Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Posicionamento Estratégico - Tem no Magalu!

Capa: Tem no Magalu!

Candidato: Magalu
Cliente: Magazine Luiza
Segmento: Eventos
Categoria: Convenção Nacional | Clientes

MAGAZINE LUIZA
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO 2020 – TEM NO MAGALU!


     O Magazine Luiza surgiu do sonho do casal de vendedores Luiza e Pelegrino Donato, de constituir um comércio que gerasse emprego para toda a família em Franca, interior de São Paulo. Assim surgia o Magazine Luiza. Inovação e comunicação transparente sempre nortearam os princípios da Companhia, sendo uma empresa orientada por ciclos de desenvolvimento. Após concluir ciclos como a expansão pelo interior, entrada em São Paulo, consolidação como uma grande marca varejista brasileira, busca por escala e abrangência e transformação digital, em 2019 surgiu o ciclo do Magalu de se posicionar como uma plataforma digital de varejo, um ecossistema que contribui para que milhares de outros negócios ingressem no universo das transações virtuais. Neste ciclo, cinco pilares sustentam os negócios do Magalu - crescimento exponencial, entrega mais rápida, superapp, oferta de novas categorias de produtos, principalmente por meio do marketplace, e o Magalu ao seu Serviço (ou Magalu as a Service).
    Com o objetivo de fortalecer esse novo ciclo e a estratégia da companhia, foi realizado um evento híbrido completo, com informações técnicas, motivações, comemorações e reconhecimentos de resultados, chamado Posicionamento Estratégico – Tem no Magalu!

Ficha técnica:
Local: Transmissão do Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo - São Paulo – SP + participação híbrida em mais de 45 hotéis espalhados pelo país
Quantidade de participantes: Mais de 2500 líderes.
Datas: Montagem – dias 24 e 25/10 + Evento – dias 26 e 27/10.

Vídeo

CONTEÚDO

   O Magalu realiza semestralmente o evento “Posicionamento Estratégico”, onde todos os líderes da empresa participam (gerentes, diretores e coordenadores de campo). A convenção Tem No Magalu! teve como foco principal apresentar as estratégias, reconhecer as conquistas dos últimos meses, preparar a equipe para as metas da empresa, salientar as datas sazonais de fim de ano (natal, black friday) e campanhas de marketing para esse período. Além disso, foi primeiro grande evento realizado com o cenário Covid, onde foi demonstrado o posicionamento da empresa durante a pandemia, tendo como pilares: saúde e segurança, preservação de caixa e de empregos e continuidade operacional/aceleração da estratégia.

     A convenção ocorreu de forma híbrida para mais de 2500 pessoas, com todos os diretores presenciais no local da transmissão (em torno de 70 pessoas). Os participantes remotos se reuniram em mais de 45 hotéis, espalhados em diversos estados brasileiros, nas cidades bases de sua regional, tendo em torno de 50 pessoas por encontro, com todos os protocolos de segurança e distanciamento, mantendo o calor humano que é um dos diferenciais dos eventos do Magalu. Os participantes de escritórios ou que faziam parte do grupo de risco assistiram de forma virtual, com segurança em suas residências.

    Toda comunicação do evento foi feita por meio da rede social interna, “Workplace”. Para a divulgação deste evento contemplamos a criação de algumas peças de divulgação como: Save the date, agenda, programação do evento, kit, manual de boas práticas e os links de acesso para a transmissão pelo zoom para que todos pudessem participar da plateia virtual, divididos em divisões de acordo com a sua localidade (Escritórios & Logística, Nordeste, Norte, Centro Oeste, Grande São Paulo, MG/Interior SP, Virtual e Sul).

     Com um público tão grandioso, como fazer um evento digital e colaborativo mostrando tudo aquilo que o Magazine Luiza tem a oferecer aos seus clientes? Para isso, todos os participantes receberam um kit contendo duas camisetas, snacks, energético porta celular, cordão de crachá e garrafa de água e em parceria com a Atmo Digital, contamos com produção de conteúdo em computação gráfica utilizados no evento Tem No Magalu! em 2020, conforme segue:



- Cenários 3D pra os dias de evento

- Cenários 3D para as diferentes premiações

- Layout para plateia virtual (13m x 5m)

- Layouts para fundos de tela no Zoom

- Layout para sala de premiados

- Vinhetas em 3D para premiação de melhores do ano com desdobramento em formato flat com nome e cargo de cada premiado, totalizando 35.

- Vinheta 3D para prêmio Luiza Helena

- Vinheta Game Show Duelo das Divisões

- Vinheta 3D para abertura da premiação "Acelera Magalu" e com desdobramento em formato flat com nome, foto e cargo de cada premiado, totalizando 18

- Vinheta 3D aniversariantes

- Crachás em 3D para aplicação no palco cubo, levando em conta a identidade visual do evento

- Captação de imagens com diversas câmeras, incluindo Steadicam e Gruas

- Platéia virtual com todos os participantes, fazendo com que os mais de 2500 sejam ativos durante o evento todo.



