Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Convenção Online - The Dia com Promotores

Convenção Online - The Dia com Promotores

Candidato: Epson
Cliente: Epson do Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Convenção Nacional | Clientes

Com a impossibilidade de realizar eventos presenciais e o desafio a cerca das medidas de distanciamento social por conta da pandemia, é o momento de rever o modelo tradicional de convenção presencial.
Para reunir mais de 200 pessoas espalhadas pelo Brasil, reter a atenção, compartilhar diversos conteúdos de produtos, vendas, marketing, motivacional e interativo, criamos um evento online ao vivo em formato de Talk Show.
O mestre de cerimônias assumiu o papel de âncora do programa, conduzindo quadro a quadro, conectando as mensagens e traduzindo em motivação e engajamento dos participantes.
O nome do programa faz alusão à um famoso Talk Show da TV aberta, voltado para o público jovem. O cenário remete aos principais programas de entrevista do mundo. E a dinâmica e a interação trazem o promotor como protagonista do evento.
As apresentações dos speakers foi feita em formato de entrevistas (algumas ao vivo no estúdio, e, para dar mais dinamismo, algumas foram gravadas previamente no ambiente da Epson).
O conteúdo de treinamento, pautado nos principais argumentos de venda dos produtos foco, entrou para o programa como um momento de merchandising, como se aquele bloco estivesse sendo patrocinado por um dos produtos Epson.
E os promotores participaram ativamente pelo chat, em jogos de perguntas e respostas e em votações que os colocavam como protagonistas dos quadros quando entravam ao vivo para falar com o apresentador. Ao longo de um mês antes do evento ao vivo os participantes foram recebendo tarefas, gravando vídeos que passaram por uma curadoria e foram exibidos no dia do evento. Ao término de cada quadro os participantes realizavam a votação e o eleito como melhor vídeo entrava ao vivo para falar com o apresentador.
Cada quadro do programa foi bastante objetivo, com curta duração, de forma a atrair e reter a atenção da audiência, gerando curiosidade, dando velocidade, para deixar o programa sempre em alto ritmo. 

Vídeo

• Mais de 200 participantes

• Distribuidos em 66 cidades diferentes do país

• Muitos assuntos a serem apresentados (4 categorias diferentes de produtos + estratégia de marketing + estratégia comercial + motivação e engajamento)

• Trazer um conteúdo motivacional e um conteúdo técnico (merchandising)

• O histórico das convenções anteriores era de 3 dias de evento, em um hotel, com diversas atividades e muita troca de informações entre os participantes (promotores e equipe de campo terceirizada) e o público Epson (executivos de contas e time de trade marketing)

• Manter a equipe motivada e engajada com as atividades propostas ao longo do evento

• Promover a interação entre os participantes

• Gerar interesse na participação de todas as etapas do evento

• Promover o senso de equipe, mesmo estando cada um dos participantes separadamente em suas casas

• Propor uma agenda e/ou interações que prendam a atenção, tornem o conteúdo mais leve e deixem uma sensação de prazer e satisfação.

• Promover o encerramento por meio de uma grande celebração, que deixe um residual de impacto e fique marcado como um encerramento do evento em grande estilo.

• Evento 100% online, que foi sendo construído ao longo de 1 mês de comunicações constantes com os participantes, em linguagem de programa de TV, já preparando a audiência para o que iria acontecer no Dia D

•  Envio de tarefas perióricas, que promoviam desafios relacionados à temas que seriam tratados nos treinamentos

•  Os participantes foram divididos em grupor para cumprirem os desafios e, nesta etapa já iam compartilhando conhecimento entre eles, de forma que puderam aprender com as boas práticas dos colegas

•  Os vídeos dos desafios foram avaliados por uma curadoria de líderes Epson e os melhores (e com maior poder de influenciar os participantes) foram sendo compartilhados ao longo do evento

• Os participantes receberam em suas casas kits com camiseta, caderno, energético, fone, etc todos personalizados com o tema do evento, como forma de todos sentirem-se engajados no mesmo propósito

•  As estratégias de produtos, marketing e comercial foram apresentadas como entrevistas, o que tirou o tom de formalidade de uma apresentação em plenária

• Os conteúdos foram leves, descontraídos, apresentados de forma lúdica e conduzidos por um apresentador que trouxe um tom bastante informal, dando a sensação de um programa de TV para os participantes

•  Ao longo da programação os quadros foram sendo intercalados, de forma que a cada 10 ou 15 minutos tinha uma novidade acontecendo na telinha

• O motivacional da equipe foi sendo trabalhado ao longo de todo evento, por meio da conexão feita pelo âncora com os temas apresentados, o que dispensou uma palestra motivacional

• A palestra técnica (sobre merchandising) foi feita pelo Rubens Santanna, em um formato bastante direto e objetivo

• No meio do evento, o quadro Promo Talks trouxe o depoimento de alguns participantes que contaram conquistas que tiveram em suas vidas por meio do trabalho como promotor e em seguida mostramos um vídeo com fotos de toda equipe em momentos de lazer, com a família ou fazendo algum hobbie, reforçando a mensagem do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

• O momento de celebração, que no evento presencial seria uma grande festa, transformou-se em um grande momento de comemorar em casa com as famílias, com a mensagem de que este é o núcleo que nos apoia em nossa vida profissional e que merece celebrar conosco

• Optamos por não fazer um happy hour, nem um show, nem uma live, nada que fosse online, pois entendemos que, após uma tarde inteira em frente à tela, o que a equipe mais queria era poder desligar. Por isso da solução de um grande jantar para cada família, liberado minutos antes de forma coordenada, por meio de um vale Ifood válido apenas para aquela noite, sem que os participantes soubessem previamente deste vale.

• O residual ultrapassou a barreira profissional, chegando às famílias que sentiram-se gratas à Epson e à Spot por promoverem esse momento de união.

• Após o anúncio do vale Ifood, o evento encerrou em uma curva crescente, com um vídeo e uma com uma montagem de fotos dos participantes, que trouxeram cartazes com mensagens relacionadas ao sentimento de pertencer ao time

• Tivemos 100% de adesão dos participantes ao longo da etapa pré evento, com o cumprimento de 100% das tarefas

• No dia D tivemos 100% de adesão, com todos ao participantes conectados em  tempo integral no evento

• A nota média da avaliação de reação dos participantes foi 9,8

• Foi possível abordar 100% dos temas exigidos em briefing, com o adicional de trazer o apelo emocional e o engajamento das famílias dos participantes

• O evento aconteceu na semana da Black Friday, como um acelerador motivacional para essa sazonalidade. As metas de vendas propostas pela companhia foram superadas

• Mensagens ditas ao longo do evento viraram bordões entre a equipe e algumas até se tornaram figurinhas do whatsapp, criadas espontaneamente pelos participantes do evento

• Mesmo meses após a convenção, temas que foram tratados ali ainda reverberavam entre as equipes

• A equipe Epson diretamente envolvida no projeto recebeu um prêmio interno de reconhecimento pela inovação no formato do evento e pelo recall que gerou com essa solução .