Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Creativity Marathon

Logo e imagem da Creativity Marathon

Candidato: Full Sail University
Cliente: Full Sail University
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Relacionamento - Clientes

A Full Sail University é uma universidade americana localizada em Orlando, Florida, USA. Com mais de 40 anos de experiência no mercado de educação e formação de profissionais para a indústria criativa (cinema, música, games, artes, mídia, tecnologia, negócios do entretenimento e negócios do esporte), a universidade tem como objetivo aumentar sua relevância em outros países e aumentar a quantidade de alunos internacionais em seu campus e cursos on line.
 
Tendo o Brasil como um de seus mercados internacionais mais importantes e sendo uma universidade privada com fins lucrativos e valores de bacharelado e mestrado em dólar e sem possibilidade de bolsas integrais, a instituição sempre dependeu fortemente de estabelecer relacionamento com escolas particulares para obter espaço de divulgação de seus programas junto aos alunos e pais. Juntou-se a essa situação a questão da pandemia do Covid19, que tornou eventos presenciais impraticáveis no ano de 2020, e alterou a rotina das escolas do mundo.
 
Apoiando-se no tema da sustentabilidade e na Agenda 2030, a universidade já tinha criado para a audiência brasileira a Creativity Marathon, uma maratona criativa que desafia jovens do 9º. Ano do fundamental até o 3º. Ano do ensino médio, a pensar criativamente sobre soluções para problemas relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e mostrar essas soluções em vídeos de até 3 minutos, criados pelos próprios alunos. Esse projeto nasceu em 2018 de forma presencial e somente no Brasil.  Em 2019 ele teve sua segunda edição, ainda presencialmente, mas em 2020 fez-se necessário rever o escopo e inovar promovendo uma edição completamente on-line.
 
No sentido de realmente desenvolver relacionamento com as escolas convidadas foi necessário:
a. oferecer conteúdo de qualidade que motivasse tanto as escolas, os educadores e os alunos participantes,
b. motivar escolas a abrirem espaço para o projeto, professores a participarem como mentores dos alunos e os próprios alunos a participarem ativamente, apesar do cansaço e do stress causado pela pandemia,  
c. premiar alunos, professores e escolas que entregassem seus trabalhos recompensando os esforços por eles feitos.
 
 

Vídeo

Ficha Técnica do Evento: 

Título: Creativity Marathon

Tema: Um desafio para que alunos, com auxílio de educadores, desenvolvessem soluções sustentáveis alinhados com a Agenda 2030 e os 17 ODS e contassem essas soluções em vídeos, mostrando ao mesmo tempo a importância de saber montar roteiros, captar imagens e editar imagens, áreas fortemente relacionadas aos programas e à expertise da Full Sail University.

Número de participantes:

Edição de 2018: 20 escolas, 40 educadores, 200 inscritos, 20 vídeos entregues

Edição de 2019: 40 escolas, 120 educadores, 880 inscritos, 50 vídeos entregues

Edição de 2020: 60+ escolas, 500+ educadores, 2100+ inscritos, 400+ vídeos

Edição de 2021: 50+ escolas, 520+ educadores, 2400+ inscritos, 450+ vídeos

 

 

Local: todos os eventos aconteceram digitalmente, sendo alguns ao vivo pelo Zoom (Cerimônia de Abertura, 3 Lives em redes sociais e Cerimônia de Encerramento) e uma série de webinars gravados de conteúdo (3 sessões sobre sustentabilidade, 3 sessões pré-produção de vídeo, 3 sessões de produção de vídeo e 3 sessões de pós-produção de vídeo) foram oferecidos através de uma plataforma LMS contratada e customizada no Brasil, para que os participantes pudessem assistir às sessões no melhor momento para cada um. Para promover engajamento entre os participantes um grupo do Facebook foi criado para que os projetos pudessem ser postados por lá e compartilhados entre todos os participantes. Para aumentar o engajamento das escolas e abrir um canal entre a Full Sail University e as escolas foi aberto um grupo de whatsapp suporte para as escolas diretamente com a Diretora de Community Outreach da universidade no Brasil.



