Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Convenção Gomes da Costa 2020

Kv do Evento

Candidato: Renase
Cliente: Gomes da Costa
Segmento: Eventos
Categoria: Convenção Nacional

A Renase é uma agência com mais de três décadas de profissionalismo e sonhos realizados. Isso porque somos especialistas em surpreender. Para nós, a entrega pode ir além, em especial quando alia expertise e criatividade. São 31 anos, afinal.

A prova está nos eventos incríveis que tivemos a oportunidade de produzir ao longo de todos esses anos: são festas, convenções, viagens de incentivo, estandes, fretamento de navio, reuniões corporativas e muito mais. São eventos de todos os portes e todos os tipos. São cases de sucesso, histórias para serem contadas.

Somos especialistas em transformar o comum em extraordinário, o evento em uma verdadeira experiência, o sonho em realidade. Nossa matéria-prima é a paixão, aliada à expertise e à técnica de um time sem igual. Na Renase, acreditamos em um novo conceito de Live Marketing, um mais engajado e envolvido com as metas do cliente e sua projeção de marca. Nossos escopos de atuação são diversos, atendendo ao presencial, ao digital e ao híbrido.
 
A Gomes da Costa é uma empresa com mais de 65 anos de história bem-sucedida no Brasil, que mantém a liderança na produção e comercialização de pescados enlatados. Parte do espanhol
Grupo Calvo desde 2004, a Gomes da Costa atua no mercado brasileiro, América Latina, África,
Oriente Médio e em mercados estratégicos da Europa e Ásia.

Apesar de ser líder de mercado, ser referência e ter know how em pescados, a empresa tem como visão além de manter líder em pescados, se tornar referência em alimentação no Brasil, sinônimo de produtos saudáveis, inovadores e de qualidade.
 
No Brasil a Gomes da Costa é líder absoluto no mercado, porém, em sardinha existe uma concorrência acirrada com o principal concorrente no Interior de SP e no Nordeste. A decisão de compra acontece no ponto de venda e está relacionada ao preço, disponibilidade do e boa exposição/execução dos produtos.
 
Em 2019 a Gomes da Costa reposicionou sua marca colocando o consumidor como foco. Para entender seu consumidor, a Gomes da Costa buscou inspiração nas casas e trajetos realizados pelos consumidores para desenvolver elementos visuais a partir do seu cotidiano. Já em 2020, passando por uma mudança na logomarca e trazendo ainda mais elementos de apoio.

Vídeo

A Convenção Gomes da Costa 2020: Ginga Gomes da Costa – A arte de fazer acontecer foi um evento hibrido realizado no hotel Blue Tree Morumbi, na cidade de São Paulo – SP.

Realizada a cada dois anos, a convenção, que ocorreu em 2020, contou com aproximadamente 340 participantes de todo o Brasil e teve duração de dois dias, 30/11 e 01/12, de muito conteúdo e atividades.



O Briefing

Nos últimos anos, a Gomes da Costa passou por tempos difíceis: a matéria prima tornou-se importada e os repasses de preço foram inevitáveis. Com estas mudanças, dificilmente estavam atingindo o resultado esperado pelo grupo e, nos últimos 4 anos, todos os temas das convenções e reuniões eram sobre como iriam passar por aqueles desafios. Traçaram estratégias no intuito de construir um caminho com uma base sólida, pensando no futuro, “fazer o básico bem feito” para conseguir alcançar os resultados esperados. Em 2016 o tema foi “Na rota do Futuro” e, em 2018, “Evolução, garra e paixão – juntos construímos nosso caminho”.

 

Em 2020, a Gomes da Costa teve seu melhor resultado em vendas, aumentou sua participação no mercado e contribuiu consideravelmente na margem interna do grupo. E, depois de muito esforço, o dia tão esperado finalmente chegou!

 

A convenção 2020 seria um momento para comemorar isso tudo, agradecendo o engajamento da equipe por todo trabalho e conquistas de excelentes resultados, além de motivá-los com reconhecimento e alegria.

 

O evento era voltando para a área de vendas sendo: 30% vendedores, 26% coordenadores,

10% gerentes e 9% supervisores. Contou ainda com a participação da diretoria e presidências corporativas das sedes no Brasil e na Espanha.

 

Com base nesse briefing, estruturamos uma equipe completa com planner, diretor de arte, redator e dois coordenadores sêniors, além de uma equipe de supervisão para executar o projeto com intuito de celebrar novas conquistas em meio a um cenário de pandemia com muitas incertezas e necessidades de superação. O desafio era o de encantar um público de vendas totalmente remoto em uma convenção com muito gingado e boas vibrações.



