Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Ambev - CBL Las Vegas

Ambev - CBL Las Vegas

Candidato: Fanato Incentive
Cliente: Cervejaria Ambev
Segmento: Eventos
Categoria: Viagem de Incentivo Internacional

A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antárctica Paulista. Seus produtos estão presentes em mais 20 países com mais de 30 marcas de bebidas, tornando a marca um verdadeiro ativo global. Anualmente, a Ambev promove a Campanha de incentivo CBL (Campeonato Brasileira de Logística) que busca engajar e bater as metas da área de logística da companhia.

Para premiar as melhores performances de 2018, a premiação selecionada foi uma viagem de incentivo para Las Vegas, a capital mundial do entretenimento. Os colaboradores com as melhores performances foram premiados com um roteiro exclusivo recheado com mais de 10 experiências de alto valor agregado como drive experience em carro esportivo, passeio de helicóptero, luta de UFC e muito mais.

SOBRE A FANATO INCENTIVE
A Fanato Incentive é uma agência especializada em viagens de incentivo, relacionamento e promoção, traduzidas em experiências incríveis e únicas pelo mundo. Atua em todas as etapas do processo, desde o início da campanha até o pós-viagem, incluindo roteiros totalmente personalizados. Marketing, design e turismo: este é nosso know-how para desenvolver ações de incentivo inesquecíveis.

A Fanato é parceira da Ambev há 8 anos e já desenvolveu diversos projetos para destinos como Inglaterra, Portugal, França, Bélgica, Itália, Estados Unidos, Rússia, Ucrânia e Alemanha, além de uma série de destinos nacionais e internacionais.

FICHA TÉCNICA

· Título:  Ambev – CBL Las Vegas (Confederação Brasileira de Logística)
· Tema: CBL Las Vegas
· Número de participantes: 15 convidados + 2 coordenadores
· Local: Las Vegas, Estados Unidos
· Data da viagem: 04/07/2019 a 10/07/2019
· Periodicidade da campanha: anual
· Abrangência: nacional
· Objetivo: incentivo de vendas
· Perfil dos viajantes: a maioria são homens (88%) com perfil bastante heterogêneo quanto a frequência de viagens internacionais.
· Viagem em números
Nº refeições: 102 (convidados + coordenadores)
Nº de passagens aéreas: 17 (15 convidados + 2 coordenadores) por trecho. 
Transporte terrestre: 7 transfers (otimização dos veículos por dia)

Vídeo

Tradicionalmente, a Campanha da Confederação Brasileira de Logística (CBL) acontece anualmente há mais 10 anos com o objetivo de engajar e melhorar a eficiência da área logística da Cervejaria Ambev por meio de experiências ligadas ao esporte.. Com este objetivo a Ambev e a Fanato Incentive, parceira da empresa há mais de 8 anos buscam promover experiências únicas e exclusivas pelo mundo.



Nas últimas 8 edições, os vencedores da campanha foram premiados com uma Final da Champions League, o maior evento esportivo ligado ao futebol mundial. Mas por questões estratégicas, a companhia resolveu oferecer um novo tipo de experiência para os vencedores. Por isso, o grande desafio desse projeto foi a definição de um destino que você tão aspiracional quanto uma final de Champions e que fosse capaz de equiparar a exclusividade das edições anteriores. 



Com base nos mais de 10 anos de experiência em operação de viagens de incentivo e ao perfil do público dessa campanha, - em sua maioria homens entre 30 e 50 anos -, a Fanato Incentive propôs um destino que povoa o imaginário masculino e tem uma oferta gigantesca de experiência exclusivas: Las Vegas, a capital mundial do entretenimento. 



Nosso time de experts desenvolveu um roteiro totalmente aspiracional e que ao mesmo tempo estivesse dentro do budget estipulado pela companhia e alinhado com os valores da marca. Garantindo assim uma experiência inesquecível e confortável, capaz de manter os padrões das viagens de incentivo anteriores. 



Para manter a experiência atrelada a emoção e adrenalina do esporte característica dos anos anteriores, os convidados participaram do UFC 239, cuja luta reuniu dois dos maiores ícones do momento: Jon Jones e o brasileiro Thiago Marreta. 



Foi realizada uma inspeção para entender a melhor logística, selecionar os melhores fornecedores e desenhar um roteiro que encantasse e surpreendesse a todos.



BRAND EXPERIENCE

Mais do que proporcionar experiências incríveis e viagens inesquecíveis para os convidados, a Fanato busca gerar valor para o cliente fazendo com que seus projetos tenham recall positivo durante muitos anos. Isso quer dizer que dentro do planejamento de viagem, nosso time de especialistas busca ativar a marca em diferentes momentos, fazendo com que ao final do projeto tenhamos mais do que colaboradores satisfeitos, e sim verdadeiros embaixadores da marca.



