Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Fórum de Investimentos Brasil 2021 (BIF21)

BIF 21

Candidato: Grupo Exemplus
Cliente: Apex-Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Promocional

EXEMPLUS
A Exemplus Comunicação é agência de comunicação e produtora de eventos com mais de 25 anos de mercado. Ao longo de sua história atendeu grandes clientes no Brasil e no Mundo, entre eles: Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério da Cultura, Presidência da República, Infraero, CAIXA, Banco do Brasil entre outros.

Por meio do escritório da XPlus International, localizado em Lisboa, criou e produziu grandes projetos como o Feel Brasil, no Fuorisalone (Milão, Itália), o Festival da Vinha e do Vinho (Anadia, Portugal) e o festival latino LIFA (Cidade do México).

Tem em seu portfólio produções nacionais de grande relevância como a Rio+20 (Ministério das 
Comunicações), A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Universidade de Brasília), a Copa do Mundo de 2014 (Governo do Distrito Federal e Infraero), a Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura) e o Brasil Investment Forum (Apex-Brasil).

BIF 21
O Fórum de Investimentos Brasil 2021 (BIF) é um evento internacional sobre atração de investimentos estrangeiros para o Brasil, organizado pela Apex-Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo Federal.

É considerado o maior evento de investimentos estrangeiros da América Latina. O BIF reúne autoridades do governo federal, estaduais e executivos de grandes empresas do Brasil e do mundo, além de representantes da academia, imprensa e formadores de opinião.

Na edição de 2021, o Fórum destacou as oportunidades de investimentos em setores estratégicos, como agronegócios, energia, infraestrutura, inovação, saúde e tecnologia, entre outros. Uma oportunidade única para discutir as melhorias no ambiente de negócios no Brasil. 

A edição desse ano foi realizada em formato online. Três grandes estúdios físicos de última geração foram construídos em São Paulo. As instalações receberam speakers presenciais e remotos que interagiram nos palcos do BIF através da internet. O evento contou com painéis de discussão de alto nível, com a participação de representantes do governo e CEOs de importantes multinacionais. Foi transmitido para todo o mundo em português, inglês e mandarim.

Na plataforma de transmissão do evento, além das 3 plenárias principais, foi montada uma sala virtual exclusiva para a apresentação de projetos públicos e privados no Brasil que estão buscando aporte de investimentos, uma grande oportunidade de networking com representantes de governos estaduais e participantes.

Vídeo

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia de Covid-19, que impactou todos os setores da economia no Brasil e no mundo. O setor de eventos foi um dos mais impactados e precisou se reinventar. O Brasil Investment Forum, que teria sua 4ª edição em 2020, foi adiado para 2021, na expectativa de poder ser feito presencialmente ou ao menos em formato híbrido. O principal evento da Apex-Brasil para atração de investimentos estrangeiros, tradicionalmente presencial e que reunia até 2019 aproximadamente 1.500 pessoas por dia, teve que ser repensado e redesenhado.



O grande desafio foi desenvolver um formato que pudesse ser aproveitado tanto para o caso de o evento ser 100% online ou então híbrido, pois ainda havia muitas incertezas até o último momento. E tudo isso ainda em formato digital, online e ao vivo, por meio do uso da tecnologia e de soluções que viabilizassem a boa experiência do público inscrito, palestrantes e moderadores, e ainda houvesse estabilidade da transmissão de toda a programação.



O formato tradicional do BIF oferece 3 plenárias, 1 sala de projetos, 1 sala para coletiva de imprensa, salas de apoio, salas de reunião, entre outros espaços. A edição de 2021 precisava oferecer pelo menos esses mesmos espaços e ainda:



A reprodução digital do ambiente de negócios e networking oferecido pela Apex-Brasil, já conhecido e cobiçado pelo público do evento;



O refinamento e a viabilidade de uma programação robusta, com a participação de autoridades e CEOs de importantes multinacionais localizados em diversas partes do mundo;



A criação de uma “sala de projetos”;  um espaço destinado à apresentação de projetos nacionais, públicos e privados, que estão buscando aporte de investimentos;



A segurança dos dados dos participantes e do ambiente virtual como um todo;



Uma comunicação clara e precisa para a inscrição e toda a experiência do público no evento;



A qualidade e a praticidade de acesso dos inscritos;



Um espaço virtual para interação e networking;



Uma sala exclusiva para a imprensa;



A transmissão de toda a programação no idioma mandarim, por meio de plataformas de streaming permitidas na China;



Aumento da participação do público em relação às edições anteriores, em especial o público internacional;



A adaptação da identidade visual do evento para o ambiente online;



A conversão dos inscritos para a plataforma do evento;



Um sistema de verificação e validação dos resultados e métricas do projeto.