Tema

Diante ao cenário exposto acima, criamos o tema “Ginga Gomes da Costa – A arte de fazer acontecer”, com uma proposta de contagiar o público com alegria, motivação e música.

 

Outro aspecto do tema é que diante de um novo cenário vivido por toda a população mundial, causado pela pandemia, seria necessário “gingado”, o “jogo de cintura” necessário para conseguir passar por todos os desafios tanto do passado quanto do futuro, reunindo as regionais de todo o Brasil e criando uma interação entre equipes que evocasse brasilidade e ritmo.

 

A equipe Gomes da Costa tem a arte de fazer acontecer, isso por que conta com determinação, estratégia, treino e planejamento em qualquer circunstância.



 

Para a execução desse projeto, pensamos em recriar todos os grandes momentos de uma convenção presencial no evento online, do pré ao pós evento. 

 

Local

Escolhemos o hotel Blue Tree Morumbi para sediar o evento. Em um dia, montamos nas salas do centro de convenções, um estúdio completo com um palco de aproximadamente 11 metros, sendo um painel de LED central de 6 metros de comprimento por 3 metros de altura e duas laterais em lona impressa com o mote do evento, cada uma com 2,5m de comprimento.

 

Dois grides de com muitas luzes foram suspensos para ambientar o espaço e mais três câmeras foram posicionadas para transmitir todo o conteúdo.

 

Um link principal de internet dedicado e um back-up foram contratados, além de um gerador full time para garantir que nada seria perdido.

 

Na mesma sala, também foi montado um estúdio de chroma-key com uma câmera e luzes dedicadas.

 

Compondo o cenário, durante o segundo dia, foi inserido dois mock-ups grandes de latas de atum e de sardinha com a nova embalagem que estava sendo divulgada no evento.

 

Uma sala de apoio com serviço completo também foi estruturada para receber o time de apresentadores da Gomes da Costa.

 

Plataforma

Sendo o coração do evento, a plataforma permeou todos os momentos.

 

Já no cadastro, cada participante, além de preencher seus dados pessoais e identificar de qual regional pertencia, enviava sua música preferida para compor uma playlist de ritmos variados, encantando os momentos de intervalo e em toda a premiação. A playlista foi ainda disponibilizada no Spotify.

 

Uma gameficação foi estruturada durante a navegação. A cada clique em um novo ícone, o participante ganhava pontos para, ao final, competir por prêmios, que seriam entregues aos melhores colocados.

 

Havia também uma rede social para interação e motivação da equipe, onde era possível postar fotos, mandar mensagens e fazer comentários. Por meio dessa rede social, também foram lançadas ações de engajamento, como uma verdadeira rede de receitas com produtos Gomes da Costa, compartilhada pelo público!

 

Durante o evento, muito mais que um canal de transmissão, a plataforma também foi canal de interação com público pelo chat, perguntas privadas e quiz.

 

Em um campo exclusivo, os participantes tiveram acesso a um voucher Ifood por dia para que pudessem pedir seu almoço, sem preocupações com as refeições ao longo de todo o evento, como se estivessem em um hotel de forma presencial.

 

Mestre de Cerimonias

Wesley Crespo foi o profissional escolhido para conduzir o evento. Versátil, engraçado e cheio de ginga, encantou a todos com seu profissionalismo e bom humor.

 

Na abertura, apareceu com seu personagem Doc Brown, remetendo a um dos temas anteriores da convenção Gomes da Costa, vindo do futuro e trazendo lembranças de como foram os tempos passados.

 

Logo após o almoço do primeiro dia, tornou-se o Mister Ginga, totalmente incorporado ao tema com referências musicais e carisma.

 

Para a premiação, caracterizou-se de Silvio Santos, apresentando os destaques de cada categoria com irreverência e alegria.

  

Conteúdo e tecnologias

Não faltou informação e tecnologia nesse evento!

 

Um vídeo de abertura emocionante iniciou o evento, fazendo referência ao momento de pandemia e às superações de todos, celebrando a diversidade do nosso Brasil!

 

Também foram gravados vídeos com os gerentes regionais, contando como a ginga de cada região que fez a diferença nesses anos de superação e produtividade.

Vinhetas animadas e personalizadas para cada momento foram desenvolvidas trazendo dinamismo e personalidade ao evento.

 

Na premiação, utilizamos a tecnologia de chroma-key, em que Wesley Crespo, interpretando o personagem Silvio Santos, interagia com um troféu em realidade aumenta com o nome de cada categoria e cada premiado. Nesse momento o sonoplasta era responsável por tocar a música escolhida por cada um no momento de cadastro da plataforma, surpreendendo e emocionando os ganhadores.