Data:  

A Creativity Marathon foi criada em 2018 no Brazil, ganhou uma segunda edição em 2019 e uma edição no México também em 20219. Nesses anos a ação aconteceu presencialmente, com as mentorias locais e presenciais, mas em 2020 o desafio da pandemia fez com que o evento fosse remarcado 3 vezes até que acontece em on-line. A edição oficial, programada para acontecer em março de 2020 foi impossibilitada pelo início do Covid, uma nova tentativa de agendamento aconteceu em junho mas a adesão das escola mostrou-se baixa, e então uma terceira data foi agendada para que a ação ocorresse em outubro de 2020.

Já em 2021 foi necessário encarar o desafio de fazer a ação voltar a ocupar seu espaço no primeiro semestre do ano, o que implicaria em mover escolas em um grande esforço para uma nova edição com menos de 6 meses de prazo decorridos da edição anterior, o que foi feito, e com muito sucesso. Apesar do número de escolas participantes ter diminuído (várias escolas encerraram suas atividades por conta da pandemia), o número de educadores e alunos participantes aumentou em relação ao ano de 2020.

 

Na edição de 2021 o desafio foi o de conseguir convencer escolas a participar novamente da edição dentro de um prazo curto – a edição de 2020 finalizou em novembro e a edição de 2021 aconteceu no mês de abril com a cerimônia de encerramento em maio. Para a universidade, voltar a ter a Maratona de Criatividade acontecendo na primeira metade do ano era essencial, visto que outros projetos – cancelados em 2020 – deveriam ocorrer em 2021, e para tal seria necessário que a Maratona retomasse o calendário no primeiro semestre do ano.

 

A qualidade do evento ocorrido em 2020, seus destaques em mídia e o crescimento dos alunos participantes fez com que as escolas assumissem novamente o compromisso de desenvolver o projeto em 2021 e o número de alunos cresceu ainda mais na edição desse ano.

Galeria de Fotos

A maior necessidade da universidade era encontrar um motivo para seguir conectados com as escolas com as quais tinhamos contato, apesar da situação pandêmica dos anos de 2020-2021. As maiores barreiras foram o ambiente virtual, o cansaço de alunos e professores e a necessidade de competir com as dificuldades do ano encontrando um motivo relevante que pudesse engajar os participantes de modo que o evento não somente pudesse acontecer, mas tivesse vídeos entregues, o que necessitava dedicação pessoal de todos os participantes: escolas, educadores e alunos.

 

A solução de criar um evento on-line que permitisse encontros simultâneos ao mesmo tempo que oferecesse conteúdo que pudesse ser assistido pelos participantes de forma assíncrona, sob demanda, trouxe a oportunidade de eventos em que todos puderam se encontrar (Cerimônias de abertura e de premiação). A universidade teve um recorde de presença em evento virtual com audiência internacional (não americana), com 500+ participantes na cerimônia de premiação de 2020, que aconteceu no mês de outubro. Na edição de 2021 observou-se o mesmo resultado de presença em massa de educadores e alunos na cerimônia de premiação.

 

Como descrito anteriormente, condições adversas para que o projeto ocorresse em 2020 tornaram necessárias modificações no projeto inicial da Creativity Marathon, que sofreu diversas alterações, sendo a principal delas a passagem de presencial para virtual. Para atrair ainda mais a atenção das escolas, suas comunidades e alunos, o projeto tomou corpo internacional e incorporou outros 5 países (México, India, Estados Unidos e Colombia).

 

Para que as escolas se cadastrassem foi essencial que suas necessidades fossem compreendidas e que o projeto se mostrasse como uma solução para as instituições, que estavam buscando atividades que fosse on-line, divertidas, instrutivas e engajadoras para os alunos. Várias das escolas acabaram adotando o projeto oficialmente como projeto integrado do semestre, o que impulsionou o volume de inscritos no Brasil para 2.000+ alunos participantes.

