Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: ICE OOH SUMMIT 2021

A taste of the new era

Candidato: Agência Accuracy
Cliente: Unilever Brasil Ltda
Segmento: Eventos
Categoria: Convenção Internacional

A Unilever conta com operação de sorvetes nos quatro cantos do mundo. Em cada país a categoria é assinada por uma marca diferente. Nos EUA, por exemplo, temos a marca Walls. Já no Brasil temos a maior e mais conhecida marca de sorvetes, a Kibon.
 
O Summit global é um evento que acontece anualmente e reúne as cabeças de destas marcas de sorvetes para trocar experiências, estratégias e metas para o próximo ano.
 
Todos os anos esse encontro é marcado por uma viagem internacional. Como a maior parte dos países participantes se encontra na Europa, quase sempre uma agência Europeia era a responsável pela organização e execução do evento.
 
Entretanto, neste ano, por conta da pandemia da COVID-19, o evento passaria a ser virtual, o que fez com que se abrisse uma concorrência com agências do mundo todo para a realização do evento.
 
Participaram da concorrência agências do Reino Unido, Holanda, Australia e nós. Saímos vitoriosos no processo e começamos, então, a encarar esse grande desafio.

Ficha Técnica: 
CEO: Marcos Pirozzelli 
CCO: Marco Centenaro 
Direção de Criação: Allan Xavier 
Diretora de produção: Danielle Ferreira
Head de conteúdo: Ricardo Alves

 

Vídeo

Todos os anos os líderes globais da categoria de sorvetes da Unilever se reuniam para trocar estratégias e metas para o próximo ano.



Como manter o entusiasmo e atenção, mesmo sem a viagem internacional?



Além desse desafio, a barreira da língua também foi algo a ser transposto. Todas as reuniões com os responsáveis pelo evento e também com cada um dos apresentadores ( mais de 70 de 46 países diferentes) eram em inglês.



Todos os documentos para aprovação, desde artes, apresentações e planilhas de orçamento deveriam ser feitas no idioma.

 

Com profissionais capacitados e bilingues conseguimos ultrapassar esse desafio, porém, ainda restava uma barreira cultural, já que cada apresentador tinha referências diferentes que gostaria trazer para seu momento no Summit. Mas o que, a princípio parecia uma barreira, se tornou uma grande oportunidade para aprender mais sobre a cultura de países árabes, asiáticos e tantos outros.



Somado a isso tudo, também tínhamos um budget muito apertado, pois antes o evento era restrito a uma viagem somente dos principais líderes. Porém, com a ideia de transformar o evento em virtual, veio também a oportunidade de extrapolar isso para boa parte do time de sorvetes de cada um dos países. Gerando um grande encontro que, até então, nunca tinha acontecido.





 

Para começar a engajar os convidados, criamos um aplicativo exclusivo com ares de rede sociais onde a interação iniciou bem antes dos dias de evento.

Lá foram lançados desafios de fotos para quebrar o gelo e dar a oportunidade para cada um mostrar um pouco de seu país natal.

 

Ao todo, tínhamos 46 países participantes e, para atender todos os fusos horários, tivemos duas transmissões ao vivo por dia.

 

O Brasil serviu como base para nossa hostess conectar os mais diversos assuntos dos apresentadores espalhados pelo mundo.

Conseguimos tornar captações feitas por webcams nas casas dos executivos em um conteúdo extremamente atrativo e, principalmente, divertido. 

 

A começar pela música tema do evento, uma paródia da clássica dançante Maniac. A escolha se deu porque o time já contava com um projeto chamado Maniac Execution, para execuções em lojas.

 

Além disso, os speakers esbanjaram bom humor se caracterizando e co-criando com a agência os temas mais diversos para suas apresentações. De programas de TV a viagens no tempo.



Usando recursos simples como um background do Microsoft Teams verde, pudemos trabalhar como se estivéssemos em um set com chroma key. Mesmo sem levar os apresentadores para estúdios, pudemos criar ambientes onde, por exemplo, uma executiva dos Emirados Árabes pode convidar um colega da Austrália para um café em Dubai.



Para aprofundar os assuntos e criar mesas de discussões, os participantes puderam se inscrever em breakout sessions para temas específicos no pós-evento.

 

O evento ganhou proporções que jamais tivera antes. Deixando de ser um encontro somente entre os top executivos e se tornando um grande momento de sinergia entre times e países.



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Em três dias de Summit, mais de 2000 pessoas assistiram às transmissões.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Tivemos 70 speakers de 46 diferentes países.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Todos os 43 painéis de discussão tiveram suas vagas esgotadas. 



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



O app do evento gerou mais de 4 mil interações.