Todas as empresas e entidades, desde que foi decretada a pandemia, tiveram suas atividades e caixa amplamente impactados. Tiveram que se reinventar como modelo de negócios, tomar medidas para retenção de gastos e busca por novas fontes de recursos. Essas medidas tiveram de ser tomadas levando em conta as restrições causadas pela pandemia. Não foi diferente com a Fundação 25 de Janeiro.
As atividades vinculadas com os objetivos estatuários estavam impactadas: em captação de eventos, mesmo que o processo de candidatura não tenha parado 100%, as confirmações de destinos foram todas postergadas; em promoção e marketing, não havia sentido em promover o destino que não podia receber visitantes de lazer e negócios; por fim, em relacionamento com associados, um dos principais trabalhos foi dialogar e trocar as melhores práticas para manutenção das atividades e da equipe. Em nível institucional, a Fundação assinou uma série de pleitos para diálogo e pressão frente ao poder público nos três níveis, para criação de decretos, medidas provisórias e projetos de lei, como isenção de taxas, criação de linhas de crédito, renegociação de dívida, benefícios emergenciais para manutenção do emprego e mais, além de negociações sindicais para rever as relações trabalhistas do período.
Desde 2019, a Fundação, juntamente com a Abear e com apoio da Setur, vem executando um plano de mídia de promoção dos destinos paulistas, que, obviamente, foi interrompido com a pandemia. Entretanto, com a criação e avanço do Plano São Paulo, foram criadas as fases de flexibilização e protocolos, intimamente relacionados com os números de novos casos, internações, óbitos e taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
O Plano São Paulo se inicia, em seu estado mais grave, na fase vermelha, passando pela amarela, verde e, por fim, a azul, com a flexibilização amenizando a cada uma. De tal forma, em outubro de 2020, a capital São Paulo ingressos na Fase Verde, possibilitando, ainda que de forma restritiva, a realização de feiras e congressos. Um marco, à época, foi a realização do Boat Show, na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP).
Mantendo sua função de promover o destino, em sintonia com o que já vinha sendo praticado com a campanha São Paulo Pra Todos, com a Abear e a Setur, a Fundação 25 de Janeiro decidiu realizar o Expo Forum Visite São Paulo.
O briefing, para sua criação, foi o seguinte: após meses de confinamento e a gradual flexibilização das restrições, e pesquisas apontando um potencial público para a retomada do turismo por meio das viagens de lazer e curta distância, na qual foram identificados os seguintes perfis: público que viaja todo ano para o exterior e não viajou, reservando o investimento; o mesmo público, mas acostumado a viagens nacionais; e um público inédito que consegui poupar durante o período mais rígido da pandemia. E todos eles estavam/estão dispostos a gastar com viagens este recurso reservado.
Posto o cenário, o objetivo era explorar todo o potencial do turismo doméstico do estado de São Paulo, que começou a ser divulgado na campanha de 2019 e início de 2020, com ecoturismo, turismo de aventura, religião, arquitetura, saúde, gastronomia, arte, praia, campo, por meio da capital, interior, estâncias turísticas e municípios de interesse turístico. Aproveitar este movimento de retomada era o mesmo que gerar emprego e renda para um setor que já estava muito sensibilizado.
Somando ao briefing, além de mostrar o potencial dos destinos paulistas, após um período de muito debate na busca por soluções que mantivessem o setor vivo, também se mostrou essencial uma área reservada no evento para painéis e palestras, tanto motivacional e inspirador, quanto para discutir as políticas do turismo. Para encerrar, uma área para capacitação de destinos selecionados, tanto de interesse para o público viajante, quanto para o trade e para agentes de viagens.
De tal forma, o evento foi planejado e executado de tal forma:
1. O conceito
O Expo Forum Visite São Paulo foi um evento híbrido, na qual no dia 4 de novembro aconteceram as atividades presenciais no Sheraton São Paulo WTC, todas divulgadas em tempo real online; e uma fera virtual com os produtos turísticos voltado ao público final. Todo o conteúdo online ficou disponível até 11 de novembro no site expoforum.com.br. A abertura contou com o lançamento do vídeo no qual a Orquestra Sinfônica de São Paulo executa o jingle São Paulo Pra Todos. Todo o evento contou com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras)
2. Três palcos de conteúdo
Foram contratados três palcos, sendo o primeiro, Grande Temas, dedicado ao debate de políticas de turismo e outros assuntos. Contou com palestra do Secretários de Estado, de Deputados, Prefeitos, de executivos como Luiza Helena Trajano, Chieko Aoki, Sônia Hess, do sociólogo Domenico de Masi (programação completa na imagem anexa).
O segundo, inspiracional, com debates filosóficos e grandes participações, como Oscar Motomura, Mauricio de Souza e Torquato Jardim, passando por temas como turismo de luxo, cases de sucesso, tendências, evolução digital, acessibilidade, diversidade e mais (programação completa na imagem anexa).
Por fim, o palco Market Place, os destinos presentes na feira puderam apresentar seus atributos, como capital, Mantiqueira, Rota da Fé, Costa da Mata Atlântica, Circuito das Frutas, Águas Paulistas, Serra do Itaqueri, São Roque, entre outros temas (programação completa na imagem anexa).
Neste último palco, foi contratado o comediante Wesley Crespo como mestre de cerimônias, no qual encarnou o personagem “Mr. Trip”, com figurino cômico, apresentando as ofertas disponíveis no site do Visite São Paulo. Crespo também passeou pela feira física, entrevistando os participantes.
3. Feira física
A feira física no Sheraton São Paulo WTC contou com um estande na Secretaria de Turismo, e outros dez para as regiões: Serra do Itaqueri, Região Turística da Fé, Circuito das Frutas, Vale do Ribeira, Capital, Litoral Norte, Costa da Mata Atlântica, Roteiro dos Bandeirantes, Mantiqueira Paulista, Circuito Águas e Flores Paulista. Todos com informações turísticas.
4. Feira virtual
Foi utilizada uma nova tecnologia, similar ao Google Street View, para uma navegação nos estandes virtuais dos destinos supracitados, além de estandes dos parceiros, como WTC, Sebrae, CVC, Viva Enjoy, R1 e do próprio Visite São Paulo. Paralelo a feira virtual, no site visitesaopaulo.com havia todos os pacotes e experiências disponíveis para compras
5. Protocolos
Toda a parte presencial seguiu rígidos controles, conforme indicado pelo plano São Paulo, como lotação limitada, totens de álcool gel, distanciamento e medição de temperatura.