Para apostar numa relação próxima com os Distribuidores, a Discover propôs para TPV uma campanha de incentivo com uma comunicação eficiente e constante, e obteve o engajamento total dos clientes, acreditou na força da marca e no relacionamento de parceria e confiança com os clientes, lançando uma Campanha de Viagem bem desenhada e organizada para um destino incrível, com caráter de exclusividade em vários serviços, desde a escolha das cidades, dos hotéis, dos restaurantes e das experiências, o que se traduziu num roteiro altamente atrativo, despertando o interesse de todo o público participante, agitando o mercado durante os mais de 3 meses da campanha, com disputas acirradas até o final para estar na lista dos premiados finais com uma viagem sensacional.
A necessidade de desenvolver uma Campanha de sucesso foi buscar soluções estratégicas para os desafios encontrados pela Discover, tais como:
Encontrar um destino diferenciado: foram feitos estudos de viabilidade para 5 destinos nunca antes oferecidos pela TPV, e mencionados nas últimas edições da Campanha de Viagem “Malas Prontas” como Paris, Grécia, Portugal, Jamaica e Cuba e após as várias ponderações detalhadas ao cliente para encontrar o destino perfeito, analisando o período da viagem, o clima local no período, possibilidades de privatizações e experiências exclusivas de forma a propor um roteiro não convencional, diferente de tudo o que já fora feito anteriormente para este público, foi escolhido Portugal. A escolha se justificou por um conjunto de fatores, como ter sido eleito como melhor destino por 3 anos consecutivos pelo World Travel Awards, por oferecer isenção de visto, por possibilitar um bloqueio do grupo num voo direto da Tap com uma super tarifa (sugerimos alterar a data da viagem para dezembro de 05 a 09 por conta desta super negociação), ter um clima agradável (o inverno mais ameno da Europa ), oferecer a flexibilização de serviços privativos e exclusivos de alto nível para o grupo, permitindo apresentar o país de uma forma inusitada e, por fim, a disponibilidade na hotelaria Quinta de Évora no Hotel Convento do Espinheiro, que na verdade é por si só uma experiência com sabor de aventura. Hospedar-se num Hotel que já foi um convento e possui até uma capela esplêndida no seu interior, com lendas e obras de arte incríveis. Em Lisboa, o hotel escolhido foi o Tivoli Avenida Liberdade, uma marca com mais de 80 anos de tradição, que oferece um serviço inovador e de excelência, numa localização privilegiada no coração de Lisboa, fazendo dele um dos hotéis de 5 estrelas mais emblemáticos da cidade.
Budget limitado: um dos maiores desafios foi montar um programa de alto nível que se encaixasse na verba proposta. A superação do desafio foi trabalhar com criatividade e muito know-how da Discover como agência organizadora, que trouxe diversas opções de experiências personalizadas, experiências estas que não podem sem compradas numa viagem pessoal, somente podem ser conquistadas numa viagem de incentivo. E isto fez toda a diferença. Inicialmente, o budget ficou acima do pretendido, mas propusemos ações para redução do valor final, tais como alterar a data da viagem inicialmente pretendia para final de novembro, para dezembro, invertemos o roteiro e com isto conseguimos negociar as tarifas dos hotéis e de algumas experiências, que em finais de semana tinham uma tarifa maior, como a locação do Bonde elétrico privativo que ficou 15% mais econômica ao ser colocado no dia do útil pois já tínhamos o transporte neste dia considerado em planilha, trocamos alguns restaurantes, porém a escolha foi realizada levando-se em consideração a experiência de um autêntica refeição portuguesa que não se pauta apenas no bacalhau, e com opções de cozinha tradicional e moderna e ao invés de optar por pacotes de bebidas alcoólicas que não tem restrições de quantidade, que fica bem mais caro, consideramos uma quantidade de 03 bebidas por pessoa por refeição e assim conseguimos um pacote mais econômico no valor final de todos os restaurantes, optamos também por brindes confeccionados por locais ao invés de marcas famosas a venda em grandes redes e, finalmente, o pagamento antecipado para garantir a taxa cambial do euro, de forma a não correr risco num provável aumento da moeda (que de fato ocorreu). Tudo isto teve um impacto positivo no custo final.
