Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: BTG Pactual CEO Conference Brasil

Candidato: BTG Pactual
Cliente: BTG Pactual
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Corporativo

A BTG Pactual CEO Conference Brasil é hoje um dos principais eventos do calendário do mercado financeiro brasileiro, além de ser o evento flagship do Banco BTG Pactual, e tem edições derivadas acontecendo também no Chile, Nova Iorque e Londres.
É também o evento que “dá o tom” para o calendário anual da instituição, onde são apresentados os principais lançamentos do banco e implementadas as ações e inovações de eventos e responsabilidade social que serão vistas, em menor ou maior escala, em todos os outros eventos do período. Por exemplo: foi o primeiro evento do mercado financeiro a transmitir os principais painéis para o YouTube, já em 2019. Também em 2019 iniciamos as ações de upcycling do resíduo de cenografia, que é transformado em móveis ou brinquedos e posteriormente doados à ONGs.
Além disso, toda estratégia e agendas são construídas internamente por grupos de curadoria focados em assuntos específicos, como Política-Economia e/ou Tecnologia-Inovação, que dedicam-se a montar os painéis e sugerir palestrantes para as duas principais salas do evento: Macro Room & Tech Room.
 

Vídeo

A BTG Pactual CEO Conference Brasil é sempre um evento desafiador. Sua última edição, pré-pandemia, reuniu +4,5 mil participantes e, além do evento principal, contou com dezenas de eventos paralelos, além de milhares de reuniões 1x1, realizadas em 3 dias de evento. Por motivos óbvios, a edição de 2021 foi ainda mais desafiadora.

O planejamento do evento começou em outubro de 2020, em meio a grandes incertezas geradas pela continuidade da pandemia – que até em tão parecia longe do fim.

Mas, foram três desafios principais:

 

1. Durante todo ano de 2020 nós realizamos pesquisas de clima periódicas, com intuito de tentar entender quais os anseios dos nossos clientes, em especial quanto a retomada dos eventos presenciais (de todos os portes) e, para nossa felicidade, o percentual de clientes inclinados a voltar para os evento presenciais aumentava a medida que a pandemia se prolongava.  Assim, o primeiro desafio era: operacionalizar um evento com público presencial, garantido a segurança de participantes e staff; Não apenas seguindo os protocolos sugeridos pelo governo, mas criando um processo que pudéssemos usar como modelo para a ‘retomada’. Meta era termos pelo menos 100 clientes/dia.

 

2. A BTG Pactual CEO Conference Brasil já era um evento tradicional do mercado financeiro, porém, o BTG Pactual vem ampliando e crescendo sua atuação para o mercado de varejo – através do BTG Pactual digital e do BTG+. Assim, o segundo grande desafio era tornar a comunicação do evento mais acessível, pensando na maior abrangência de público e garantir uma excelente experiência online, que traduzisse – virtualmente – a excelência da experiência presencial. Meta era termos 20 mil inscrições/leads;

 

3. Comunicar aos participantes sobre a importância da filantropia e ações de responsabilidade social.

Desafios a mesa. Mãos a obra.

Primeira grande decisão estratégica: alteração da data do evento e torná-lo híbrido.

Historicamente a BTG Pactual CEO Conference Brasil acontece na semana pré-carnaval. O calendário de eventos do mercado financeiro é muito disputado e todos os players já tem seus “lugares marcados”. Alterar a data de realização de um evento tão tradicional envolve uma série de decisões, algumas estratégicas e outras que dependem puramente do sexto sentido da organização. Foram 2 meses de pesquisas e conversas até a definição da mudança da data, para maio.

Tensão. Acompanhamento semanal dos anúncios do governo de São Paulo, sobre as alterações do Plano São Paulo. Fase vermelha, fase laranja, fase vermelha de volta. Insegurança. Como seguir?

Sabíamos que nossos clientes gostariam de estar presencialmente no evento. Todos os palestrantes foram convidados para participarem, dentro do possível, presencialmente. A decisão foi: trabalhar até o último momento com o plano A: evento com público presencial.

Além das medidas “básicas” de prevenção – uso de máscaras, disponibilização de álcool gel e distanciamento social – estabelecemos um protocolo de testagem em massa. Durante os 3 dias de montagem, 100% do staff foi testado, diariamente, com testes do tipo antígeno rápido (swab nasal – Abbott) que tem 99% de eficácia na detecção de casos positivos de Covid-19. E durante os 2 dias de evento as testagens seguiram para todo staff + palestrantes + participantes.

