Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: ABCasa Pocket Show

uma versão compacta das principais feiras profissionais do setor: ABCasa Fair e Natal, Festas & Parq

Candidato: ABCasa
Cliente: ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa & Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas...)
Segmento: Serviços
Categoria: Comunicação Visual

A identidade visual da ABCasa Pocket Show foi criada para transmitir segurança aos participantes. Devido ao cenário pandêmico e por ser o evento que marcaria a retomada da indústria e varejo de casa e decór, as cores escolhidas remetem às origens da Associação, que têm em sua paleta institucional o Verde Tiffany, Branco e Cinza. Mantemos as cores claras para uma comunicação neutra e segura, para seguirmos o objetivo da ABCasa em ser a representante oficial dos setores no Brasil e uma entidade que trabalha em favor dos milhares de lojistas, decoradores, arquitetos e outros profissionais destes segmentos.

Um dos diferenciais da ABCasa Pocket Show, assim como de outras feiras organizadas pela ABCasa, é a estrutura montada também do lado de fora do Expo Center Norte, local onde a feira foi realizada. As cores e elementos da identidade visual da Pocket Show já poderiam ser vistas nos tótens de localização posicionados do lado de fora do pavilhão, e no lobby de entrada onde os balcões de credenciamento e paredes foram revestidos com a comunicação visual da feira, fazendo com que o visitante mergulhasse no universo do evento antes mesmo de acessá-lo. Esse tipo de identificação no lobby é realizado apenas pela ABCasa no Expo Center Norte.

Uma outra ação tomada com exclusividade nesta edição da ABCasa Pocket Show, foi a customização dos tótens de álcool em gel e outros informativos localizados no lobby e dentro da
feira. Os materiais foram criados para informar todos os participantes dos protocolos obrigatórios contra o COVID-19, mas também faziam parte da comunicação visual da feira e da identificação do evento.

Vídeo

Galeria de Fotos

Briefing:  Apresentar ao público uma nova feira com uma identidade 100% nova, desvinculando este novo evento da imagem da ABCasa Fair - que possui seu próprio logotipo - mas trazendo elementos que lembrassem a qualidade e estrutura que o visitante sabe que a apenas a ABCasa é capaz de oferecer. Por ser um evento que, a priori, seria em edição única, a ABCasa Pocket Show precisava ser facilmente identificada como um evento separado da ABCasa Fair, por isso 



Além disso, comunicar todos os protocolos que seguimos, as ativações que realizamos, os espaços que construímos e as seguranças que tomamos para garantir que a ABCasa Pocket Show fosse um evento seguro. Tudo isso, sem deixar de transparecer através da identidade visual o objetivo da feira de ser um polo de negócios adaptado para os setores de decoração, presentes, papelaria, utilidades domésticas, festas, flores e têxtil.



Metas: Deixar todos os participantes cientes das novas obrigatoriedades estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo para realização de eventos na época, como o distanciamento de 1,5m, necessidade da utilização de máscara e álcool em gel e restrições para locais de alimentação, por exemplo. Um outro desafio foi apresentar ao público, em meio a uma pandemia, uma nova feira com um novo conceito e, consequentemente, uma nova identidade visual.



Objetivos: Criar uma identidade visual do zero, que transmitisse segurança e clareza com relação ao foco do evento: ser uma oportunidade diferenciada oferecida pela ABCasa para lojistas, fabricantes e importantes que desejavam ter a chance de fazer suas negociações presencialmente durante a pandemia. Além disso, utilizar a comunicação visual de forma efetiva para conscientizar os participantes sobre os protocolos a serem seguidos durante todo o período da feira.

Desenvolvimento:  Para cumprir com o objetivo de firmar a identificação deste evento com uma nova feira ABCasa, aplicamos a comunicação visual dentro e fora do Expo Center Norte. Itens como balcões de credenciamento do lobby, entradas oficiais, totens de informações em álcool em gel foram personalizados para criar a atmosfera da ABCasa Pocket Show.

Estratégias: Desenvolvemos 55 totens de álcool em gel  que foram utilizados como totens de comunicação, adaptamos os banners de rua para receber mais informações além de mostrar a localização. Direcionamos nosso público com setas e posicionamentos estratégicos dos totens de forma que o público seguisse o fluxo de maneira natural e contínua.

Desafios: Conseguir realizar uma comunicação visual eficiente para passar todas as informações necessárias de forma efetiva, clara e objetiva para não gerarmos nenhum tipo de dúvida para os visitantes. Tornar a ABCasa Pocket Show um evento diferenciado e único, que fosse lembrado pelo público e facilmente identificável.

Soluções: Personalização dos totens com a identidade visual do evento, tornando-os parte da comunicação; Aplicação da comunicação visual no lobby de entrada, para ambientar o primeiro contato do visitante da feira antes mesmo de entrar na exposição e utilização das TV’s do lobby com materiais sobre a feira (catálogo e mapas on-line).

Resultados:

Por estarmos vivendo em um momento de pandemia devido ao COVID-19, a ABCasa Pocket Show foi um dos primeiros eventos de negócios (B2B) a retornar presencialmente no mercado e pavilhão Expo Center Norte, ainda no ano de 2020.



Desde a sinalização na entrada do pavilhão, lobby de entrada, na aferição de temperatura, retirada da credencial evitando o manuseio por terceiros e apenas o visitante fazendo a impressão e manuseio no porta credencial. Além da estrutura para manter um distanciamento, entre as pessoas e seguir as regras os protcocolos de sáude e segurança do COVD-19



Nossa comunicação visual foi eficaz, pois conseguimos manter um fluxo contínuo, sem aglomerações, e garantimos que os protocolos obrigatórios fossem cumpridos tanto pelos visitantes, quanto expositores e fornecedores. Em uma pesquisa pós-feira, constatamos que 76,3% do público da ABCasa Pocket Show se sentiu seguro dentro do evento, o que mostra a efetividade da comunicação referente às regras de realização dentro todos os espaços disponiveis.