A SOLUÇÃO
1 – Um kit adaptável a qualquer situação
Foram 9 meses de planejamento detalhado sobre os 14 mercados e suas demandas.
Muitos mercados e países atendidos pela Tetra Pak ainda não dispõem de certas bebidas específicas que fizeram parte do kit (países como Guiana Francesa, Uruguai etc). Neste caso tivemos que avaliar entre possíveis países exportadores e suas regras de exportação em tempos de COVID-19.
Além disso, a eleição de certas bebidas como vinho e sucos por exemplo, deveriam favorecer o awareness sobre os parceiros e produtos locais disponíveis da marca, seja nos países de origem ou nos países do mesmo mercado. Assim, tivemos que submeter uma lista de produtos a cada mercado, que foi aprovada por cada presidente dos seus mercados.
Além disso, os produtos eletrônicos como Ring light por exemplo, tinham que obedecer às regras locais de distribuição de eletrônicos como tomadas adaptadas, tensão local etc. assim nós desenvolvemos uma lista de itens que foram comparados em todos os 14 países para que fossem equivalentes como solução, e que ainda assim fossem semelhantes para que nenhum mercado se sentisse privilegiado ou desprivilegiado por conta de sua localidade.
A embalagem também foi um caso a parte, pois o kit deveria conter (além da garrafa de vinho em vidro), 2 taças para vinho também em vidro. Assim, desenvolvemos um modelo de caixa que foi produzido localmente em cada país, e em alguns exportado por conta da falta de matéria prima para produção de papelão em alguns países (por conta da pandemia).
O kit continha:
Vinho Local de alta qualidade em embalagem de alta resistência
2 taças de vidro em embalagem de alta resistência
2 caixas de bebidas do cliente
Chocolate local de marca Premium
Ring Light para que todos pudessem conectar suas câmeras com boa iluminação
Tag com tmensagem individual por convidado
Caixa em papelão especial para suporte da Garrafa e 2 taças de vidro com logo Tetra Pak.
2 – 1 portador para cada entrega
Cada kit foi entregue em mãos por um portador, em cada 1 dos 14 países, entre o Natal e ano novo (único período em que 100% dos convidados estariam em suas casas por conta de suas agendas extremamente comprometidas), em um período em que a maioria dos países decretava férias coletivas e a interrupção quase que total da maioria dos serviços não essenciais. Foram necessários meses de negociação para manter os prazos de entrega em mercados que sofriam mudanças quase que semanalmente.
3 – Um time específico para importação/exportação
Por conta das restrições de movimentação por conta da COVID-19,
Muitos países adiantaram feriados e férias que atingiram diretamente os processos de logística internacional, Além dos ajustes nas regras de importação e exportação de bebidas específicas. O que nos fez criar um cluster logístico apenas para checar e atualizar essas regras nos 2 meses anteriores ao processo de entrega
4 – Checagem do recebimento e qualidade
Após cada entrega, nosso time de R.S.V.P fazia contato com cada participante para checar se os itens haviam sido entregues, se estavam em perfeito estado e se os eletrônicos estavam funcionando perfeitamente.