Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Festival de Robótica do SESI 2021: em meio à pandemia, um novo caminho para transformar gerações com

Candidato: Capacità Eventos
Cliente: Serviço Social da Indústria - SESI
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Esportivo

No desafio de desenvolver sua indústria, o Brasil tem o dever de formar novas gerações de profissionais familiarizados com a ciência, a tecnologia e a inovação. É justamente por isso que o SESI realiza, desde 2019, o Festival de Robótica do SESI.

Em parceria com a FIRST, uma organização internacional sem fins lucrativos, o evento reúne três grandes competições de robótica no Brasil: a First Lego League (FLL), que desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia utilizando robôs de Lego; a First Tech Challenge (FTC), que representa a continuidade da FLL, instigando jovens de 14 a 18 anos a projetar, programar e construir robôs capazes de realizar tarefas complexas; e a F1 in Schools, que envolve alunos das escolas SESI a criarem empresas para competir em uma simulação de Fórmula 1 – com pistas de corrida em miniatura. 

Tradicionalmente, as competições ocorriam de forma presencial, mobilizando mais de 5 mil alunos. Com a pandemia, porém, o SESI se deparou com um desafio: como dar continuidade a esse trabalho sem colocar os participantes em risco?

Convocada para propor a solução, a Capacità Eventos desenvolveu uma versão em formato híbrido, combinando as atividades tradicionais do Festival de Robótica com interações online, influenciadores e atrações típicas de um programa de TV. O resultado foi um Festival de Robótica renovado: mais seguro, mais dinâmico, mais moderno – e ao mesmo tempo mais conectado. Um espaço para todos os participantes experimentarem e aprenderem robótica na prática.

O Festival de Robótica do SESI se converteu em uma transmissão de três horas na manhã do dia 26 de junho de 2021. A programação contou com músicas ao vivo, vídeo-reportagens, interações online, premiações e demonstrações de robôs. A cenografia trouxe três ambientes distintos – um para cada competição. Telões de led com conteúdo contextual, intercalados com decoração feita de sucatas e computadores, valorizavam a cultura maker e a sustentabilidade.

No total, mais de 22 mil pessoas assistiram à transmissão ao vivo, mais que o dobro estabelecido como meta pelo SESI. Ou seja: além de viabilizar o evento, a Capacità ajudou o SESI a expandi-lo em visibilidade e relevância, contornando as limitações impostas pela pandemia.
 

Vídeo

Realizado desde 2019 no Brasil, o Festival de Robótica do SESI é o maior evento de robótica do país – e um dos maiores do mundo. Seu diferencial está na proposta de congregar três diferentes competições de robótica: a First Lego League (FLL), o First Tech Challenge (FTC) e a F1 in Schools. Em outros países, tais competições costumam ocorrer separadamente. No Brasil, o SESI inovou ao reuni-las em um único grande evento. Além de ampliar a visibilidade do tema, é uma forma de aprofundar a jornada de aprendizado dos jovens na robótica. 



Diante da pandemia, o briefing do SESI foi claro: era necessário encontrar um novo formato para o Festival, possibilitando sua realização num contexto de isolamento e distanciamento social. Desde o início, estava claro que a solução passaria pela transmissão de conteúdo digital em streaming. No entanto, tanto o SESI quanto a Capacità estavam convencidos de que era necessário fazer algo mais do que uma simples “live”, fugindo do formato que vinha se popularizando como resposta à pandemia. 



Assim foram definidos os objetivos do evento. Mais do que compartilhar conteúdo, era preciso proporcionar uma experiência relevante para os participantes, de modo que eles pudessem: 1) entender o propósito e a dinâmica das três competições de robótica; 2) vivenciar e compartilhar seus aprendizados; e 3) sentir na pele a mesma expectativa e emoção que sempre tem sido marca registrada de cada edição do Festival de Robótica do SESI. Além disso, havia a necessidade de atrair atenções e olhares do público não-engajado, contribuindo para ampliar a visibilidade do evento perante os jovens, bem como valorizar a marca do SESI em seu papel de formar novas gerações de profissionais para a indústria brasileira.



Com mais de 25 anos de experiência, a Capacità buscou soluções técnicas para adaptar o formato do Festival de Robótica do SESI para uma versão 100% digital. O maior desafio foi criar o conteúdo necessário para que o formato online proporcionasse uma experiência tão ou mais envolvente do que o tradicional. Para isso, como veremos a seguir, todas as etapas do Festival tiveram de ser repensadas. Eis porque entendemos que este case merece ser o vencedor em sua categoria no Prêmio Caio: mais do que uma conversão para o meio digital, nosso desafio foi transformar o Festival de Robótica do SESI em algo novo e surpreendente.

