Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Plataforma para os Encontros Regionais ABRAPP

Candidato: Alternativa F
Cliente: Abrapp
Segmento: Serviços
Categoria: Solução Web

Troféu Expo Telecom
Solução Web

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.


Criatividade e inovação, atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera as expectativas. Não precisa escolher entre uma ou duas opções. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo a Alternativa F oferece todos esses diferenciais em uma só agência.
 O Cliente:
A Abrapp – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar é uma entidade sem fins lucrativos, representativa dos interesses comuns das Entidades Fechadas de Previdência Complementar?. Ao longo dos mais d?e 42? anos de existência a Abrapp alicerçou seu posicionamento institucional em valores e princípios notadamente reconhecidos pelo mercado – excelência, ética, credibilidade, valor, integridade, liderança, inovação e sustentabilidade. Sua missão é promover o desenvolvimento da ?previdência complementar com excelência t?écnica, disseminando seu elevado alcance social. ?Idealizada por grupo de entidades fechadas de previdência complementar, sob a liderança visionária de Oswaldo Herbster de Gusmão, a Associação iniciou suas atividades já indo além da representação institucional sendo o canal por onde chegou ao Brasil o conhecimento técnico e a experiência até então produzidos nos países de regimes previdenciários mais avançados.

Vídeo

Neste momento tão único e delicado do mundo, com a chegada da Covid-19, a Abrapp teve a necessidade de adaptar seus eventos presenciais para on-line, criando o centro digital da Abrapp. Com isso, a organização contratou a Alternativa F para ajudá-los na operação e planejamento de seus eventos digitais, e na criação de uma plataforma online exclusiva para que continuassem levando o conteúdo de muito valor para o seu público. 

 Os Encontros Regionais da Abrapp, são formados por uma série tradicional de eventos que fazem parte da agenda anual do cliente, realizado há anos. Como a Abrapp tem sede na cidade de São Paulo, mas atua em todo o Brasil, os eventos são divididos, de acordo, com o seu quadro associativo e seguindo essa divisão realizamos uma série de 5 eventos: Edição Sudoeste-Sul, Sudeste, Leste, Centro-Norte e Nordeste. Tivemos, aproximadamente, 2.500 inscritos em toda a série.

 

Este novo formato foi uma oportunidade da Associação se fazer presente em cada uma de suas regionais, para ouvir as expectativas, discutir temas técnicos atuais e de relevância para o sistema e compartilhar à alta direção das associadas os principais projetos e ações desenvolvidas pela Associação.

 

Muito além de webinars e lives, o desafio foi oferecer uma experiência totalmente online, que fosse memorável, com conteúdo relevante, valor para os patrocinadores e engajamento dos participantes.

Galeria de Fotos

Conseguimos atingir esse objetivo através do desenvolvimento de uma plataforma digital e com estrutura de estúdio de TV para captação e distribuição do conteúdo ao vivo.

 

A plataforma foi totalmente customizada em cenário 3D realista para acolher os participantes, iniciando por vídeo de uma área externa do Centro Digital, chegando em uma recepção para realização de login onde foram recebidos por um vídeo de boas-vindas, que dava dicas importantes para melhor aproveitamento do evento. Após o login os participantes tinham acesso livre a plataforma para conferir a programação, no foyer conseguiam  identificar os patrocinadores do evento,  havia um chat com o grupo ABRAPP para interação e esclarecimentos de dúvidas. Seguindo para o auditório os participantes conseguiam encaminhar perguntas e responder enquetes, com o conteúdo ao vivo do estúdio. Além de todas essas funcionalidades, o perfil era gamificado, onde quanto mais participava das interações da plataforma e mais tempo online ficava, mais pontos tinha e poderia concorrer a uma vaga para um dos eventos mais concorridos da Abrapp, o Congresso Anual.

 

A estrutura do Estúdio

Além da plataforma, entendemos que ter uma estrutura de estúdio robusta e segura era o melhor caminho para entregar a qualidade necessária e exigida pelo cliente. Por isso, após algumas pesquisas e visitas, entendemos que a Área 451 era o local que melhor nos atenderia. Primeiro porque o local fazia parte do grupo GW e já tinha estúdio de gravações de programas de TV da GNT preparados. Segundo porque um de nossos parceiros de audiovisual estava operacionalizando dentro do local, o que nos deu ainda mais segurança. A estrutra era formada por estúdio blimpado, geradores, limpeza, segurança, internet, camarins, equipamento de sonorização, iluminação, painel de LED, captação de imagem com 2 câmeras, geração de link para colocarmos o evento ao vivo dentro da plataforma virtual, teleprompter para câmeras, equipe técnica e carregadores, além de um diretor técnico, diretora artística e mestre de cerimônias.

 

Concluindo, o estúdio e a plataforma se transformaram em uma estrutura única e muito elogiada pelo participante, que se sentia realmente em um evento.

 

Pré-Evento

Foi disponibilizado no site da Abrapp um formulário para os convidados e interessados realizassem uma inscrição prévia. As inscrições tiveram 1 mês de duração. Nesta página o participante podia ter informações sobre o congresso, local, programação prévia e algumas dicas para assistí-lo.

