Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Fidelidade Premiada | Mendoza & El Calafate

Fidelidade Premiada | Andrade

Candidato: Agência Fuego
Cliente: Andrade Distribuidor
Segmento: Eventos
Categoria: Viagem de Incentivo Internacional

AGÊNCIA FUEGO
Fundada em 2010, a Fuego é uma agência Full Service em Experiência de Marca que oferece soluções completas em marketing de incentivo como campanhas promocionais, de incentivo, viagens, feiras e eventos corporativos. Como sugere o nome, a "Fuego" está diretamente ligada ao conceito de fogo, motivação, aquecimento, provocando a mudança de comportamento, para inspirar colaboradores, equipe e clientes. Com sede em São Paulo e filial em Minas Gerais - no Triângulo Mineiro, realizamos eventos de todas as modalidades (presenciais, híbridos e online), convenções nacionais e internacionais, programas e viagens de incentivo, produção de estandes e feiras, ações promocionais e de relacionamento, e desenvolvimento de experiências únicas conforme os objetivos de nossos clientes. Em nosso portfólio, estão marcas de sucesso das áreas de varejo e indústria, bem como atacadistas e distribuidores.
A ferramenta do Incentivo viabiliza o aumento eficaz da produtividade em vendas. Nossas ações são diferenciadas, personalizadas e com foco em cada cliente.

ANDRADE DISTRIBUIDOR
A Andrade Distribuidor é uma empresa sólida, inovadora e comprometida com o sucesso dos seus clientes. Sua meta é estar cada vez mais presente, por meio de produtos e serviços que atendam a necessidade de um mercado exigente e de constantes mudanças. A Andrade é feita por pessoas que acreditam na inovação como fator primordial ao desenvolvimento.
Sua missão é atuar no setor de serviço de distribuição categorizada visando atender as expectativas dos clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas.
A Andrade possui modernos centros de distribuição equipado com estrutura porta paletes, empilhadeiras elétricas, patinhas hidráulicas, niveladoras automáticas, gerador de energia, central de abastecimento interno, oficina mecânica e frota própria. São eles:

  • Matriz (Alagoas) - Localização privilegiada e estratégica.
  • Filial (Sergipe) - 2.900m² de área construída.
  • Filial (Pernambuco) – Nova unidade com atuação no agreste e sertão pernambucano.
  • Mapa de atuação: 100% Alagoas | 100% Sergipe | 100% Agreste e Sertão de Pernambuco
A Andrade foi reconhecida pela ABAD como maior e melhor atacadista e distribuidor de Alagoas em 2020, pelo 9º ano consecutivo; maior e melhor atacadista e distribuidor de Sergipe em 2020, pelo 3º no consecutivo; 2º maior e melhor atacadista e distribuidor de Pernambuco.

A Andrade possui como valores: Clientes (promover a sua satisfação e fidelização), Pessoas (tratar a todos com simplicidade e respeito em um ambiente de trabalho em equipe, de cooperação e de valorização de pessoas) e Resultados (atingir os resultados setoriais e organizacionais, garantir a lucratividade do negócio e buscar a otimização de processos).

Sua equipe de vendas é 100% informatizada, com conexão/transmissão de dados on-line e um sistema que oferece acompanhamento de vendas com informações direto no palmtop e atualizadas simultaneamente, dando retorno imediato sobre status do pedido, falta de mercadorias, estoque disponível etc.

Com valores consolidados e uma equipe extremamente bem treinada, o grande desafio e objetivo da campanha é o aumento das vendas e cumprimento das metas estipuladas para os diversos clientes da Andrade.

Com esta campanha, a Andrade visa manter a sua posição de liderança e referência nas regiões que atende, e cada vez mais, crescer a sua operação, atendendo novos clientes, novas cidades, e expandindo para novos estados.

Outro grande desafio, era superar a Campanha do ano de 2018 (também realizada pela Agência Fuego), tanto em resultados, quanto na experiência oferecida como grande premiação, já que todo o público envolvido no ano anterior participaria novamente e precisaria se manter engajado e motivado a participar e bater suas metas no ano de 2019.

Com esta nova campanha, a Andrade objetivava de engajar ao máximo os clientes de todas as regiões que trabalha no Nordeste e buscava uma proposta de um destino único, diferenciado e repleto de experiências.