UM FESTIVAL SEGURO E EMOCIONANTE



Em seu novo formato, o Festival de Robótica do SESI adotou como premissa básica a segurança de todos os participantes. Essa decisão se materializou em duas frentes:


  1. a realização das competições em si;

  2. o dia de premiação dos vencedores.


Na parte das competições, todas as atividades foram adaptadas para que pudessem ocorrer de forma remota, sem aglomerações. Os participantes receberam pelo correio as peças necessárias para a montagem dos robôs. As missões e tarefas de cada torneio foram executadas de forma remota – cada equipe tinha a responsabilidade de filmá-las e submetê-las ao corpo de jurados. O próprio sistema de avaliação, que envolve uma etapa de banca, foi realizado de forma remota, por meio de videoconferências. Por fim, atividades que costumavam requerer a presença física dos participantes foram adaptadas ou suspensas. Exemplo disso ocorreu no F1 in Schools: tradicionalmente, os participantes precisavam montar um estande para expor seus cases e resultados – num formato semelhante ao de uma feira de ciências; nesta edição, o estande foi montado de forma 100% digital a partir de softwares como o AutoCAD, e os estudantes tinham a incumbência de explicar como montá-lo. 



Com isso, o dia do Festival de Robótica do SESI ficou concentrado na busca de outros dois objetivos. O primeiro deles foi o de viabilizar a premiação dos vencedores das competições, criando um momento marcante de reconhecimento e celebração. E o segundo foi o de atrair as atenções e divulgar o trabalho do SESI no Brasil, mantendo-o em sua trajetória de crescimento e consolidação – e preservando o seu propósito de despertar nos jovens a paixão pela robótica e o aprendizado pela tecnologia. Foi com essa prioridade que a Capacità entrou em cena.





MAIS QUE UMA LIVE, UM PROGRAMA DE TV



Para atender às necessidades do cliente, a Capacità planejou o Festival de Robótica do SESI na forma de um grande programa de TV. Mais do que apresentar as competições e vencedores, o objetivo seria envolver, entreter e engajar a audiência na causa do Festival, sensibilizando-a quanto ao propósito de formar uma geração de profissionais já familiarizados com novas tecnologias. Para isso, montamos um estúdio especialmente para o evento em Brasília, junto à sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e preparamos um roteiro completo com atrações, música, demonstrações de robótica e muito conteúdo. A apresentação ficou a cargo da jornalista Glenda Kozlowski, apoiada pelo também jornalista Marcos Sousa, que atua como especialista em Educação e Novas Tecnologias no SESI.



Tudo foi pensado para criar um ambiente de interação e aprendizado com foco em robótica. O cenário, por exemplo, foi montado com telões de led e ornado com peças de sucata eletrônica, dando uma nova destinação a um tipo de resíduo que, quando descartado irregularmente, costuma ter alto impacto ambiental. Dentro do estúdio, foram criados, ainda, três espaços diferentes dedicados a cada uma das competições. No FLL, tivemos uma mesa com o “tapete” de missões devidamente exposto para ilustrar as provas e a dinâmica da disputa. No FTC, recriamos a arena na qual os robôs executam suas tarefas em busca da maior pontuação – e, claro, fizemos a demonstração ao vivo das máquinas em ação. Já no F1 in Schools, montamos uma pista de corrida em tamanho reduzido para mostrar como funcionam as competições da categoria. 



O próprio roteiro do evento foi dividido em três momentos distintos, cada um deles com suas próprias características, atrações e premiações. Em cada um deles, os telões adquiriam uma roupagem nova, criando um ambiente customizado. Ao mesmo tempo, através dos telões, construímos uma espécie de plateia virtual, formada pelos próprios participantes que estavam conectados com a produção do evento via videoconferência. E assim, com todos os olhares convergindo, criamos um momento único na história do Festival de Robótica do SESI.



A transmissão foi muito além da robótica em si. Durante o evento, tivemos sessões de dança e performances de música ao vivo. Presente no estúdio, a banda brasiliense Sunflowers Jam marcava não só os intervalos, mas também efeitos incidentais que reforçavam os momentos de expectativa e humor. Recebemos convidados especiais que falaram sobre os desafios da robótica, o propósito do festival – e o potencial de futuro para todos os participantes das competições. Trouxemos vídeos com depoimentos de empresários e celebridades como o apresentador Felipe Giaffone e o piloto Felipe Nasr. Demonstramos os robôs em ação, ajudando mais pessoas a compreenderem a dinâmica das competições que integram o Festival. E acima de tudo, criamos um momento emocionante de reconhecimento e premiação. 



