Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Gentileza - O Rio do Amanhã

Gentileza Sustentável.

Candidato: VMS Eventos
Cliente: VMS Eventos
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Agência de Eventos e Organizadora de Eventos - Responsabilidade Social

O Grafite foi escolhido para ilustrar a cidade maravilhosa no Projeto Gentileza - O Rio do Amanhã. Vinte artistas criaram telas tendo como referência as pilastras pintadas pelo icônico Profeta Gentileza, no Viaduto do Gasômetro. “Uma das intenções do projeto é afirmar o espírito da gentileza, da colaboração, da boa vontade, ao pensarmos o futuro da nossa cidade. Tudo através da arte, da cultura e da história, com nossos artistas locais”, explica Diego Vidal, Gerente de Projetos da VMS Eventos que realizou a UIA2021RIO EXPO. Sob a coordenação e curadoria dos artistas visuais Bruno Big e Carlos Bobi, as telas fizeram parte de uma exposição na loja conceito da UIA2021RIO EXPO, no CasaShopping, no mês de Julho de 2021.
O Projeto Gentileza - O Rio do Amanhã também realizará oficinas de prática de pintura com spray e workshops sobre o movimento do Grafite para crianças e adolescentes de cinco comunidades do Rio - Ilha do Governador, Nova Iguaçu, Cordovil e Vidigal. Os artistas do projeto foram os responsáveis por levar a técnica e a cultura do Grafite para a nova geração. “Tivemos a preocupação e o cuidado, como curadoria, em criar um grupo de artistas com linguagens diferentes e técnicas distintas de pintura. Fizemos questão de ter um grupo com bastante diversidade e de vários locais do Río de Janeiro e adjacências”, conta Bruno Big.
E, sempre de olho na sustentabilidade e na responsabilidade com o meio ambiente, a VMS Eventos também trouxe para o projeto a parceria da com a Mangue &Tal - iniciativa idealizada pela educadora ambiental Belle Provenzano - que tem ensinado jovens a tratar de forma cada vez melhor o meio ambiente. Assim, todas as latas de spray e tinta utilizadas tiveram um descarte correto e os participantes das oficinas também passaram por um processo de sensibilização e educação ambiental.

Galeria de Fotos

A ideia foi não apenas levar arte, mas sim, fazer isso de forma correta e sustentavel.

Através de coleta, descarte e reaproveitamento correto de latas de spray e latas de tinta acrilica a base d'agua por cooperativas, gerando renda e movimentando a economia circular local.

Para isso nossa estratégia foi trazer duas empresar alinhadas com todo conhecimento de gestão de residuos, educação ambiental e logistica reversa.

A logística e gestão dos resíduos coletados, ficou a cargo da empresa parceira Dinâmica Ambiental que disponibilizou coletores para que os aerosóis não fossem descartados de qualquer maneira, sem nenhum cuidado, já a educação ambiental e logistica reversa com a Mague & Tal, que preparou para os pequenos uma oficinas de pintura utilizando tintas desenvolvidas a partir de sementes e temperos.  

Juntas essas duas empresas nos ajudaram a realizar coleta e descarte consciente, movimento da economia circular local, além de ensinar para adultos e crianças que é possivel se divertir e colorir com insumos presentes no nosso dia a dia.

Galeria de Fotos

O trabalho começou quando entendemos o volume de tintas e sprays que seriam usados, e não poderiamos de jeito nenhum, deixar esse descarte acontecer de qualquer modo, uma vez traçadas ações e estrategias, parcerias firmadas, veio o processo de conscientização dos nossos artistas, equipe e todos envolvidos nesse projeto, para que nada passasse.

O passo seguinte foi a solicitação dos coletores que tem um tempo para serem confeccionados, ao mesmo tempo entender com as empresas parceiras quais seriam as ongues que receberiam as latas de tinta e os cuidados para que isso acontecesse da melhor forma, na sequencia. Achamos importante colocar oficinas junto com a exposição do "Gentileza o Rio do Amanhã", alternando oficinas de grafite e de tinta natural (com sementes e temperos), trazer  uma escola municipal, um  projetos de inclusão social e uma escola quilombola de saberes, para terem,a além das crianças que por lá passavam a oportunidade de vivenciar e criar a sua propria arte, inspirados na exposição pela qual passearam.

Por fim, foi feita a coleta de todo material e destinado e destinado para o tratamento adequado.

Galeria de Fotos

Resultado desta ação, mais de trezentas crianças, envolvidas, entre oficinas de pintura com tinta natural, conscientização de descarte correto. Duas ongs que tiveram a economia movimentada. Mais de duzentas e cinquenta latas de tinta entre quartinhos e latas de tres litros,recolhidas e destinadas corretamente,mais de quatrocentos e quinze latas de sprays coletadas, com descarte correto através do uso dos coletores, esse numero parece pouco mas se levarmos em consideração que somente 1% dos aerossóis consumidos no Brasil seguem para destinação correta, sendo reciclados, que as latas possuem alguns químicos que trazem riscos para a saúde do ser humano e dos animais, além de contaminar todo o meio ambiente.  Devido aos prejuízos que os aerossóis podem causar ao planeta, a população que o consome e suas empresas, precisam se preocupar com a logística reversa, uma das determinações segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, esse número acaba se tornando significativo, uma vez que essa pratica ainda está muito no começo.

Uma satisfação para nos como empresa e equipe, em poder fazer um pouco, pelas crianças, suas comunidades e o nosso meio ambiente, atraves de gestos e atitudes tão simples.