Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Valtra Inova 2020 - 60 Anos

Candidato: D'Lima Eventos
Cliente: Valtra
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Corporativo

D´Lima Eventos

Especializada em agronegócio, a D’Lima vai além da produção de eventos. Há mais de 10 anos criando conceitos, desenvolvendo projetos inovadores tendo como destaque o planejamento estratégico de cada ação para realizar entregas de excelência.
Como dizemos o “agronegócio não para” assim como a necessidade dos nossos clientes de se aproximarem do seu público, com paixão, mas também com dinamismo, informação e estratégias cada vez mais diferenciadas devido ao aumento constante das tecnologias e necessidade de inovações.
É nesse momento que a D´Lima, busca em cada oportunidade, fazer diferente e apresentar o novo, sempre com o objetivo de encantar os públicos dos nossos clientes.
Não se trata de apenas entregar resultados positivos, mas de ir além do que é esperado.

Título: Valtra Inova – 60 anos
Público:  interno e externo
Local: AGCO ACADEMY
Data: 15 a 18 de junho de 2020
Periodicidade: Edição Especial
Abrangência: Nacional

O Cliente: Valtra

A Valtra é uma das marcas do grupo AGCO, líder global em soluções agro. Assim, conhecimento não falta para atuar focados nas necessidades do produtor. Independentemente de onde ele esteja, uma empresa em constante expansão para oferecer suporte por meio dos produtos e do time de especialistas.

A AGCO é a líder mundial em projeção, fabricação e distribuição de soluções sustentáveis para produtores do setor agrícola. Através da Valtra, a AGCO disponibiliza máquinas e implementos versáteis e confiáveis para solucionar as condições de trabalho mais exigentes.

A Valtra nasceu em 1941, na Finlândia. De lá para cá, tem trabalhado com o compromisso de oferecer soluções personalizadas e tecnológicas para um dos setores mais importantes do Brasil: o agronegócio.
Esse ano a empresa completou 60 anos de Brasil e pediu a ajuda da D´Lima Eventos para criar essa festa. 

Objetivo/ Conceito :

Comemorar o aniversário de 60 anos da marca no Brasil copilando em uma única live tudo o que o público de "Valtreiros e Valtreiras" procuram: Informação, entretenimento, prêmios, novidades sobre os tratores e novas oportunidades de negócio e como a tecnologia e inovação é a característica mais forte da marca, não poderia faltar uma experiência imersiva e diferenciada para o público.
 

Vídeo

O Projeto Valtra Inova – Edição 60 anos



Esse projeto precisava ser pensado com toda atenção e cuidado, primeiramente por estarmos num momento inicial da pandemia, no qual a Valtra, foi uma das primeiras empresas no Brasil a se preocupar e cancelar a participação e realização em  eventos físicos, suspendendo feiras, convenções e migrando rapidamente para o ambiente Digital. E nesse caminho, pode contar com o pioneirismo da D’Lima para dar vida aos projetos que já estavam em andamento, agora de modo on-line, principalmente na comemoração de 60 anos da empresa, um marco que não poderia passar em branco.



Assim, impusemos ao projeto toda a inovação que é característica marcante da Valtra, como o próprio slogam diz, são 60 anos de força e evolução, para contar a história da marca com interatividade e elementos diferenciados proporcionando uma experiência visual única e surpreendente ao público.



O evento seria o ponta pé inicial de uma semana de apresentações com conteúdos de extrema relevância ao mercado Agro, com temas distribuídos numa agenda de repleta  de informação técnica e dividida por culturas, oferecendo muito conhecimento e inclusive, a possibilidade de novos negócios aos clientes e fãs da marca.



E foi em busca da inovação que trouxemos para o evento de comemoração de 60 anos um cenário imersivo em 360º, produzido em realidade extendida, aplicando os traços fortes da Valtra, que explicaremos um pouco mais a frente, assim como todos os elementos de realidade aumentada e tecnologias imersivas utilizadas e transmitida ao vivo diretamente do youtube da empresa.



