Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Boti Truck

Cinco lojas móveis e itinerantes do Boticário, que rodaram o Brasil inteiro, durante 100 dias, aprox

Candidato: AirPromo
Cliente: O Boticário
Segmento: Serviços
Categoria: Apoio e Logística para Eventos

A Air Promo
 
Fundada em 2011, a Air Promo se tornou especialista em Marketing Promocional. Em 2019, chegamos a realizar mais de 400 eventos, porém, a pandemia chegou, desafiando a todos nós e hoje entendemos que se trata de mais. O que entregamos são soluções que consigam cumprir os nossos principais objetivos: aproximar pessoas e marcas, criar experiências marcantes e chegar no coração.
 
O Boticário e o BotiTruck
 
Um sonho e muita vontade de fazer. Foi assim que o fundador da marca, Miguel Krigsner, transformou uma modesta, porém audaciosa, farmácia de manipulação na maior rede de franquias do Brasil. 
 
Com mais de 40 anos de atuação no mercado nacional e presença em mais 15 países, O Boticário já possui mais de 3700 pontos de venda. Porém, ainda faltava explorar mais a sua própria pátria natal.
 
Entendemos que não se tratava mais de produtos de beleza, mas sim de levar encantamento para todos os cantos do Brasil. Estes, cheios de lugares especiais, feitos de diversidade étnica, geográfica e cultural. Entender cada uma dessas diferenças e conseguir a conexão com a diversidade do brasileiro foi a grande motivação para a aprovação do projeto. 
 
Inicialmente, o BotiTruck foi pensado para gerar experiências de beleza para brasileiros de norte a sul. De uma pequena cidade que nunca viu um PDV a um grande centro. Porém, 2020 exigiu especificidades antagônicas ao seu projeto inicial. Era preciso gerar experiência sem experimentação, era preciso cuidar do outro, era preciso manter-se longe e perto, ao mesmo tempo. Mas para o amor não existem barreiras, e assim saímos Brasil afora, com um canal de vendas móvel, oferecendo amor e beleza em meio a um momento tão complexo.

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O projeto partiu da nossa iniciativa ao ver a oportunidade de levar ações de beleza para clientes do Boticário de todo o Brasil. Por isso, criamos a ideia de gerar experimentações a partir de produtos da marca. Porém, a ideia cresceu, se transformou e se desenvolveu, junto ao cliente, para chegar ao seu conceito final: criar pontos de venda itinerante, com o principal objetivo de ampliar o alcance da marca dentro do território nacional. 

 

A meta era alcançar os franqueados selecionados, com 300 diárias, divididas entre cinco (5) Boti Trucks, de julho até dezembro. Um desafio complexo de logística, tendo em vista a extensão continental de nosso país e as implicações de saúde global pela qual estávamos passando. Na qual fronteiras estaduais e municipais se fechavam constantemente, o que obrigou o Boticário a rever seus objetivos.

 

Com isso, o objetivo foi alterado, deixando de ter foco em alcançar todos os franqueados, e passando a ser o número de dias do Boti Truck em ação o mais importante.

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O desenvolvimento do Boti Truck aconteceu durante três (3) meses entre a aprovação do projeto e o início da campanha. Cinco (5) caminhões foram adquiridos dentro dos padrões do cliente, levando em consideração o espaço interno, os anexos, as possibilidades de envelopamento, de capacidade de transporte e acessibilidade, para que fosse possível alcançar todos os cantos do país, acomodar uma loja móvel do Boticário e se expandir com mobiliários perenes (carrinho de exposição de produtos e cavalete de comunicação gráfica), nas localidades onde seriam estacionados, chamando a atenção das pessoas, realizando as ativações propostas e aproximando o Boticário de seus clientes. 

 

Com isso, o modelo 314 Street Chassi, da marca Mercedes-Benz, foi o escolhido para se transformar no Boti Truck, devido a sua resistência, baixa taxa de manutenção necessária e por se encaixar na categoria de carro, facilitando a logística em encontrar profissionais capazes de guiá-lo. Antes de começar a transformação, foram necessários vários projetos de planta e 3D, alinhamento de materiais, definições de espaço, produção dos mobiliários, definição de comunicação, até chegarmos na versão final, capaz de cumprir a sua missão. 

 

O Boti Truck iria rodar por 6 meses, pelo Brasil inteiro, o que implicaria que ele estaria presente entre vários Ciclos internos do Boticário, que incluem comunicações pontuais, linhas de foco e lançamento de produtos. Por isso, precisaríamos estar preparados e alinhados para alterar as comunicações, independentemente de onde o truck estivesse, além de abastecer estoque, definir locações e negociar localidades. 

 

Primeiramente, com a lista de franqueados disponibilizada pelo Boticário, tínhamos que abrir adesão, oferecendo o Boti Truck para cada um, a fim de saber as cidades para onde mandaríamos cada caminhão. Definimos então um prazo de um (1) mês para a adesão do franqueado e para o envio do Guia de Utilização, que continha as responsabilidades das partes e as instruções de aplicação e comunicações - produzidas internamente pela nossa equipe de criação. Tudo isso para garantir o sucesso da ação, independentemente da cidade. 