Todas as equipes estavam conectadas com a produção do evento. Assim, quando eram anunciados, os vencedores eram surpreendidos ao verem sua própria imagem nos telões do estúdio. A revelação era o gatilho para cenas inesquecíveis de comemoração, com os jovens celebrando e gritando juntos ao vivo – e traduzindo para toda a audiência o valor de participar do Festival de Robótica do SESI.





ENGAJANDO OS PÚBLICOS ANTES, DURANTE E DEPOIS



Além do evento em si, preparamos uma série de ações para engajar a audiência antes, durante e depois da realização. Nos dias que antecederam a transmissão, vários conteúdos foram veiculados nos canais proprietários do SESI. Como o formato do evento era inédito, tratou-se de fomentar o clima de expectativa e curiosidade sobre como o Festival seria realizado. 



Durante a transmissão, o engajamento foi buscado através de uma parceria com dois influenciadores cujo perfil têm grande penetração no principal público de interesse do Festival: o youtuber Rato Borrachudo (3,7 milhões de seguidores no Youtube) e a apresentadora de e-sports Ana Xisdê (416 mil seguidores no Instagram). Através de transmissões ao vivo em seus próprios canais, ambos chamavam a atenção para a realização do Festival. Além disso, em diferentes momentos, tanto Rato Borrachudo quanto Ana Xisdê “invadiram” nossos telões para intervir no evento, ora fazendo perguntas sobre robótica, ora interagindo com a audiência através do chat.

Já nos pós-evento, o engajamento foi estendido por meio de ações do SESI, que publicou pílulas de conteúdo com os momentos mais marcantes. 



Nós entendemos que o Festival de Robótica do SESI merece ser o vencedor em sua categoria do Prêmio Caio porque foi muito mais do que uma live: foi uma prova de superação. Em meio a uma pandemia que inviabilizaria as competições, nós criamos um ambiente de convergência e interação que manteve vivo o propósito do SESI de engajar os jovens no universo da robótica. E mais do que isso: como demonstram os resultados a seguir, ajudamos o SESI a expandir a força e o alcance da iniciativa.

Os números não deixam dúvidas: mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia, a edição de 2021 do Festival de Robótica do SESI não ficou devendo nada para as anteriores. 



Ao todo, foram cerca de 1.000 competidores, praticamente o mesmo verificado nas duas edições anteriores. Mesmo assim, o número de equipes nas etapas finais cresceu – o que demonstra uma evolução no nível técnico dos robôs apresentados. No FTC, por exemplo, houve um acréscimo de 32 para 35 equipes. Já no F1 in Schools, de 28 para 31. Ou seja: além de expandir seu alcance, o Festival de 2021 demandou mais criatividade e estudo de cada participante. 



Durante o evento, os resultados também surpreenderam. Ao todo, foram, 22 mil visualizações na transmissão ao vivo. Para efeitos de comparação, a edição anterior, realizada de forma presencial no Rio de Janeiro, contou com cerca de 20 mil visitantes. Ainda durante a transmissão, registramos um total de 23,6 mil engajamentos – tais como interações, comentários e compartilhamentos.



Já os conteúdos publicados nas mídias digitais, incluindo-se as etapas pré e pós evento, amealharam 8,8 milhões de impressões e 116 mil cliques, perfazendo uma taxa de cliques (CTR) de 1,32%. O veículo com melhor performance foi o Instagram, onde registramos 2,8 milhões de impressões e 2,6 mil cliques, com uma taxa de engajamento (ER) de 0,45%.



A parceria com Rato Borrachudo e Ana Xisdê também rendeu bons resultados para o evento. Ao todo, eles ajudaram a colocar o Festival de Robótica do SESI ao alcance de mais de 261 mil usuários, gerando mais de 3,5 mil cliques no link do evento – o que foi decisivo para expandir de forma relevante a nossa audiência. 



Esta foi a história que ajudamos a escrever junto com o SESI. A partir do uso redes sociais e a parceria com influenciadores, encontramos novos meios de aquecer o evento durante uma pandemia. Mais que uma live, proporcionamos conteúdo, conhecimento e entretenimento sobre robótica, aumentando a visibilidade do tema e a presença do SESI nessa área. Mas acima de tudo, superamos as limitações da pandemia para manter vivo um projeto que beneficia milhares de crianças e adolescentes em todo o Brasil.