Durante o projeto da Ambev, o conceito de brand experience foi aplicado em diversos momentos, descritos a seguir:



- Kit de boas-vindas com mochila anti-furto, adaptador universal e carta de boas-vindas personalizados com comunicação da campanha;

- Programação de newsletter para engajamento do grupo: e-mails personalizados com a comunicação da campanha fornecendo informações como roteiro, dicas de viagem e informações do destino. Foram enviados aos passageiros nos dias antecedentes à viagem para que já tivessem contato com o destino.

- Materiais de comunicação personalizados com temática da campanha e guideline do cliente. Incluindo: menus, tag de verba alimentação e cassino personalizadas com a comunicação da campanha.

- Transfer abastecido com bebidas Ambev.

- Voucher personalizado: contendo informações sobre a programação completa e detalhada, bilhete de viagem, assistência médica internacional, dicas do destino, informações sobre as experiências, dress code etc.

- RSVP, ficha de cadastro personalizada e comunicados via whatsapp.

- Guia bilíngue à disposição do grupo para as experiências incluídas na viagem. 



EXPERIÊNCIAS



The Linq Hotel: localizado no centro de Las Vegas Strip (área dos grandes cassinos), o hotel foi revitalizado e fica no prédio onde anteriormente existia o hotel The Quad. As acomodações oferecem acesso direto ao LINQ Promenade, com lojas de grife, restaurantes, opções de lazer e a famosa roda-gigante High Roller.



High Roller com open bar: um open bar dentro da maior roda gigante do mundo, com 170 metros de altura, apreciando a grandiosidade de Vegas.



Driving Experience Exotic Cars: uma oportunidade de acelerar carros exóticos com motores potentes em circuito fechado. Entre as opções Ferrari, Lamborghini e Porsche, além de assistência de profissionais e instrutores, auxiliando os convidados a todo o momento.



UFC 239: muita adrenalina e emoção no UFC 239 que contou com a disputa do cinturão dos meio-pesados entre Jon Jones e Thiago ‘Marreta’ como grande atração da noite.



Indoor Skydiving: primeiro local de Skydiving indoor, construído em 1982, para uma incrível experiência de “voo”.



Las Vegas Strip Tour: ao melhor estilo Vegas, city tour no pôr do sol em uma “limo-bus” e com direito a open bar, snacks, música e muita animação, enquanto os convidados fotografam os principais atrativos locais.



Show Michael Jackson ONE: o espetáculo é baseado na vida do artista e mistura o talento do cantor com toda a magia do Cirque Du Soleil. O musical conta com muita música, canto, dança, acrobacias e luzes especiais, que criam uma atmosfera incrível de memórias que emociona à todos na plateia.



Passeio ao Grand Canyon de Helicóptero: os convidados saíram em limousines até o heliponto. O helicóptero desce adentro do Grand Canyon. Durante o voo, os convidados tiveram vistas espetaculares das Black Mountains, Grapevine Table e Grand Wash Cliffs. Champagne, bebidas e snacks foram servidos em uma das maiores maravilhas naturais do mundo.



Experiência de tiro: experiência de shooting indoor na Machine Gun Vegas, na qual os convidados tiveram a oportunidade de checar se estavam com a pontaria afiada.



Tour de compras Outlet Premium: tour pelo outlet com mais de 120 lojas que reúnem as melhores marcas do mundo todo. 



Almoço no Beer Park by Budweiser: o restaurante ao ar livre tem uma atmosfera que combina a sensação de um estádio de beisebol com o charme de um parque da cidade. Tudo isso empacotado pelo espírito da Budweiser.



Almoço no Restaurante Hard Rock Café: o Hard Rock Cafe Las Vegas é uma mistura de café, bar, restaurante, museu, loja, lanchonete, danceteria e casa de show. O restaurante de 3 andares é considerado o maior “rock shop” do mundo.



Jantar no restaurante House of Blues: dentro do Mandalay Bay Resort & Casino, a experiência House of Blues reúne autêntica comida americana, música ao vivo e muita arte.



Jantar de encerramento no Tower Level 108: A 240 metros de altura, o jantar no Top of The World encerra a viagem com chave de ouro. Com uma vista panorâmica espetacular, o restaurante giratório é a torre de observação mais alta de Las Vegas.



INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA



Transfers


Transfers para realização dos trajetos entre aeroporto e hotel, bem como para as experiências e restaurantes da programação. Durante os trajetos estavam abastecidos com água, cerveja e refrigerante das marcas Ambev.



Guia Bilíngue

Contratação de guia bilíngue para acompanhamento do grupo durante todo o período da viagem.



Passagens aéreas internacionais e seguro viagem e bagagem

Passagens aéreas internacionais confirmadas em bloqueio de grupo com a companhia aérea United Airlines em classe econômica e seguro de viagem Affinity 35, com cobertura mundial e assistência 24h.

ROTEIRO DE VIAGEM (DAY BY DAY)



DIA 1 - 04/07:
Encontro com o grupo e realização do check-in dos convidados. Saída do voo UA 844 com destino a Chicago.



DIA 2 - 05/07: Chegada ao aeroporto de Chicago e imigração. Embarque no voo com destino a Las Vegas. Almoço no restaurante Hard Rock Café. Após almoço, tour pelo Outlet Premium. Tempo livre e a noite os convidados caminharam para a experiência de open bar na High Roller.