 

Para divulgação da Creativity Marathon foram criados os seguintes materiais:

 

Landing Page: https://go.fullsail.edu/creativity-marathon/  Nessa landing page as escolas encontravam as regras da maratona e o link de inscrição. Escolas inscritas recebiam um kit de marketing para divulgar a maratona para seus educadores e alunos, e eles então podiam acessar o link de registro para suas categorias (educador e aluno). 



Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/creativitymarathon Nesse grupo de Facebook os participantes recebiam recados e lembretes dos eventos, e links das sessões gravadas, oferecidas via plataforma LMS era publicados. Os participantes podiam interagir pelo grupo e era no grupo que os participantes postavam seus vídeos.



Plataforma LMS: foi customizada para acesso dos participantes, com acessos personalizados para cada perfil: escolas, educadores (sponsors) e alunos. Cada perfil de usuário recebia acesso a todas as atividades, liberadas em prazos específicos, garantindo engajamento durante o período todo da ação.



Ao final de cada edição da Maratona um grupo brasileiro foi selecionado como vencedor regional e cinco grupos receberam menções honrosas. Os vencedores regionais receberam prêmios, entregues em suas casas, e um certificado de vencedores. Os ganhadores de menções honrosas receberam certificados de menção honrosa. As escolas dos alunos que ganharam menção honrosa e prêmio regional receberam um troféu feito por artista brasileiro com materiais sustentáveis. Todos os alunos que participaram e entregaram seus vídeos receberam um certificado de participação da Creativity Marathon.



 

Galeria de Fotos

Com o desafio do Covid19 a Full Sail University conseguiu manter a proposta de continuar em contato com escolas particulares no Brasil através de uma ação de profundo engajamento, em que alunos participantes não somente aprenderam sobre produção de vídeo como também trouxeram para seu dia a dia conceitos de sustentabilidade, a agenda 2030 e os ODSs. O projeto integrou estratégias de dezenas de professores que participaram como mentores de seus alunos, e os ajudou a driblar as dificuldades da sala de aula virtual geradas pelo Covid. As escolas foram beneficiadas por oferecerem conteúdo educativo engajador e de qualidade, com interação internacional, o que mostrou ser um componente importante esperado pelas famílias de seus alunos.

 

A campanha integrou uma série de materiais digitais: website, plataforma LMS, conversas ao vivo pelas redes sociais, um grupo de Facebook, um grupo de Whatsapp e encontros no Zoom, engajando a audiência em todos os momentos, respeitando os 3 níveis de participantes: escolas, educadores e alunos.

 

Além do relacionamento com as escolas, o projeto também rendeu centenas de menções nas redes sociais e dezenas de publicações orgânicas na mídia, tanto para a universidade quando para as escolas que participaram.



Menções na mídia:

1,000+ resultados na busca do Google, incluindo menções em portais, links de vídeos dos alunos e matérias internas geradas pelas escolas participantes.



Avaliação dos alunos e professores:

https://www.youtube.com/watch?v=pIMEqUd1u7k

https://www.youtube.com/watch?v=qvlH9WPOByk&feature=youtu.be

 

Geração de negócios

Graças à Maratona de Criatividade a Full Sail University conseguiu manter sua base de escolas não somente ativa mas realmente engajada. A base de escolas parceiras no projeto subiu em 50% de 2019 a 2020, e a base de alunos subiu em mais de 100%, assim como o número de vídeos entregues no mesmo período. Em 2021 a base de escolas de manteve ativa e sadia, e a base de alunos aumentou em outros 50%. Nenhum outro projeto da universidade teve tanto engajamento com os 3 níveis de stakeholders: escolas, educadores e alunos (além das próprias famílias dos alunos).

