Briefing
Sabemos que a escolha de uma universidade é um processo que tem vários influenciadores, sendo um deles o professor. Um jovem de ensino médio, quando está pensando em que programa quer seguir quando for para a faculdade, consulta sua família e sua escola na pesquisa de potenciais mercados. Mais ainda, sabemos que os jovens tendem a gostar mais e se identificar mais com as matérias em que ele se dá bem e admira o professor. A relação de um estudante com seu professor favorito é extremamente potente pode ser um fator facilitador da escolha de uma carreira.
A Full Sail University sentiu que estreitar vínculos com educadores poderia potencializar a imagem da universidade no território brasileiro à medida que se tornam uma referência para um educador a universidade torna-se também uma referência para os estudantes que estão com contato com esse educador.
Soma-se a isso o fato de que a Full Sail Universidade oferece um programa de mestrado em Design Instrucional, possuindo, portanto, bastante conteúdo e conhecimento sobre criação de material educativo e como aplicá-lo em alunos de todas as idades.
Com a proposta de estreitar vínculos com professores e através desse relacionamento tornar a universidade conhecida nos bastidores da educação de ponta do Brasil, a universidade montou um programa chamado Teacher Professional Development (TPD): um treinamento de 8 meses, gratuito e antenado com as tendências mais modernas de educação.
Em sua primeira edição o TPD surgiu sem plataforma, todo oferecido através de links ao vivo e gravações de Zoom, e tinha como objetivo simplesmente contribuir com o cenário da educação no país e gerar reconhecimento de marca entre escolas e professores brasileiros. Valorizar a educação e contribuir com a formação dos professores era a missão número 1 do TPD 2020.
Sua versão de 2021, baseado no sucesso da primeira edição, ampliou o escopo da universidade e permitiu que ainda mais educadores pudessem passar pelo conteúdo do programa, gerando, inclusive prospects para o mestrado em Design Instrucional da Full Sail University.
O objetivo principal do programa, entretando, sempre foi contribuir com o desenvolvimento da educação global, fortalecendo as técnicas dos professores em sala de aula e ajudando educadores na tarefa de tornar seus conteúdos relevantes em sala de aula, motivando alunos e contribuindo para o aprendizado vivo.
Desafio
O Teacher Professional Development (TPD) é uma iniciativa da Full Sail University que visa capacitar professores para a educação 2.0, uma necessidade muito real e palpável que se tornou extremamente desafiadora com o inicio do Covid e nos mostrou como o mercado da educação carecia de inovação e adaptabilidade.
O TPD 2020, a primeira edição do treinamento, estava programado para acontecer a partir de 1/3/2020, quando ao mesmo tempo rompeu a pandemia. Ele havia sido idealizado antes da pandemia, como forma da universidade contribuir com educação de qualidade no Brasil e no mundo, mas com o início do Covid em março de 2020 no Brasil o programa beneficiou centenas de professores que se inscreveram motivados pelo Covid e a necessidade que ele representava de treinamento e inovação por parte dos educadores.
O TPD 2020 consistiu um 8 módulos, independentes e mensais, listados abaixo:
- Technology in the classroom
- Gamification in the classroom
- Project Based Learning in the classroom
- Transmedia Storytelling in the classroom
- Psychology of Play in the classroom
- Music in the classroom
- Media and Communications in the classroom
- Review
Em 2020, cada módulo consistia nas seguintes atividades:
1.Launch call ao vivo, não obrigatória, com instrutora da Full Sail University, via Zoom
2.Quatro vídeos sobre o tema do mês, que o apresentavam na sequencia: Apresentação do tema, Técnicas de implantação do tema, Exemplos de implementação do tema, Desafio para os professores participantes
3.Submissão de projeto dos educadores
4.Wrap-up call ao vivo, não obrigatória, com instrutora da Full Sail Unversity, via Zoom
Participantes que finalizavam um módulo podiam baixar o certificado do módulo. Participantes que finalizaram todos os módulos podiam baixar um certificado completo do TPD 2020.
Cabe aqui dizer que a cada módulo os educadores precisavam submeter um projeto em formato de vídeo, a ser postado em grupo fechado do Facebook, de modo que todos os participantes puderam, durante todo o processo, assistir aos vídeos uns dos outros. Esse projeto deveria ser um plano de aula em que ficasse claro o uso do tema estudado no mês, fortalecendo a abordagem de educação ativa em que a universidade acredita.
O desafio do Teacher Professional Development consistia em provocar e inspirar educadores a colocarem-se no lugar de alunos, experimentando novas técnicas de sala de aula, fortemente baseadas no virtual (mas não somente nele). Com isso professores compartilhavam experiências de aprendizagem ativa ao mesmo tempo em que se preparavam para assumir seus novos papeis como educadores digitais, por conta da pandemia.
A edição de 2020 contou com
759 participantes brasileiros, de
86 instituições de ensino diferentes do país. No total,
663 módulos foram finalizados pelos participantes, que dedicaram um total de
6.600+ horas ao TPD durante seus 8 meses de duração. Apesar dos módulos serem independentes ao final do ano
76 professores finalizaram todos os módulos, e receberam certificados completos do projeto, indicando uma dedicação individual pessoal de 80+ horas no projeto.
Na edição de 2021uma novidade foi implementada: professores que finalizaram todos os níveis do TPD 2020 puderam se inscrever para ser mentores dos participantes de 2020, o que proporcionou a esses participantes mentores uma nova perspectiva e uso das técnicas do programa. Foram selecionados 10 mentores para o ano de 2021, no projeto que se iniciou em marco de 2021.
Uma outra novidade é que uma etapa a mais foi inserida nas tarefas dos participantes: além de postar um trabalho eles precisam também assistir ao trabalho de pelo menos um outro grupo do programa e postar um feedback estruturado desse trabalho analisado. Tal exercício visa ajudar na reflexão dos professores sobre como oferecer feedback construtivo e público, algo que educadores precisam fazer constantemente.
Para tornar relatórios e acesso aos conteúdos mais automatizados e consistentes, uma plataforma o projeto passou a integrar a plataforma LMS da Full Sail University, e os participantes de 2021 tiveram acesso aos vídeos de conteúdo do programa através da plataforma.
A edição de 2021 está atualmente com
948 participantes brasileiros, de
281 instituições de ensino distribuídas pelo país e já recebeu
700+ vídeos de projetos elaboradores e publicados pelos participantes.