PÚBLICO IMPACTADO E RECEITA
*942 pessoas inscritas
*856 pessoas presentes
*58 palestrantes
*45 sessões entre keynotes, palestras e workshops
*5 empresas patrocinadoras
*30 pessoas na produção e atividades durante o evento, sendo 13 pessoas voluntárias que atuaram como apresentadores, coordenadores de transmissão e moderadores de sala a fim de vivenciar a agilidade na prática.
Diante do público pagante de 779 pessoas, houve uma arrecadação de R$ 135.577,84. Já com patrocínios, a arrecadação foi de R$ 66.350,00. Dado que se trata de um evento que não visa lucro, podemos dizer que houve um excelente resultado do ponto de vista financeiro. O evento se pagou e o saldo será reinvestido para dar início à produção da próxima edição.
FOMENTO AO SETOR DE EVENTOS
Por se tratar de um evento 100% online em meio a uma pandemia com diversas restrições, não houve fomento ao turismo e nem ocupação de rede hoteleira. No entanto, fizemos o possível para impactar e fomentar o mercado de eventos:
- Priorizamos a contratação de uma plataforma brasileira de forma a contribuir com o desenvolvimento e fomento a empresas nacionais que se adaptaram para o contexto dos eventos virtuais.
- Contratamos fornecedores diversos para o serviço de streaming, tradução, interpretação em libras, brindes, entre outros, o que foi muito importante para movimentar o setor de eventos, tão afetado pela crise gerada pela pandemia. Ao todo, o SGRio teve R$ 109.855,94 de despesas com fornecedores diversos.
IMPACTO SOCIAL
- Fomento ao setor de eventos, gerando oportunidade de faturamento para várias empresas que ainda estão sendo impactadas fortemente pela pandemia.
- Oportunidade de aprendizado prático sobre gestão ágil por meio do voluntariado.
- Conteúdo com tradução em libras para acessibilidade de pessoas surdas.
- Autodescrição feita pelos apresentadores e palestrantes para acessibilidade de pessoas cegas e com baixa visão.
- Seleção de palestrantes levando em consideração a diversidade.
DADOS DE ENGAJAMENTO E INTERAÇÃOO sucesso de um evento online não se mede apenas com o número de pessoas inscritas e acessos à plataforma. Os dados de engajamento e das interações são fundamentais para validar que os participantes de fato estavam verdadeiramente conectados com o evento.
E os dados do Scrum Gathering Rio 2021 comprovam que conseguimos superar o maior desafio que tínhamos, que era construir um ambiente inovador, interativo e uma experiência lúdica e imersiva a fim de criar uma conexão verdadeira com as pessoas durante os dias 26, 27 e 28 de maio. Ao todo, o evento conquistou mais de 38 mil interações ao longo dos 3 dias, sendo:
*Mais de 8 mil mensagens no chat
*Mais de 500 perguntas a palestrantes
*Mais de 4 mil curtidas em mensagens
*Mais de 15 mil cliques em reações durante as palestras
*Mais de 5 mil respostas em enquetes
*Mais de 1 mil cliques nos materiais disponibilizados para download
*Mais de 1.800 cliques em estandes virtuais
*980 minutos de tempo médio de permanência na plataforma do evento
Também tivemos interações significativas no quadro de feedbacks (Feedback Wall):
*93 interações entre mensagens e curtidas na coluna de memórias.
*Mais de 250 interações entre mensagens e curtidas na coluna de Curti.
*Mais de 40 feedbacks negativos resolvidos ainda durante o evento.
GERAÇÃO DE NEGÓCIOSLogo após o SGRio, uma das empresas patrocinadoras relatou ter fechado contrato de treinamentos no valor de R$ 300 mil reais com uma instituição que teve 150 servidores inscritos.
AVALIAÇÃO DO EVENTONo último dia, foi realizada uma enquete para feedback no formato de escala de 0 a 10 pontos. Mais de 40% do público respondeu, gerando uma pontuação média de 8,97. Do ponto de vista de NPS, o evento está na considerada zona de excelência, o que valida, mais uma vez, que conseguimos vencer o desafio inicial.