No comando da comemoração a apresentadora Nianara Bighetti, mestre de cerimônias já conhecida do público Valtra em eventos presenciais a cerca de 8 anos e o time técnico de especialista para falar dos lançamentos aguardados pelo público.

Como atração musical contamos com a presença do Mano Valter, que também se considera um Valtreiro de coração.



O desafio



O maior desafio  para a D’Lima foi fazer dos 60 anos da Valtra no Brasil um marco. Mesmo com a impossibilidade da realização de eventos físicos dado as incertezas da pandemia, contar a história da empresa com muita tecnologia.



E assim fizemos, realizando a primeira live transmitida em 360 graus imersivo em 4k no país.

Além disso, para trazer as máquinas mais próximas ao público, mesmo num evento online, contamos com mais tecnologia, utilizando modelagem 3D, inserções em realidade aumentada e um link ao vivo trazendo imagens direto de fábrica de Ibirubá/RS  apresentando o lançamento Valtra do ano de 2020, a Plantadeira Momentum Valtra Versão Sementes e fertilizantes, muito aguardada pelo público fã, os "Valtreiros e Valtreiras ".

Para que tudo pudesse sair dentro do esperado, precisávamos:


  • Criar um HotSite de pré-cadastro gerando Leads

  • Criar a plataforma digital 360º personalizada para a realização da primeira Live no Brasil transmitida em 360° imersivo e Realidade Estendida

  • Lançar um novo produto aguardado pelos fãs da marca

  • Trazer conteúdo relevante e técnico, gerando conhecimento e novas oportunidades de negócio ao público.

  • Interagir com o público através de premiações durante a transmissão para garantir o engajamento e a audiência.




 

Já dissemos que um dos valores mais fortes da Valtra é a capacidade de inovar e surpreender seus públicos, o que esperar então de um evento chamado Valtra Inova, ainda mais em uma edição comemorativa de 60 anos.

 

Hotsite

Apesar de um layout sem grandes inovações visuais, esse hotsite contava com um formulário de cadastro que garantia o acesso do público à plataforma 360º e oferecia à Valtra a geração de lead qualificado. 



A Criação do Ambiente 360º para plataforma



Desenvolvida com base em um conceito de ambiente real idealizado pela D´Lima, a plataforma 360º era um grande salão, com paredes e teto envidraçados e na forma do “V de Valtra”. O ambiente foi desenvolvido em conjunto com o estúdio Chroma Garden, que conseguiu dar vazão ao cenário em 3D de uma linguagem que já tinha sido utilizada em outro momento da marca.



Os usuários que navegaram pela plataforma antes do evento de lançamento viam as máquinas cobertas por um tecido virtual. Somente após a apresentação do lançamento na Live era possível a visualização da Plantadeira Momentum (em um 3D realista, produzido exclusivamente para essa ação) e do trator comemorativo de 60 anos. Além disso, quem, navegava pela plataforma e desejava tirar alguma dúvia tinha um canal de atendimento exclusivo através do personagem digital Valter, o robozinho mascote da Valtra, ele levava o visitante a um chatbot via whatsapp que por sua vez direcionava os Valtreiros e Valtreiras ao canal de atendimento correto, filtrando através de perguntas objetivas, qual era o assunto da dúvida e a região do cliente que então passava a ser atendido por uma concessionária, pela fábrica ou por canais de atendimento do AGCO Finance e Consóscio AGCO. Também estava na plataforma todos os acessos aos demais dias do evento e uma área na qual era possível assistir novamente às transmissões anteriores.



Criação do Ambiente para primeira live transmitida em 360 imersiva em 4k com Realidade Estendida 



Já no início, a Live faz referência a história da marca com uma rápida retrospectiva ilustrada com fotos.

Com a presença da Mestre de cerimônias acompanhada pelo time técnico da empresa que fez e atendendo tanto ao briefing do cliente como a expectativa do público, o lançamento foi feito logo de início, sendo o primeiro grande momento.