Superar expectativa dos passageiros: como Portugal não é um destino que a maioria dos componentes desse grupo procuraria, tivemos que ousar e buscar atrações e locais que em uma viagem particular eles não conheceriam, um Portugal visto por outros olhos. Além disso, Portugal tem conceitos pré-concebidos na cabeça dos viajantes, como o país mais barato da Europa, e recheado de cultura e história. E nossa decisão foi investir no destino, porém buscamos mostrar uma outra faceta, a de um país moderno, criativo, badalado, e porque não, sofisticado. Criamos uma play-list pré-embarque para que todos já entrassem no clima, com mais músicas portuguesas modernas e algumas tradicionais, e montamos um roteiro diferente, nós inovamos em hospedar em Évora logo na chegada e depois finalizar em Lisboa, conforme roteiro abaixo. Colocamos também durante todo o tempo uma dupla de profissionais de foto e filmagem com uma abordagem moderna, e a captação de alguns depoimentos emocionantes.
O Day By Day da viagem está anexo.
Propor experiências únicas: o maior desafio foi o que oferecer para um grupo que gosta de viagens para resorts no melhor estilo “pé na areia”, com festas e open bar no Caribe? Portugal foi proposto de uma forma diferente, com um roteiro que mais se aproxima de outras qualificações, como cultura, história como numa viagem ao passado, religião, gastronomia com mais qualidade e menos quantidade, mais sensorial e com aventuras com o devido refinamento europeu, mas ainda assim provocando aquela adrenalina na dose certa, gerando a surpresa, o encantamento. Trocamos então o verão pelo início de um inverno na Europa, levando na bagagem casacos e roupas de frio, e mesmo assim, mantivemos a vibe de uma viagem incrível. A solução foi enviar um informativo bastante detalhado (guia de viagem) com antecedência ao embarque, além de e-mails mkt informativos, mensagens no grupo de WhatsApp, ligações para os passageiros esclarecendo dúvidas e, não mencionando todos os detalhes das experiências, deixamos algumas como surpresa do momento, tais como:
Check-in privativo no Convento do Espinheiro e com todas as acomodações com early check-in e café da manhã no restaurante principal na chegada;
Brinde de boas vindas com caixa de trufas premium com vinho do porto e frutas, carta e tag de portas foram colocados nos apartamentos antes da chegada do grupo;
Escolhemos uma experiência na Quinta Dona Maria, propriedade ao norte do Alentejo que pertenceu a Dona Maria, amante de Dom João V, datada de 1752, e produtora de vinhos há mais de 150 anos e há quatro gerações pertence à família Bastos, uma verdadeira viagem no tempo, regado a um almoço de boas-vindas digno da realeza, e com a surpresa ao final de trajes da época para que os participantes se vestissem e posassem para fotos e vídeos e, claro, levassem garrafas de um dos melhores vinhos da região;
Oferecemos um jantar de boas-vindas numa antiga cisterna decorada, acompanhado com os melhores vinhos e espumantes da região, o jantar de boas-vindas foi precedido pela visita à capela com a devida explicação da lenda que relata a aparição da imagem da Virgem sobre um espinheiro em 1400, que deu origem ao Convento do Espinheiro, que hoje é um Hotel magnífico;
Na Herdade do Esporão fizemos a experiencia Enólogo por 1 dia, cada um fazendo seu próprio vinho, num local de absoluta beleza e com muito conteúdo, todos saíram com muito mais conhecimento sobre vinhos e com muitos vinhos na bagagem, uma verdadeira competição recheada de sabor, ao degustar tantos vinhos com queijos, pães e azeites portugueses. Uma delícia de experiência;
Olaria Bulhão, uma olaria artesanal com mais de 40 anos de história, produzindo uma arte genuinamente portuguesa. A família proprietária recebeu o grupo (3 gerações ali) com muita simpatia e entusiasmo, e iniciaram o Workshop de Olaria privativo: Roda de Oleiro, Barro Branco e Pintura. Todos participam produzindo peças autênticas e depois levando para casa suas peças produzidas;
Fábrica de Azulejos São Simão, situado em Vila Fresca de Azeitão a 15 minutos de Setúbal. São oficinas de azulejaria e faiança cujo processo de fabricação ainda é artesanal e com isto propusemos ao grupo fabricar seu próprio azulejo, iguais as obras de arte que viram em locais emblemáticos Portugal. Workshop de Azulejos ao final da pintura, todos os azulejos foram devolvidos ao proprietário e em segredo foram para o forno, os passageiros não sabiam que no dia seguinte receberiam cada qual o seu no seu apto de surpresa.