 

Relação dos vencedores:

Video vencedor de 2021 (Colégio Alpha Lumen): https://youtu.be/WqVI8KfIof4 

Video vencedor de 2020 (Colegio Dinâmica): https://youtu.be/Fr_gIssaWe0

Video vencedor de 2019 (Sesi Internacional): https://youtu.be/kitnftgwYIs

Video vencedor de 2018 (Sao Luís): https://youtu.be/LKnccKnuoxY



Algumas das menções em mídia geradas pelo projeto:

 

●      Algumas publicações de mídia espontânea do projeto:

●      http://www.apf.org.br/fundacoes/index.php/noticias/noticias-de-associadas/5231-fundacao-escola-de-comercio-alvares-penteado-fecap-alunos-do-colegio-fecap-participam-da-creativity-marathon-2021.html

●      https://www.digabahia.com.br/violencia-contra-a-mulher-estudantes-baianas-sao-premiadas-internacionalmente/

●      http://acontecesantyago.blogspot.com/2021/06/violencia-contra-mulher-estudantes.html

●      https://conexaoin.com.br/ultimas/violencia-contra-a-mulher-estudantes-baianas-sao-premiadas-internacionalmente/

●      https://www.dsvc.com.br/2021/05/violencia-contra-a-mulher-estudantes-baianas-sao-premiadas-internacionalmente/

●      https://gazetadasemana.com.br/noticia/39705/estudantes-baianas-sao-premiadas-internacionalmente

●      https://marcosimprensa.com/noticia/1123/estudantes-baianas-sao-premiadas-internacionalmente

●      https://criativaonline.com.br/estudantes-baianas-sao-premiadas-internacionalmente/

●      https://abnoticianews.com.br/noticia/34974/estudantes-baianas-sao-premiadas-internacionalmente

●      https://teclandoweb.com.br/noticia/8083/estudantes-baianas-sao-premiadas-internacionalmente

●      https://cidadenoar.com/noticia/15064/estudantes-baianas-sao-premiadas-internacionalmente

●      https://stilohouse.com.br/noticia/1540/estudantes-baianas-sao-premiadas-internacionalmente

●      https://www.escolagranjaviana.com.br/noticias-egv/alunos-do-em-participam-de-maratona-da-full-sail-university/

●      https://www.segs.com.br/educacao/281776-maratona-da-criatividade-universidade-americana-quer-ver-alunos-brasileiros-na-jornada-para-melhorar-o-mundo

●      https://www.segs.com.br/demais/281678-jovens-da-regiao-sudeste-lideram-o-ranking-nacional-de-inscricoes-para-a-curta-metragem-da-universidade-americana-para-melhorar-o-mundo

●      https://www.abcdoabc.com.br/abc/noticia/universidade-americana-incentiva-alunos-brasileiros-melhorar-mundo-119325

●      https://noticiasconcursos.com.br/universidade-americana-lanca-maratona-de-curtas-metragens-para-alunos-brasileiros/

●      http://atuaisnews.blogspot.com/2021/03/jovens-da-regiao-sudeste-lideram-o.html

●      https://www.guairanews.com/2021/03/18/maratona-da-criatividade-universidade-americana-incentiva-alunos-brasileiros-para-melhorar-o-mundo/

●      https://defatoonline.com.br/canais/educacao-e-carreira/noticias/2021/03/12/universidade-americana-lanca-maratona-de-curtas-metragens-para-alunos-brasileiros/

●      https://leiamaisba.com.br/2021/03/02/universidade-americana-aguca-alunos-brasileiros

●      https://portalnbo.com/2021/02/16/maratona-da-criatividade-universidade-americana-aguca-alunos-brasileiros-para-melhorar-o-mundo-com-producao-de-curtas-metragens/

●      https://rotaprincipal.com.br/maratona-universidade-americana-aguca-alunos-brasileiros/

●      https://portalrbn.com.br/maratona-da-criatividade-universidade-americana-aguca-alunos-brasileiros-para-melhorar-o-mundo-com-producao-de-curtas-metragens/

●      https://turismoemfoco.com.br/v1/2021/02/16/maratona-da-criatividade-universidade-americana-aguca-alunos-brasileiros-para-melhorar-o-mundo-com-producao-de-curtas-metragens/