O primeiro passo foi selecionar uma plataforma e criar o ambiente digital do evento. Com isso, conseguimos garantir um espaço digital exclusivo em uma plataforma intuitiva, com extensão para um aplicativo de dispositivos móveis.



Os inscritos receberam links únicos para acesso a essa plataforma. Uma vez dentro do evento, o participante tinha acesso a todas as salas do evento em tempo real e em 3 idiomas (português, inglês e mandarim), além de canais de interação com outros participantes e possibilidade de explorar espaços virtuais construídos de forma a entregar conteúdo relevante para os investidores.



Levando em consideração a relevância e as experiências anteriores do BIF, o evento online precisava proporcionar um ambiente fluido, convidativo e  intuitivo, e claro, visualmente agradável. Para isso foram criados três estúdios físicos nas salas do Hotel Transamérica em São Paulo, que receberam presencialmente o Presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, o Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mauricio Claver-Carone, o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, o Ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, entre outras autoridades e CEOs. Os participantes presentes interagiram com outros importantes convidados via internet por meio de telões de LED de alta definição, em tempo real. Participaram remotamente o Ministro da Economia Paulo Guedes, o Ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos e o Presidente da República, Jair Bolsonaro, que marcou a abertura do evento.



O evento não teve público presencial e seguiu todos os protocolos biosanitários: uso de álcool em gel, constante higienização dos equipamentos, uso obrigatório de máscaras em todas as dependências do evento, distanciamento social mínimo exigido pelo plano São Paulo e testagem padrão ouro para COVID-19 de todas as equipes envolvidas.



Cada estúdio foi montado com infraestrutura e equipes completas de audiovisual, direção de palco e de arte, tradução simultânea e streaming. O evento foi transmitido pela web em altíssima resolução, ao vivo e via satélite. Cada plenária foi conduzida por um diretor geral e uma mestre de cerimônias.



A cenografia foi pensada de acordo com a identidade visual proposta pela Apex-Brasil para o Brasil Investment Forum. As salas foram idealizadas  e desenhadas como plenárias, mas também como estúdios audiovisuais, com fechamento de caixas cênicas e projetos luminotécnicos específicos para filmagem.



Além das  três plenárias em São Paulo, um quarto estúdio foi montado na sede da Apex-Brasil, em Brasília. Esse estúdio foi responsável pela transmissão da sala "States of Brazil: Local Investment Opportunities”, onde cada estado brasileiro apresentou seus projetos para  captação de investimentos. A transmissão da sala também foi realizada em altíssima resolução e em 2 idiomas (português e inglês).



A imprensa ganhou uma sala virtual exclusiva e teve acesso a todo o conteúdo do evento.

Galeria de Fotos

Números do BIF 2021



Meta de inscrições: 3.000



Meta de participantes efetivos: 2.000



6.351 inscritos – 111,7% acima da meta prevista



3.469 participantes efetivos – 73,45% acima da meta prevista



102 países participantes



8 ministros de Estado participantes



153.094 acessos ao site do evento, de 106 países



428 reuniões solicitadas via plataforma



452 conversas públicas entre participantes via plataforma



2.531 visitas aos estandes virtuais 



223 ligações de voz para contactar representantes nos estandes virtuais



O grande diferencial nesta edição do BIF é que o evento foi realizado 100% online para o público, uma experiência inédita. A decisão de realização neste formato visou cumprir à risca os protocolos de segurança impostos pelo cenário de crise sanitária, e acabou proporcionando grande participação (3.469 entraram na plataforma, de um universo de 6.351 inscritos de 102 países– a maior em todas as edições do evento e mais que o dobro da última realizada. 



Foram disponibilizadas ferramentas tecnológicas para interação entre os participantes – salas privadas para reuniões virtuais, troca digital de cartões de visita e atendimento em estandes virtuais dos organizadores, parceiros e estados da federação. Além desta inovação, o evento também teve outras novidades: salas virtuais de apresentação de projetos públicos e privados do Brasil, parceria com entidades nacionais e internacionais para a divulgação do evento e captação de patrocínios pela Agência, um foco em negócios.



O evento contou ainda com quatro patrocinadores de peso, que refletem o engajamento dos setores público e privado: BRF, Itaipu Binacional, Nova Smar e Petrobras.



Em relação à mídia, foram veiculadas mais de 600 matérias em portais, jornais, TVs e rádios que citaram o evento. Além disso, foram concedidas várias entrevistas a veículos relevantes, nacionais e internacionais como Les Echos (França), Euromoney (Reino Unido) e FDi Financial Times (Estados Unidos).  



Avaliação Geral do evento: 86% do público satisfeito.



Satisfação com a plataforma virtual: 85% do público satisfeito.



Organização do evento: 93% do público satisfeito