ABERTURA



     Na abertura do evento foi realizado um vídeo conceito do “Tem No Magalu!” contextualizando o que a empresa precisava passar para os participantes, enfatizando que tudo o que você imagina Tem No Magalu!.

     Nesta abertura, foi realizada uma apresentação de balé com interação com nosso telão em 3D centrado na diversidade de produtos que tem no Magalu, gerando um ar lúdico exemplificando o conceito da convenção.

     Logo após, iniciamos o evento com a acolhida aos participantes. Nosso tradicional Rito de Comunhão e lançamento do Jingle, que é uma forma de permear o conceito e objetivos da empresa durante todo o ano.

 

AGENDAS – PRIMEIRO DIA



     No início das agendas, tivemos a participação do CEO da empresa – Frederico Trajano – dando o tom de todo o evento e as diretrizes da empresa durante o ano de pandemia, tendo como premissas a saúde e segurança, preservação do caixa e dos empregos e a continuidade operacional, alem do plano de aceleração estratégica de novos projetos da companhia.

     Após, tivemos uma palestra inspiradora com o artista Emicida, falando sobre os desafios deste momento difícil, sobre questões de diversidade, engajamento e liderança.



PREMIAÇÕES



  Para encerrar o dia, foram realizadas as premiações das equipes, reconhecendo os profissionais do ano de todas as áreas da empresa, além do esperado Prêmio Luiza Helena.

     A premiação de melhores do ano se baseia no desempenho e resultados dos profissionais do ano anterior, tendo em torno de 50 premiados. Os elegíveis foram os coordenadores de campo e gerentes do Magalu. O prêmio foi um troféu e uma premiação em dinheiro.

    O prêmio Luiza Helena contempla o gerente de loja da empresa com o melhor resultado global no ano anterior, baseado no atingimento de todas as metas com excelência. Todos os gerentes de lojas são elegíveis a concorrer ao prêmio. A premiação é um troféu, um valor em dinheiro e uma viagem com toda a família.

     A revelação do prêmio foi através de um vídeo de homenagem à vencedora sendo gravado de forma discreta com toda a equipe da loja e entregue num link ao vivo, surpreendendo, gerando emoção e calor humano. Este prêmio foi um marco para o Magalu, pois a ganhadora além de ter atingido todas as metas do ano, foi uma importante figura na reconstrução da cidade de Brumadinho/MG.



AGENDAS – SEGUNDO DIA



   O segundo dia de evento iniciou com o processamento do dia anterior em plenária e na sequência os participantes foram divididos em grupos para a realização de oficinas, através do Zoom e do Google meeting, de acordo com a sua área de negócio. Este momento foi importante para debater questões técnicas da empresa, voltada ao dia a dia dos colaboradores, como por exemplo a apresentação de estratégias comerciais dos setores e alinhamentos para a Black Friday.

     Já no período da tarde, iniciamos com a palavra do antigo CEO e atual membro do conselho administrativo do Magalu, Marcelo Silva, onde foram debatidas questões de compliance e segurança corporativa. Na sequência, um dos momentos mais aguardados do evento foi a palestra da atual presidente do conselho, Luiza Helena Trajano. Sempre com muito entusiasmo, trouxe palavras motivadoras e inspiradoras, principalmente num momento de tanta incerteza como foi o ano de 2020.

   Para finalização do evento, foi realizada a agenda da equipe de operações e marketing, trazendo todas as estratégias de venda para as datas sazonais de final de ano, além das campanhas de marketing e incentivo para o período, fazendo com o que o evento terminasse em alta e com energia contagiante para todos os participantes.

Com a expectativa em alta, por se tratar da primeira convenção de grande porte no ano no formato híbrido, os desafios para conquistar os mais de 2500 participantes eram muitos... Como trazer a proximidade, engajamento e calor humano presente nos eventos presenciais para o online? Como apresentar as mudanças estratégicas da empresa devido à desestabilização da economia e principalmente ao fechamento temporário das lojas? Como criar um ambiente descontraído, fazendo com que todos participantes se sentissem presentes e parte do evento?



Como mostrar toda a variedade de produtos que tem no Magalu?