A testagem dos participantes e palestrantes, obviamente, foi mais trabalhosa. Exigindo que todo fluxo de credenciamento e acesso ao evento fosse alterado. Uma tenda foi construída na área aberta do Hyatt e o público redirecionado para essa entrada. Uma vez recebido o resultado negativo, eram liberados para acessar o evento e fazer credenciamento.

Foram aplicados 900 testes no total, com 2 resultados positivos, que receberam orientações da equipe médica para buscar atendimento médico e isolamento social.

Já dentro do evento, todos os serviços de A&B foram adaptados para seguirmos os protocolos de prevenção.

Dentro da plenária, o auditório foi montado com poltronas largas e conjunto de mesas laterais, com medidas calculadas em planta para promover o distanciamento social de forma menos “fria”.

 

Transmissão. Outro desafio.

Durante todo ano de 2020 nós trabalhamos com várias plataformas, nenhuma, no entanto, capaz de atender a todos os requisitos dos nossos eventos: a) navegação amigável; b) qualidade de transmissão em HD; c) acesso com login e senha; d) integração com o sistema de agendamento das reuniões 1x1;

Passamos 4 meses trabalhando com um fornecedor e conforme avançávamos com o projeto, vários problemas foram surgindo. Como: limitação da plataforma para acessos simultâneos, qualidade da transmissão comprometida pela quantidade de acessos e problemas na integração com a plataforma de agendamento de reuniões 1x1.

Para nós era essencial prover a melhor experiência possível para nossos clientes em casa.

Solução? Criar uma plataforma 100% proprietária. Nossos times de TI, desenvolvimento e marketing, conseguiram em 1 mês criar site para credenciamento e plataforma de transmissão, atendendo todos os requisitos que precisávamos!

 

Engajando o participante em filantropia e responsabilidade social. 

Solução encontrada foi reverter os valores, que tradicionalmente seriam gastos em brindes para o evento, em doações. Como forma de aproximar o público da ação, no formulário de inscrição, foi incluída uma opção e o participante podia optar por: doação de cestas básicas para pessoas em situação de risco ou combate ao covid na região amazônica.

 O retorno do obtido foi além do esperado. Começando pelos números:

 

Evento Online

Meta de inscrições/Leads: 20 mil

Número Final de Inscrições/Leads: +36 mil

Total de views: +114 mil (Pico Simultâneo 15mil)

 

NPS da Experiência Online (De 0 a 10, o quanto você recomendaria o CEO Conference para um amigo ou familiar?): 9.27*

Nota média da plataforma (Como você avalia o site de inscrição e transmissão?): 9.41

Nota média da qualidade de transmissão (Como você avalia a qualidade da transmissão?): 9.44

 

*Dados obtidos em pesquisa de feedback pós-evento, com 831 respostas recebidas.

 

Evento Presencial

Meta: 100 pessoas/dia

Número final dia 1: 191 clientes presentes

Número final dia 2: 124 clientes presentes

 

NPS da Experiência Presencial (De 0 a 10, o quanto você recomendaria o CEO Conference para um amigo ou familiar?): 9.79*

Nota média experiência protocolos Covid-19: 10.00

 

*Dados obtidos em pesquisa de feedback pós-evento, com 28 respostas recebidas.

 

Repercussão na Imprensa:

1038 menções totais, sendo:

1006 Online

17 Impressas

9 TV

6 Rádio

100% de menções positivas.

 

Responsabilidade Socio-ambiental:

- Upcycling do material cenográfico, transformado em móveis e brinquedos educativos, doados a ONGs

- Evento Resíduo Zero  - e foco nos conceitos de redução de papel e plástico – certificado pela Eccaplan

- Doações – valores que seriam direcionados para compra de brindes foram revertidos em doações de cestas básicas e para a ONG Amazone-se  - com impacto direto em +12mil pessoas

 

Em suma, conseguimos entregar um evento de alto nível e além disso estabelecemos novos parâmetros.

 Nas semanas subsequentes ao evento, parceiros e clientes nos consultaram sobre a implementação do protocolo Covid, tanto para evento privados, de menor porte, quanto para o planejamento de eventos corporativos maiores – em especial aqueles agendados para o segundo semestre.

Quanto a plataforma de transmissão, recebemos também diversas consultas, de parceiros e clientes, buscando indicação da “empresa que havíamos usado” e todos ficaram bastante surpresos quando descobriram que se tratava de um produto desenvolvido internamente.

 

A ótima recepção e repercussão do evento garantiram que, para o segundo semestre, pudéssemos retomar o 100% do planejamento dos eventos considerando público presente. Com avanço das campanhas de vacinação, a expectativa é que possamos reestabelecer – a partir do 1° semestre de 2022 – 100% da nossa agenda anual, incluindo eventos internacionais.

 

 https://www.ceoconference.live/

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