Restaurante O Farnel, um espaço novo, com arquitetura recheada de pormenores modernos, com reminiscências do que é a cultura Portuguesa. A oferta gastronômica comprova os sabores que fazem parte do legado da Família Peseiro;
Restaurante Vela Latina, com decoração inspirada em motivos náuticos, num local que apresenta uma cozinha criteriosa, com realce para os peixes e mariscos. Situado nas imediações da Torre de Belém, está ancorado na Doca do Bom Sucesso, bem junto do Tejo, sendo considerado um dos melhores restaurantes da cidade;
Tour em Lisboa: Praça dos Restauradores - Praça do Rossio - Basílica da Estrela - Torre de Belém - Padrão dos Descobrimentos - Mosteiro dos Jerónimos – Experiência com visita a Fábrica dos Pasteis de Belém e ao final a equipe já esperava o grupo em local reservado com pastéis quentinhos e café.
Restaurante Aura, um dos espaços mais cools da cidade, integrado no Terreiro do Paço, espaço nobre da cidade, oferece uma ementa de cozinha portuguesa contemporânea,com assinatura do chef Duarte Mathias.
Passeio de Tuktuk – Pickup: Rua do Comércio, Baixa Pombalina,Sé Catedral, Miradouro das Portas do Sol, Graça, Miradouro da Senhora do Monte, Mosteiro de São Vicente, Panteão Nacional, Santa Apolónia;
Visita e Degustação na Cervejaria Musa - aqui uma experiência para o nosso público jovem e apreciador de cerveja artesanal, com espaço reservado e snacks numa combinação perfeita. Uma aula do mestre cervejeiro dinâmica e divertida;
Reservamos o moderno Sud Lisboa para o jantar de encerramento, com uma gastronomia contemporânea, um espaço reservado na varanda envidraçada de frente ao Rio Tejo (lindíssima vista), e depois de saborerar um jantar com música ao vivo delicioso, subimos ao Rooftop de frente para a piscina com espaço top para uma celebração com drinks e um DJ que tocou todas as músicas brasileiras que o grupo pediu, deixando este momento maravilhoso, sentiram- sem acolhidos, como que em casa, mas com todo requinte que o local oferece, e puderam celebrar em grande estilo;
Os brindes de despedida, uma garrafa de azeite extra virgem com partículas de ouro comestíveis, é o primeiro azeite transmontano com ouro adicionado, que confere um toque único e requintado a qualquer prato, e uma carta de agradecimento estavam nos aptos quando eles retornaram do Sud.
Incluímos a locação do famoso bonde elétrico privativo com 2 vagões e com serviço de bordo, percorrendo as ruas de Lisboa no melhor estilo português autêntico; Itinerário: Praça do Comércio,Praça da Figueira, Martim Moniz, Mouraria, Portas do Sol,Sé, Baixa, Chiado, Bica, São Bento, Estrela
Restaurante Dom Grelhas, com magnífica vista sobre o oceano, em ambiente descontraído, apreciando excelentes grelhados no carvão servidos com simpatia. O palacete de 1895,
outrora residência de verão dos Condes de Alcáçovas, hoje totalmente recuperado,
e os jardins bem cuidados completam a envolvência do restaurante
Nosso guia local, escolhido a dedo, um profissional jovem e apaixonado pela história de seu país, somou o contribuiu para o sucesso absoluto deste grupo;
Deixamos para o final a cereja do bolo, quando todos acreditavam que já teríamos finalizado com todas as surpresas, assim que o almoço em Cascais termina e todos acreditando que iriamos para o aeroporto com uma parada apenas para um café no trajeto, chegam ao restaurante 16 carros vintage autênticos( modelos como Ferrari, Mustang, Aston Martin, Mercedes) e os passageiros são convidados a saírem do Restaurante Dom Grelhas , o proprietário da empresa dos carros pessoalmente vem dar as boas-vindas e iniciar o rápido curso de pilotagem junto aos demais pilotos, e assim cada dupla foi convidada a dirigir passando pelo Guincho, Cabo da Roca, Sintra e Autódromo do Estoril com parada para fotos, e finalizando na Marina de Cascais. Paisagens de tirar o fôlego, pôr do sol inesquecível, e contamos com equipe de apoio, rádios comunicadores, o que deu total segurança ao grupo. Ao final, o olhar de encantamento, de agradecimento por momentos nunca antes experimentados, dos comentários que eles jamais poderiam imaginar Portugal tal como apresentamos, foi muito emocionante e nos deu a sensação de missão cumprida;