A estratégia
Nos últimos anos, a produção virtual tornou-se um diferencial crescente usado nos principais filmes, séries de TV, notícias, esportes e eventos ao vivo em todo o mundo. Essa técnica de produção inovadora e eficiente combina perfeitamente os dois reinos do real e virtual, criando visuais imersivos que agilizam o processo de produção, que agregam valor e melhoram a forma de exibir o conteúdo.
Para inserir os convidados no conceito do evento, semanas antes, começamos o envio das peças de comunicação, como o convite que dizia: celebrar conquistas e parcerias é a maior inspiração para evoluir. Nele, também continha mais informações sobre o evento e o pedido de fotos do Momento Lenovo para compartilharmos no evento. Outro e-mail muito esperado, foi o voucher de aplicativo de delivery para que os convidados pedissem alguma delícia para comer durante o show de encerramento.
Cenários virtuais + Real time tracking
Para o dia do evento, foram criados cenários virtuais, uma nova proposta para conseguir maior interatividade com o público final. A tecnologia dos cenários virtuais nos permite criar ambientes altamente personalizados de acordo com as necessidades dos clientes para gravações e transmissões ao vivo, engajando o público e tornando a experiência dos eventos mais atraente e cativante.
Play na contagem regressiva, no vídeo de abertura e começa a entrada triunfal e divertida do mestre de cerimônias, Marcos Cabelo, com direito à coreografia. Enquanto rolava a live, acontecia pela plataforma o real tracking, que antes só era possível com muito tempo de pós-produção, e, hoje, já é realizada em tempo real. A câmera tracking é uma técnica de efeitos visuais (VFX) que permite a inserção de imagens geradas em computador numa filmagem vídeo (live-action) com a posição, escala, orientação e movimento corretos em relação aos objetos presentes na tomada de imagem. Trazendo uma imersão completa para o mundo virtual e real.
Conforme o convidado percorria os cenários do evento, era possível ouvir sons de passos e pessoas e até movimentar a câmera em todos os sentidos (360º) como se ele estivesse lá, visitando os estandes. Quem acessava os conteúdos e participava de quiz para se engajar na plataforma, que era gamificada, pontuava e se destacava em um ranking para ser premiado com brindes e sorteios no fim do dia. Quanto mais participava e consumia o conteúdo da plataforma, mais pontos ganhava para concorrer a mochilas, notebooks e celulares. Durante o evento, o mc interagia com os internautas e chamava vídeos e diretores da Lenovo.
Realidade aumentada
No momento do reconhecimento e premiação dos colaboradores, foi usada a realidade aumentada, uma interação de elementos virtuais no mundo real que permite inserir produtos, animações, computação gráficas e efeitos em um cenário real, tornando, assim, o conteúdo muito mais dinâmico, lúdico e explicativo. Cada troféu foi inserido no palco de acordo com sua categoria. Ao fundo, aparecia a foto de cada colaborador anunciado segurando o troféu físico, que foi produzido e enviado antes do evento.
Encerramento
Para dar fim a um dia cheio de surpresas, Tiago Abravanel conduziu o show de encerramento com grandes clássicos. No pós-evento foram enviados e-mails de agradecimento.
Dificuldades
Foram 30 dias de produção até a transmissão ao vivo do evento. Em um período super curto, tivemos como desafio apresentar uma 2ª edição do evento na versão digital (por conta da pandemia), porém com inovações tecnológicas para manter o convidado engajado e conectado às novidades da Lenovo. Por ser um público que possui grande acesso à tecnologia e inovações, o desafio de mostrar os conteúdos por meio de uma plataforma diferenciada e inovadora se torna ainda maior.