Para atingir o objetivo da Campanha e contribuir com a estratégia de crescimento da Andrade, foi desenvolvida uma mecânica completa, com metas estipuladas para desafiar cada cliente. Cada cliente possuía metas específicas, calculadas com uma margem, com base no seu histórico de sell in e sell out, e ao longo da campanha receberam diferentes incentivos e novos desafios para aquecer as vendas e manter os excelentes resultados.

Após muita análise, pesquisa e visitas técnicas, o destino internacional foi escolhido como uma viagem de dois destinos para a Argentina: Mendoza e El Calafate. A ideia de oferecer dois locais tão diferentes foi para atender os anseios do cliente de oferecer experiências únicas para seus convidados, uma viagem na qual eles poderiam vivenciar o melhor da Argentina: a gastronomia e viticultura de Mendoza e as belíssimas e únicas paisagens da Patagônia Argentina em El Calafate.

Para este grupo, foi desenvolvida uma programação completa com almoços e jantares exclusivos, experiências únicas e muitos presentes e reconhecimento para os premiados.

A campanha Fidelidade Premiada já faz parte da história da Andrade, já foram mais de 5 edições (sendo 3 realizadas pela Agência Fuego). Fidelidade Premiada reforça a importância da parceria com os clientes, assim como a valorização destes clientes para a Andrade. O incentivo é reconhecido na região pela sua alta qualidade e premiações sempre únicas e com destinos espetaculares.

Ao longo dos meses da campanha, para motivar a participação de todos, foram utilizados como meio de comunicação e-mails marketing, comunicados via WhatsApp e via as plataformas de compra e relacionamento da Andrade com seus clientes.

 A viagem foi supervisionada por três coordenadores com alta experiência que acompanhou os clientes durante toda a programação, desde as cidades de embarque em Maceió e Aracaju, durante a viagem na Argentina e de volta até suas cidades de origem. A viagem também foi precedida de uma visita técnica para verificação de todos os serviços que seriam oferecidos, garantindo a qualidade na experiência do convidado.

 

DESTINO - MENDOZA

Mendoza está localizada aos pés da Cordilheira dos Andes e vem atraindo cada vez mais a atenção dos brasileiros. Com 1,8 milhões de habitantes, a cidade possui mais de 1.000 vinícolas. A região é responsável por quase 80% da produção de vinhos do país e é a quinta maior produtora de vinho do planeta, com lindas vinícolas para se conhecer durante o passeio.

Além das bodegas, a província conta com uma vida noturna vibrante, monumentos e praças históricas, além de paisagens incríveis e todo o charme peculiar de lugares frios. É uma cidade bastante quente, faz sol quase o ano inteiro durante o dia. O céu, é tão limpo que é possível ver a lua durante a tarde. Quando anoitece as temperaturas invertem, o calor vai embora e o frio ganha lugar. As temperaturas podem ficar abaixo de zero. A gastronomia local é deliciosa, as parillas e o churrasco fazem muito sucesso entre os turistas que visitam a cidade.

HOTEL MENDOZA – SHERATON – 5 ESTRELAS

O novo Sheraton Hotel 5 estrelas está localizado a poucos passos da Avenida San Martin. O restaurante oferece vista de 360 graus do centro de Mendoza e da Cordilheira dos Andes. A propriedade dispõe de piscina coberta e WiFi gratuito. O hotel conta com spa, piscina interna, sauna, banheira de hidromassagem e cassino.

 

DESTINO – EL CALAFATE

El Calafate é uma cidade próxima ao Campo de Gelo do sul da Patagônia, na província argentina de Santa Cruz. É conhecida principalmente como acesso ao Parque Nacional Los Glaciares, que abriga a gigantesca geleira Perito Moreno, cuja paisagem gelada sempre mutável é popular para caminhadas e passeios. Esta simpática vila às margens do Lago Argentino é uma espécie de Campos de Jordão da Patagônia e recebe turistas do mundo inteiro.

El Calafate oferece ainda ótimos restaurantes, passeios únicos, paisagens espetaculares, museus sobre a vida da região, e muito mais!

