Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Outubro Rosa 2020

Se Dê Um Tempo #PorVocêEPraVocê

Candidato: Elkis18 Amazing Brand Experience
Cliente: DASA
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Corporativo

2020 foi com certeza o ano mais cinza das últimas décadas.
E, esse fato nos inspirou a criar mais do que uma campanha. A ELKIS18 criou um movimento que incentivava o autocuidado com a saúde no seu amplo sentido, e que trouxe consigo uma tagline, forte o bastante para contextualizar todos os significados desse movimento, além de trazer um pouco de cor para esse ano tão acrômico, dando protagonismo a essas mulheres com jornadas múltiplas.

A intenção foi ir além da prevenção do câncer de mama. O Outubro Rosa “Se dê um tempo – #PorVocêEPraVocê”, foi amparado por um manifesto e ganhou as mídias sociais, com lives e publicações com conteúdo sobre saúde e bem-estar, coloriu as fachadas dos laboratórios e estabeleceu parcerias com diferentes empresas. 

O grande destaque foi a Virtual Run. Por meio de divulgação orgânica feita por influenciadoras, criou-se uma rede de doações que beneficiou, com exames de mamografia, mulheres atendidas pelas ONGs “Américas Amigas” e “Marque esse Gol”.

Vídeo

Galeria de Fotos

O Grupo Dasa, maior empresa de medicina diagnóstica do Brasil e da América Latina, com mais de 40 marcas em seu portfólio, neste Outubro Rosa, buscou atuar e trabalhar com uma campanha White Label mostrando a força da causa, e exaltando os atributos de cada marca e as particularidades regionais.



O desafio foi manter uma campanha atemporal, em um ano em que todos foram obrigados a parar e mudar suas rotinas por conta de uma luta conjunta na saúde pública.



O objetivo da campanha foi consolidar a marca como referência em Outubro Rosa, tendo foco em Awareness, desenvolvendo uma campanha nacional White Label, que atuasse como protagonista em cada marca, vinculando o seu valor e endossando o movimento nacional.



A atuação foi digital e 360º, atendendo todas as frentes (pacientes, médicos, colaboradores, unidades laboratoriais e hospitais), e trazendo como mote, a prevenção e o autocuidado. Foi priorizada a diversidade, pautada na estratégia da utilização de canais de alta capilaridade para que ocorresse um maior engajamento.



Além de promover experiência, conteúdo, informação, conscientização e contribuir em ações sociais para ONGs que apoiassem a causa.

Criamos mais do que uma campanha, criamos um movimento. E com ele pudemos ajudar milhares de mulheres, de diferentes regiões do Brasil, a cuidar melhor de sua saúde e bem-estar.

Contamos com o apoio de laboratórios para facilitar o agendamento de exames, engajamos grandes empresas e até realizamos uma corrida virtual que doou centenas de mamografias. Todas essas ações tiveram um grande propósito: estimular as mulheres a se cuidarem mais e melhor.



A Dasa e a ELKIS18 apresentaram: Se dê um tempo #PorVocêEPraVocê



E dentro desse movimento, pautamos a estratégia de atuação em 04 pilares, priorizando o Awareness:



CONTEÚDO


  • Criação de conteúdos informativo, preventivos e de autocuidado;

  • Simpósio Médico;

  • Lives




​ENGAJAMENTO

  • Redes Sociais;

  • Landing page;

  • Mobiliário Urbano;

  • Anúncio em Revista;

  • Ação de Encantamento;

  • Ação com Influenciadores;

  • Envelopamento das Marcas;

  • Mídias em Aeroporto.




MARKETING DE EXPERIÊNCIA

  • Corrida Virtual;

  • Momento Alta Wellness.




AÇÃO SOCIAL

  • Doação de Mamografias;

  • Apoio ao Paciente;

  • Divulgação das ONGs Parceiras




CONTEÚDO



Neste pilar, tivemos como premissa criar relevância em três públicos distintos: Pacientes, Médicos e Colaboradores, por meio de informações que despertassem curiosidade e interesse e gerassem engajamento.

Para a construção dessa programação nos apoiamos em três linhas: "Se dê um tempo para se INFORMAR, se PREVENIR e se CUIDAR."



PARA PACIENTE: exploramos o cuidado com a saúde (mental e física de forma ampla) através de conteúdos informativos e de incentivo ao acompanhamento médico, exames preventivos e dicas de relaxamento e bem-estar, por meio de publicações em diferentes formatos nas redes sociais, como: posts carrossel, motion, playlist, utilizando múltiplos canais como: Spotify, Facebook, Instagram, Tik Tok, YouTube e Landing Page.

PARA MÉDICOS: durante o mês de Outubro Rosa, produzimos um Simpósio Médico online com foco na saúde da mulher.

PARA COLABORADORES: por meio das redes sociais Workplace e Linkedin, desenvolvemos uma grade de conteúdo. Elegemos executivos líderes da própria organização que trouxeram atualidades e assuntos sobre suas especialidades por meio de vídeos e publicações.





ENGAJAMENTO



O engajamento do público se deu por meio de um planejamento bem estruturado com conteúdo e ações relevantes que faziam fit com o target em questão. O movimento contou com uma landing page oficial, além de perfis em redes sociais como Instagram, Facebook e Spotify.