 

Ainda utilizando o recurso do chroma key e realidade aumentada, duas funcionárias da Gomes da Costa apresentaram as novidades para os pontos de vendas: o novo posicionamento da marca nas prateleiras e as novas estruturas de exposição de produtos para a quaresma, além dos materiais de apoio com seus desdobramentos.

 

Na abertura do segundo dia, um casal de bailarinos dançou ao som dos mais variados ritmos brasileiros, dando as boas-vindas ao público. Com aproximadamente três minutos de duração, os dois bailarinos interagiam em perfeita sincronia entre si, com as diversas músicas e com as imagens no telão de LED que ambientavam a performance. Trocas de figurinos e adereços também fizeram parte desse momento com a cara e o ritmo do Brasil.

 

Para garantir o sigilo de todas as informações que estavam sendo transmitidas, um rigoroso sistema de segurança foi desenvolvido em que o IP de cada pessoa ficava em marca d’agua na tela, inibindo que qualquer conteúdo fosse divulgado sem previa autorização. Além disso, o login por usuário só foi permitido em um dispositivo por vez, inviabilizando que fossem repassados para outras pessoas.

 

Palestrante

Para motivar a todos e mantê-los conectados, trouxemos Hortência como palestrante. Muito carismática e com um linguajar simples e direto, ela participou de um talk show conduzido pelo mestre de cerimônias, Wesley Crespo.

 

Durante aproximadamente uma hora, foram abordados temas como liderança, alta performance, trabalho em equipe, treinamento e garra. Muitas analogias ao esporte e vivências de vida foram compartilhadas por ela.

 

O público também pôde interagir e mandar suas perguntas, que foram respondidas por ela ao vivo.

 

Dez bolas de basquetes foram autografadas por nossa estrela do basquete e enviadas para a residência dos participantes com maior pontuação na gameficação da plataforma naquele dia.

 

Interação com o público

Desde o pré-evento, o público foi engajado no evento.

 

Save the date, convite e diversos reminders foram enviados para todos os participantes, incentivando a participação durante o mês que antecedeu o evento.

 

Um super kit-supresa e cheio de mistério foi enviado para a casa de cada um. Uma mochila com um cadeado com senha foi enviada a cada um contendo camisetas personalizadas de acordo com cada regional, doces típicos de cada região e um folder com dobra especial contando a história de cada um desses itens.  A senha do cadeado só foi divulgada durante o evento na plataforma permitindo que os participantes explorassem o brinde. 

 

No segundo dia, um QR Code foi liberado para que todos pudessem scanear e acessar uma plataforma interativa de fotos. Com molduras e stickers com o tema de evento, os participantes puderam tirar fotos para postar em suas redes sociais, compartilhar por e-mail ou até mesmo na rede exclusiva da plataforma. E, para encerrar o evento, um grande mosaico com essas fotos foi construído de forma digital e compartilhado com todos.

 

Segurança

Afim de garantir a saúde de física de todos os envolvidos, foram realizados teste de COVID em todas as pessoas que participaram do evento, tanto da equipe de organização, quanto dos clientes que estavam presentes.

O evento teve o retorno previsto com engajamento do público durante todo o projeto.

 

Uma pesquisa de satisfação foi enviada de forma eletrônica para todos os participantes com o objetivo de aprimorar o evento. Mais de 96% do público avaliou o evento como muito bom ou excelente. E 81% deles também ficaram satisfeitos com o novo formato do evento, sendo digital. Foram inúmeros comentários, sugestões e elogios.

 

Um boletim eletrônico especial foi enviado um mês após o evento para compartilhar o conteúdo e detalhes do que foi apresentado. Nele, as pessoas tinham acesso aos vídeos, playlist, apresentações, fotos, entre outros materiais. As frases mais marcantes também foram relembradas.

 

Vale a pena ressaltar alguns números que também foram compartilhados: quase 400 mensagens durante a transmissão, mais de 1100 postagens na rede social da plataforma e mais de 44 mil interações, entre curtidas, comentários, etc. São números realmente expressivos e que pudemos mensurar por meio dos relatórios gerados pela plataforma.

 

Ainda como desdobramento desse evento, uma versão reduzida dele (com apenas 5 horas de duração) foi realizada para o público indireto, os distribuidores. O tema e algumas ações, como o vídeo de abertura e a apresentação dos bailarinos, foram os mesmos para os dois eventos.



Outra pesquisa de satisfação foi realizada e o índices foram muito similares: 92% do público avaliou positivamente o evento.