HOTEL EL CALAFATE – POSADA LOS ALAMOS – 5 ESTRELAS

A Posada Los Alamos está situada no centro de El Calafate, próximo ao Lago Argentino e é considerada o melhor hotel da cidade. A propriedade dispõe de spa, piscina coberta e WiFi gratuito em todas as áreas.

 

PROGRAMAÇÃO DA VIAGEM

DIA 1 – 21/10/2019 – SEGUNDA-FEIRA


Os coordenadores Fuego recepcionaram os convidados nos aeroportos de Maceió e Aracaju e embarcaram junto com os respectivos grupos com destino à São Paulo.

Ao chegar no aeroporto, os convidados receberam um kit contendo a documentação de sua viagem, com bilhetes aéreos nacionais e internacionais, voucher de hotel e voucher de seguro. Após procedimentos de check in e despacho de bagagem, todos embarcaram para Guarulhos.

Na chegada, devido aos horários dos voos internacionais, o grupo foi levado até o hotel Sleep Inn Guarulhos com transfer privativo. Na chegada ao hotel, após o check in, o grupo desfrutou de um jantar de boas-vindas com integração e muita interação entre todos.

Ao chegarem nos quartos, os convidados foram surpreendidos com sacolas personalizadas que continham jaquetas personalizadas da Andrade, para o conforto durante a viagem, proteção contra as temperaturas baixas do destino. Além disso, a Andrade presenteou os premiados com uma quantia em dinheiro para desfrutarem da viagem durante o tempo livre da programação.

 

DIA 2 – 22/10/2019 – TERÇA-FEIRA

Pela manhã, os convidados fizeram o check out e seguiram com os coordenadores para o aeroporto de Guarulhos para embarque internacional.

Após procedimentos de check in e despacho de bagagem, sempre acompanhados pelos coordenadores, embarcamos para Mendoza, com conexão em Buenos Aires. O grupo ainda contou com um tempo livre na cidade de Buenos Aires enquanto aguardava o voo para Mendoza, e foi levado para um típico almoço Argentino para já apreciarem a gastronomia local. Após o almoço, o grupo retornou para o aeroporto e embarcou para Mendoza, chegando no final da tarde.

Na chegada, o grupo foi recepcionado pela equipe local e seguiu para o Hotel Sheraton. O grupo foi recepcionado com um coquetel breve de queijos e vinhos enquanto aguardava o check in e teve um tempo para descanso.

À noite, o grupo foi levado para seu jantar de abertura no restaurante Abrasado na vinícola Los Toneles. O restaurante Abrasado é especializado em carnes Dry Aged (maturadas a seco, o que realça o sabor e maciez da carne). O jantar foi realizado em sala privativa para o grupo com um menu de 3 tempos harmonizado com os vinhos Los Toneles.

Após o jantar, o grupo retornou para o hotel em transfer privativo.

Ao chegarem no hotel, os convidados foram surpreendidos com um presente no quarto: bolsas para transporte de garrafas de vinho personalizadas com logos do Grupo Andrade, para proteção e maior comodidade para transportar as garrafas compradas durante a viagem.



DIA 3 – 23/10/2019 – QUARTA-FEIRA

Após café da manhã no hotel, o grupo saiu para um City Tour panorâmico pela cidade visitando seus principais pontos e conhecendo sua história. Durante o passeio, o grupo almoçou no restaurante La Marchigiana, um dos melhores da cidade de gastronomia italiana.

Após almoço, seguimos para a vinícola Chandon para visita e uma degustação especial dos diferentes espumantes acompanhados de frios e doces e, claro tempo para compras. Na vinícola, os premiados foram presenteados com uma garrafa de Chandon, para brindarem o seu sucesso e conquistas.

Ao final da tarde, o grupo retornou ao hotel e teve a noite livre para conhecer e desfrutar de Mendoza. Durante este período, os coordenadores ficaram no help desk na recepção do hotel para oferecer dicas, realizar reservas, contactar transfers, para oferecer a melhor experiência para o tempo livre dos convidados de acordo com suas preferências.



