Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Plataforma & app Agrobit 2020

Candidato: Yazo
Cliente: F&B Eventos
Segmento: Serviços
Categoria: Apoio e Logística para Eventos

Confira o resumo dos dois dias de Agrobit
Vídeo dia 1: https://fb.watch/8hvDV4by_b/
Vídeo dia 2: https://fb.watch/8hvMaKDvlp/

Conectar experiências é o propósito que guia o caminho da Yazo e no qual fundamentamos todas as nossas ações. Acreditamos firmemente que eventos são fenômenos inteiramente humanos, feitos por pessoas para pessoas com uma grande vontade de se conectarem e trocarem experiências, e ano após ano, essa conexão é o combustível que alimenta grandes objetivos, sonhos e ideais.

O Agronegócio foi o setor que mais contribuiu para a manutenção de um certo equilíbrio na economia brasileira durante a pandemia. Cada vez mais é necessário investir em tecnologia e inovação para aumentar a produtividade utilizando as mesmas áreas agricultáveis. O AgroBIT Brasil é o maior evento de inovação e tecnologia para o Agro do país, ele conecta pesquisadores, influenciadores, startups, fornecedores e o mercado em geral. Em 2020 foi a terceira edição, diante das restrições da pandemia, o evento foi realizado no formato on-line.

Por mais receio que houvesse com relação às restrições, o objetivo do evento continuou ambicioso e buscou o crescimento com relação a sua última versão presencial. Agora contando com a divulgação de 19 influenciadores, o evento tomou a internet e mostrou como se faz.

Vídeo

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Marinheiros de primeira viagem?



Diferente de outros eventos, o AgroBIT já tinha o digital na raiz do evento. Promovendo a mais alta tecnologia do setor de agro, tão latente na região. O maior desafio era garantir que os participantes estivessem a par das expectativas do evento. Como outros eventos, uma das maiores dúvidas era se os usuários conseguiriam acessar e aproveitar o evento integralmente.



Do you speak english?



Outro grande desafio era trazer a experiência da tradução simultânea para o digital. É muito comum os eventos com palestrantes e participantes internacionais disponibilizarem fones de ouvido conectados a uma frequência com uma tradução simultânea para que todos entendam o que está sendo transmitido. No caso de uma transmissão online, a dinâmica é outra. 



Shark Tank dos patrocinadores



Muitos patrocinadores sentem-se  inseguros na hora de adquirir uma cota de patrocínio de um evento 100% digital por conta da incerteza do retorno. Montar uma estratégia em uma feira presencial é uma coisa. Mas é totalmente diferente quando se trata de algo online. A tradução da experiência deveria ser feita de forma simples e clara, para mostrar aos patrocinadores os benefícios e os diferenciais de se aliar a um evento desses.

A Yazo providenciou um Teatro moderno que atendesse todas as normas sanitárias em vigor na época do evento. Foi preparado um palco com cerca de 100m2, com iluminação profissional de teatro, painel de LED curvo de 15m de largura por 3m de altura, onde foi aplicada toda identidade visual do evento, além de interações como postagens dos participantes ao vivo, enquetes, quizzes e nuvem de palavras. Foi montada uma estrutura de Streaming com diretor artístico, diretor técnico, diretor de corte, cinegrafistas, sonoplastas, iluminadores, técnicos de zoom, especialistas em streaming e técnicos de informática. Foram criados 3 mini-estúdios para transmissões simultâneas utilizando salas do próprio teatro.



Durante as palestras internacionais, a Yazo providenciou uma estrutura de tradução simultânea com mesa e monitores adequados para o time de intérpretes.



A apresentação foi feita pela jornalista Renata Maron, da Rede Bandeirantes, preparamos o camarim principal do Teatro pra ela se preparar e descansar nos intervalos. Um segundo camarote foi disponibilizado para o time da organização do evento.  



Em tempos difíceis para a área de eventos, toda logística do Agrobit Brasil 2020 envolveu cerca de 50 profissionais, da apresentadora até brigadistas, passando por time técnico de produção e transmissão, organização, seguranças, limpeza, A&B para Staff, videomakers entre outros profissionais.



Outro diferencial que levamos para o projeto foi o suporte técnico dedicado no local, disponível a todo momento para sanar quaisquer problemas que poderiam surgir, seja de acesso de usuário, qualidade da transmissão ou gerenciamento das interações entre o conteúdo e o público.



O evento também contou com uma plataforma de transmissão da Yazo, com diversas salas de transmissão com tradução simultânea e uma feita virtual para os patrocinadores. A plataforma foi essencial para a coleta de dados e para medir os resultados do evento. Também foi fornecido APP Yazo, personalizado para o evento, onde aconteceu muita interação e engajamento do público com o evento. O app de engajamento para ser o canal de informações, interação e gamificação, agindo como um rede social do evento

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O Agro é Tech



Com mais de 2 mil participantes, sendo transmitido para 8 países, o evento foi um sucesso digital. Participaram também 26 startups expondo as suas soluções para o público, e 20 patrocinadores que confiaram no evento e receberam retornos tangíveis para as suas marcas.



Com 76 palestrantes, o evento contou com mais de 50h de conteúdo em 4 salas simultâneas, transmitindo conteúdo de extrema importância e qualidade ao produtor rural de forma acessível.



Os espectadores somaram impressionantes 7852 horas assistidas nas 10686 visualizações durante o evento e quase 1500 acessos aos estandes virtuais dos patrocinadores.



Nas palavras de George Hiraiwa, diretor de Inovação da Sociedade Rural do Paraná e coordenador da Governança do Agro (Agrovalley): “O maior desafio, que era um evento 100% virtual deste porte, foi vencido. O conteúdo apresentou as últimas tendências da inovação e a organização foi muito feliz na escolha dos assuntos. Do AgroBIT o produtor pode enxergar o que está acontecendo e o que poderá acontecer no setor”



Fazendas Inteligentes, Agricultura de Precisão, Inteligência Artificial, Big Data estiveram presentes em várias palestras e painéis, mostrando que o futuro da agricultura passa hoje pela adoção da tecnologia no campo, conectando propriedades, através do uso de ferramentas, que auxiliam na sustentabilidade do negócio.



E segundo a diretora da F&B Evento, empresa organizadora, Daiana Bisognin “A experiência do presencial para o participante é melhor, mas o engajamento em um evento digital é maior, é impressionante. A gente consegue alcançar o mundo inteiro. As pessoas querem mostrar que estão participando, então interagem, mandam vídeo, mandam a experiência delas, dão feedback, o que é super importante”.



Com as inscrições realizadas até 6 de outubro de 2020, o Agrobit praticou valores promocionais e a renda líquida das inscrições foi revertida integralmente ao projeto Ajude 1 freela, para oferecer um auxílio aos profissionais do setor de eventos que foram afetados pelo cenário da crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus.



Eventos como esse mostram que o digital, por muito tempo adiado, veio para ficar e para extrapolar expectativas dos espaços físicos, expandindo as barreiras e conectando o mundo inteiro. É esperado que a versão de 2021 tenha o formato híbrido - presencial e digital - se aventurando em outra modalidade para testar a resposta do mercado.

 

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