Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Lançamento Paramount Plus Brasil

Candidato: Agência Outra Praia
Cliente: Vaicom Networks Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Relacionamento

Prepare-se para conhecer um case único, porém com 3 objetivos estratégicos: 
- evento de relacionamento 
- evento de lançamento 
- evento promocional
Um case que foi marcado por uma verdadeira imersão no mundo da superação, da corrida contra o tempo, da pressão, do talento e da criatividade rompendo todas as barreiras, para lançar, mesmo às portas da maior pandemia que o mundo já viu, uma grande marca que acabava de desembarcar no streaming brasileiro: a Paramount Plus. 
Tudo isso as v'esperas do segundo lockdown
A Paramount Plus faz parte do portfolio de marcas da ViacomCBS, da qual também fazem parte a própria Paramount Pictures, ComedyCentral, Nickelodeon, Pluto TV, CBS, MTV, entre outras marcas globais. 
É o entretenimento que corre nas veias com o propósito de levar experiências cada vez mais surpreendentes e marcantes para os seus clientes. 
A ViacomCBS oferece conteúdo premium para audiências em plataformas em todo o mundo, conectando-se com bilhões de pessoas por meio de seus estúdios, redes, serviços de streaming, eventos ao vivo, mercadorias e muito mais. 
Seus estúdios criam conteúdo para todos os públicos, em todos os gêneros e formatos, enquanto as redes e marcas criam conexões profundadas com os públicos mais diversos do mundo. 
Em streaming, a estratégia da companhia propõe novos caminhos de atuação, expandindo-se rapidamente também através de pagamentos gratuitos, amplos e premium.
Para o presidente e CEO da ViacomCBS, Bob Bakish, “nunca houve um momento mais importante para fornecer mídia e entretenimento de alta qualidade”. 
E é para isso que estamos aqui: para apresentar entreternimento de alta qualidade num evento de relacionamento com cara de lançamento de produto que foi marcado, sobretudo, pela experiência vivencial, em pleno agosto de 2021. 
Coragem, ousadia, o cliente no centro de tudo. Preparado? 

Vídeo

Galeria de Fotos

Imagina um canal de streaming internacional, com a marca Paramount Plus, chegando no Brasil. 

Seria um evento criativo? Seria. Seria um lançamento bombástico? Seria? Seria um evento divertido, com muita ação, aventura, adrenalina, romance e tudo mais? Seria. 

E por que seria?

Porque se a gente não tivesse que correr contra o tempo para transformar um evento presencial em alguma coisa que ainda não se sabia o que era, em apenas 1 semana, nada disso teria acontecido. 

Vamos à história. 

Uma nova onda da pandemia começava a se alastrar pelo mundo. Medo, pânico, incertezas e os eventos presenciais já vivendo uma era que certamente foi a pior da história. Uma era que, num piscar de olhos, derreteu uma das mais potentes indústrias de geração de economia, mão-de-obra, entretenimento, cultura, lazer, conhecimento, negócios e muito mais.  

Apesar do lema da nossa empresa ser #sentaetrabalha, a gente não sentou. Ao contrário. Agitou. Ligou a criatividade no 250 e foi à luta para fazer aquele evento que prometia ser criativo, bombástico, divertido, com muita ação, aventura, romance e tudo mais acontecer de uma forma diferente e igualmente impactante. 

Órgãos públicos, secretarias, alvarás, autorizações, empresas privadas, fornecedores, uma gigantesca campanha na mídia, lives de conteúdo, enfim, toda uma cadeia foi movimentada do dia para a noite. 

Como dito, a pandemia estava apenas começando, por isso a gente conseguiu colocar de pé o lançamento da Paramount Plus de um jeito, não apenas viável, mas, principalmente, de um jeito novo, bonito, alegre, visual, como uma espécie de presente para toda a cidade de São Paulo, naquele março de 2020. Um evento de lançamento através do qual a marca reforçou ainda mais o seu relacionamento com seus seguidores. 

A nós coube criar uma estratégia de comunicação que envolvesse os principais influenciadores do segmento, também de uma forma cinematográfica, além de implementar interferências urbanas extraordinárias para aqueles que ainda circulavam pela cidade e acompanhavam as lives, também de forma cinematográfica.