DIA 4 – 24/10/2019 – QUINTA-FEIRA

Após café da manhã no hotel, o grupo saiu para o Tour Vale Aconcágua e Potrerillos, descobrindo as belezas naturais de Mendoza. Destaque da visita para o parque Aconcágua (vislumbrando a montanha que é a maior fora da Ásia) e a Ponte del Inca (conhecendo sobre a cultura local). O almoço foi realizado um típico fogo de chão argentino em um belíssimo hotel com vista para o lago de Potrerillos. Ao final do tour, visitamos a fábrica do mais tradicional alfajor de Mendoza.

Ao final da tarde, o grupo retornou ao hotel e teve a noite livre para conhecer e desfrutar de Mendoza. Durante este período, os coordenadores ficaram no help desk na recepção do hotel para oferecer dicas, realizar reservas, contato com transfers, para oferecer a melhor experiência para o tempo livre dos convidados de acordo com suas preferências.



DIA 5 – 25/10/2019 – SEXTA-FEIRA

Após café da manhã no hotel, o grupo saiu para o tour a vinícolas da região do Valle de Uco. A primeira parada foi na Salentein, aonde realizaram uma visita com degustação e apresentação exclusiva surpresa de piano e tango que emocionou os convidados. Após a experiência, o grupo seguiu para a vinícola Monteviejo, aonde teve um incrível almoço saboreando os belos vinhos da vinícola e uma das mais belas vistas do Valle de Uco. O grupo retornou para o hotel após o almoço.

À noite, saímos para o jantar de encerramento especial na vinícola Lagarde. Uma noite gastronômica com um jantar harmonizado de 7 tempos que explora a cultura e gastronomia Argentina. Após o jantar, ao chegar no hotel, os premiados foram surpreendidos com uma caixa de alfajores no quarto, de presente de despedida de Mendoza.



DIA 6 – 26/10/2019 – SÁBADO

Após café da manhã no hotel, o grupo se despediu de Mendoza e seguiu para o aeroporto para embarque a El Calafate. Os coordenadores Fuego acompanharam todos os procedimentos no hotel e aeroporto. Na chegada em El Calafate, o grupo foi recepcionado pela equipe local e seguiu para o hotel, com um tempo livre para primeiros contatos com a cidade.

À noite, realizamos um jantar no restaurante Casimiro Biguá, um dos melhores da cidade, com o tradicional Cordeiro Patagônico e vinhos locais.

No retorno do hotel, os premiados receberam mais um presente, em seus quartos, uma geleia local de Calafate, fruta da região que deu o nome à cidade.



DIA 7 – 27/10/2019 – DOMINGO

Após o café da manhã no hotel, o grupo saiu para o dia de tour em El Chaltén com almoço típico local, um passeio para conhecer e explorar as belezas da Patagônia Argentina, visitando Chorrillo Del Salto, Cañadon Del Rio De Las Vueltas, Mirador De Los Condores e lindas vistas do famoso Fitz Roy.

Ao final da tarde, o grupo retornou ao hotel e teve a noite livre para conhecer e desfrutar de El Calafate. Durante este período, os coordenadores ficaram no help desk na recepção do hotel para oferecer dicas, realizar reservas, contato com transfers, para oferecer a melhor experiência para o tempo livre dos convidados de acordo com suas preferências.



DIA 8 – 28/10/2019 – SEGUNDA-FEIRA

Após o café da manhã no hotel, o grupo saiu para um tour exclusivo na maior atração de El Calafate, a Geleira Perito Moreno com almoço patagônico. O grupo vislumbrou e vivenciou de perto a impressionante formação milenar que atrai turistas e exploradores de todo o mundo.

Na geleira o grupo realizou diferentes atividades:

• Tempo para explorar caminhando as passarelas para apreciar em diferentes ângulos da geleira.

• Almoço no Resto del Glaciar, um restaurante típico com belas vistas.

• Mini trekking na geleira – uma experiência única de andar na geleira Perito Moreno. O grupo saiu do porto em um barco privatizado cruzando o canal para chegar na geleira. Lá foi recepcionado pelos guias locais que passaram todas as instruções do passeio. Após uma caminhada com belas vistas, o grupo chegou na base da geleira para colocar os grampos para caminhar na geleira! O grupo foi dividido em 3, todos acompanhados pelos coordenadores Fuego, e começou a atividade. Uma experiência única, com pausa para fotos, conhecimentos sobre esta incrível formação da natureza, e ao final, um brinde com Whisky e gelo coletado na hora das paredes de gelo.

