Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Eu Volvo 2019 | Fasano Angra dos Reis

Agência Fuego - Eu Volvo 2019 | Fasano Angra dos Reis

Candidato: Agência Fuego
Cliente: Volvo Cars
Segmento: Eventos
Categoria: Viagem de Incentivo Nacional

AGÊNCIA FUEGO
Fundada em 2010, a Fuego é uma agência Full Service em Experiência de Marca que oferece soluções completas em marketing de incentivo como campanhas promocionais, de incentivo, viagens, feiras e eventos corporativos. Como sugere o nome, a "Fuego" está diretamente ligada ao conceito de fogo, motivação, aquecimento, provocando a mudança de comportamento, para inspirar colaboradores, equipe e clientes. Com sede em São Paulo e filial em Minas Gerais - no Triângulo Mineiro, realizamos eventos de todas as modalidades (presenciais, híbridos e online), convenções nacionais e internacionais, programas e viagens de incentivo, produção de estandes e feiras, ações promocionais e de relacionamento, e desenvolvimento de experiências únicas conforme os objetivos de nossos clientes. Em nosso portfólio, estão marcas de sucesso das áreas de varejo e indústria, bem como atacadistas e distribuidores.

VOLVO
A Volvo Cars começou a produzir automóveis na Suécia em 1927. Atualmente, é uma empresa global, comercializando carros em cerca de 100 países. Seu foco principal é sempre voltado para inovações e a Volvo Cars é a líder no desenvolvimento de tecnologias de segurança.
Sua história e posições de destaque fazem da Volvo Cars uma das marcas mais reconhecidas no mundo. Seus carros premiados continuam a estabelecer novos padrões em segurança automotiva e conectividade, e a empresa segue comprometida com o objetivo de liderar a indústria para um futuro totalmente elétrico.

VOLVO NO BRASIL
Depois de um pesado investimento em renovação de portfólio e otimização dos serviços de pós-venda, a Volvo colhe como resultado no Brasil a quebra de mais um recorde de emplacamentos.
O desempenho comercial no acumulado de janeiro até o dia 27 de novembro de 2019 foi tão positivo que já superou todo o volume vendido durante todo o ano passado. Na prática, o resultado superou com mais de 30 dias de antecedência o recorde histórico anterior, com 6.836 veículos entregues até agora contra 6.830 de todo o ano passado. A estratégia de crescimento da Volvo no Brasil engloba diferentes ações, campanhas, reposicionamento de marca, mídia especializada e também o desenvolvimento de campanhas de incentivo para motivar e aquecer as vendas nas concessionárias. Foi a partir desta estratégia e com base nos resultados da campanha do ano anterior (também realizada pela Agência Fuego), que a Volvo decidiu realizar mais uma campanha de incentivo com uma viagem nacional como premiação final.
 

O grande desafio e objetivo da campanha é o aumento das vendas de veículos no Brasil e o aproveitamento e manutenção da alta qualidade dos serviços de pós-vendas das concessionárias.

O principal objetivo da Volvo no Brasil e sua maior diretriz, que permeia todas as ações e estratégias da marca, é o aumento da sua participação de mercado no país, e o aumento das vendas é a principal estratégia, que direciona a empresa a atingir este grande objetivo.

Outro grande desafio, era superar a Campanha do ano de 2018 (também realizada pela Agência Fuego), tanto em resultados, quanto na experiência oferecida como grande premiação, já que todo o público envolvido no ano anterior participaria novamente e precisaria se manter engajado e motivado a participar e bater suas metas no ano de 2019.

Com esta nova campanha, a Volvo objetivava de engajar ao máximo o público de todas as concessionárias espalhadas pelo Brasil e buscava uma proposta de um destino único e diferenciado. Além disso, a campanha de 2019 teria um grande diferencial que seria a primeira vez realizado na empresa: a premiação com acompanhante.

SOLUÇÃO

Para atingir o objetivo da Campanha e contribuir com a estratégia global da Volvo de aumento de participação de mercado, foi desenvolvida uma mecânica completa, focada em todos os públicos das concessionárias, abrangendo todas as hierarquias e áreas. Cada público possuía metas específicas e ao longo da campanha receberam diferentes incentivos e novos desafios para aquecer as vendas e manter os excelentes resultados.

Após muita análise, pesquisa e visitas técnicas, o destino nacional foi escolhido como o Fasano Angra dos Reis, um dos hotéis mais luxuosos e exclusivos do país, e foi desenvolvido um roteiro repleto de experiências únicas e tratamento especial durante toda a viagem, algo que não seria possível ser realizado em uma viagem individual. Além do próprio hotel ser uma atração por si só, para este grupo, foi desenvolvida uma programação completa com festas exclusivas, privatizações de espaços do hotel, diárias com pensão completa e refeições com bebidas alcoólicas e não inclusas e muitos presentes e reconhecimento para os premiados.

