As compras de mercado sofreram uma grande transformação com a chegada da pandemia de COVID-19. Com a necessidade do distanciamento social, muitos consumidores preferiram passar a comprar esses itens online.
Conhecido como aplicativo de delivery de refeições, o iFood havia ingressado nesse setor um pouco antes, em junho de 2019, com o iFood Mercado. Atualmente, mais de 33 mil parceiros, entre mercados, conveniências, pets e farmácias, fazem parte do grupo de estabelecimentos disponíveis em 908 cidades de todas as regiões do Brasil.
Há um ano, em julho de 2020, havia 2,3 mil lojas na categoria. Ou seja, o crescimento foi de 1.329% nesse período. E a ideia é continuar a expansão: até o fim de 2021, a plataforma pretende ter 40 mil estabelecimentos parceiros disponíveis, bem como dobrar a quantidade de localidades em que o serviço é oferecido.
Entre julho de 2020 e julho de 2021, o iFood Mercado teve crescimento de mais de 193% no número de pedidos. A companhia diz que, segundo o Datafolha, em São Paulo, a plataforma alcançou a liderança da categoria de compras de mercado online e conquistou a preferência dos consumidores empatada com o Pão de Açúcar.