DIA 3 - 06/07: Driving experience e almoço no restaurante Beer Park by Budweiser. Ao término do almoço transfer para o hotel e tempo livre. A noite os convidados viveram a adrenalina de uma luta de UFC. 



DIA 4 - 07/07: Atividade indoor skydiving, tempo livre no hotel e saída para Las Vegas Strip Tour no pôr do sol. Jantar no restaurante House of Blues - Mandala Bay e ida ao show Michael Jackson ONE - Cirque du Soleil.



DIA 5 - 08/07: Realização do passeio de helicóptero, experiência de tiro e almoço servido no mesmo local. Restante da tarde livre e jantar de encerramento no restaurante Tower Level.



 DIA 6 - 09/07: Check out no hotel e embarque  para o Brasil.



APRESENTAÇÃO DE DESAFIOS, INOVAÇÕES E ESTRATÉGIAS 



Surpreender os vencedores que já participaram das campanhas anteriores: A campanha de incentivo para a área de logística tem tradicionalmente a premiação para assistir a final da Champions League e, por isso, o grande desafio foi escolher um destino e construir um planejamento de viagem capaz de ser tão aspiracional quanto uma final de Champions League, surpreendendo e mantendo os participantes engajados.



Nesta edição do incentivo, os convidados avaliaram a viagem com nota 4,5, numa escala de 0 a 5. Acreditamos que isso só é possível em função de um planejamento que inclui atividades não convencionais, experiências exclusivas e seleção criteriosa de restaurantes e hospedagem. Tudo isso, pensado de acordo com o perfil do grupo.



Experiência de marca: além de customização dos itens da viagem com a comunicação da campanha, a Fanato se preocupa muito com a ativação da marca ao longo da experiência. Por isso, garantiu que os restaurantes, hotéis e demais experiências vivenciadas pelos convidados tivessem bebidas da Ambev à disposição.



Solucionarmos essa questão alinhando com cada fornecedor a importância de servir as bebidas Ambev para uma experiência positiva de nossos convidados. Além disso, dedicamos uma equipe de comunicação com redator e designer para a produção de todos os materiais personalizados do projeto para que estes estejam alinhados aos objetivos e guideline do cliente. 



Resolução de imprevistos: A coordenação de viagem de incentivo realiza um trabalho prévio de mapeamento das melhores opções sob os pilares de conforto e exclusividade. Além disso, o time de coordenação que viaja com o grupo está preparado e atento aos detalhes, visando garantir a perfeição da entrega de cada item da viagem. No entanto, existem fatores externos que podem interferir no planejamento da experiência, como atraso e cancelamento de voos por condições climáticas ou motivos internos da cia aérea. 



O voo de retorno para o Brasil do grupo foi cancelado e precisou ser remarcado. No entanto, graças a uma equipe altamente treinada, conseguimos minimizar os danos, fazendo a remarcação das passagens de acordo com as necessidades de cada cliente, além de garantir que eles teriam seus direitos assegurados.

 

INDICADORES DE SUCESSO



Melhora dos resultados - 
A Campanha de incentiva CBL envolve vários KPIs, um deles é nível de serviço, e tivemos uma melhoria consequente nesse, com redução de 6% dos problemas com atendimento do cliente. Lembrando que esse incentivo ocorre durante o período de maior volume da companhia.



Pesquisa de satisfação - Os participantes responderam a uma breve avaliação ao final da viagem, onde deram notas de 1 a 5 para diversos itens, sendo que 1 representava "péssimo" e 5 "ótimo". A nota geral sobre a experiência em Las Vegas foi avaliada em 4,53. 



Employee engagement e brand experience - reforçar e ativar a marca durante toda a viagem é fundamental para um resultado positivo tanto no engajamento e expectativa atendida dos colaboradores, quanto pelo compartilhamento nas redes sociais. A Fanato, que traz em seu DNA uma política de visão completa e atenção aos detalhes, planejou cuidadosamente cada ativação de marca da Ambev durante toda a viagem, com o objetivo de impactar e aumentar a percepção de valor agregado. Isso pode ser visto em todos os materiais cuidadosamente personalizados e também bebidas AMBEV servidas ao longo de toda a viagem. O resultado disso foram viajantes com alto teor de satisfação. Mais do que proporcionar uma experiência incrível, queremos que nossos convidados se tornem verdadeiros embaixadores da marca, por meio de um recall positivo.



Reconhecimento do cliente - A parceria entre Ambev e a Fanato já dura mais de 9 anos e o reconhecimento e retenção do cliente é nossa principal métrica de sucesso. O feedback positivo que tivemos em relação a essa viagem veio tanto dos convidados por meio da pesquisa de satisfação, quanto pela equipe solicitante da viagem na Ambev. “O incentivo realmente anima a galera. Estamos há muitos anos com a Fanato e sem dúvida, o pessoal reconhece a qualidade do prêmio, completo, bem organizado e diferenciado” são palavras do nosso cliente.