 

A agenda

O evento durava o dia todo, com alguns intervalos durante o dia e recebemos convidados dentro de estúdio prezando pela segurança e normas de higienização e também outros convidados online. Uma operação super desafiadora, mas que trouxe grande experiencia para todos.

 

Foram realizados em agosto e setembro, conforme detalhes abaixo e tinham exatamente o mesmo formato.

 

21 de agosto| Edição Sudoeste + Sul

27 de agosto | Edição Sudeste

03 de setembro | Edição Leste

04 de setembro | Edição Centro-Norte

09 de setembro | Edição Nordeste

 

A agenda

Para a série a agenda foi a mesma, apenas na abertura cada edição tinha seus diretores regionais.

 

09h15 – 10h00 | Abertura do Presidente e Diretoria

Luís Ricardo Marcondes Martins - Diretor-Presidente da Abrapp

Carlos Henrique Flory - Diretor Executivo responsável pela Regional Sudoeste

Jarbas Antonio de Biagi -  Diretor Executivo responsável pela Regional Sudoeste

Cláudia Trindade Diretora Executiva responsável pela Regional Sul

Rodrigo Sisnandes Pereira Diretor Executivo responsável pela Regional Sul

 

Após a abertura, o patrocinador master era convidado para uma mensagem.

Margot Alyse Greenman Presidente (CEO) da Captalys

 

10h00 – 11h30 | Primeiro painel

Temática: Cenário econômico e desafios na alocação

 

Assuntos debatidos: Cenário pós pandemia, Acesso, Diversificação e Modelo de Gestão de Fundos Imobiliários, Investimentos no Exterior, Tecnologia para trazer consistência ao portfólio

 

Palestrantes:

Moderador Luiz Paulo Brasizza -  Diretor-Presidente da UniAbrapp

Marcelo Gaspari Cirne de Toledo Economista-Chefe e Superintendente Executivo de Gestão de Renda Fixa e Crédito da Bradesco Asset Management

Bárbara Lombardi  - Gestora de Fundo de Fundos da Rio Bravo Investimentos

Renato Santaniello - Head de Investment Solutions da Santander Asset Management

Isaías Rodrigues Lopes -  Sócio fundador e CIO da Pandhora Investimentos

 

11h30 – 11h40 | Intervalo

Neste momento, eram transmitidas vinhetas dos eventos futuros e recados importantes sobre a associação.

 

11h40 – 12h50 | Segundo painel

Temática: O sistema focado em inovação e economia compartilhada

 

Palestrantes:

Moderador Guilherme Velloso Leão - Presidente do ICSS Palestrantes

Rodrigo Terni - Co-fundador e Co-CEO da Giant Steps Capital

Claudia Regina Janesko - Superintendente Executiva da Conecta

Magnus Varassin Arantes - Diretor da LM Ventures

 

12h50 – 14h00 | Intervalo para almoço

Neste momento, eram transmitidas vinhetas dos eventos futuros e recados importantes sobre a associação.

 

14h00 – 15h00 | Terceiro painel

Temática: Muito além de tendência - gestão de investimentos com foco em asg, integridade e ética

 

Palestrantes:

Moderador José de Souza Mendonça - Diretor-Presidente do Sindapp

Palestrantes Marcelo Coelho de Souza - Chefe de Gabinete da Previ

Aparecida Ribeiro Garcia Pagliarini - Coordenadora da Comissão de Ética do Sindapp Debatedor Jorge Luiz Ferri Berzagui - Membro da Comissão de Ética do Sindapp

 

15h00 – 15h15 | Intervalo

Neste momento, eram transmitidas vinhetas dos eventos futuros e recados importantes sobre a associação.

 

15h15 – 17h00 | Quarto painel

 

Temática: Sustentabilidade dos planos frente à crise e o futuro da Previdência Complementar

 

Palestrante:

Moderador: Luís Ricardo Marcondes Martins - Diretor-Presidente da Abrapp

Lúcio Rodrigues Capelletto - Diretor Superintendente da Previc

Luciano Draghetti - Coordenador do Escritório de Representação da Previc/ERRS

Peterson Gonçalves - Chefe Regional Previc/ERSP

Paulo Fontoura Valle - Subsecretário do Regime de Previdência Complementar

 

Site do evento:

http://www.abrapp.org.br/Eventos/Paginas/Evento-Detalhes.aspx?cid=81

Como resultado geral, o Encontro Regional foi um sucesso e pudemos enxergar isso pelos leads da diretoria e pela reação dos participantes ao final do evento. Na pesquisa realizada pós-evento com os participantes, tivemos um resultado extremamente positivo com 95% avaliando total satisfação.

 

Dados Gerais:





A formalização da Abrapp veio com 2 meses de antecedência e o tempo de execução deste projeto foi de, aproximadamente, 1 mês até a data da montagem.



Foram mais de 12 reuniões de alinhamento sobre o evento.



Durante o tempo de execução do projeto tivemos 1 atendimento, 2 produtores e 1 designer da Alternativa F.



Dentro do estúdio, a construção do projeto levou 24 horas, com aproximadamente 12 horas de trabalho diárias em escala de revezamento.



A equipe completa foi formada por mais de 25 profissionais, diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.

 

Durante o evento, a equipe da Alternativa F estava composta por 5 pessoas, sendo 1 Sócio Diretor, 2 Atendimentos e 3 produtores.