Para a execução desse projeto, pensamos em recriar todos os grandes momentos de uma convenção presencial no evento online, do pré ao pós evento.
Local
Escolhemos o hotel Blue Tree Morumbi para sediar o evento. Em um dia, montamos nas salas do centro de convenções, um estúdio completo com um palco de aproximadamente 11 metros, sendo um painel de LED central de 6 metros de comprimento por 3 metros de altura e duas laterais em lona impressa com o mote do evento, cada uma com 2,5m de comprimento.
Dois grides de com muitas luzes foram suspensos para ambientar o espaço e mais três câmeras foram posicionadas para transmitir todo o conteúdo.
Um link principal de internet dedicado e um back-up foram contratados, além de um gerador full time para garantir que nada seria perdido.
Na mesma sala, também foi montado um estúdio de chroma-key com uma câmera e luzes dedicadas.
Compondo o cenário, durante o segundo dia, foi inserido dois mock-ups grandes de latas de atum e de sardinha com a nova embalagem que estava sendo divulgada no evento.
Uma sala de apoio com serviço completo também foi estruturada para receber o time de apresentadores da Gomes da Costa.
Plataforma
Sendo o coração do evento, a plataforma permeou todos os momentos.
Já no cadastro, cada participante, além de preencher seus dados pessoais e identificar de qual regional pertencia, enviava sua música preferida para compor uma playlist de ritmos variados, encantando os momentos de intervalo e em toda a premiação. A playlista foi ainda disponibilizada no Spotify.
Uma gameficação foi estruturada durante a navegação. A cada clique em um novo ícone, o participante ganhava pontos para, ao final, competir por prêmios, que seriam entregues aos melhores colocados.
Havia também uma rede social para interação e motivação da equipe, onde era possível postar fotos, mandar mensagens e fazer comentários. Por meio dessa rede social, também foram lançadas ações de engajamento, como uma verdadeira rede de receitas com produtos Gomes da Costa, compartilhada pelo público!
Durante o evento, muito mais que um canal de transmissão, a plataforma também foi canal de interação com público pelo chat, perguntas privadas e quiz.
Em um campo exclusivo, os participantes tiveram acesso a um voucher Ifood por dia para que pudessem pedir seu almoço, sem preocupações com as refeições ao longo de todo o evento, como se estivessem em um hotel de forma presencial.
Mestre de Cerimonias
Wesley Crespo foi o profissional escolhido para conduzir o evento. Versátil, engraçado e cheio de ginga, encantou a todos com seu profissionalismo e bom humor.
Na abertura, apareceu com seu personagem Doc Brown, remetendo a um dos temas anteriores da convenção Gomes da Costa, vindo do futuro e trazendo lembranças de como foram os tempos passados.
Logo após o almoço do primeiro dia, tornou-se o Mister Ginga, totalmente incorporado ao tema com referências musicais e carisma.
Para a premiação, caracterizou-se de Silvio Santos, apresentando os destaques de cada categoria com irreverência e alegria.
Conteúdo e tecnologias
Não faltou informação e tecnologia nesse evento!
Um vídeo de abertura emocionante iniciou o evento, fazendo referência ao momento de pandemia e às superações de todos, celebrando a diversidade do nosso Brasil!
Também foram gravados vídeos com os gerentes regionais, contando como a ginga de cada região que fez a diferença nesses anos de superação e produtividade.
Vinhetas animadas e personalizadas para cada momento foram desenvolvidas trazendo dinamismo e personalidade ao evento.
Na premiação, utilizamos a tecnologia de chroma-key, em que Wesley Crespo, interpretando o personagem Silvio Santos, interagia com um troféu em realidade aumenta com o nome de cada categoria e cada premiado. Nesse momento o sonoplasta era responsável por tocar a música escolhida por cada um no momento de cadastro da plataforma, surpreendendo e emocionando os ganhadores.
Ainda utilizando o recurso do chroma key e realidade aumentada, duas funcionárias da Gomes da Costa apresentaram as novidades para os pontos de vendas: o novo posicionamento da marca nas prateleiras e as novas estruturas de exposição de produtos para a quaresma, além dos materiais de apoio com seus desdobramentos.
Na abertura do segundo dia, um casal de bailarinos dançou ao som dos mais variados ritmos brasileiros, dando as boas-vindas ao público. Com aproximadamente três minutos de duração, os dois bailarinos interagiam em perfeita sincronia entre si, com as diversas músicas e com as imagens no telão de LED que ambientavam a performance. Trocas de figurinos e adereços também fizeram parte desse momento com a cara e o ritmo do Brasil.
Para garantir o sigilo de todas as informações que estavam sendo transmitidas, um rigoroso sistema de segurança foi desenvolvido em que o IP de cada pessoa ficava em marca d’agua na tela, inibindo que qualquer conteúdo fosse divulgado sem previa autorização. Além disso, o login por usuário só foi permitido em um dispositivo por vez, inviabilizando que fossem repassados para outras pessoas.
Palestrante
Para motivar a todos e mantê-los conectados, trouxemos Hortência como palestrante. Muito carismática e com um linguajar simples e direto, ela participou de um talk show conduzido pelo mestre de cerimônias, Wesley Crespo.
Durante aproximadamente uma hora, foram abordados temas como liderança, alta performance, trabalho em equipe, treinamento e garra. Muitas analogias ao esporte e vivências de vida foram compartilhadas por ela.
O público também pôde interagir e mandar suas perguntas, que foram respondidas por ela ao vivo.
Dez bolas de basquetes foram autografadas por nossa estrela do basquete e enviadas para a residência dos participantes com maior pontuação na gameficação da plataforma naquele dia.
Interação com o público
Desde o pré-evento, o público foi engajado no evento.
Save the date, convite e diversos reminders foram enviados para todos os participantes, incentivando a participação durante o mês que antecedeu o evento.
Um super kit-supresa e cheio de mistério foi enviado para a casa de cada um. Uma mochila com um cadeado com senha foi enviada a cada um contendo camisetas personalizadas de acordo com cada regional, doces típicos de cada região e um folder com dobra especial contando a história de cada um desses itens. A senha do cadeado só foi divulgada durante o evento na plataforma permitindo que os participantes explorassem o brinde.
No segundo dia, um QR Code foi liberado para que todos pudessem scanear e acessar uma plataforma interativa de fotos. Com molduras e stickers com o tema de evento, os participantes puderam tirar fotos para postar em suas redes sociais, compartilhar por e-mail ou até mesmo na rede exclusiva da plataforma. E, para encerrar o evento, um grande mosaico com essas fotos foi construído de forma digital e compartilhado com todos.
Segurança
Afim de garantir a saúde de física de todos os envolvidos, foram realizados teste de COVID em todas as pessoas que participaram do evento, tanto da equipe de organização, quanto dos clientes que estavam presentes.