●      https://popularmais.com.br/noticia/5705/maratona-da-criatividade-universidade-americana-aguca-alunos-brasileiros-para-melhorar-o-mundo-com-p.html

●      https://almabaiana.com.br/universidade-americana-aguca-alunos-brasileiros-para-melhorar-o-mundo-com-producao-de-curtas-metragens/

●      https://borimbora.blog.br/2021/02/16/universidade-americana-aguca-alunos-brasileiros-para-melhorar-o-mundo-com-producao-de-curtas-metragens/

●      https://www.brasilfashionnews.com.br/a-full-sail-university-premia-cinco-curtas-metragens-brasileiras-na-maratona-global/

●      https://primeiraesetimaarte.com.br/2020/11/26/5-curta-metragens-brasileiros-sao-premiados-pela-full-sail-university/

●      https://culturaefutebol.wordpress.com/2020/11/26/a-full-sail-university-premia-cinco-curtas-metragens-brasileiras-na-maratona-global/

●      https://acontece.com/universidade-na-florida-premia-brasileiros-em-competicao-global/

●      https://popularmais.com.br/noticia/4751/a-full-sail-university-premia-cinco-curtas-metragens-brasileiras-na-maratona-global.html

●      https://revistaprojetoautoestima.blogspot.com/2020/11/a-full-sail-university-recebe-mais-de.html

●      http://jornaltrindade.com.br/a-full-sail-university-recebe-mais-de-700-curtas-metragens-na-maratona-global/

●      https://www.jornalemdestaque.com/1073-A-Full-Sail-University-recebe-mais-de-700-curtas-metragens-na-maratona-global-sobre-agenda-de-Desenvolvimento-Sustentavel-2030

●      https://www.abcdoabc.com.br/brasil-mundo/noticia/full-sail-university-recebe-mais-700-curtas-metragens-maratona-global-112136

●      https://popularmais.com.br/noticia/4668/a-full-sail-university-recebe-mais-de-700-curtas-metragens-na-maratona-global-sobre-agenda-de-desenv.html



Por que esse projeto deve ser premiado? 



Escolas são ambientes extremamente protetores. Professores, direção e coordenação são a segunda família de todos os alunos, e como tal tem o dever de preservá-los, não compartilhar seus dados e não os colocar em posições desconfortáveis. É fácil imaginar a dificuldade que se apresenta quando tentamos estabelecer parcerias com escolas a fim de nos aproximarmos de seus alunos, principalmente quando em troca dessa aproximação precisamos receber os dados desses alunos.

 

A Creativity Marathon é um projeto extremamente inovador. Ele discute temas relevantes, como a Agenda 2030 e necessidade de sermos todos agentes promotores da sustentabilidade, e leva alunos e professores do ensino médio a pensar sobre produção de vídeo e de roteiro, afinal todos nós hoje em dia nos informamos fundamentalmente por meio de vídeos e não de textos. Não bastasse isso, os alunos ainda são estimulados a submeter seus projetos via rede social, o que os leva a refletir sobre como interagir profissionalmente dentro desse ambiente digital social.

 

A maratona ajuda escolas e professores a trazer o tema da sustentabilidade para o dia a dia dos alunos de forma interativa, prática e prazerosa, e ainda compartilha conhecimentos de produção de vídeos com mentorias dadas por instrutores internacionais. Ela é um projeto extremamente arrojado e um contraponto às tantas “Olimpiadas de Matemática”, “Olimpíadas de Física” e tantos outros exemplos de atividades acadêmico-pedagógicas que estimulam tão somente alunos com habilidades em exatas, uma realidade tão dura ainda na educação brasileira.

Esse projeto merece vencer esse prêmio porque acertou em cheio em produzir aquilo que escolas e alunos estavam ávidos por: uma oportunidade de educação viva, pulsante, engajadora. Como evento de relacionamento ele representa a proposta ideal para estabelecer contato com escolas de forma assertiva, clara, sustentável e construtiva.