Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Festa de Confra 2020

Vista Parcial da Cenografia

Candidato: Origami Marketing e Eventos
Cliente: SUZANO
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Endomarketing

A Origami Marketing e Eventos é uma agência especializada em eventos corporativos, com 10 anos de atuação no mercado e que caracteriza-se por sua capacidade de se ajustar às necessidades de seus clientes, exatamente como um origami. A grande experiência de sua equipe permite encontrar soluções criativas e inovações técnicas que transformam ideias em verdadeiros acontecimentos na vida das pessoas e na história das empresas.
A Origami, além de atuar em todo o território brasileiro, atua no exterior e faz parte de um grupo internacional que conta com parcerias em todo o mundo.
A Origami Turismo é a agência de viagens corporativa que atende à Origami Eventos e conta com grandes parcerias garantindo a qualidade do seu evento no Brasil e no exterior.
Dentre seus clientes estão a Prudential do Brasil, GSK, XP Investimentos, Coty, Wella Professionals, Ipiranga, Ortobom, Beleza na Web, Embelleze, Startse, UNICRED, Rede Globo, dentre outros.
Sobre o cliente:

A Suzano é a empresa que planta o futuro. Referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios da sociedade, tem como propósito renovar a vida a partir da árvore.
 
É a maior fabricante de celulose de eucalipto no mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atendendo mais de 2 bilhões de pessoas pelo mundo com  12 fábricas em operação no Brasil. A partir do eucalipto plantado e colhido, produz alternativas de origem renovável, que podem substituir derivados do petróleo e outros produtos químicos.
 
Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – a inovação a serviço da sustentabilidade – para produzir soluções que vem da natureza e pensar em novas possibilidades para um futuro mais sustentável. A Suzano também é uma empresa carbono negativo, ou seja, retira muito mais CO2 da atmosfera do que emite em todas as suas operações. Isso é ser positivo para o clima.
 
Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.
 

Título: Festa de Confra 2020

Tema:  Uma celebração de propósito

Número de participantes: 35.023

Local: Espaço Villa Lobos (Online)

Data: 10 Dezembro 2021

Periodicidade: Anual

Abrangência: Colabores Suzano Nacional e Internacional

Conceito do evento: Lançamento do Propósito Suzano de Renovar a vida a partir da árvore

Projeto: Transformar as tradicionais Festas de Confra, em um evento on-line onde além de celebrar também deveríamos trazer o novo propóstito da empresa, transmitindo bastante conteúdo, mas sem perder o espírito de celebração e que conversasse com toda a diversidade de colaboradores, colaboradoras e terceirizados da empresa.

O trabalho de desvendar o propósito da companhia começou ainda em 2019, e ouvimos cerca de 3.500 pessoas, entre colaboradores (as) e públicos externos, por meio de pesquisa, entrevistas e workshops. Tudo isso para chegar a um propósito autêntico, verdadeiro e que foi apresentado aos(às) colaboradores(as) em dezembro de 2020, em uma festa on-line, contando com a participação remota dos colaboradores, um evento que celebrou também as conquistas desse ano desafiador. 

 

A Origami abraçou este projeto, trouxe sua expertise e dedicação, como a nossa filosofia, nos dobramos e desdobramos para atender às expectativas, mostrar que seria possível esta inovação com bastante leveza e diversão a todos os colaboradores Suzano.  Precisávamos de um espaço grande para tornar o evento impactante, o local escolhido foi o espaço Villa Lobos, 1.525m² no Salão Principal com 4,6m de pé direito.

Fizemos uma cenografia com um palco de 312m2  com uma boca de cena de 21m, 57m2 de plantas naturais, Led RGB/ DMX,  piso em MDF ultra brilho    e contamos com equipamentos de primeira linha para tornar esse dia inesquecível.

Para comandar a Festa, trouxemos a Monica Iozzi e o Rodrigo Bocardi como Mc´S do evento que abrilhantaram ainda mais esse dia.

Como atração tivemos a Banda Live Karaoke, a participação remota do Fabio Porchat entrevistando o CEO da Suzano e o Show de Encerramento com a Preta Gil transmitido do seu estúdio no Rio de Janeiro.

A Suzano tinha uma grande preocupação em ser inclusiva para que todos pudessem aproveitar ao máximo essa experiência. Com isso tivemos tradução simultânea em 3 idiomas, ( Inglês, Espanhol e Mandarim ) além da tradução em Libras. Contando com 8 interpretes para atender essa demanda.

Tivemos Cabine Virtual para Fotos na Plataforma do Evento, Sorteio de Brindes, Platéia Virtual e o Chat para promover ainda mais interação entre todos os participantes.

Alguns dados relevantes para o nosso evento

 35.023 inscritos

4h16 de transmissão 100% ao vivo

10.096 mensagens no Chat

2.350 fotos da Cabine Virtual

149 profissionais diretamente envolvidos

180 KVA de energia 

Conteúdo

A Suzano tinha por objetivo lançar o novo propósito da empresa e fazer uma celebração com os colaboradores, precisávamos pensar em um cenário que tivesse a importância de comunicar algo relevante como o novo propósito da empresa, que teve o KV defendido por Nizan Guanaes e ao mesmo tempo não perder o clima festivo já tão conhecido com as festas de confra da Suzano. Apostamos em uma cenografia impactante, com um belo trabalho de iluminação, um Dueto de MC´s que trabalhassem as duas propostas de seriedade e uma veia cômica, convidamos os colaboradores para participar do pré-evento, fazendo gravações de releituras sobre o propósito que seriam expostas numa galeria virtual do evento, uma ação que gerou engajamento de todos e teve um resultado incrível com exposições de desenhos, músicas ,paródias e outras expressões sobre o tema.

Tivemos uma cabine de Fotos Virtuais para que todos pudessem ter uma recordação desse dia, 2.350 pessoas participaram dessa ação e fizeram um registro “ de propósito”  e um chat cheio de interação.



 

Propósito. Palavra forte e de muito significado. Ter um propósito é saber o que nos move e nos inspira, o que nos impulsiona e nos dá coragem para alcançar o impensável. Conhecer nosso propósito é saber nosso papel no mundo. A Suzano entende que o propósito da companhia direciona sua atuação e seu legado, e que um propósito autêntico não se cria ou inventa, mas se revela, porque é parte inerente de uma pessoa ou organização. 

O principal objetivo da Suzano com o evento era integrar sua equipe ao fim de um ano tão desafiador. Mas também comunicar seu novo proósito, escrito a muitas mãos. E o objetivo foi alcançado com muito êxito. 

A Suzano lançou a sua nova assinatura corporativa, Suzano: nós plantamos o futuro, que chancela o compromisso de regeneração que a companhia deseja expandir, influenciando e contribuindo para a construção de um mundo melhor e mais sustentável. E todos nós agradecemos por isso!

O evento foi divulgado apenas internamente na plataforma da empresa e alcançou um público de mais de 35 mil colaboradores, distribuídos por 6 países.