Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: W Hub

Candidato: EAÍ?! Content Experience
Cliente: Whirlpool
Segmento: Eventos
Categoria: Convenção Nacional

A EAÍ!? tem a pitada certa para garantir uma história repleta de cases incríveis. Contando com um time onde a diversidade impera, a personalidade é respeitada e há uma gama de clientes que apostam na inovação, a EAÍ!? conquistou seu espaço no live marketing pelo compromisso com a entrega impecável e a certeza de que toda experiência pode se tornar uma oportunidade real de conexão entre pessoas e grandes resultados.
 
Para a EAÍ!?, o conteúdo sempre foi Rei. É ele o grande responsável pela percepção de valor e pelo magnetismo de qualquer ação que tenha o objetivo de engajar e conectar pessoas em torno de uma mensagem. Por essa razão, em todos os projetos garantimos a melhor experiência por meio da integração de diferentes dispositivos, unindo mensagem e interatividade em um storytelling perfeito com objetivo de promover o melhor Content Experience.
 
Com 5 anos de estrada e olhando para um futuro ainda mais promissor, a EAÍ!? se orgulha de ter atendido algumas das maiores e mais relevantes empresas do Brasil, como Whirlpool, Heineken Co, Boehringer, Alpargatas, Unilever, Kimberly-Clark, entre outras.
 
Nesse leque, temos a Whirlpool, a maior fabricante mundial de eletrodomésticos, consolidada e reconhecida pela realização de eventos marcantes junto ao público que, para 2021, nos trouxe o desafio de transformar a tradicional convenção anual de vendas, marketing e trade em uma experiência virtual para apresentar as novidades, estratégias e inovações das marcas Brastemp, Consul, KitchenAid e Compra Certa para o ano.
 
O desejo de criar uma convenção que pudesse, através das telas de diferentes devices, proporcionar conteúdos e interações, engajar e motivar sua equipe extrapolou todos os desafios. Buscando entender o formato como o público em geral passou a consumir conteúdo após o advento do novo normal e o crescimento da tendência do cocooning, o W HUB foi transformado em uma revista eletrônica transmitida a partir de uma grande casa de conteúdo, inovação, tendência, experiência, valorização e interatividade inspirada nos grandes programas de TV / auditório, com 4 dias de conteúdos exclusivos, +10 palestras eletivas, interação e gamificação, contando com a presença de influenciadores digitais para proporcionar a melhor experiência do público.

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A desafio era ir além do óbvio e entregar algo totalmente inovador. Um formato que permitisse ao público – assim como a própria Whirlpool – viver uma experiência nunca vivida antes. Assim, fomos além de uma live, criamos um evento virtual com uma característica totalmente diferenciada, proporcionando conteúdo, interação e muita participação. Um evento corporativo que foi trabalhado de uma maneira disruptiva e moderna, onde, além de receber conteúdos de impacto, o público pode ainda interagir, de diferentes formas, com tudo que estava sendo colocado no ar.

 

Mais do que levar um evento físico para o mundo virtual, era necessário entender como as pessoas passaram a consumir seus conteúdos. Com o “novo normal” vivido pela pandemia, novos desafios surgiram: novas formas de consumo, nova consciência de vida, novo olhar social. Sabendo de tudo isso, a proposta foi trabalhar em cima de um conteúdo diferente, garantindo que o evento fosse de grande impacto para os participantes.

 

Pensando nessa máxima, o caminho foi dar um match com as experiências do mundo físico com o que a cultura digital, social, virtual e televisiva leva até os consumidores em geral. Isso culminou no W HUB On Demand, uma revista eletrônica que foi pautada em proporcionar a melhor experiência de conteúdo virtual, entendendo e respeitando o público, suas necessidades e peculiaridades, levando para o evento muita interação, troca de energia, valorização e garantia de acesso a todos.

 

Para trazer mais veracidade à proposta, inspirados na consolidação da tendência cocooning, a estratégia foi criar um ambiente físico, a casa Whirlpool, de onde todos os conteúdos, a inovação, os lançamentos e interatividade aconteciam. Uma casa que foi trabalhada e transformada em um ambiente totalmente imersivo, aproximando ainda mais conteúdo aos participantes. Através de uma pesquisa minuciosa sobre os hábitos do público e das personas das marcas, a Casa Whirlpool entregou experiência de marca, informação, lançamentos e muita interatividade, traduzindo os interesses, as necessidades e todos os fatores que englobavam as marcas Brastemp, Consul, KitchenAid e Compra Certa.

