Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: 1º Congresso Virtual da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML)

1º Congresso Virtual da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML)

Candidato: MCI Group
Cliente: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML)
Segmento: Eventos
Categoria: Congresso Nacional

Sobre a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML)
 
Associação de direito privado para fins não econômicos, fundada em 31 de Maio de 1944, com sede no Rio de Janeiro, tem como missão congregar Médicos, portadores do Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, Médicos de outras especialidades e pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, estejam ligados à Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.

O Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial alcançou a 53 edição em 2019 e na edição de 2020 iniciou a sua primeira edição virtual, sendo o principal Congresso na área, reunindo congressistas, visitantes, palestrantes e expositores do Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia.

A MCI Brasil, agência global de marketing e engajamento foi a organizadora oficial e este foi um dos primeiros Congressos realizados de forma online, no contexto da pandemia, com um dos primeiros lobbys virtuais 3D realizados neste tipo de evento. 

Galeria de Fotos

Com o tema “O Laboratório Clínico Agregando Valor na Pandemia do Novo Coronavírus”, o programa científico foi o primeiro em formato virtual da SBPC. Com abrangência nacional, o Congresso trouxe um conteúdo rico acerca da patologia clínica no cenário recente do COVID-19 em 2020, com temas de relevância sobre Medicina Laboratorial, que ganhou protagonismo junto ao diagnóstico e avaliação clínica no combate ao Novo Coronavírus.



A programação contou com um conteúdo distribuído em 1 semana de evento online. Organizado pela MCI Brasil, fortemente estruturada para fornecer apoio na construção do Congresso em formato on-line, conectando operação, inovação, engajamento da audiência e experiência ao evento, em um cenário desafiador para o mercado. O evento contou com um dos primeiros lobbys virtuais 3D realizados em Congressos, com acesso para a programação, trabalhos científicos, salas dos patrocinadores, keynote e breakouts sessions.



Conceito e metas:

 

Realização do Congresso mesmo com as restrições causadas pela Pandemia, dando continuidade à sua autoridade e relevância científica.



Desafios:


  1. Tempo de Produção e organização do Congresso, com a gravação de conteúdos e palestras em 40 dias.

  2. Ciclo de aprendizagem para uso de tecnologias e plataformas.

  3. Engajamento do público em novo formato.  

Galeria de Fotos

Soluções:



Para enriquecer a programação e contemplar mais áreas de interesse foi necessária uma ampliação de conteúdo, chegando a 100 gravações em 40 dias.   



Agenda do evento com forte ligação nas recentes descobertas do Novo Coronavírus, momento oportuno para discussão, disseminação de informação e conhecimento técnico na área de medicina laboratorial e patologia clínica.   



A MCI criou guidelines e orientações de referência para a melhor experiência virtual e jornada dos participantes, desde a inscrição até a ambientação no ambiente online do evento. 

 

Diferencial:



Jornada criada exclusivamente para o novo formato exigido pelo mercado, onde o conhecimento técnico e tecnológico fez a diferença para a entrega final. 



Apoio na conexão com os stakeholders necessários para a condução do projeto, o que incluiu parceiros de tecnologia e profissionais preparados com competências para a entrega digital do evento. 



Conhecimento de mercado e melhores práticas, com cases globais sendo usados como referência na construção da experiência, realizado pela MCI ao redor do mundo.

Galeria de Fotos

Avaliação do evento por seus participantes:



Em pesquisa eletronica realizada pós evento, os resultados principais obtidos trazem a satisfação dos participantes em relação a sua experiência no Congresso:


  • Tempo de duração do Congresso, 5 dias: 57% definiu como ótimo.

  • Atendimento antecipado ao Congressista: 49% definiu como ótimo.

  • Divulgação do Congresso: 50% definiu como ótimo.

  • Site: 64% definiu como ótimo.

  • Navegação virtual no lobby: 54% definiu como ótimo.

  • Relevância do conteúdo para a prática laboratorial: 77% definiu como ótimo.

  • Distribuição dos temas nas diferentes áreas de conhecimento: 54% definiu como ótimo.


 

Relaçoes Públicas:

Foram disparados 34 releases de imprensa, cobrindo os principais temas da agenda. 



Outros

Envolvimento de time e geração de mão de obra para a área, contemplando profissionais de diversas especialidades, como produção, criação, técnicos audiovisuais, músicos, Arquiteto 3D, Designer de artes, Designer de vídeo, Produtor digital, Produtor técnico.