 

Para esta campanha, foi trabalhado um mote de pertencimento, criou-se um nome e uma identidade perene, que será utilizada nas campanhas futuras construindo uma história e legado de incentivo e experiências únicas. Eu Volvo representa orgulho, pertencimento, inclusão, representa o vestir a camisa e fazer parte que todos os colaboradores da empresa e concessionárias valorizam e se orgulham.

Ao longo dos meses da campanha, para motivar a participação de todos, foram utilizados como meio de comunicação e-mails marketing, comunicados via WhatsApp e um site responsivo customizado com atualização mensal de ranking e informações sobre o destino.

 

A viagem foi supervisionada por dois coordenadores com alta experiência que acompanhou os clientes durante toda a programação no hotel Fasano Angra dos Reis, com auxílio da equipe Fuego de Receptivo também no desembarque e embarque nos aeroportos do Rio de Janeiro, auxiliando-os em diversas questões como: procedimentos de aeroporto e hotel, passeios, atividades e muito mais. A viagem também foi precedida de uma visita técnica para verificação de todos os serviços que seriam oferecidos, garantindo a qualidade na experiência do convidado.

 

DESTINO - FASANO ANGRA DOS REIS

Em 2017, o condomínio FRAD.E ganhou um novo capítulo em sua história com a inauguração do Hotel Fasano Angra dos Reis. Reconhecido internacionalmente como sinônimo de qualidade e serviço impecáveis, o Fasano tem 60 amplos apartamentos, com vista para o mar e campo, além de um sofisticado SPA de 2 mil metros quadrados destinado ao bem-estar e tratamentos voltados ao público adulto e infantil. O empreendimento possui também fitness center, quadras de tênis e poliesportiva, boulevard de lojas e dois restaurantes de conceitos distintos para atender a diferentes momentos gastronômicos do dia.

 

RESTAURANTE CRUDO - FASANO ANGRA DOS REIS

Inserido em uma propriedade de 17 milhões de metros quadrados distribuídos na melhor localização da Costa Verde, em Angra dos Reis, o Restaurante Fasano Angra dos Reis é o novo conceito de gastronomia desenvolvido por Rogério Fasano para a abertura do Hotel Fasano Angra dos Reis. O restaurante, que funciona para o jantar, propõe um menu voltado a opções do mar em sofisticadas elaborações e apresentações como vieiras, camarões, lagostins e peixes variados – beijupirá, cherne, pargo, robalo, atum, olho de boi, entre outros – que se revezam de acordo com a sazonalidade. O chef trabalha com uma variedade de cerca de 25 tipos de frutos do mar. O restaurante foi utilizado em exclusividade pelo grupo Eu Volvo.

 

RESTAURANTE PRAIA – FASANO ANGRA DOS REIS

Restaurante totalmente pé na areia, dedicado a saladas, sanduíches, massas leves e outras variedades de frutos do mar. Com um ambiente refinado e descontraído, foi o local escolhido para ser realizada, com exclusividade, a festa de despedida do grupo.

 

PROGRAMAÇÃO DA VIAGEM

DIA 1 – 22/11/2019 – Sexta-Feira


Os passageiros saíram de suas cidades de origem com destino aos aeroportos do Rio de Janeiro. Na chegada, foram recepcionados pela equipe Fuego no aeroporto e direcionados aos seus transfers com destino ao hotel Fasano Angra dos Reis.

Na chegada ao hotel, os convidados foram recebidos com welcome-drinks refrescantes e realizaram o seu check in. Em seguida, almoçaram no Restaurante Praia em mesas reservadas e identificadas com a identidade visual da campanha e cardápios personalizados. Após o almoço, os convidados tiveram a tarde livre para aproveitar toda a estrutura do hotel.

Ao chegarem em seus quartos, os convidados foram surpreendidos por uma mensagem de boas-vindas no espelho, carta de boas-vindas e um kit exclusivo para aproveitarem sua estadia com sandálias, sinalização Do Not Disturb para portas, cookie e troféu, todos personalizados com a logo do cliente e campanha. Para completar, os convidados foram presenteados com um protetor solar Vichy e com fronhas de travesseiros (já colocadas em suas camas), personalizadas com nome e logo da Campanha.

