Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: PRIDE DAY - LGBTQIA+

Candidato: TG
Cliente: LATAM
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Diversidade

Bagagens precisam de etiquetas. Pessoas não.
Esta é a mensagem da LATAM Airlines no Mês do Orgulho LGBTQIA+.
Com essa iniciativa, a marca reafirma seu compromisso com um mundo mais diverso, onde cada pessoa é livre para ser quem é.

Para materializar a ideia, colocamos uma Sampling Machine no aeroporto de Guarulhos, onde os participantes da ação poderiam escolher um template temático, fazer uma foto, compartilhar nas redes sociais e, de quebra, ganhar brindes exclusivos.                            
                                            
Resultado: mais de 70 mil pessoas impactadas no aeroporto de Guarulhos. Os botons com a logomarca customizada também impactaram os fãs da marca no Chile e em Nova Iorque.
                                                         
Temos orgulho de trabalhar com clientes que compartilham nossos valores e nosso desejo por um mundo com mais amor, orgulho e respeito!                       
                 
Ações como esta também nos fazem voar! #experiencelovers #SóEtiquetamosBagagem

Vídeo

Rótulos são aplicados a todos nós desde que nascemos, numa atitude discriminatória com reflexos incalculáveis. Tratando-se da comunidade LGBTQIA+, isso é multiplicado de forma assustadora. A sociedade moderna precisa se atualizar em suas posturas com relação às escolhas de cada ser humano, levando em consideração que somos únicos, temos uma digital que ninguém tem e que, portanto, deve ser respeitada.

No mês do Orgulho LGBTQIA+, esse fato foi levado para o universo das linhas aéreas, em uma campanha global desenvolvida pela agência de publicidade W/McCann que atende a marca LATAM cujo approach era: “Etiquetas são para bagagens. Não para pessoas”.

A missão da The Group foi se apropriar deste conceito e tangibilizar a ideia, criando uma ativação diferenciada, impactante e empática no ambiente LATAM. Para isso, abraçamos a causa, assumimos e enfrentamos todos os preconceitos de frente, com toda a naturalidade que o tema necessita. Atendimento, criação, planejamento e produção se engajaram na missão de encontrar as melhores soluções para um budget reduzido. E chegamos lá.

O primeiro passo foi pensar num local com grande fluxo, com público 100% LATAM e o escolhido foi o aeroporto de Guarulhos, o maior aeroporto da América do Sul. O próximo passo foi sensibilizar as pessoas com o conceito desenvolvido, criando sinergia e empatia não só com o público LGBTQIA+, mas com todos os passantes no local, visitantes, acompanhantes e passageiros de todas as cias. aéreas. O impacto estava a vista, para todos virem. Colorido, destacado, com personalidade.

                                             

Para tanto, foi criada uma Sampling Machine na qual o participante da ação escolhia um template dentre vários com o tema, fazia uma foto, compartilhava nas redes sociais e garantia um brinde exclusivo: almofada para viagem, descanso para os olhos, tag de mala e um boton com a logomarca customizada com as cores da bandeira do orgulho, LGBTQIA+, uma peça edição limitada.

                                    

                                   

                                                     

 

Ampliar a voz de quem quer ir mais longe é abraçar uma causa digna, nobre e nos torna pessoas melhores. Porque o ser humano não é rotulável, não precisa carregar uma etiqueta, ao contrário de suas bagagens.

 

 

Etiquetas são para bagagens.

Não para pessoas.

 

Todos devem se sentir livres para mostrar suas verdadeiras cores, por isso, tivemos o orgulho de fazer as pessoas voarem longe e se soltarem, sem amarras e etiquetas pregadas pela sociedade.

Um mundo sem etiquetas é que nos faz voar. E foi esse sentimento que ficou, como podemos confirmar no vídeo case anexo.

A ação destinada aos passageiros da LATAM foi rapidamente viralizada nas redes sociais e também no aeroporto, impactando os passageiros das outras cias e também agindo indiretamente como uma ação de endomarketing, em que os funcionários manifestaram orgulho em trabalhar em uma empresa diversa. Em pouco tempo de implantação, toda a frente de atendimento dos check-outs já estava usando o boton com o logo da empresa estilizado, mostrando o engajamento e apoio do público interno. As bagagens, que nesse dia ficaram mais coloridas, voaram longe, carregando a etiqueta com a mensagem da campanha.



A ação da LATAM aconteceu no dia 25/06 e impactou mais de 70 mil pessoas no aeroporto internacional de Guarulhos.

Os botons com a logomarca customizada impactaram fãs da marca também no Chile e em Nova Iorque.