Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Montreux Jazz Festival

Candidato: Fairmont Rio de Janeiro Copacabana
Cliente: Fairmont Rio de Janeiro Copacabana
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Artístico

Troféu Arttere
Evento Artístico

O Rio Montreux Jazz Festival aconteceu pela primeira vez em 2019, quando reuniu, ao longo de quatro dias, milhares de pessoas para acompanhar mais de 40 atrações, divididas em oito palcos. Em 2020, o festival acontece de forma virtual e gratuita com shows inéditos e exclusivos. O Festival será transmitido de quatro lugares diferentes: Rio de Janeiro (Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana), Minas Gerais, Los Angeles e Nova York, onde se apresentarão grande nomes nacionais e internacionais, com uma característica bem conceitual do festival de Montreux na Suíça: os encontros exclusivos.

O Rio Montreux Jazz Festival 2020 é apresentado pelo Ministério do Turismo e pela Mastercard, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com apresentação da Mastercard, patrocínio do Fairmont Rio de Janeiro e realização Dream Factory, MZA Music, SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA, MINISTÉRIO DA TURISMO e Pátria Amada Brasil Governo Federal.

Serviço Rio Montreux Jazz Festival Data: 23 a 25 de outubro Transmissão gratuita pela internet.

Vídeo

Galeria de Fotos

Rio de Janeiro – A segunda edição do Rio Montreux Jazz Festival foi confirmada e aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro de 2020, em um formato inédito para o evento: todo o conteúdo foi transmitido gratuitamente pela internet. Para fomentar os mercados de entretenimento e da música, tão afetados pela pandemia da Covid-19, o festival teve um line-up formado, em sua maioria, por artistas brasileiros, além de nomes internacionais da world music e do jazz. Em um momento de distanciamento social, o evento conectou três diferentes lugares por meio da música, a partir das apresentações que aconteceram diretamente de Los Angeles, de Nova York e do Brasil. A maioria das performances realizadas no Fairmont Copacabana, com uma vista deslumbrante de uma das mais conhecidas praias do Brasil – mostrando o talento de nossos artistas e as belezas do Rio de Janeiro para todo o mundo.



O desafio foi conseguir estruturar e apresentar um show de jazz sem público e em um espaço bastante reduzido comparado com os anos anteriores. 

Se em sua primeira edição, o Rio Montreux Jazz Festival tomou conta da cidade, em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, o evento ganhou um novo formato. Todos os shows teve transmissão gratuita na internet pelas redes do evento, alcançando as casas de fãs da world music em todo o Brasil, além de contribuir para a formação e público para o jazz. Foi o que atraiu a atenção da Mastercard, patrocinadora master do evento.



“Ao patrocinar novamente o Rio Montreux Jazz Festival, a Mastercard reitera seu compromisso de oferecer entretenimento de qualidade, que contribui para o crescimento cultural da sociedade para iniciar histórias que não têm preço. O apoio ao Jazz é algo que a Mastercard vem realizando desde 2019 por meio das leis de incentivo à cultura e tem o intuito de trazer este estilo musical para mais perto do público brasileiro, além de incentivar artistas nacionais e internacionais do gênero”, afirma Sarah Buchwitz, VP de Marketing e Comunicação Mastercard Brasil e Cone Sul.



Considerando todos os protocolos de segurança e ALL SAFE devido a pandemia, fizemos as varandas dos apartamentos como camarotes para solucionar a questão do público. 

Alguns instrumentos musicais não podiam ficar ao ar livre, por isso alguns shows foram feitos em nosso salão de evento e transmitindo para todos os apartamentos pelo canal 120 Fairmont e pelo Multishow. 

O resultado do evento foi um grande sucesso alcançando o público alvo e a aclamada atenção da mídia brasileira e internacional. 



No Brasil, as apresentações realizadas ao vivo do palco montado do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, mostrando mais uma vez como turismo e entretenimento caminham lado a lado. “São dois mercados que aquecem a economia da cidade e, desta vez, conseguimos uma das vistas mais bonitas da cidade para exibir para o mundo. Com um evento virtual e gratuito, temos a possibilidade de atingir novos públicos, seja de pessoas que moram em outros países ou democratizando o acesso à música e ao jazz”, celebra Duda Magalhães, Presidente da Dream Factory.



Durante os três dias de evento, o Rio Montreux Jazz Festival  presenteou o público com shows inéditos e repertórios pensados exclusivamente para o evento. A grande diva da soul music, Macy Gray realizou performance digna da vencedora do Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Feminina, relembrando sucessos dos seus 20 anos de carreira e algumas surpresas. A potência das mulheres na música instrumental latina foi representada no encontro inédito de algumas das musicistas mais requisitadas: as tecladistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco com a percussionista Lahn Lahn.