Detalhe do Case

Prêmio Caio 22ª Edição

Case: Projeto Recicla Cidade - ONG Espaço Urbano

Candidato: MC2 Live Marketing
Cliente: ONG Espaço Urbano
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Agência de Eventos e Organizadora de Eventos - Responsabilidade Social

SOBRE O CLIENTE – ONG ESPAÇO URBANO
 
Desde 2016, especialistas no desenvolvimento e execução de projetos multidisciplinares nas áreas Ambiental, Educacional Social e Voluntariado Corporativo.
 
SOBRE A MC2 LIVE MARKETING
Com uma trajetória de 30 anos no mercado, a MC2 LIVE MKT é uma agência focada na criação, planejamento, produção e gestão de eventos corporativos nacionais e internacionais numa operação 360 graus. Com seu direcionamento voltado sempre ao desenvolvimento de ideias e soluções tecnológicas inovadoras para a exposição e divulgação de produtos e serviços, a MC2 LIVE MKT imerge nos clientes para construírem, juntos, uma só história. Por conta deste perfil, a agência é considerada uma extensão dos departamentos de marketing das contas em que atua.
 
FICHA TÉCNICA
Captação do briefing: 01 de abril 2021
Aprovação da ideia criativa: 09 abril de 2021
Desenvolvimento: A partir de 12 abril 2021
Evento: 29 de abril de 2021.
 
EQUIPAMENTOS - Sede MC2
 
05 - Mac Book Pro I9 para monitoramento da transmissão 
02 - Ilhas de corte para VMIX I7 
02 - Placas de Captura HDMI para recepção de imagens 
02 - Desktops I7 para monitoramento das salas  
01 - Gerador 270 KVAs 
10 - Nobreaks para segurança redundante de energia 
Sistema de redundância de internet com: 
01 - Link de 600 MB dedicado via fibra óptica 
01 - Link de 200 MB dedicado via fibra óptica 
01 - Link de 100 MB dedicado via rádio 

O DESAFIO

 

SOBRE O PROJETO

A pandemia do coronavírus trouxe à tona, entre outras coisas, as falhas no atual sistema de coleta de lixo. Embora este ano a Política Nacional de Resíduos Sólidos complete 10 anos, o Brasil está muito aquém de suas metas de não geração e de redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos. Também estão defasadas as metas de incentivo à indústria da reciclagem, com intuito de fomentar o uso de matérias-primas e insumos derivados de materiais recicláveis e reciclados. Com isso, o Brasil perde a oportunidade de criar empregos – força de trabalho adicional que seria necessária para coletar, separar e recuperar a fração de recicláveis em todo o país.

Ongs como o Espaço Urbano com o apoio de indústrias parceiras, de prefeituras e de associações sem fins lucrativos, como o Cempre, se propõem a buscar soluções criativas para as atuais situações do meio ambiente urbano e é disso que trata o Projeto Recicla Cidades. Um projeto atrelado ao desenvolvimento sustentável, que engloba, não só o meio ambiente, mas também aspectos sociais e econômicos de cada região onde atua. Um projeto de mobilização social com o intuito de aumentar e melhorar a coleta seletiva, o cuidado na separação dos materiais que podem ser reaproveitados contribuindo para a redução do desperdício, além de gerar emprego para muitas pessoas dentro do município. 

 

O piloto foi realizado em 2018 no bairro do Jabaquara em SP com ótima aceitação. Logo após tivemos um pequeno teste em Salesópolis e Guararema – SP que foram muito bem aceitas também.  Lançar a segunda fase do projeto (maior e mais complexa) isto é, a expansão para as cidades do Alto Tietê, região leste da capital paulista para atingir aproximadamente 3 milhões de pessoas em 12 localidades, através de evento online, foi desafiador.  Nos testes realizados em Salesópolis e Guararema,o evento foi presencial e contou com vários atrativos (A&B diferenciados, brindes, personagens performáticos para mobilizar as atenções, presença de prefeitos e outras autoridades, dentre outros recursos) para prestigiar o público formador de opinião que compareceu em massa em ambas cidades.  

