Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Gentileza - O Rio do Amanhã

Gentileza o Rio do Amanhã.

Candidato: VMS Eventos
Cliente: VMS Eventos
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Artístico

Troféu Arttere
Evento Artístico

Gentileza – O Rio do Amanhã - Projeto sociocultural reúne artistas do grafite em exposição e oficinas para crianças e adolescentes de comunidades do Rio.

O Grafite foi escolhido para ilustrar a cidade maravilhosa no Projeto Gentileza - O Rio do Amanhã. Vinte artistas criaram telas tendo como referência as pilastras pintadas pelo icônico Profeta Gentileza, no Viaduto do Gasômetro.

Uma das intenções do projeto é afirmar o espírito da gentileza, da colaboração, da boa vontade, ao pensarmos o futuro da nossa cidade. Tudo através da arte, da cultura e da história, com nossos artistas locais”, explica Diego Vidal, Gerente de Projetos da VMS Eventos que realizou a UIA2021RIO EXPO.

Sob a coordenação e curadoria dos artistas visuais Bruno Big e Carlos Bobi, as telas fizeram parte de uma exposição na loja conceito da UIA2021RIO EXPO, no CasaShopping, no mês de Julho de 2021.

O Projeto Gentileza - O Rio do Amanhã também realizará oficinas de prática de pintura com spray e workshops sobre o movimento do Grafite para crianças e adolescentes de cinco comunidades do Rio - Ilha do Governador, Nova Iguaçu, Cordovil e Vidigal. Os artistas do projeto foram os responsáveis por levar a técnica e a cultura do Grafite para a nova geração.

Tivemos a preocupação e o cuidado, como curadoria, em criar um grupo de artistas com linguagens diferentes e técnicas distintas de pintura. Fizemos questão de ter um grupo com bastante diversidade e de vários locais do Río de Janeiro e adjacências”, conta Bruno Big.

Sempre de olho na sustentabilidade e na responsabilidade com o meio ambiente, a VMS Eventos também trouxe para o projeto a parceria da com a Mangue & Tal - iniciativa idealizada pela educadora ambiental Belle Provenzano - que tem ensinado jovens a tratar de forma cada vez melhor o meio ambiente. Assim, todas as latas de spray e tinta utilizadas tiveram um descarte correto e os participantes das oficinas também passaram por um processo de sensibilização e educação ambiental.

Galeria de Fotos

Briefing:



A partir da inspiração dos trabalhos do "Profeta Gentileza" - (José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza, foi um pregador urbano brasileiro, que se tornou conhecido por fazer inscrições peculiares nas pilastras do Viaduto do Gasômetro, no Rio de Janeiro, e se tornou uma espécie de personalidade daquela cidade. Andava pela Zona Central com uma túnica branca e longa barba. "Gentileza gera gentileza" é sua frase mais conhecida). Traduzir em telas através da percepção de cada um dos vinte artistas participantes, a sua visão sobre gentileza. E não só, cinco desses vinte artistas darão oficinas em cinco comunidades do Rio, dividindo seu olhar sobre gentileza, com crianças e adolecentes e juntos pintar um dos muros da comunidade, levando cor e Gentileza , para os que por ali passarem.



Meta: Juntar vinte artistas em sua multiplicidade (cada um com sua linguagem e técnica), em uma exposição coesa e além disso, levar arte e amor para as crianças de cinco comunidades do Rio, através de oficinas recreativas de Grafite. 

Galeria de Fotos

Um dos maiores desafios sem duvida, foi o momento pandemico, precisamos reformular a ideia original, um grande atelie que acomodaria os vinte artistas pintando ao mesmo tempo, painéis com mais de dois metros de altura (por artista). Mas, precisamos respirar e achar uma solução segura para todos, naquele momento. Depois de algumas reuniões, a solução foi readequar o tamanho da superficie a ser pintada que passou para uma tela no tamanho de 1,0 x 1,5 e mandar o material para cada um, para que dessa forma, eles pudessem pintar na segurança dos seus lares e atelies. Preparamos carinhosamente um kit contendo uma tela de 1,0x1,5, doze latas de sprays, cinco tintas acrilicas ( as cores das tintas e sprays, foram escolhidas pelos artistas de acordo com seus layouts) e uma t-shirt do projeto. Logo surgiu um outro desafio, conseguir montar uma agenda viável, de entrega dos materiais e coleta das telas prontas, levando em consideração o tempo de entrega, execução, coleta e montagem da exposição. Com muita paciência, carinho e cooperação de todos (equipe e artistas) tudo aconteceu de maneira magistral.

O Resultado foi uma explosão de arte, cor, oportunidade e vida.  A junção de diversidade, técnicas e estilos, provou que é possivel individuos completamente diferentes trabalharem juntos e atingirem sem dificuldade, o resultado  a partir do briefing proposto.

Foi muito bacana, porque não apenas levou cor, mas devolveu a auto estimas de alguns artistas, que estavam sofrendo com processo depressivo, por conta da pandemia e com o convite para participar do projeto, encontraram ali, um desafio e um trampulim, para retomar a vida aos poucos.

Foi um projeto multiplo e de inclusão, cumprindo seu objetivo principal, que era ir muito além da  exposição e deixar um legado tanto para os artistas quanto para as crianças de cinco comunidades do Rio de Janeiro, levando um pouco de arte, amor e cor para os pequenos, plantando a semente de que existe oportunidade na arte e um mundo inteiro além da fronteira das comunidades  e que, cada vez mais  é possivel, incluir, ensinar e aprender, dar e receber amor em tempos tão áridos, sem duvida esse foi um dos pontos altos desse projeto. Saimos com coração alegre, por termos conseguido envolver tantas pessoas e alcançar um resultado tão bacana em um momento como esse.

Galeria de Fotos