 

Após esse processo, eram definidas as localidades para onde mandaríamos cada truck, as rotas e as escalas dos motoristas, que também eram produtores, para ajudar na montagem, na desmontagem e para solucionar todos os problemas locais que surgissem no percurso. 

 

Eram oito (8) motoristas produtores no total, que se revezavam em escalas de 27 dias, para 7 dias de descanso. Isso gerou também uma necessidade de logística de pessoas, no caso os motoristas produtores, que precisavam chegar e assumir o controle dos trucks, onde eles estivessem, o que foi realizado através de logística aérea e terrestre. 

 

Para montar as rotas, foram analisados deslocamentos de ponto a ponto, quando eram abaixo de 150 km, as ações eram realizadas diariamente. Passando disso, incluíamos diárias de deslocamentos, nas quais eram rodados o máximo de 500 km e, se passasse disso, mais uma diária era adicionada, pensando sempre na segurança e bem-estar de nossa equipe de motoristas produtores.

 

A logística de abastecimento, limpeza, alimentação e hospedagem ficavam por conta de nossos motoristas produtores. Que contavam com uma verba de R$ 230 diários para gastos pessoais (comida e hospedagem), além de R$ 1.500 para custos de produção (abastecimento, limpeza e produção gráfica).

 

A escolha dos locais onde o Truck se instalaria em cada cidade era por conta do franqueado, porém, oferecíamos suporte para aqueles que não conseguiam negociar com estabelecimentos comerciais e prefeituras, além de auxílios pontuais, como encontrar promotores, por exemplo. 

 

Outro grande desafio da logística ficou por conta dos desafios enfrentados pelos motoristas produtores para chegar a determinadas localidades. Foram diversos quilômetros de estrada de terra, lama e dias de balsas por vias fluviais. Tudo isso gerava uma necessidade de atenção ainda maior de nossa equipe de planejamento logístico, pois algumas balsas, por exemplo, só saiam a cada três dias, ou não aceitavam o tamanho do carro. 

 

Esses são só alguns dos exemplos dos desafios que aconteceram na estrada. Porém, a união, a competência e a vontade de nossa equipe em fazer tudo dar certo foi o diferencial para que conseguíssemos superar tudo, rodar mais de 90 mil quilômetros para levar o Boti Truck para 251 cidades, 200 franqueados participantes e mais 30 mil clientes atendidos. 

 

Além de todos os desafios que um projeto deste tamanho gera naturalmente, ainda tínhamos mais um agravante, a pandemia do coronavírus. Ações de experimentação, pensadas no início da campanha, tiveram que ser cortadas, rotas, datas e cronogramas tiveram que ser tratados com flexibilidade, pois fronteiras estaduais e municipais se fechavam e reabriam constantemente de forma imprevisível. 

 

Isso fez a nossa equipe se desdobrar, para que nenhum franqueado que tivesse aderido ficasse sem o Boti Truck, para nós isso não era uma opção. Os cinco (5) trucks se apoiavam, no sentido de que as rotas e a programação não eram fixas e imutáveis. A comunicação entre as equipes foi fundamental para sabermos tudo o que estava acontecendo e para arranjarmos soluções. Além disso, quando algum franqueado desistia, ou sua cidade fechava por conta da pandemia, tínhamos a iniciativa de arranjar alternativas para que os trucks não ficassem parados, sem rodar ou em ativações efetivas em alguma cidade. Uma das soluções era oferecer dias extras para franqueados próximos aqueles que cancelavam ou, até mesmo, incluir novas cidades no roteiro, para aqueles franqueados que tinham mais de um ponto de venda.

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Em comparação ao objetivo original do Boticário, em alcançar franqueados do Brasil inteiro, com 300 diárias de uso dos cinco trucks, de julho até dezembro, conseguimos, mesmo com todas as dificuldades devido à pandemia, chegar próximo a meta e alcançar 277 diárias, o que significou mais de 200 franqueados atendidos, 251 cidades, mais de 90 mil km rodados por terra, e 576 horas pelas vias fluviais do nosso país, o que contabiliza quase 24 dias completos. Com isso, conseguimos atender mais de 30.800 clientes do Boticário, totalizando um valor de R$ 1.040.000,00 vendidos.



 

Para nós, o Boti Truck representou mais do que apenas números. Foi a oportunidade de levar a beleza do Boticário para todo o Brasil e de vivenciar o nosso povo por completo, sentindo, em cada canto do país, a verdadeira hospitalidade, carinho e reciprocidade em relação ao amor que colocamos e recebemos neste projeto. Isso, com certeza, foi o que nos motivou a continuar, enfrentar todos os desafios e a chegar no coração de cada brasileiro. 



De 04/07 a 18/12:

251 cidades visitadas

Mais de 90.000 km rodados

24 dias de balsa (equivalente a 576 horas)

30.800 clientes atendidos