Romper as barreiras dos impedimentos de um evento presencial e torná-lo atrativo no formato online, deixou a todos temerosos quanto à participação das pessoas certas para darmos continuidade ao Projeto nas cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano. O prazo para esse lançamento programado já havia expirado (por conta da paralização da pandemia) e tínhamos urgência em lançar a 2ª. fase do Projeto para não perder todo o trabalho feito nos testes.

 

Em poucos dias, tivemos que apresentar uma solução digital que permitisse que a campanha pré, live e pós-evento pudesse ser compartilhada em computadores, celulares enfim uma plataforma que permitisse a participação de todas as pessoas chaves, mesmo as com pouca intimidade com eventos online. 

SOLUÇÃO



1 – Planejamento  



 



Agimos rapidamente e em 2 semanas já estávamos fazendo testes e ensaios com os palestrantes. 



 



Para atingirmos o público-alvo.  Além das peças de comunicação fizemos uma força tarefa e ligamos para todo o mailing das 12 localidades informando sobre o evento, orientando para se inscreverem, inclusive ajudando, na hora, com o passo a passo para o cadastramento.  Através dessa operação também conseguimos alimentar o mailing com indicações de pessoas importantes para participação e disseminação da campanha. As pessoas elogiaram muito a nossa pré-disposição em contatá-los e se mostraram muito confortáveis com a nossa abordagem. Se sentiram acolhidos e muito interessados em participar.



Essa ação aumentou significativamente as adesões ao evento online.



 



Outra ação muito bem aceita e lembrada no evento foi o envio de um kit completo de coffee break para todos os participantes.  Montamos um kit com 20 itens embalados individualmente, acompanhado de um tag com uma mensagem bem acolhedora. Foi um sucesso! Criamos peças atrativas e uma agenda dinâmica para os disparos.  



2 – Uma plataforma robusta 

 

A MC2 buscou opções no mercado, que poderiam ser escaláveis e versáteis, para atender esse evento, com possibilidades de personalização e customização que o projeto exigia, assim o participante teria a melhor experiência possível. Uma plataforma que permitia acessar via notebook, tablets ou smartphones, sem necessidade de instalação de aplicativo ou programas. 

Uma plataforma que possibilitasse o apresentador fazer suas palestras com facilidade, sem os costumeiros problemas de acessibilidade em computadores corporativos.

 

A plataforma permitia:

·       Quantidade ilimitada de participantes; 

·       Até 8 horas de duração;

·       Envio de perguntas ao vivo para serem respondidas ao vivo; 

·       Controle de presença dos participantes; 

·       Pesquisa de satisfação com resultado por pessoa; 

·       Quiz/enquete: onde era possível interagir ao vivo, coletando dados importantes para ajudar o cliente e engajar durante os webinar; 

 

Relatório completo de acesso com: 

·       Gráfico de permanência do público; 

·       Origem do registro: site, e-mail, redes sociais, etc; 

·       Dados da pesquisa; 

·       Dados do Quizes/Enquete; 

·       Dados de cadastro para novas comunicações; 

·       Dados de interesses do público; 

·       Dinâmicas com nuvens de palavras e kahoot;

·       Perguntas do público; 

·       Leads: contatos das pessoas com interesse em receber mais info. sobre o assunto 

 

 3 - Divulgação e comunicação 

Foi criada uma comunicação visual para o evento e desenvolvidas as seguintes peças:

·       Template de transmissão;

·       Template de apresentação de PPT;

·       Save the date

·       Convite

·       Tag para acompanhar kit coffee break

·       Reminders sinalizando a proximidade do evento: Amanhã, Hoje, Em 1hora

·       Personalização de plataforma.



 

Galeria de Fotos

RESULTADO

 Como a plataforma possibilitava diversos relatórios tivemos os seguintes resultados em números, que nos surpreendeu:

·       participações:353 – 35% acima do esperado

·       tempo de exibição:171,2 horas

·       Abrangência: 12 cidades participaram do evento 

·       Leads: 395 (novas oportunidades de contatos)

O sucesso foi tamanho que já está sendo pensado um evento online, por cidade, ainda esse ano.    

                                   ​                                  ​                                  ​                                  ​                                  ​                                  ​                                  ​                                  ​                                  ​                                  ​                                  ​                                  ​                                  ​                                  ​                                  ​                                  ​