Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Equidade

Candidato: TG
Cliente: Johnnie Walker
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Diversidade

No mês da mulher, Johnnie Walker lançou uma campanha pela equidade, ressaltando a necessidade de harmonizar a nossa dose feminina e masculina, além de reforçar o posicionamento da marca por respeito e igualdade.
 
Essa campanha foi desenvolvida de maneira 360, fazendo uso, inclusive, de ferramentas de Live Marketing, impactando centenas de pessoas, especialmente mulheres que se sentiram representadas ao ver a imagem do emblemático striding man ser substituído por uma mulher, e mais que isso, uma mulher negra de cabelos black power. Este foi o conceito do copo para a bebida, oferecido pela marca em uma ação de Compre e Ganhe.
 
Com uma mecânica simples, ao comprar uma garrafa do produto, o cliente recebia junto com seu pedido um copo exclusivo Johnnie Walker, edição Mulheres, além do livro “Quem tem medo do feminismo negro”, da filosofa Djamila Ribeiro.
 
Parte da renda decorrente das vendas foi doada para Instituição Preta HUB, para apoiar projetos de criatividade, inventividade e tendências.  
 
A ação recebeu o apoio de dezena de influenciadores, além de celebridades como: DJ Alok, Astrid Fontenelle, Alexandre Herchcovitch, Dudu Azevedo, Cleo Pires, Fe Paes Leme e Regina Casé.
 
Uma promoção de baixo investimento - aproximadamente de 25 mil reais – que mostrou com grande relevância o posicionamento da marca com relação à equidade e diversidade, gerando alto impacto social.
 

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“Comprou, ganhou” possivelmente seja o tipo de promoção mais antiga e tradicional. Torná-la impactante e principalmente relevante era nosso desafio. A estratégia da Promo estava em oferecer um brinde à altura do propósito “equidade”. O caminho foi longo. Atendimento, criação, planejamento e produção se debruçaram sobre o tema em pesquisas, números, propostas de fornecedores. Mas a resposta estava à nossa frente. Entre um gole e outro (de água até então), tim-tim: o copo, é claro! Mas até aí, nada demais. O Striding Man teria que ir mais longe. Trilhar pelo caminho da mudança mais uma vez. Então, surgiu a ideia de usarmos uma das aplicações existentes da marca: mudamos o ícone de gênero, de raça, de cor. Pronto: nossa Striding Woman black power estava pronta para ir a público fazer um brinde à equidade.

Com uma mecânica simples, ao comprar uma garrafa do produto, o cliente recebia junto com seu pedido um copo exclusivo Johnnie Walker, edição Mulheres, além do livro “Quem tem medo do feminismo negro”, da filosofa Djamila Ribeiro.

 

Influenciadores, artistas e formadores de opinião foram ativados para abraçar a causa. Suas redes sociais impactaram seus seguidores fazendo a campanha ganhar visibilidade e propagação espontânea.

 

Indo além, apoiando a causa de forma contundente, parte da renda decorrente das vendas foi doada para a Instituição Preta HUB, para apoiar projetos de criatividade, inventividade e tendências.  

Aplicar um novo símbolo da marca (mesmo que temporariamente) é para poucas marcas. Só mesmo um cliente com a cabeça tão inovadora e disruptiva iria tão longe.

                                                                                             

O “compre e ganhe” não foi mais o mesmo. Ganhou um sentido histórico para o momento: nosso Striding Man tornou-se uma Striding Woman. Negra, black power e cheia de atitude para fazer seus próprios caminhos.

                                                                                                                                         

No mês das Mulheres

KEEP WALKING PELA EQUIDADE.

                                                                                                           

Porque Continuar Caminhando é mais que necessário rumo à inclusão e aceitação da diversidade. É vital. E esse caminho não tem linha de chegada num mundo ditado por uma maioria branca, masculina e cristalizada em velhos hábitos.                                                              

O copo com “o ícone inédito no Brasil” - inesperado, imprevisível e à frente do tempo como as mulheres, tornou-se mais que um brinde -, mas um objeto de desejo procurado nas lojas participantes da promoção. Tanto que o estoque de brindes se esgotou em tempo recorde.

                                                                               

A ação recebeu o apoio de dezena de influenciadores, além de celebridades como: DJ Alok, Astrid Fontenelle, Alexandre Herchcovitch, Dudu Azevedo, Cleo Pires, Fe Paes Leme e Regina Casé.

Mais uma vez, vimos o baixo budget se multiplicar, tomando proporções que a causa merece.

                                                                    

Uma promoção de baixo investimento - aproximadamente de 25 mil reais – que mostrou com grande relevância o posicionamento da marca com relação à equidade e diversidade, gerando alto impacto social.