Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Convenção On-Line Ri Happy: A Hora é Agora!

A Hora é Agora Ri Happy

Candidato: ATMO Digital
Cliente: Ri Happy Brinquedos
Segmento: Serviços
Categoria: Soluções Inovadoras e Novas Tecnologias

Troféu Hathor Business e Marketing
Soluções Inovadoras e Novas Tecnologias

A ATMO DIGITAL

A Agência Atmo Digital desenvolve projetos estratégicos para eventos do começo ao fim transformando mensagens em histórias que inspiram comportamentos e fazem as pessoas viverem uma experiência única. Com mais de 30 anos de expertise no mercado de eventos, no qual o presidente é associado ao grupo de empreendedores Endeavor, possui horizontalidade em sua operação integrando soluções em 360? com inovação. É uma agência que planeja, cria e entrega e pensa em todas as etapas para entregar um evento completo dentro de qualquer escopo em produções cenográficas, tecnográficas, logística e criação para qualquer estilo de evento.

O CLIENTE - RI HAPPY 

Em 1988, um pediatra e um administrador de empresas, especializado em informática, resolveram se unir e, com muita imaginação e talento, criaram a Ri Happy Brinquedos. A base do sucesso dessa, que já é líder absoluta no varejo especializado em brinquedos, é o atendimento personalizado, a variedade de produtos e os preços competitivos. Atualmente são mais de 150 lojas espalhadas por todo o Brasil e somos mais de 3.000 pessoas trabalhando para realizar sonhos. Premissa básica de trabalhar no Grupo Ri Happy é ser apaixonado(a) pelo brincar!
A Agência Atmo Digital foi selecionada entre as concorrentes para realizar a primeira convenção 100% on-line, sendo a responsável por todo o evento, desde a produção até logística e possibilitou a transformação digital realizando a primeira convenção nacional on-line na história no grupo Ri Happy nos dia 24,25,26 e 27 de Agosto dentro dos estúdios da Atmo Digital.
A Atmo Digital realizou a produção do KV aprovado pelo cliente, designer das peças gráficas,  moderação no WhatsApp, talk show, vídeo highlight, transmissão via streaming para 4400 acessos por dia.
Participaram presencialmente desta convenção, em dias alternados, Ronaldo Pereira, presidente do grupo, toda a diretoria e gerencia de cada área.
 

Vídeo

O BRIEFING



•O objeto é a captação dos sinais de áudio e vídeo e transmissão ao vivo, via webstreaming dos sinais, para plataforma Atmo Live Web Mobile.



•A convenção acontecerá no estúdio da Atmo Digital em São Paulo com cenário em Led Curva de 30 m2 e transmitido ao vivo para 4400 acessos simultâneos, por meio de login e senha que serão previamente criados.



•A transmissão permite interação dos participantes ao vivo, por meio de WhatsApp, espaço dedicado na plataforma, hibrida telefônica ou software de vídeo conferência, nos dias 24 a 27 de Agosto de 2020.



•A Atmo realizou a captação das imagens utilizando uma câmera profissionais HD, intercalando sinais gerados por fontes externas do tipo PC ou Mac, com apresentações e vídeos.



•O áudio foi captado direto através de microfones. O acesso ao conteúdo aconteceu via browser e controlado condicionalmente através de login e senha previamente definidos pelo cliente. Para recepção do conteúdo o cliente é responsável pelo acesso a internet dos viewers, no entanto a Atmo serve os vídeos ao vivo através de streaming e utilizando a tecnologia VBR (Variable Bit Rate), ajustando a qualidade do streaming a banda de acesso a internet de cada usuário individual. O conteúdo pós evento foi disponibilizado para o cliente, no seu corte original, juntamente com o relatório de acessos dos dias 24 a 27/08.





Para a realização da convenção on-line foi demandado pelo cliente as seguintes ações:

Criação do Kv da Convenção que se desmembraram nas peças on-line:

•Convite

•Disparo do Convite

•Criação da peça Save the data

•Criação do Remainder-Save the Date

•Disparo do Reminder

•Criação do comunicado HOW TO - Recomendação como reproduzir na TV

•Disparo do comunicado How to

•Criação do Divulgação número Whats

•Disparo do Comunicado Divulgação número Whats

•Criação do Comunicado Como vai usar Whats

•Disparo do Comunicado Como utilizar o whatsapp

•Criação do Teaser Esquenta 05 dias antes do evento

•Disparo do Teaser  Esquenta 5 dias para o evento

•Design da plataforma

•Vinheta de Transmissão (4 temas) - (Q&A, Institucional, QUIZ, Break)

•Criação KIT Transmissão 1  (TOP 5 + Vinheta, Crachá, Cronometro 30 minutos + Moldura e Fundo do LED)

•Criação KIT Transmissão 2  (TOP 5 + Vinheta, Crachá, Cronometro 30 minutos + Moldura e Fundo do LED)