Para engajar os pacientes: fizemos encontros semanais em formato de lives com dicas de saúde e de bem-estar, além da divulgação de playlists que eram um convite a “Se dar um tempo” e relaxar.

Promovemos conteúdos relevantes nas redes sociais do movimento, e de cada uma das 36 marcas envolvidas. Criamos um marketing de experiências com uma causa social que gerava uma rede de doações e que despertava em cada mulher a vontade de se cuidar e ajudar mulheres que precisavam, a fazer o mesmo. Para expandir esse marketing de experiência enviamos um gift de encantamento a influenciadoras e celebridades de todo o país, que através de postagens feitas de forma totalmente orgânica alavancaram o movimento. Expandimos ainda mais nosso movimento com mídias em aeroportos, mobiliários urbanos, colorimos as fachadas de todos os laboratórios das 36 marcas em todo Brasil. Trouxemos as cores da nossa campanha para os uniformes das comissárias de bordo e presenteamos centenas de passageiras mulheres com kits de bem-estar e um convite para “Se dar um tempo” e se juntar à causa.

Para engajar médicos e colaboradores - fizemos uma ação de encantamento onde distribuímos gifts convidando-os a se juntarem à causa, além de promover simpósios e muito conteúdo.





MARKETING DE EXPERIÊNCIA E AÇÃO SOCIAL



Em um ano como 2020, em que muitos locais do Brasil tinham planos de retomada em movimentos iniciais, após um longo período de quarentena, precisávamos inovar para criar um marketing de experiência. Voltamos no tempo, onde tudo começou.

Se o movimento Outubro Rosa se consolidou em uma corrida em Nova Iorque nos anos 1990, por que não voltamos as origens? E assim foi que nasceu nossa corrida virtual. Se de um tempo #porvocêepravocê Virtual Run.

ESSA INICIATIVA PARTIU DE UM GRANDE DESAFIO: CORRER PELA SAÚDE.

Convidamos homens e mulheres de todo o país, a se unirem pela causa onde cada participante poderia realizar sua corrida virtual do seu modo e de onde quisesse. Por isso, poderiam correr: em casa, em uma esteira, em um parque, entre outros, seguindo os protocolos de segurança da OMS e a cada 3Km percorridos, uma mamografia seria doada a mulheres que precisavam. Por isso nos associamos a Ongs renomadas, para que fossem parceiras do projeto como: “Americas Amigas", "Donas de Mim" e "Marque esse Gol" para cuidar das mulheres para receberem esses exames.

A corrida virtual ocorreu entre os dias 26 e 31 de Outubro. Os kits de encantamento recebidos por influencers, celebridades e médicos continham além de outros mimos, uma camiseta e uma medalha da campanha. Foram feitas publicações de forma totalmente orgânica por esses grupos, que ajudaram a engajar e motivar as pessoas a aderirem ao movimento.

Os participantes se inscreveram na landing page, correram e subiram seu tempo gravado por um aplicativo no site que fez o cálculo da quantidade de KMs percorridos e listou os participantes em um ranking de tempo.

A corrida foi democrática e por isso tinha como escolha o tamanho do percurso 3, 5, ou 10km no formato corrida ou caminhada, para que pudéssemos contar também, com a participação dos idosos e mulheres 40+, que são o principal foco de incidência do câncer de mama.

Nossa corrida como marketing de experiência embasou mais uma vez o nome da campanha onde tirar um tempo para correr é Se dar um tempo. #porvocêepravocê e relaxar, cuidar da sua saúde em um cotidiano tão agitado como vivemos hoje.

Os objetivos propostos no briefing foram alcançados e foram além.



Reunimos parceiros chave que propagaram o movimento em seus canais internos e externos. Entre eles tivemos: GOL Linhas Aéreas, Drogarias Pacheco, Drogaria São Paulo, Logitech, GRU Airport, Mastercard e JCDecaux.



Abrangendo os pilares Marketing de Experiência e Ação Social, alcançamos mais de 2.400 pessoas inscritas na corrida virtual, totalizando 140% a mais das vagas disponíveis.



Abrangendo os pilares Conteúdo e Engajamento, nas redes sociais do movimento alcançamos:


  • Mais de 71.900 interações em stories;

  • Mais de 1.620 interações em publicações no feed e IGTV;

  • Mais de 160 influenciadoras ativadas por meio das principais marcas participantes da ação;

  • Mais de 24 milhões de seguidores ativados por meio das publicações geradas pelas influenciadoras participantes.




Abrangendo os pilares Conteúdo e Marketing de Experiência voltado ao público médico, alcançamos:

  • Mais de 440 médicos e convidados impactados com o press kit da campanha;

  • Mais de 25 horas de conteúdo sobre Saúde da Mulher, em dois dias de evento ao vivo, em duas salas diferentes, com mais de 40 palestrantes convidados formando uma grade completa com todas as verticais do ecossistema Dasa, além de palestrantes internacionais;

  • Mais de 2 mil inscritos no simpósio Elas em Foco.


Como desfecho e grande resultado de campanha, tivemos 2.700 mamografias doadas.