Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: LENOVO CHANNEL SUMMIT 2021

Para a comunicação do evento, foi considerado muito movimento, modernismo, dinamismo e tecnologia, a

Candidato: Grupo MM Eventos
Cliente: LENOVO
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Corporativo

Nós somos o Grupo MM Full Experience. Somos como o camaleão, cheio de surpresas, diversidade pura e guiados pela visão 360º, que enxerga oportunidade e resultados. Há 28 anos, oferecemos gestão completa para eventos corporativos nacionais e internacionais, como convenções, treinamentos, premiações, simpósios, confraternizações, seminários e muito mais. Contamos com um time multidisciplinar, que pensa em todos os detalhes, do RSVP à emissão de passagens, de uma campanha criativa à produção de um stand e da logística ao marketing digital, além de toda a estrutura, expertise e paixão para entregar experiências completas e soluções sustentáveis.

A inovação faz parte do DNA da Lenovo, desde o smartphone e lâmpadas inteligentes até aos servidores de data center. Hoje, eles reinventam e resolvem desafios globais em mais de 160 países, transformando a experiência de clientes com tecnologia. Na Lenovo, é compartilhada uma aspiração comum de ser o melhor. Seja atendendo os clientes, trabalhando como equipe ou contribuindo para a comunidade, o objetivo é trabalhar para construir uma empresa única, que forneça produtos inigualáveis, criados e apoiados por pessoas que representam uma riqueza de culturas e experiências.E pensando e agindo de forma diferente, juntamos as nossas equipes para entregar o melhor Lenovo Channel Summit, um evento anual que busca estreitar o relacionamento dos canais (distribuidores, revendas tier 1 e tier 2), abordar resultados anteriores e os objetivos do próximo ano e premiar os canais que mais se destacaram.

Vídeo

O briefing

Anualmente, a Lenovo realiza o Channel Summit para reunir todos os seus colaboradores de diferentes canais, traçar novas rotas para o próximo ano e falar dos resultados já alcançados, reconhecendo aqueles que se destacaram. Fomos desafiados a entregar um evento inesquecível para quem assiste e completo de serviços, como locação de estúdio para transmissão do evento, cenografia digital, áudio visual, ferramenta de transmissão (zoom, teams, outros), A&B para os speakers presentes (coffee e coquetel), exame de Covid para todos no estúdio, criação de peças (save the date; invite, thanks, reminders, template ppt), sistema de gerenciamento de convidados (inscrição), camisetas para os speakers, troféus, mestre de cerimônia, atração musical para encerramento, brindes/vouchers para os convidados assistirem ao encerramento (compra e envio), agenda, tempos e movimentos e material de suporte para apresentação a distância.



A solução

Para nos diferenciar das lives comuns, propomos uma plataforma personalizada para a Lenovo, com criação de estandes (feira virtual), com exposição de soluções e produtos, além da comunicação para todos os momentos de interação dos participantes com o evento, desde o save the date e convite até o agradecimento e pesquisa. Para que o público pudesse viver uma experiência imersiva, tudo foi pensado para ser realizado pela plataforma com universos em 2D e 3D. Esse conjunto de tecnologias fez com que a Lenovo tivesse seu evento pautado em inovações, para apresentar cada vez mais diferenciais e experiências aos convidados. Além de uma live para reconhecer e premiar os parceiros.

A estratégia



Nos últimos anos, a produção virtual tornou-se um diferencial crescente usado nos principais filmes, séries de TV, notícias, esportes e eventos ao vivo em todo o mundo. Essa técnica de produção inovadora e eficiente combina perfeitamente os dois reinos do real e virtual, criando visuais imersivos que agilizam o processo de produção, que agregam valor e melhoram a forma de exibir o conteúdo.



Para inserir os convidados no conceito do evento, semanas antes, começamos o envio das peças de comunicação, como o convite que dizia: celebrar conquistas e parcerias é a maior inspiração para evoluir. Nele, também continha mais informações sobre o evento e o pedido de fotos do Momento Lenovo para compartilharmos no evento. Outro e-mail muito esperado, foi o voucher de aplicativo de delivery para que os convidados pedissem alguma delícia para comer durante o show de encerramento.



