certeiras referente a escala dos profissionais, segurança de todos com determinação de áreas isoladas no hotel onde equipe at2d e equipe Porsche estavam hospedados e acompanhamento constante de protocolos de segurança tanto para equipe, quanto convidados.



Além disso, mudanças em relação ao formato de serviço de A&B foram implementadas para garantir que nenhuma pessoa presente ou mesmo equipe do catering pudesse correr qualquer tipo de risco em relação ao vírus.



Para os carros, contratamos serviços de desinfecção que funcionou a cada troca de motorista e também no final e no começo de cada dia.



Durante o evento tivemos que lidar com uma situação de mau tempo na região, onde tivemos ventos fortes e um temporal durante a noite, mas como o plano B já estava montado, foi necessário apenas ações de troca de materiais e no dia seguinte, tudo já estava como novo e pronto para funcionar, não parando o evento.

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Dentre os 4 principais objetivos propostos em briefing, sendo eles:


  1. Conquistar novos clientes que atualmente não possuem Porsche.

  2. Estimular o desejo e a compra por meio de experiências com os veículos do portfolio completo de modelos Porsche.

  3. Dar apoio aos mercados para que ganhem experiência na implementação de atividades do programa Porsche Experience.

  4. Dar suporte à venda de veículos , com meta de conversão em vendas medida ao longo de 6 meses após o evento.


Acreditamos que os objetivos 2 e 3 foram ultrapassados, pois os feedbacks recebidos durante o evento, através de uma pesquisa de satisfação, foram muito positivos, conseguimos realizar nos 18 dias de evento uma excelente experiência aos convidados, com todos os cuidados devidos que o momento exigia.



Para os clientes que participaram o evento foi muito bem-organizado, seguro e proporcionou todo o programa de experiência com os carros e atividades programadas. 



Até mesmo com intercorrência climática que afetou a região com uma tempestade, a agência estava preparada para reconfigurar todo o evento de modo a não causar o cancelamento do mesmo, o que foi muito positivo para o público que pode vivenciar o evento, mesmo com a chuva da noite anterior.



Inclusive, esse evento foi o primeiro grande contato real dos prospects e clientes com o novo Taycan e as vendas do modelo foram bastante expressivas, já que ao menos duas versões do esportivo ficaram no Top 5 de vendas de carros elétricos, registrando 192 unidades emplacadas apenas no Brasil.



Já a experiência de Neutralização de Carbono foi extremamente positiva visto que tivemos o plantio e manutenção de árvores nativas em área de preservação permanente da Bacia Aguapeí contribuindo com a educação ambiente. O evento recebeu o selo verde EcooAr com o plantio de 420 árvores, compensando 54.600kg de CO2 da atmosfera. E para carregar os modelos elétricos disponíveis no evento, contamos com um grupo gerador movido a biometano. O biometano é produzido a partir do biogás de resíduos (biodigestão) para a produção de eletricidade e além de alimentar as baterias dos carros elétricos, ajudou a deixar nosso evento mais sustentável. 

 

DADOS DO EVENTO

Quando: do dia 13/08/2020 ao dia 30/08/2020

Onde: Autódromo Velocitta em Mogi Guaçu

Quem: total de 436 pessoas

- Jornalistas e influenciadores: 32 pessoas

- Equipe de vendas para treinamento com o produto: 44 pessoas

- Consumidores finais, convidados Porsche: 360 pessoas

Staff total:

- Em campo: 86 profissionais / dia por 18 dias de trabalho.

- Pré-produção: 9 profissionais / dia por 60 dias de trabalho.