A Plantadeira Momentum foi exibida em 3D em tamanho real no cenário virtual em realidade aumentada, fazendo com que apresentadores e máquina ficassem lado a lado, como seria feito em uma feira ou evento presencial. Mas as surpresas não pararam por aí, durante a transmissão tivemos a participação com link ao vivo, direto da Fábrica Valtra de Ibirubá/RS, responsável pelo desenvolvimento de todas as plantadeiras da marca.



Como uma visita guiada trouxemos a oportunidade de os clientes conhecerem, através da Live, toda a linha de produção das plantadeiras, com os técnicos detalhando todo do projeto e como atenderam a solicitações dos clientes para facilitar a vida no campo com o aumento da produtividade.



As novas tecnologias e soluções da Valtra foram apresentadas passo a passo para o público e perguntas e respostas puderam ser feitas durante a transmissão.

No palco podíamos contar com a presença do Robo Valter – Já conhecido do público que acompanha as redes sociais da Valtra, ele acenava e interagia com o ambiente 360º.



Outro momento importante foi rever a história da empresa e trazer um tour pela fábrica de Mogi das Cruzes, a primeira fábrica da linha no Brasil e contar como a Valtra contribuiu com o agronegócio brasileiro, fechando com a apresentação do trator comemorativo 60 anos, máquina essa que encerrou o ciclo de comemorações sendo leiloada.



O grande desafio de uma live com navegação 360º é a liberdade dada ao usuário que pode controlar o que ele assiste, dessa forma a construção do ambiente teve que ser extremamente detalhada e intuitiva pois, havia um ambiente todo à disposição do público. Foi preciso muito estudo e planejamento para construir uma composição que funcionasse de qualquer ângulo de visão.



Conduzir o usuário em uma live com navegação 360º, também não era uma tarefa fácil. Assim projetamos momentos e movimentos digitais no cenário guiando o olhar do público para determinados conteúdos, com o reforço da mestre de cerimônias que chamava atenção aos detalhes com falas como “pessoal se olharem a esquerda temos a visão da Plantadeira” e assim por diante.



Com tanta tecnologia e inovação, não deixamos a acessibilidade de lado e colocamos em todas as transmissões uma interprete em libras, garantido a audiência também do público deficiente auditivo.

A live foi finalizada com a participação especial do Mano Valter, o sertanejo foi escolhido por se declarar Valtreiro de Coração e, além de usar as máquinas da marca em sua propriedade, exibi-las nos vídeo clipes que produz. Durante sua participação foram mostradas cenas reais da sua fazenda e utilização dos tratores.

 

A programação completa pode ser acompanhada em um site criado especialmente para o evento, aumentando a interação público empresa.

 

Covid 19



Cabe ressaltar os cuidados de toda equipe D´Lima com a segurança dos participantes durante todo o processo, no estúdio a equipe foi reduzida, todos os participantes testados previamente e foram seguidas as recomendações do Ministério da Saúde e OMS, como uso de máscara e troca a cada 2h, uso de faceshield e avental descartável, além da higienização frequente das mãos com álcool em gel. 

 

 

A edição de 60 anos da Valtra Inova foi um sucesso de público e superou as expectativas do cliente. Primeiramente pelo pioneirismo: A live foi citada nas página ABC da Comunicação e Agro Planner por realizar a primeira live 360 no Brasil como podemos conferir a seguir:


  • https://www.abcdacomunicacao.com.br/valtra-realiza-primeiro-evento-com-a-experiencia-inedita-em-360

  • https://www.agroplanning.com.br/2020/06/17/valtra-realiza-primeiro-evento-com-a-experiencia-inedita-em-360




Quanto aos dados monitorados durante a transmissão tivemos:

  • 2.506 reproduções da live ao vivo

  • 4.816 reproduções nos dias seguintes

  • 422 Espectadores Simultâneos

  • 102 novos inscritos durante o evento




As reações também foram monitoradas, durante a live alcançamos:

  • 209 Marcações gostei




No Hotesite e na Plataforma, os números também foram melhores que o préviamente esperado pelo cliente com:

  • 29.789 acessos 




Com relação aos cadastros na plataforma e hotsite, obtivemos 657 cadastros totais e também 26 perguntas enviadas. 

Galeria de Fotos