•Criação KIT Transmissão 3  (TOP 5 + Vinheta, Crachá, Cronometro 30 minutos + Moldura e Fundo do LED)

•Criação KIT Transmissão 4   (TOP 5 + Vinheta, Crachá, Cronometro 30 minutos + Moldura  e LED)

•Criação da Roleta Virtual

•Criação de senha para Plataforma Atmo Live

•Configuração Plataforma Palestrante

•Criação de um Usuário Genérico

•Criação de número e Grupo Personalizado para interação no WhatsApp

•Painel de LED Curvo do Estúdio

•Customização de página de acesso com a identidade visual do cliente

•Interação com Plateia Virtual para até 98 pessoas

•Criação de duas salas distintas, Sala PBKids, Sala Rihappy / Rihappy Baby, com senhas diferentes para cada ambiente



 

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS



•EQUIPAMENTO BROADCAST XDCAM DX PMW EXD

•FULL HD 003 PS OPERADOR DE CAMERA

•CARTAO DE MEMORIA

•SERVICOS DE PRODUCÄO

•SERVICOS ATMO

•MESA DE CORTE HD

•OPERADOR DE SWITCHER

•TIME LINE - FINALCUT / AVID EXPRESS

•NOTEBOOK HP/DELL/SAMSUNG/TOSHIBA

•MESA DE SOM C/CASE MX2442A 16 MONO 4 ST 4 SUBG C/

•OPERADOR DE AUDIO 001 DI ASSISTENTE DE AUDIO

•ENCODER DE STREAMING

•OPERADOR DE STREAMING

•SERVIDOR DE STREAMING POR PESSOA/HORA ACIMA DE 200

•DIRETOR DE VIDEO

•SISTEMA DE INTERCOM ATE 6 PONTOS

•MICROFONE LAPELA S/ FIO SHURE/SENNHEISER

•EQUIP E OPERADOR DE TELEPROMPT

•COMPUTACÄO GRAFICA 010 HR ILHA DE EDICÄO

•PAINEL DE LED P3 M2

•PROJETO STREAMING + GER. SENHA

•ENCODER DE STREAMING

•TECNICO DE INFORMATICA

•SCALER KRAMER 727/747 COM FUSAO

•SERVIDOR DE STREAMING POR PESSOA/HORA ACIMA DE 4000



DESAFIOS



•Atender a expectativa do cliente para uma primeira convenção

•Em um momento de pandemia pela Covid,19, levar segurança a todos que participavam presencialmente, comodidade, fazer o cliente se sentir em casa mesmo estando dentro do Estúdio da Atmo Digital



•Levar entusiasmo  e engajamento para um público de 4400 pessoas que acompanhavam a distancia.



Como tratar o cenário de mudanças, “novo normal”, que a marca teve ao longo do ano e principalmente nos meses anteriores ao evento (início da pandemia) como transformar um evento antes presencial, em 100% on-line sem perder sua identidade, dinamismo, criatividade, e diversão?



•Como criar dentro da Plataforma Atmo Live dois ambientes customizados com o kv, em que os participantes pudessem interagir com a diretoria e ainda poder rever e baixar os materiais mesmo pós evento?



•Como criar uma convenção descontraída onde todos pudessem participar virtualmente conduzido pelo mestre de cerimônias Wesley que conduziu todos os 4 dias de convenção .

•Criar e moderar 3 grupos de WhatsApps com interações e suporte



•Como realizar uma transmissão de 20 horas sem interferências e sem oscilações



INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS 

O tema A Hora é Agora foi escolhido por possibilitar a sinergia entre as propostas artísticas e os objetivos corporativos na edição digital do evento, traduzindo o desejo da companhia de se comunicar com um tema que remetesse a uma mudança de mindset de todos pós evento. Começamos na formatação de painel de led de 30m², com profissionais participaram nos bastidores deste evento, todos com teste de Covid19 realizado pré evento e com aferição de temperatura e oxigenação.



A plataforma Atmo Live (Plataforma própria), desenvolvida pela Atmo, possibilita total controle sobre a ferramenta. Cadastro de usuários feito pelo próprio usuário, ou de forma compartilhada possibilitando:

•Pesquisa 

•Download de conteúdo 

•Aplicação rodar em cloud seja escalonada para acessos de 1000, 3000, 5000 e assim sucessivamente

•Recuperação de login e senha  

•Enquete/Quiz com resultado/Streaming e Ondemand

•Tela de Login Personalizado

•Aceite de termos jurídicos

•Videoteca Ondemand com botões para acesso a live por vídeo com looping 

•Disparo de e-mail no cadastro com envio de e-mail de alerta/cadastro e calendário

•Votação igual ao quiz com 20 campos. 