À noite, o grupo se reuniu para o Jantar de Abertura no restaurante Crudo, privatizado para o evento. O evento iniciou com um coquetel com música e backdrop para fotos, seguido de jantar de 3 tempos. Todo o espaço recebeu decoração especial e personalizado com a logo do cliente de maneira elegante, como: aplicações de cenografia, cortinas personalizadas com logos, cardápio personalizado, porta guardanapos, almofadas.

 

DIA 2 – 23/11/2019 – Sábado

O dia iniciou com um delicioso café da manhã para os convidados, no buffet especial do hotel. Às 11h, o grupo se reuniu na área da piscina para um Brunch e Pool Party exclusivo, com o espaço todo privatizado.

A festa contou com a presença da DJ Scarlett para animar os convidados, decoração personalizada e diversos brindes para a diversão dos convidados, como: toalhas e boias personalizadas, boias especiais para copos de bebidas, jogos americanos personalizados, taças personalizadas, Wind Banners e cabine personalizada para a DJ.

Após a festa, os convidados tiveram um tempo livre para descanso.

À noite, o grupo se reuniu no Restaurante Praia para a festa final, um Luau All White, com todos vestidos de branco ou estampas tropicais. O restaurante foi totalmente privatizado, exclusivamente para o grupo, e toda a sua decoração e disposição de móveis foi reconfigurado para o evento. O espaço contou com cardápios, almofadas e Wind Banners personalizados para completar a decoração.

O evento contou com uma apresentação musical do cantor Juninho Bessa que fez um grande sucesso com os convidados, com muita interação e cantando hits de diversos gêneros como pop/rock nacional e internacional, sertanejo e pagode.

 

DIA 3 – 24/11/2019 – Domingo

No dia da partida, os convidados ficaram à vontade para aproveitar os últimos momentos no hotel. O café da manhã e almoço foi servido antes da partida dos convidados, com acompanhamento dos coordenadores Fuego para os aeroportos do Rio de Janeiro.

Na chegada ao aeroporto, a Equipe Fuego auxiliou os convidados com check in e despacho de bagagens e encerrou este incrível evento, repleto de momentos únicos e inesquecíveis.

 

APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS

Para esta viagem de incentivo nacional foi utilizada uma inovadora ferramenta digital para interação e controle dos convidados durante o evento. O app tinha como principal função eliminar as gigantescas listas que a organização precisava carregar para a contagem de convidados durante a programação. Os participantes foram cadastrados na base de dados do aplicativo e após este cadastro foi gerado um QR Code, no qual todos os convidados ganharam um cartão (físico e para deixarem em seus celulares) com seu respectivo QR Code, e através deste era feito a contagem de cada um durante a programação. Esta ferramenta facilitou e agilizou a saída e chegada dos lugares, pois apenas com a leitura do QR Code o passageiro já poderia prosseguir. Caso o convidado não estivesse com seu cartão, o mesmo podia ter sua leitura através do smartphone, desde que o convidado tivesse baixado o aplicativo e acessado o seu perfil.

Para a comunicação do evento, foram desenvolvidos:


  • Convite inicial físico para participação na campanha;

  • Comunicados e vídeos mensais;

  • Save the Date;

  • Convite virtual;

  • Convite físico;

  • E-mail marketing;

  • Diversos itens e brindes utilizados durante a viagem;

  • Aplicativo do evento.


Além disso, a equipe enviava semanalmente comunicados com dicas e curiosidades do local e atrações que seriam vivenciadas.

Esta foi a terceira campanha de incentivo da Volvo Brasil, que resultou em excelente aumento das vendas e serviços de pós-vendas noticiado em diversos meios de comunicação e reconhecido pela matriz mundial da Volvo, ainda melhor que a campanha anterior, tanto em termos de resultado, quanto em termos de engajamento durante a campanha e feedback dos premiados que participaram da viagem e vivenciaram momentos únicos que ficarão para sempre em suas memórias. Os resultados das pesquisas pós-viagem foram extremamente satisfatórios, com notas máximas em todos os serviços prestados, hotel, atividades, festas, refeições e acompanhamento dos coordenadores Fuego.

Em 2019, com ajuda desta campanha e de outras ações, a Volvo colheu como resultado no Brasil a quebra de mais um recorde de emplacamentos. O desempenho comercial no acumulado de janeiro até o dia 27 de novembro de 2019 foi tão positivo que superou todo o volume vendido durante todo o ano de 2018. Na prática, o resultado superou com mais de 30 dias de antecedência o recorde histórico anterior, com 6.836 veículos entregues até agora contra 6.830 de todo 2018. O ano de 2019 fechou com um volume total de 7.913 unidades, fechando um excelente ano e resultados extremamente positivos para o cliente e Agência.