Detalhe do Case

Prêmio Caio 21ª Edição

Case: Marketing Colaborativo em Tempos Desafiadores

Candidato: Omelete Inteligência
Cliente: Big Jack
Segmento: Serviços
Categoria: Solução Web

Troféu Expo Telecom
Solução Web

A OMELETE INTELIGÊNCIA

A Omelete Inteligência é uma consultoria de estratégia de comunicação com 8 anos de mercado. 

Nosso expertise está na combinação do uso de dados, metodologias de pesquisas proprietárias e captação de insights com consumidores e stakeholders + a criatividade exponencial de um time multifuncional e engajado. Dados e criatividade fazem parte da receita de todos os nossos omeletes!

Junto com nossos clientes formamos um único time que trabalha projeto a projeto com foco em encontrar as melhores ferramentas para alcançar um determinado objetivo. 

Transparência, trabalho colaborativo, clareza dos objetivos, respeito, estratégia, criatividade e um toque de loucura são nossos ingredientes principais, e isso não é da boca pra fora, é só perguntar por aí!.

BIG JACK

Uma das lanchonetes mais tradicionais da região de Campinas, conta com três unidades situadas em pontos estratégicos da cidade para atender públicos bem distintos:

Cambuí, um dos bairros mais nobres de Campinas. 
Nesta unidade almoçam executivos e jantam famílias de alto poder aquisitivo.

Castelo
Um bairro de alta circulação de pessoas. Nesta unidade almoça um público variado e a noite é frequentada por Campineiros. A unidade tem um toque retrô que remete às antigas hamburguerias.

Shopping Dom Pedro
O maior shopping da região tem em uma das suas portas principais uma unidade Big Jack, com arquitetura redesenhada em 2019 e cardápio pronto para atender quem tem fome de comidas, de sanduíches e quem quer um chopp no happy hour.

A rede está em constante transformação, sempre atenta às tendências e novidades do mercado de alimentação fora de casa. Seu board societário é composto por investidores com grande expertise no segmento, detentores de mais de 10 lojas de renomadas franquias, todas situadas em shoppings importantes de SP como Villa Lobos, Cidade de São Paulo, Vila Olímpia entre outros.

Big Jack sempre foi um ponto de experiência, e com a chegada da pandemia o que viria a acontecer?

Começa a pandemia, todos em casa, restaurantes de portas fechadas. Fim das experiências, início de um novo modelo de vendas. E agora?



Sem poder prever o impacto das lojas fechadas, porém já sentindo as dificuldades de ter atrás das vidraças geladeiras abastecidas com produtos com prazo de validade curto, uma enorme equipe sem poder trabalhar, aluguel que não pára, contas chegando. A primeira decisão foi reduzir tudo o que fosse possível, e isso incluía a Omelete Inteligência.



Como delicadamente fomos avisados, não era um cancelamento, mas um congelamento. Acontece que se nós congelássemos, eles também congelariam.



Sem pestanejar, nos dispusemos a seguir trabalhando, sem cobranças mas com responsabilidades. Se as portas estavam fechadas, as telas teriam que estar abertas para receber os pedidos de delivery.



Foi assim que iniciamos na Omelete Inteligência uma estratégia para reformular e aproveitar as ferramentas online a favor do Big Jack. Nosso primeiro passo: resignificar experiências e também as redes sociais da marca.

Gerente de operações, gerente de loja, CEO e equipe Omelete Inteligência levantaram ideias de ativações online para considerar. As redes sociais ganharam postagens diárias, antes do horário do almoço e antes do jantar.



Para não haver escassez de conteúdo, os sanduíches tornaram-se protagonistas e a cada novo post, um novo lanche entrava em destaque.



As artes visuais contribuíram para que fosse possível perceber textura e ingredientes nitidamente.

Mesmo estando em um mercado absolutamente concorrido, não investimos em mídia paga; reativamos nossa rede através de estratégias simples como marcar seguidores nos posts, interagir, dar atenção a eles.



Uma nova estratégia colocada em prática previu aumento da quantidade de postagens no instagram (stories), o que trouxe aumento considerável nos números da página.



Cardápios precisaram ser repensados para simplificar as operações, e parceiros como Ifood precisavam provar dar conta das demandas, que começaram a crescer de maio.



Conseguimos concentrar nossos usuários no Instagram!

Gerente de operações, gerente de loja, CEO e equipe Omelete Inteligência levantaram ideias de ativações online para considerar. As redes sociais ganharam postagens diárias, antes do horário do almoço e antes do jantar.



Para não haver escassez de conteúdo, os sanduíches tornaram-se protagonistas e a cada novo post, um novo lanche entrava em destaque.



As artes visuais contribuíram para que fosse possível perceber textura e ingredientes nitidamente.

Mesmo estando em um mercado absolutamente concorrido, não investimos em mídia paga; reativamos nossa rede através de estratégias simples como marcar seguidores nos posts, interagir, dar atenção a eles.



Uma nova estratégia colocada em prática previu aumento da quantidade de postagens no instagram (stories), o que trouxe aumento considerável nos números da página.

Cardápios precisaram ser repensados para simplificar as operações, e parceiros como Ifood precisavam provar dar conta das demandas, que começaram a crescer de maio.

Conseguimos concentrar nossos usuários no Instagram.



RESULTADOS

85% dos perfis que seguiam Big Jack foram reativados



Alcance das publicações chegou a mais de 10.000 pessoas.



Embora março e abril a quantidade de pedidos tenha caído, maio ele voltou a retomar aos poucos.



Novas promoções foram colocadas em vigor de modo a atrair os consumidores (novos e fiéis) para perto.

A experiência de ir à Hamburgueria, não é a mesma, mas, quem sabe?



Não é possível ainda mensurar os resultados em números pois havia produtos em estoque e outros que não tornariam a análise distorcida. 



No entanto, temos alguns resultados (qualitativos) a compartilhar:



Sem um digital em ordem: posts, frequência de postagem, estratégia e Sac2.0, foi possível

ultrapassar essa fase.



O digital veio para ficar e agora nosso grande desafio é entender como me adequar a ele.



Se as pessoas reclamam e elogiam em tempo real, é momento de pensar em melhorar a agilidade do nosso sac 2.0 para que também possamos minimizar tempo de atendimento e resolução.





E a Omelete Inteligência? Acredita que tudo vai melhorar e que podemos dar apoio aos clientes quando eles menos esperarem.

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