Através de inovações tecnológicas foi possível solucionar todos esses desafios. Para isso foi construído um palco de LED 3D com 200m², dando efeito de profundidade e possibilitando o uso de realidade aumentada, como usado no cenário do mar, na agenda do Fred e cenários de espaço, trazendo a mensagem que assim como o Magalu, foguete não da ré. Com uma tela de LED de 13x5m, em frente ao cubo, foi possível disponibilizar uma plateia virtual que englobasse e dividisse o público em 8 divisões, através de diferentes salas do zoom, fazendo com que todo o público permanecesse ativo e visível durante todo o evento. Durante toda a convenção foram usados vídeos com qualidade Full HD, além da produção em tempo real de um vídeo de highlight com cenas do evento e imagens enviadas pelos participantes, sendo exibido como fechamento da convenção. Para finalizar, com o uso de QR Codes, foi possível divulgar promoções de produtos exclusivos aos participantes, através do Clube dos Magalus e gerar ações de engajamento com a equipe.



Todo o projeto de operação desenvolvido reuniu uma grande quantidade de profissionais e uso de ferramentas tecnológicas 3D para transmissão, painel de led de 200m2 e plateia virtual com todos os participantes.

Moderno, inovador, impactante e surpreendente... Com conquistas, premiações, lançamentos, reconhecimentos, entusiasmo, energia e muita segurança, tivemos a certeza que conseguimos impactar todos os participantes. Foi um prazer para nós poder adaptar um evento tão tradicional da melhor maneira possível, e trazer todo o calor humano do evento presencial para o momento vivido. Todas as atividades propostas tiveram como base a temática do evento, prezando sempre pela saúde e segurança, mantendo distanciamento social, testagem antes e após o evento e sanitização do espaço ao final de todos dias de montagem e convenção.



O uso de uma temática “Tem no Magalu!” refletia-se também na necessidade da marca em estabelecer uma conexão maior, mais dinâmica e moderna com as lojas e colaboradores, devido às mudanças intensas que aconteceram ao longo dos últimos meses na empresa, em função da pandemia.



O conceito criativo e as peças de comunicação desenvolvidas foram as principais ferramentas para transportar o público para essa atmosfera do Tem no Magalu!, permitindo diversos desdobramentos ao longo do evento, como: convite virtual, contagem regressiva diária, vídeo de abertura, premiações, vinhetas 3D e apresentações temáticas.



Além disso, durante a convenção, tivemos uma ação social, em parceria com nosso time de crédito, responsável pelo Cartão Luiza. Nesta ação, foi realizado o engajamento com os participantes para postagem de fotos com a #posicionamento2020 em nosso grupo do Workplace, com uma meta de quantidade de postagem. Caso a meta fosse batida, doaríamos kits de insumos a associação Ashaninka APIWTXA, no estado do Acre. E a meta foi batida e a doação realizada. Também em parceria com o nosso time de crédito, tivemos uma raspadinha digital fazendo os participantes concorrerem a vale compras e sorteios.



Por fim, durante todo o evento divulgamos ofertas especiais de produtos vendidos no Magalu com super descontos, exclusivos aos participantes, além de um brinde para cada participante de um cupom de desconto de R$50 para a categoria mercado na empresa.

 

Galeria de Fotos

Entregamos 100% do planejado, em que a satisfação de entregar uma convenção hibrída, com interação, poder sentir e mensurar a resposta do público é o que nos torna mais motivados para executar um próximo evento.



Com a infraestrutura, tecnologia e streaming funcionando sem interferências, com os convidados engajados e participando ativamente do evento, através da plateia virtual e reunida, com segurança, em suas regionais foi um momento de muita transformação para Magalu.



Foi o nosso primeiro evento híbrido, onde o objetivo de transmitir toda a energia de um evento presencial, mesmo a distância, sem deixar de fortalecer o desenvolvimento dos negócios e ainda preparar a toda equipe com informações sobre o ecossistema Magalu, foi atingido, gerando assim motivação e boas estratégias comerciais para as vendas de final de ano. Com isso, foi possível gerar a mudança de mindset necessária para que os participantes da convenção entendessem a nova estratégia da companhia.



O crescimento de áreas como o Marketplace, pelo qual o Magazine Luiza passou a vender produtos de outros varejistas, em conjunto com as ações pautadas durante a convenção fez com que as vendas no último trimestre do ano aumentassem muito, crescendo 66% em vendas totais e 121% no e-commerce, gerando 2,1 bilhões de caixa operacional no 4° trimestre.



Além disso, por meio da pesquisa de satisfação disponibilizada ao final do evento, foi possível avaliar que a convenção atingiu nota máxima (10) em mais de 70% e mais de 98% de notas acima de 7. Alguns comentários como: “Superou minhas expectativas, lindo visual atrativo e com informações claras e diretas” e “Foi fantástica! Parabéns! Fazia muito tempo que não participava de um evento incrível e com tantos ensinamentos!” nos da a certeza de que os objetivos foram cumpridos, levando leveza e calor humano mesmo numa convenção híbrida.