Cinematográfica? Por que não pensei nisso antes? Ali, uma nova etapa de trabalho, começou.  

APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS INDICANDO DESAFIOS E SOLUÇÕES

Vamos começar contando uma breve história que tem, em 2012, o ano de seu centenário. Estamos falando da Paramount Pictures, uma das empresas cinematográficas mais tradicionais da América. Porém, sem nenhum sinal de cansaço, porque seus filmes continuam mais fortes do que nunca, além de criar entretenimento de qualidade para as audiências do mundo todo. E em todos os tipos de formato. Inclusive o streaming, de onde surgiu sua filha Paramount Plus, objeto deste case de lançamento no Brasil, que teve que “se virar nos 30”, para manter o padrão de qualidade e criatividade, sobretudo no momento em que vivíamos. 

E quando unimos, portanto, tecnologia, inovação, entretenimento e cinema, o resultado só poderia mesmo ser coisa de cinema mesmo. E foi. 

As ações iniciaram com o envolvimento de 12 key influencers, com nomes fortíssimos nas redes, como Fernanda Souza, Hugo Gloss, Pyong Lee, Thiago Ventura, entre outros, que receberam um kit chamativo, conceitual e impactante. 

Uma estratégia de ampliar o espectro de relacionamento e também uma forte demonstração de excelência, inovação e ousadia, materializado através de uma caixa de experiências entregue em mãos. Sim, porque dentro da caixa, tinham vários objetos que reforçavam a programação do streaming, do infantil ao adulto. Ali tinha um cantil que levava aos filmes de faroeste, meias pantufas para os programas em família, balinhas para os infantis e assim por diante. 

Como um filme tem mais ou menos 120 minutos de duração, o storytelling deste grande evento promocional de lançamento, estava em seus momentos iniciais, senão vejamos. 

Influenciadores são bons, mas não são tudo. E o tão esperado impacto aconteceu num dos maiores ícones da cidade de São Paulo: o Auditório Oscar Niemeyers, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Mais precisamente, na parede externa do auditório. Um verdadeiro presente e, ao mesmo tempo, uma surpresa para os que ainda circulavam pela cidade e para os mais de 60 milhões de seguidores da marca. 

Ali, naquela parede, erguemos uma projeção mapeada gigantesca, um verdadeiro cinema a céu aberto, onde foram exibidas imagens dos conteúdos da Paramount Plus, numa demonstração de grandeza e ousadia de uma das marcas mais tradicionais do mundo do entretenimento. 

RETORNO SOBRE INVESTIMENTO, GERAÇÃO DE NEGÓCIOS E OUTROS INDICADORES ECONÔMICOS

A magia realmente esteve no ar neste evento de relacionamento, que marcou o lançamento da marca de streaming da Paramount.  

O mobiliário urbano, as estações do metrô, painéis, luminosos, paredes laterais de edifícios icônicos, tanto de São Paulo como do Rio de Janeiro, foram cobertos pela marca Paramount Plus com uma comunicação temática divertida, que refletiu sua identidade. 

Com isso, reforçamos a ideia de que um evento de relacionamento deve seguir mais ou menos a inspiração da música de Milton Nascimento que diz que “o artista tem que estar onde o povo está”. 

Como tratava-se do lançamento de um canal de streaming, para atrair ainda mais o público a comunicação trazia uma forte ação promocional, garantindo a adesão e assinatura. 

Traduzindo o que foi este evento em números, podemos elencar: 

37 milhões de impactos na TV 

1400 TRPS em São Paulo e Rio de Janeiro

12 key influencers

60 milhões de seguidores

34 milhões de alcance em 6 dias de mídia digital

157 milhões de views em vídeos em 6 dias 

65% de cobertura da nova plataforma de streamingE um cliente tão satisfeito, mas tão satisfeito, que ele mesmo fez questão de gravar o vídeo de cobertura deste grande evento. 

Um mapping gigantesco, num dos ícones principais da cidade de São Paulo, uma forte campanha publicitária, além de ativações temáticas, fez com que este lançamento entrasse para a história da Paramount Plus e para a história dos eventos em São Paulo, não apenas pela criatividade, mas pela agilidade de colocar em pé uma estrutura em apenas 6 dias, às portas da maior pandemia que o mundo já viu. 

Assista o vídeo case e impressione-se você também.