 

Junto dessa estratégia, o W HUB On Demand contou, também, com o desenvolvimento de uma plataforma exclusiva, 100% gamificada, que permitiu o engajamento e integração do público, do pré ao pós-evento como fator decisivo da estratégia do evento. 

Com a marca W HUB já consolidada e pensando em sua segunda edição, o desafio, dessa vez, foi criar uma temática que convergisse com o momento global, com o momento da companhia e do evento. Assim, abrimos as portas para o W HUB On Demand – #FuturoEuQueFaço.

 

Um conceito que traduziu 3 mensagens conceituais em todo o evento:

 


  1. Formato 100% virtual (on demand)

  2. Motivação e pertencimento (#FuturoEuQueFaço)

  3. Integração e conteúdo (W HUB) 


Para isso, desde o início, colocamos nosso time de especialistas em ação para pensar na melhor Experiência de Conteúdo e em cada detalhe, entender cada ponto, trabalhar de maneira que tudo se encaixasse e que o resultado final fosse o melhor possível. Sendo assim, tivemos o cuidado de trabalhar em cima:

 

  • Da curadoria de conteúdo – tudo pensado estrategicamente desde a definição dos palestrantes e dos conteúdos até os formatos de abordagem através das telas junto ao público, sempre pensando na melhor experiência. 

  • Do conceito “da casa Whirlpool para a casa de cada um” – valorizando o fato de transformar uma casa comum na casa Whirlpool, onde cada ambiente foi totalmente transformado para representar as marcas Brastemp, Consul, KithchenAid e Compra Certa, seus atributos e propósitos 

  • De políticas sanitárias e de segurança – todo cuidado foi pensado, assim a casa foi totalmente preparada e contou com todas as políticas sanitárias da OMS. 


Além disso tudo, contamos também com uma superestrutura, uma equipe técnica totalmente especializada, focada e profissionalizada, com a direção artística, direção de fotografia, de luz, técnica, além da produção de conteúdo independente para garantir a melhor experiência. Mas não parou por aí, também garantimos que o evento ficasse com 1 semana de conteúdos gravados, editados e preparados para compor a transmissão ao vivo para o público, proporcionando interação e proximidade

 

Na pauta, conteúdo extremamente relevantes e interativos, onde tivemos mais de 10 palestras, tais como Artur Igreja, Mauricio Arruda, Ana Raia, além da participação internacional do palestrante Shawn Achor abordando “O Jeito Harvard de ser feliz” e do show do Chitãozinho e Xororó. Para dar um Up e garantir aproximação do público, marcamos presença nas mídias sociais com a criação de um canal exclusivo no Instagram, evidenciado com a presença dos influencers Pequena Lo e Vitor Fernando. Assim, público, influencers e a Whirlpool ficaram totalmente conectadas durante todo o encontro.

Saímos do convencional, que todos estavam acostumados desde o começo da pandemia, do universo das lives, e batemos na porta de cada participante com uma revista eletrônica de conteúdo, como um programa de TV.

 

Fomos muito bem recebidos e abrimos as portas da Casa Whirlpool para cada um deles. Os ambientes, pensados para cada público, fazia com que todos eles se sentissem em casa e pudessem explorar todas as novidades que a Whirlpool preparou para o ano que se iniciava.

 

Tudo isso solidificado nos mais de 2.500 hubbers conectados durante os 4 dias de evento e com os mais de 95% de aprovação dada pelos participantes ao final, na pesquisa de satisfação.

 

Assim, pudemos ver que, de fato, o W HUB On Demand conseguiu garantir que cada um dos participantes pudesse ser devidamente impactado por todo conteúdo e experiência que estava sendo disponibilizado para eles, como se estivessem fisicamente na convenção anual da Whirlpool. Um verdadeiro jeito W HUB de receber, entreter e impactar da melhor maneira possível.