Você, jurado do Premio Caio, conhece uma mulher que já sofreu assédio no trabalho. Sim, isso é uma afirmação. E ela está baseada na estarrecedora estatística de que UMA a cada DUAS mulheres relatam já terem sido vítimas de assédio em seu trabalho. Este é um dos dados revelados por um abrangente estudo realizado pelo LinkedIn em parceria com a consultoria de Impacto Think Eva. Com o objetivo de entender o Assédio no ambiente de trabalho, o LinkedIn e a Think Eva entrevistaram milhares de mulheres, de diversos perfis. Os resultados desse estudo mostram, entre outros dados assustadores, que 77% das mulheres relatam assédio em redes sociais. Os resultados desse estudo motivaram o LinkedIn a iniciar uma campanha, a #TrabalhoSemAssédio, para jogar luz sobre esse tema, orientar e esclarecer as mulheres sobre o tema, e disseminar práticas que visam a eliminar ou reduzir drasticamente esse mal nas organizações. Mas antes de mais nada, era fundamental conseguir atrair a atenção da midia e de influenciadoras para o Estudo e a campanha. Com essa missão, o LinkedIn chamou a Living Brands para um evento de lançamento
Entendemos Sustentabilidade não apenas como questões ambientais. Num contexto mais amplo, é preciso de falar de sustentabilidade também do ambiente de negócios, e de ações que geram impacto social.Nosso desafio original era criar um evento para o lançamento da campanha #TrabalhoSemAssédio que:Atraísse o interesse da mídia e de influenciadoras digitais, para garantir a exposição das mesmas às principais mensagens do estudo.Munisse as convidadas com material para compartilhamento, como itens instagramáveis e mensagens por toda parteRepercutisse nos veículos e nas mídias sociais.Acima de tudo, fosse fiel à questão social importante que a campanha endereçava, valorizando a mulher em todas as etapas do processo. O evento original era um brunch na casa Manioca. A casa Manioca, como todos sabemos, é um empreendimento da Chef Helena Rizo que tem mais de 50% da sua força de trabalho composta por mulheres.Um dos itens que compunha os brindes foi uma ECOBAG, com uma ilustração criada pela artista DAPHNE, uma menina preta da periferia de São Paulo que tem um talento colossal. As ecobags foram confeccionadas numa pequena confecção na Zona Sul de São Paulo, de duas empresárias que só empregam mulheres, muitas delas mães solteiras. A camiseta que compunha o brinde com a frase “Não existe Luta Sozinha” era da marca PUTA PEITA, uma marca que destina parte de sua receita a apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social. Com a pandemia, um novo desafio se somou à nossa lista: precisamos reinventar um evento que estava pronto, para que ele acontecesse virtualmente, com o mesmo impacto pretendido para o evento presencial. Tudo isso sem desperdício e valorizando o trabalho da mulher.
Então o que fizemos foi transformar e aproveitar tudo o que já estava pronto: - Os itens que seriam usados como decoração instagramável (copos com a #trabalhosemassédio), os brindes do evento e inclusive as credenciais foram transformados numa sensacional EXPERIENCE BOX: uma caixa-convite enviada às jornalistas e influenciadoras. A caixa convite se transformou num “Recebido de Sucesso”, com incontáveis posts, e atraiu muita atenção para o evento que viria a seguir. Os cordões das credenciais com a #TrabalhoSemAssédio ganharam uma nova TAG, convidando as pessoas a usarem em seus ambientes de trabalho para que fossem reconhecidas como um ponto de apoio a mulheres que eventualmente estivessem sofrendo assédio.O evento se transformou numa transmissão a partir da Casa Manioca, com debate e participação das jornalistas e influenciadoras por Zoom. Investimos numa transmissão de qualidade, com acabamento de programa de televisão. O convite para um BRUNCH foi mantido, mas dessa vez cada convidado recebeu o brunch em sua casa, minutos antes de iniciarmos a transmissão.A logística foi um desafio à parte, já que no dia do evento ao vivo queríamos que todas as convidadas recebessem o café ao mesmo tempo, minutos antes do início da transmissão.Mais uma vez, os "recebidos" tomaram as redes sociais, e fomos presenteados por mais uma avalanche de posts.Missão cumprida!
Tivemos 80% de comparecimento ao evento virtual, com um nível de satisfação de 85%. Mais de 65 jornalistas e influenciadoras participaram da transmissão ao vivo, um índice de presença jamais antes atingido junto a esse público. 100% das presentes ficaram até o final do evento, e o tom das matérias publicadas após o evento foi muito positivo à marca em 90% dos casos.A quantidade de posts com imagens dos recebidos, fotos das convidadas usando as camisetas e o compartilhamento da #trabalhoSemAssédio superou todas as expectativas, nossas e do cliente.As jornalistas compareceram ao evento usando a camiseta, com o crachá, e levantaram definitivamente a bandeira do combate ao assédio no trabaho e nas redes sociais. Foi um evento que não apenas combateu uma das mais presentes formas de violência contra a mulher, mas que amplificou a voz das mulheres, empregou mulheres em toda sua cadeia de excução. Acreditamos que é preciso walk the talk - quando empregamos mulheres em nossa cadeia produtiva, as pequenas escolhas do dia a dia dos eventos causam impacto e fazem a diferença na vida de muitas pessoas.