Já dissemos que um dos valores mais fortes da Valtra é a capacidade de inovar e surpreender seus públicos, o que esperar então de um evento chamado Valtra Inova, ainda mais em uma edição comemorativa de 60 anos.
Hotsite
Apesar de um layout sem grandes inovações visuais, esse hotsite contava com um formulário de cadastro que garantia o acesso do público à plataforma 360º e oferecia à Valtra a geração de lead qualificado.
A Criação do Ambiente 360º para plataforma
Desenvolvida com base em um conceito de ambiente real idealizado pela D´Lima, a plataforma 360º era um grande salão, com paredes e teto envidraçados e na forma do “V de Valtra”. O ambiente foi desenvolvido em conjunto com o estúdio Chroma Garden, que conseguiu dar vazão ao cenário em 3D de uma linguagem que já tinha sido utilizada em outro momento da marca.
Os usuários que navegaram pela plataforma antes do evento de lançamento viam as máquinas cobertas por um tecido virtual. Somente após a apresentação do lançamento na Live era possível a visualização da Plantadeira Momentum (em um 3D realista, produzido exclusivamente para essa ação) e do trator comemorativo de 60 anos. Além disso, quem, navegava pela plataforma e desejava tirar alguma dúvia tinha um canal de atendimento exclusivo através do personagem digital Valter, o robozinho mascote da Valtra, ele levava o visitante a um chatbot via whatsapp que por sua vez direcionava os Valtreiros e Valtreiras ao canal de atendimento correto, filtrando através de perguntas objetivas, qual era o assunto da dúvida e a região do cliente que então passava a ser atendido por uma concessionária, pela fábrica ou por canais de atendimento do AGCO Finance e Consóscio AGCO. Também estava na plataforma todos os acessos aos demais dias do evento e uma área na qual era possível assistir novamente às transmissões anteriores.
Criação do Ambiente para primeira live transmitida em 360 imersiva em 4k com Realidade Estendida
Já no início, a Live faz referência a história da marca com uma rápida retrospectiva ilustrada com fotos.
Com a presença da Mestre de cerimônias acompanhada pelo time técnico da empresa que fez e atendendo tanto ao briefing do cliente como a expectativa do público, o lançamento foi feito logo de início, sendo o primeiro grande momento.
A Plantadeira Momentum foi exibida em 3D em tamanho real no cenário virtual em realidade aumentada, fazendo com que apresentadores e máquina ficassem lado a lado, como seria feito em uma feira ou evento presencial. Mas as surpresas não pararam por aí, durante a transmissão tivemos a participação com link ao vivo, direto da Fábrica Valtra de Ibirubá/RS, responsável pelo desenvolvimento de todas as plantadeiras da marca.
Como uma visita guiada trouxemos a oportunidade de os clientes conhecerem, através da Live, toda a linha de produção das plantadeiras, com os técnicos detalhando todo do projeto e como atenderam a solicitações dos clientes para facilitar a vida no campo com o aumento da produtividade.
As novas tecnologias e soluções da Valtra foram apresentadas passo a passo para o público e perguntas e respostas puderam ser feitas durante a transmissão.
No palco podíamos contar com a presença do Robo Valter – Já conhecido do público que acompanha as redes sociais da Valtra, ele acenava e interagia com o ambiente 360º.
Outro momento importante foi rever a história da empresa e trazer um tour pela fábrica de Mogi das Cruzes, a primeira fábrica da linha no Brasil e contar como a Valtra contribuiu com o agronegócio brasileiro, fechando com a apresentação do trator comemorativo 60 anos, máquina essa que encerrou o ciclo de comemorações sendo leiloada.
O grande desafio de uma live com navegação 360º é a liberdade dada ao usuário que pode controlar o que ele assiste, dessa forma a construção do ambiente teve que ser extremamente detalhada e intuitiva pois, havia um ambiente todo à disposição do público. Foi preciso muito estudo e planejamento para construir uma composição que funcionasse de qualquer ângulo de visão.
Conduzir o usuário em uma live com navegação 360º, também não era uma tarefa fácil. Assim projetamos momentos e movimentos digitais no cenário guiando o olhar do público para determinados conteúdos, com o reforço da mestre de cerimônias que chamava atenção aos detalhes com falas como “pessoal se olharem a esquerda temos a visão da Plantadeira” e assim por diante.
Com tanta tecnologia e inovação, não deixamos a acessibilidade de lado e colocamos em todas as transmissões uma interprete em libras, garantido a audiência também do público deficiente auditivo.
A live foi finalizada com a participação especial do Mano Valter, o sertanejo foi escolhido por se declarar Valtreiro de Coração e, além de usar as máquinas da marca em sua propriedade, exibi-las nos vídeo clipes que produz. Durante sua participação foram mostradas cenas reais da sua fazenda e utilização dos tratores.
A programação completa pode ser acompanhada em um site criado especialmente para o evento, aumentando a interação público empresa.
Covid 19
Cabe ressaltar os cuidados de toda equipe D´Lima com a segurança dos participantes durante todo o processo, no estúdio a equipe foi reduzida, todos os participantes testados previamente e foram seguidas as recomendações do Ministério da Saúde e OMS, como uso de máscara e troca a cada 2h, uso de faceshield e avental descartável, além da higienização frequente das mãos com álcool em gel.