Cenários virtuais + Real time tracking



Para o dia do evento, foram criados cenários virtuais, uma nova proposta para conseguir maior interatividade com o público final. A tecnologia dos cenários virtuais nos permite criar ambientes altamente personalizados de acordo com as necessidades dos clientes para gravações e transmissões ao vivo, engajando o público e tornando a experiência dos eventos mais atraente e cativante.



Play na contagem regressiva, no vídeo de abertura e começa a entrada triunfal e divertida do mestre de cerimônias, Marcos Cabelo, com direito à coreografia. Enquanto rolava a live, acontecia pela plataforma o real tracking, que antes só era possível com muito tempo de pós-produção, e, hoje, já é realizada em tempo real. A câmera tracking é uma técnica de efeitos visuais (VFX) que permite a inserção de imagens geradas em computador numa filmagem vídeo (live-action) com a posição, escala, orientação e movimento corretos em relação aos objetos presentes na tomada de imagem. Trazendo uma imersão completa para o mundo virtual e real.



Conforme o convidado percorria os cenários do evento, era possível ouvir sons de passos e pessoas e até movimentar a câmera em todos os sentidos (360º) como se ele estivesse lá, visitando os estandes. Quem acessava os conteúdos e participava de quiz para se engajar na plataforma, que era gamificada, pontuava e se destacava em um ranking para ser premiado com brindes e sorteios no fim do dia. Quanto mais participava e consumia o conteúdo da plataforma, mais pontos ganhava para concorrer a mochilas, notebooks e celulares. Durante o evento, o mc interagia com os internautas e chamava vídeos e diretores da Lenovo.



Realidade aumentada



No momento do reconhecimento e premiação dos colaboradores, foi usada a realidade aumentada, uma interação de elementos virtuais no mundo real que permite inserir produtos, animações, computação gráficas e efeitos em um cenário real, tornando, assim, o conteúdo muito mais dinâmico, lúdico e explicativo. Cada troféu foi inserido no palco de acordo com sua categoria. Ao fundo, aparecia a foto de cada colaborador anunciado segurando o troféu físico, que foi produzido e enviado antes do evento.



Encerramento



Para dar fim a um dia cheio de surpresas, Tiago Abravanel conduziu o show de encerramento com grandes clássicos. No pós-evento foram enviados e-mails de agradecimento.



Dificuldades



Foram 30 dias de produção até a transmissão ao vivo do evento. Em um período super curto, tivemos como desafio apresentar uma 2ª edição do evento na versão digital (por conta da pandemia), porém com inovações tecnológicas para manter o convidado engajado e conectado às novidades da Lenovo. Por ser um público que possui grande acesso à tecnologia e inovações, o desafio de mostrar os conteúdos por meio de uma plataforma diferenciada e inovadora se torna ainda maior.

O evento teve um impacto muito positivo em clientes e convidados. A plataforma interativa recebeu 1.100 inscritos, com um pico de 533 pessoas assistindo à live simultaneamente. Mas os números não param aqui. Ao todo, foram 1.890 cliques no quiz, 28.482 interações na plataforma (até seu fechamento no dia 25/05) e 1.106 mensagens pelo chat, com comentários do tipo: ​​Muito top essa plataforma 3D!!!! Parabéns :) (Jefferson Ferreira), Summit com qualidade `IMPAR` parabéns #Lenovo (Marcos Silva), Muito legal o formato do Summit. Parabéns! (Rafael Martins), Esse cerimonialista é dos bons! kkkkk muito legal esse reconhecimento da Lenovo com seus parceiros (Sheila Loyolla) e Parabéns Lenovo pelo evento... e Tiago é maravilhoso... Gratidão. (Lucilia Caxeta).



 



Outro resultado importante, foi o reconhecimento em premiação global da Lenovo pela entrega com excelência e por ter sido feito 100% de forma virtual, inclusive usando chroma key, evitando o uso de materiais de cenografia e, consequentemente, geração de resíduos. Em seu Instagram (@raqqueli), a cliente fez a seguinte postagem: 



 



“Tive hoje uma manhã incrível, fui reconhecida pelo time Global da Lenovo em Excelência Individual em um evento lindo que entregamos, Channel Summit! Vcs (sic) imaginam a minha felicidade?! Todos q (sic) me conhecem sabem da minha dedicação e amor pelos eventos! E esta surpresa veio em um momento que eu mais precisava, me levantou da cadeira, suspirei forte e abri aquele sorriso!”