•Redimensionamento do player

•Chat de interação, com moderação

•Dois ambientes com senhas distintas para cada marca do Grupo (Rihappy/ Rihappy Baby e Pbkids)

O sistema da Atmo Digital é um https (pagina de internet segura) sem a necessidade de downloads, instalações ou permissões, acessível em todos os browsers;

• A plataforma é uma pagina responsiva, pode ser acessada de qualquer tipo de device, (celulares, tablets, desktops e notebooks);

•O acesso controlado é determinado por nós, login e senha, pré-determinados e escolhidos pelo cliente;

•O layout é feito por nós, ou pelo cliente, e tem um design que pode referenciar o KV de campanhas ou marcas;

•Layers de Caracteres com nomes e crachás estilizados com marcas e fontes;

•Possibilidade de se exibir marcas, sobre posições, QR Codes e mensagens durante a transmissão;

•Total controle sobre o modo de apresentação (Tela Cheia, Multview, Duas Pessoas, Vídeo, PPT, etc);

•Qualidade de transmissão otimizada para a conexão de duas salas independentes;

•Possibilidade de exibição de vídeos com qualidade partindo da equipe do Master Switcher;

•Relatórios de Exibição com dados do participante logado, tipo de device, horário de entrada e horário de saída;

•Sistema de perguntas na plataforma que são direcionadas ao apresentador diretamente ou a qualquer moderador que tenha acesso como manager;

•Acesso sem pedidos de concessão de liberação de microfones ou câmeras;

•Privacidade sobre a informação de viewers e participantes, com acesso a essa informação apenas pelos administradores da transmissão;

•Videoteca Digital, todo conteúdo transmitido ao vivo em live streaming, onde após o evento fica disponível na videoteca em VOD (Vídeo on demand) para visualização posterior sob acesso controlado.



POR QUE ACREDITAMOS QUE SOMOS DIFERENTES?



A cada dia as lives ganham mais adeptos em suas estratégias de marketing, e por isso, a ATMO Digital, há 30 anos no mercado corporativo, se torna a pioneira no Brasil a oferecer soluções para outras companhias realizarem encontros, videoconferências, festas e comemorações on-line.



Possuímos todas as soluções, integramos todos os produtos e serviços em um só lugar, somos uma agência que oferece grande diferencial no mercado de comunicação, 100% hands on, com soluções em todas as etapas de processo de comunicação: Estúdio, Criação, Montagem, Toda a Tecnologia para Eventos, Transmissões e Pós-venda.



Desenvolvemos uma plataforma segura (https), responsiva, própria para eventos,  videoconferências, customizável, que suporta diversos tipos de interações e acessos.



Foi preciso a experiência de 30 anos de mercado, competência, empatia para entender a partir de um briefing toda necessidade do cliente e poder aplica-la neste dois dias de eventos.

Porque a ATMO Digital possui estrutura própria e completa, para atender todos os serviços de comunicação em um só lugar. Todo o evento e transformação digital do evento contou com equipe de desenvolvimento, sistema de cloud para realizar serviços de Videoconferência, Videoteca e muito mais. Além de realizar transmissões de maneira completamente remota via streaming ou em nossos 2 estúdios próprios, de maneira híbrida.



Levamos a Gamificações em tempo real e interações para dois ambientes distintos ao mesmo com transmissões ao vivo e que em determinado momento haviam conteúdos diferentes para cada marca, encurtando a distancia na comunicação fosse  de todos os colaboradores do Grupo Ri Happy fortalecendo a marca. 







 

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RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO



A Hora foi de entregar 100% planejado e 100% executado!

A satisfação de entregar um evento 100% on-line com interação e ver a felicidade deste cliente ao final do evento não tem preço.

Ver com a infraestrutura, tecnologia e streaming funcionando sem nenhuma interferência, as pessoas engajadas participando ativamente do evento, tirando selfies, enviando por WhatsApp, mostrando que os colaboradores estavam engajados e entusiasmados, foi um momento de muita transformação para o Grupo Ri Happy.



O Grupo realizava todos os anos evento presenciais, nesta convenção o objetivo foi transmitir toda a energia de um evento presencial, a distância, sem deixar de fortalecer o desenvolvimento dos negócios e ainda preparar as lojas para o Dia das Crianças, data de extrema importância para o cliente, com informações sobre os produtos, lançamentos, boas estratégias de comercialização e incremento de vendas, mesmo em tempos de pandemia.



Todos os objetivos de comunicação propostos em briefing foram cumpridos, e todos os colaboradores recarregou as baterias para mostrar que “A Hora é Agora” é que seria o momento certo para aplicar todas as novidades dos quatro dias de evento em loja com o cliente.



O principal legado desta convenção foi de que o Grupo Ri Happy e seus mais de 400 mil acessos saiu motivado para fazer acontecer no mês das crianças e entusiasmados com tudo aquilo que viu ao longo dos 4 dias de convenção e que mesmo a distância o Grupo continua preocupado em se comunicar com as lojas.

 

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