Ao final da tarde, o grupo retornou para o hotel.

À noite, realizamos o jantar de encerramento no restaurante Mako Fuegos y Vinos que foi privatizado exclusivamente para o grupo. Foi um momento único de interação no qual a Andrade sorteou entre os premiados diversos prêmios em dinheiro e um grande prêmio: um carro zero quilometro. Foi um momento único, de muita diversão e alegria, um jantar tradicional com cordeiro patagônico e churrasco de parrilla, acompanhado de vinhos argentinos.

Ao chegarem no hotel, os premiados foram presenteados em seus quartos com uma caixa de chocolate artesanal, produzida localmente, para despedida.



DIA 9 – 29/10/2019 – TERÇA-FEIRA

Após o café da manhã no hotel, o grupo realizou o seu check out e seguiu para o aeroporto para embarque com destino à Guarulhos. Sempre acompanhados e auxiliados pelos coordenadores Fuego.

Após uma breve conexão em Buenos Aires, o grupo chegou em Guarulhos. Ao finalizar os procedimentos de coleta de bagagem e alfândega, o grupo seguiu para o hotel Sleep Inn Guarulhos, aonde pernoitou devido aos horários dos voos para as cidades de origem.

 

DIA 10 – 30/10/2019 – QUARTA-FEIRA

Após o café da manhã e check out no hotel, os grupos de Aracaju e Maceió, seguiram com os coordenadores Fuego para os respectivos check in no aeroporto de Guarulhos. Os coordenadores acompanharam os convidados no voo até suas cidades de origem e ao chegarem e auxiliarem com o desembarque e coleta de bagagem se despediram, encerrando esta incrível viagem.



APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS

Para esta viagem de incentivo internacional foi utilizada uma inovadora ferramenta digital para interação e controle dos convidados durante o evento. O app tinha como principal função eliminar as gigantescas listas que a organização precisava carregar para a contagem de convidados durante a programação. Os participantes foram cadastrados na base de dados do aplicativo e após este cadastro foi gerado um QR Code, no qual todos os convidados ganharam um cartão (físico e para deixarem em seus celulares) com seu respectivo QR Code, e através deste era feito a contagem de cada um durante a programação. Esta ferramenta facilitou e agilizou a saída e chegada dos lugares, pois apenas com a leitura do QR Code o passageiro já poderia prosseguir. Caso o convidado não estivesse com seu cartão, o mesmo podia ter sua leitura através do smartphone, desde que o convidado tivesse baixado o aplicativo e acessado o seu perfil.

Para a comunicação do evento, foram desenvolvidos:


  • Comunicados mensais;

  • Save the Date;

  • E-mail marketing;

  • Aplicativo do evento;

  • Cardápios personalizados;

  • Diversos itens e brindes utilizados durante a viagem.


Além disso, a equipe enviava mensalmente comunicados com dicas e curiosidades do local e atrações que seriam vivenciadas.

Esta edição da campanha Fidelidade Premiada resultou em excelente aumento das vendas de sell in e sell out, assim como grande percentual de cumprimento de metas dos clientes e crescimento da atuação da Andrade, nos diferentes estados que abrange suas operações.

Os resultados foram ainda melhores que a campanha anterior, tanto em termos de resultado, quanto em termos de engajamento durante a campanha e feedback dos premiados que participaram da viagem e vivenciaram momentos únicos que ficarão para sempre em suas memórias. Os resultados das pesquisas pós-viagem foram extremamente satisfatórios, com notas máximas em todos os serviços prestados, hotéis, atividades, passeios, brindes, refeições e acompanhamento dos coordenadores Fuego.

A adesão à campanha foi tamanha que a viagem iniciou com uma previsão de público de 50 pessoas e foi realizada com 90 pessoas, o que demonstra que ainda mais clientes bateram suas metas e conquistaram a premiação, o que representa diretamente um faturamento maior da Andrade, que atribui o seu sucesso às ações durante a campanha e ao roteiro final oferecido como premiação, que se tornou objeto de desejo a todos os clientes.

Devido aos positivos resultados durante a campanha, a Andrade está novamente em 2020 com campanha ativa e estima sua próxima viagem de premiação para o segundo semestre de 2021.